Allegiant

Allegiant Veronica Roth

Resenhas - Allegiant

Liriel 22/03/2021

Me destruir é pouco
EU VI O FILME E ME ILUDI COM O FINAL.
Fui ler o livro e estou devastada. Um final muito mais lógico e tal. Mas mesmo assim, a última frase então. Acabou comigo
Cris Maia 22/03/2021minha estante
tenho ódio do filme por não ser fiel ao final desse livro kkkkkk

Liriel 22/03/2021minha estante
Kkkkkkkkkk eu fico entre o amor e o ódio, o final do livro foi muito certo, muito necessário. Mas o filme me consola as vezes kkkkkk

xoxo 06/06/2021minha estante
socorro, td mundo me fala q os livros são muito melhores que os filmes. tô ansiosa pra terminar logooo

Liriel 13/06/2021minha estante
E os livros são melhores mesmo, LEIA

Mi-Alves 29/01/2024minha estante
Na vdd os filmes não tem final... o último filme foi cancelado. Ia ser aquela típica enrolação de fazer 2 filmes pro último livro. Mas não rolou... Os livros são bem melhores. Pelo tom meloso dos livros eu não esperava o final que teve me surpreendeu positivamente. Mas msm se os filmes tivessem final pra valer, não sei se seria fiel...

Bruh 25/10/2013

O fim.
Para fechar a trilogia "Divergente", Veronica Roth trouxe algumas mudanças bastante claras em "Allegiant" (no Brasil, "Convergente). Temos a adição de um novo POV, o de Tobias, e o ritmo desse terceiro livro é diferente dos dois anteriores. Como tinha gostado muito dos dois primeiros, principalmente pelo ritmo acelerado, essa mudança foi um pouco incômoda no começo.
"Insurgente" termina com uma grande revelação que proporcionou o aparecimento de diversas teorias sobre aquilo que se encontra "além da cerca". Grande parte do livro é dedicada a explicar o que existe no restante do mundo, como os EUA chegaram até a situação apresentada nos livros e a real intenção do experimento realizado em Chicago.
Veronica Roth consegue explicar tudo, fechar as pontas soltas e dar um final aos personagens.
O POV de Tobias foi, para mim, a parte mais decepcionante do livro. A transição entre ele e Tris não ficou clara, em alguns momentos era necessário me esforçar para lembrar qual dos dois estava narrando. Creio que a voz de Tobias precisaria ser mais definida para que funcionasse no livro.
"Allegiant", apesar dos problemas, apresenta um fechamento satisfatório e condizente para a série. Não vou dizer que fiquei feliz com o final, não creio que ninguém vá ficar feliz nem que essa seja a intenção, mas ele é crível e faz muito sentido.
Milla 10/12/2013minha estante
Tb nn fiquei confortavel com os POVs. Mas os dois maiores problemas com Allegiant, para mim, foram:
- A explicação sobre como a humanidade chegou aquele ponto não foi mto convicentes. A bagunça com GDs e GPs, os tais "superiores" que nunca apareceram e deixaram a bola rolar solta...

- Admiro mto a coragem da Verônica de matar a Tris, mas depois de toda a mensagem sobre o real valor do sacrificio que a autora insuflou desde Insurgente, o fato da Tris morrer por um tiro erratico e não pelo extremamente letal soro da morte foi como uma ironia cruel. Como se não final, ela tivesse morrido não por sacrificio, mas por um acaso, um acidente.

Aline.Montavon 17/12/2013minha estante
Pô! A menina aí embaixo não avisou que tinha spoiler no comentário dela, sacanagem ://

Pick a Book 29/01/2014minha estante
Exatamente o q achei.

Klaivinho 17/05/2020minha estante
Caramba, Bruh. Você falou tudoooo! Ainda não cheguei no final, mas estou rumando, kkk. Digo muito em relação ao POV de Tobias. Tenho que me esforçar para lembrar quem estava narrando e acabava, às vezes, me confundindo. Tipo, quando eu pensava que era a Tris, aí vai e fala: meu pai, Marcus... Aí eu: ah, é o Tobias! E ele também tá me deu MUITO desgosto quando não acreditou na Tris e fez burrice... (Não me fala o final, kkk, ainda não o li).

shinjo 13/01/2021

gente do céu, o que rolou?
Uau. Eu falei isso na outras duas resenhas, mas Divergent realmente me impressionou.
Eu nunca vi ninguém que falasse bem do terceiro livro, então eu já estava esperando muito pouco. Eu gostei do livro, eu achei uma decisão muito ousada da Veronica em terminar assim, algo que me surpreendeu, logo que eu nunca tinha visto outra história que terminasse desse jeito.
Esse livro tem um ritmo mais calmo em comparação aos outros dois, algo que eu gostei, porque os outros dois livros foram muito intensos (não que isso seja ruim). Pra mim, o único ponto fraco desse livro é a dificuldade em distinguir os dois POV's, porque eles são muito parecidos, mas fora isso, eu amei o livro. Ficou como um dos meus preferidos, com certeza.

Fabi_Colaco 22/08/2021

ALLEGIANT
ALLEGIANT

Esse é o terceiro livro da trilogia Divergent, da autora Veronica Roth, onde ela continua surpreendendo seus leitores com a total mudança na vida dos personagens que por muito pouco não morreram no final do livro anterior.

Os personagens principais Tris e Tobias (ou Quatro), descobrem um grupo rebelde, que se intitulam The Allegiant, liderados por Cara e Johanna, cujo principal objetivo, é realizar os pedidos do vídeo que Edith Prior deixou, isto é, mandar um grupo para fora das cercas que guardam a cidade.

Ao chegarem neste novo, velho mundo, que possuem tecnologias muito mais avançadas, que inicialmente parece ser um lugar ?perfeito? que luta para manter da melhor forma possível o que restou da humanidade, vemos a confusão dos personagens ao interpretar tudo o que descobrem sobre o que aconteceu e acontece fora dos muros de Chicago (a cidade deles), a verdadeira história por qual Chicago foi criada e cercada, além de muitas outras grandes revelações sobre a história deles mesmo são apresentadas causando uma bagunça de sentimentos e dúvidas, eles chegam até mesmo a descobrir o que são os Divergentes, e que eles não possuem nada de anormal, como parecia ser nos livros anteriores, na verdade, naquele lugar, as pessoas acreditam que eles são determinante para que a humanidade possa vir a ter um futuro seguro.

No decorrer da história, eles começam a notas que aquelas pessoas não são tão boas quando se mostraram no início, que seus métodos para manter a paz são no mínimo questionáveis. Então Tris, Tobias e o restante do grupo terão que lutar muito para salvar o mundo que eles realmente conhecem.

Os amantes desse história necessitam de um psicológico forte para aguentar os problemas emocionais que os personagens principais irão passar, os questionamentos sobre certo e errado e até a morte de grandes figuras que aprendemos a amar ao longo da história.

O desfecho dessa trilogia para mim, não poderia ter sido melhor, com um final impossível de tirar lágrimas e mostrando o verdadeiro valor e papel que amizades boas podem cultuar em nossas vidas.

rosecobalt 15/03/2021

não consigo expressar meu ódio
coloquei uma estrela em consideração ao tobias mas minha nossa eu tava amando tanto e aquele final estragou tudo pra mim,fazia tempo que n ficava com tanta raiva de algo sem ser o bolsonaro, sério veronica pq?????

Mii 30/04/2020

O início foi bem complicado, meio sem noção, difícil de engatar. Entretanto, nas últimas 150 páginas o livro fica alucinante com um final emocionante, de chorar mesmo.

Mariana 01/01/2014minha estante
Concordo contigo. Acho que a autora matou a Tris para causar espanto entre os fãs e bem, ela conseguiu. Eu fiquei extremamente decepcionada ainda mais porque a morte dela foi estúpida, desnecessária. Ela literalmente trocou a sua vida com o Tobias pela do irmão mau caráter, o que não faz o menor sentido. Eu fiquei tão chateada por ter gostado tanto da série e ter um final desses...

Infinite2023 05/07/2022

Vou ficar órfã dessa trilogia. E só não dei 5 estrelas pelo final :( Mas apesar disso, teve uma boa conclusão. Vou sentir saudades de Tris e Four!

cresstaris 24/01/2021

Allegiant
pra falar a verdade, eu estava preparada pra me decepcionar com esse livro. todos falavam que o final era ruim, e que nao foi um bom desfecho para a trilogia, mas vou ter que discordar.
o livro foi diferente dos anteriores, mas em nenhum momento perdeu a fluidez, e achei bastante relevante toda aquela discussão sobre genes puros e "danificados".
o casal teve um bom desenvolvimento, pararam de brigar ali pela metade, e tiveram uns momentos bem fofos.
tiveram algumas mortes desnecessárias sim, mas acho que elas trazem emocão pra história.
eu já sabia como seria o final e já tava reclamando, mas lendo percebi que ele foi coerente com tudo o que a protagonista acreditava, e que aquela foi a saída encontrada por ela.
o epílogo foi a coisa mais linda, amei.
chorei um monte, e como eu amo uma choradeira, dei 5 estrelas mesmo.

nikkelodeon 01/10/2023

Bom pra treinar o inglês, mas só pra isso
*OBS: essa resenha foi escrita na força do ódio por um menino que teve que aturar 500 páginas de um casal totalmente chato.

Eu não posso reclamar desse livro porque eu li ele completamente fora de contexto, eu nunca assisti os filmes e nem li os livros anteriores a esse, mas dane-se, vou reclamar mesmo assim.

Como distopia e como plot, ele é realmente um livro muito bom e que promete muito, porém, entretanto, todavia, os ODIEI os personagens.

Eu não posso dizer sobre como eles são nos outros livros, mas nesse daqui, conhecendo eles sem contexto, eu achei eles insuportáveis, principalmente o casalzinho principal.

Talvez eu esteja sendo um babaca por xingar eles sem saber o passado deles e tal, mas eu sinceramente não ligo. Eu passei muita raiva com eles e mesmo se eu tivesse a oportunidade de ler os outros livros eu não iria ler.

Mas, como nem tudo são espinhos, o livro foi bem bom pra mim treinar o meu inglês ??

Ana 01/12/2013

Quem leu as minhas resenhas de Divergente e Insurgente sabe que eu não tenho sido a maior fã dessa trilogia. Gostei, e me deixou curiosa o bastante para continuar, mas nada que me deixasse muito entusiasmada. Allegiant, no entanto, ainda conseguiu me decepcionar bastante. E olha que eu nem esperava muito; imagina só a decepção das pessoas que amaram os dois outros livros e esperavam algo épico?
Não é um livro particularmente ruim, mas para a expectativa que os leitores tinham, baseando-se nos livros anteriores, o nível de Allegiant diminuiu bastante.
Ao contrário de Divergente e Insurgente, temos poucas cenas de ação. Allegiant gasta grande parte do seu tempo nos explicando a situação em que o mundo se encontra e como eles estão tentando lidar com isso. Não me leve a mal, eu gosto de ter informação sobre a sociedade em que o livro se passa, e tudo que Veronica Roth nos contou era necessário, mas a quantidade de informações deixadas para o livro final foi imensa. Eu já sabia que seria assim, pois ela não tinha revelado nada sobre NADA no final do segundo livro, mesmo tendo muito para explicar, e estava óbvio que o terceiro livro teria um alto nível de info-dump.
O ideal seria que metade dessas explicações estivessem no livro anterior, para que o terceiro pudesse ter uma resolução melhor. Divergente poderia ter sido mais rápido e com menos detalhes de uma facçao só, acabando em algum lugar no que hoje temos como o meio de Insurgente. Assim, o segundo livro teria mais espaço para explicações e o terceiro livro teria sido melhor executado.
Mas não. Nós recebemos toda a explicação em um livro só. Além disso, com essa explicação, nós temos problemas e mais problemas relacionados ao mundo-do-lado-de-fora se adicionando à pilha de problemas que já tínhamos em Chicago. Ao chegar no meio do livro e perceber que a autora não tinha nem começado a resolver nada, eu já sabia que não daria a esse livro mais do que 3 estrelas.
Para falar a verdade, eu gostei do final. Eu gostei da forma como as coisas ficaram depois de tudo ter se resolvido, sabe, eu gostei do Epílogo. O que eu não gostei foi a FORMA e a RAPIDEZ com que as coisas foram resolvidas. Todos aqueles problemas que vão se adicionando à pilha (assim como os problemas anteriores) são rapidamente solucionados em uns... 5 capítulos. Só.
Falando em coisas que não gostei, acho que devo adicionar que a tal explicação para o "por que Chicago está assim? Por que as facções foram criadas?" foi bem previsível. Pessoas com quem eu discuti sobre como o final da trilogia seria já tinham surgido com essas teorias a algum tempo, e eu a vi aparecer em várias resenhas de Insurgente. Achei tudo muito simples, tudo muito fácil. Tudo muito mal planejado.
A impressão que tive foi de que a autora havia tido a ideia dessa sociedade dividida em facções, mas que não sabia ao certo por quê ela havia se dividido assim. E quando ela finalmente pensou em um por quê, esse motivo não foi muito bom. Me parece que a autora não sabia muito sobre o próprio livro que estava escrevendo quando começou a escrevê-lo.
O livro todo, na verdade, foi de certa forma previsível. E várias coisas desnecessárias parecem acontecer apenas com o intuito de causar algum conflito emocional, tanto nos leitores quanto nos personagens. Muito nesse livro acontece não por realmente ter um motivo para acontecer, ou porque merdas as vezes acontecem (com o perdão da palavra), mas sim porque a autora parecia forçar o acontecimento para adicionar tristeza aos seus livros.
Veronica nos afoga em mortes, mais uma vez, e muitas delas acontecem desnecessariamente. Não todas. Algumas realmente eram necessárias. Como eu já disse, eu gostei do final do livro.
Só mais uma coisa: nesse livro temos dois POVs. Ao contrário dos outros, onde só tivemos o de Tris, Tobias nos narra parte da estória de Allegiant. Isso me confundiu em diversas partes porque apesar de Tris e Tobias serem pessoas bem diferentes, suas vozes narrativas eram praticamente iguais. A falta de diferença nos capítulos deles me deixou um pouco irritada, pois em vários momentos eu achava que estava lendo Tris e aí o narrador dizia "e então Tris entrou..." e eu tinha que voltar e ler tudo de novo, agora sabendo que o narrador era o Tobias, só para me situar.
Essa mudança de POV me confundiu e irritou bastante (além de deixar claro o que iria acontecer, desde o início. Pelo menos para mim. Mais uma vez eu digo: esse livro foi bem previsível.)
Peço sinceras desculpas às pessoas que amam essa trilogia e a acham brilhante, mas eu, honestamente, a achei apenas ok.
Gosto da escrita de Veronica Roth, apesar de ser no presente, e também gosto da forma como ela constrói e desenvolve seus personagens (que parecem realmente ser pessoas, ao contrário de alguns personagens em muitas trilogias famosas por aí), então provavelmente lerei seus outros livros se ela decidir algum dia escrever outra coisa. Um escritor também aprende conforme escreve, e seu próximo livro com certeza será melhor.

site: http://atravesdaestante.blogspot.com.br/
Alexandre 11/12/2013minha estante
Ia escrever uma resenha, mas você resumiu tudo.

Thay 18/12/2013minha estante
Concordo com vários pontos que você abordou.. Eu ia lendo sua resenha e pensava: caramba, também senti isso! rsrss. Mas dei 4 estrelas porque realmente achei que o livro encerrou bem uma série mais que simplesmente "boa". Embora ele tenha tido esses aspectos negativos, ele também possui muitos outros positivos, pra mim valeu! Esse foi o primeiro trabalho da Veronica, no próximo tb acredito que ela se sairá ainda melhor!

mariana113 28/08/2021

me perdoa
olá :)
eu vim aqui falar sobre este livro: ?Allegiant?, de Veronica Roth.

mas temo não concretizar meu objetivo.

quando lia o segundo livro da coleção, ?Insurgent?, já pensava em todos os aspectos que teria que levantar em uma resenha sobre o terceiro. tantos plots, tantas descobertas, tantas mortes, tanto amor.

o que aconteceu foi que eu acabei a trilogia e a única coisa que eu consegui fazer foi marcar o livro como lido e devolvê-lo à minha estante.

não é que ele seja ruim, mas talvez a sua realidade demasiado real feriu o orgulho da minha ilusão.

sinto muito dizer que é assim que concluo a resenha desse livro, sem nenhum aspecto levantado, nenhum argumento, nada que possa provar o quanto essa obra é- ai, não sei, fascinante?

mas a verdade é que eu não acho que existam palavras que possam um dia descrever o que eu senti lendo isso. o quanto eu me identifiquei com os personagens e com a história. com o final tão necessário que a autora construiu.
sinto muito mesmo.

talvez um dia eu consiga voltar aqui pra falar mais um pouco.

mas por enquanto fiquem com esse trecho, que resume quase tudo o que eu diria: ?since i was young, i have always known this: life damages us, every one. we can?t scape that damage. but now, i am also learning this: we can be mended. we mend each other.?

Gabriela Piva 14/01/2021

Allegiant- Veronica Roth
Pior livro da série Divergente.

O livro vai mostrando como está a vida dos personagens após saírem de Chicago. Eles descobrem novos conflitos e continuam a lutar em prol da sua causa.

Pontos negativos do livro: o livro é tão maçante que chega a ser entediante. Demorei 4 dias para terminar de lê-lo por conta disso. Outra coisa que me irritou muito foram as mortes que ocorrem nesse livro. Elas acontecem sem explicação, de forma muito ridícula. E sem falar que o final é péssimo.

Pontos positivos: vamos presenciar um desenvolvimento no relacionamento da Tris e do Tobias. Vamos conhecer personagens novos e histórias de outros personagens que vão responder muitas das perguntas deixadas nos livros anteriores.

Não gostei do desfecho que a autora deu para a série. Existem vácuos na história, mortes desnecessárias e sem falar que parece que ela vai inventando histórias para preencher buracos no livro. Não parece que foi algo planejado antes.

Resumindo: os dois primeiros livros da série são perfeitos, mas o último lascou com tudo.
Analu. 15/01/2021minha estante
Exatamente!! Eu li em 2015 amei tanto a série e quando cheguei nesse livro fiquei muito puta kkk

Gabriela Piva 15/01/2021minha estante
Sim! Eu achei que no terceiro livro a autora ficou colocando acontecimentos nada a ver com os livros anteriores e ainda quis ter um final trágico, algo que achei desnecessário e mal escrito