Os Videntes

Os Videntes Libba Bray

Resenhas - Os Videntes

Rebeca 01/05/2024

Quero mais!
Sei que o livro é introdutório de uma série, mas o tanto de informações que não serviram de quase nada pra conclusão da história me deixaram frustrada. O arco de Memphis e Isaías não contribuiu com quase nada na narrativa e todas as partes deles eram um pouco repetitivas. Pouca coisa de fato foi revelada e achei o gancho pro próximo livro muito sem graça pq não trouxe satisfação com a derrota do vilão. Houve algumas facilitações narrativas e isso me deixou um pouco decepcionada.

Não comprei o romance final, não fez muito sentido.

Apesar desses detalhes eu achei a ambientação incrível e fiquei completamente imersa na história. Consegui enxergar as cenas com perfeição na minha cabeça. Gostei de quase todos os personagens que apesar de serem muito coerentes apresentam várias nuances. Amei o fato de que apesar de serem videntes os poderes não são ilimitados e que muitas coisas descobertas não vieram das habilidades e sim de investigação e esperteza. Amei a dupla de Evie com Sam, eles sim tem uma química juntos que foi bem trabalhada desde o início.

Bea de Brida 01/10/2022

tortura medieval
só deus sabe oq eu passei pra terminar esse livro. não tem um personagem cativante e demora 50 anos pra qualquer coisa acontecer. o tanto de descrição é de matar. enfim, ambientação bacana e tals
Pattr_ 01/10/2022minha estante
acho que deve rolar uma metáfora do tipo "vou fazer o leitor prever que vai se irritar pra terminar o livro" por isso o título 'os videntes'

Bea de Brida 01/10/2022minha estante
total KKKKK

beatriz 26/03/2022

Mysterious, magical and spooky
Let me just say that I loved this book way more than I expected to. The setting was amazing (new york, 1920) and I adored seeing the different places in the city. We follow a bunch of characters throughout this book, and my favourites were Evie, Will and Sam (he now is my newest bookish crush lol)! The only characters 'plot lines' I didn't really enjoy were Jericó and Mabel's. The mystery in this book was on point and I loved how every little thing and character contributed to form a way bigger plot. The pacing was kinda slow in the beginning, but got really fast by half-way and that fast pacing continued up until the ending. Overall a great book, I'll for sure be picking up the sequel!

Also, this book has some spooky vibes that I think match autumn/halloween really well! If you were
looking for a supernatural murder mystery to read this fall, then this is your book!

Sandra 04/01/2022

A-b-s-o-l-u-t-a-m-e-n-t-e incrível
Eu não sei por onde começar a justificar por que esse livro é tão bom. O livro parece uma grande introdução, mas a cada capítulo nos temos mais uma informação que nos mantém mais focado no livro. É muito triste saber que não temos o resto da série em português.

yezi 21/10/2021

novo favorito
demorei um pouco pra chegar a uma conclusão, mas eu gostei muito da história, me deu um medinho, adorei a personagem principal e a escrita com certeza é uma das melhores que já li, fiquei muito tempo pensando nesse livro depois de terminar de ler. deve ser uma ótima coleção e eu fico triste em não poder ler o restante. ALGUMA EDITORA FAZ ALGUMA COISA TEM CRIANÇA CHORANDO AQUI(EU SOU A CRIANÇA)
então por essas razões ele virou um favorito

ju.cardozso 27/07/2021

uau muito bom
li pelo estilinho esotérico sabe? mas me surpreendi muito
a ambientação dos eua na década de 20 foi uma delícia, achei muito completinho
não conhecia a autora, adorei a escrita, bem tranquilo de ler
é isso, leiam essa obra de arte

Danilo.Andrade 13/05/2021

A narrativa é bem interessante, em terceira pessoa, os personagens são bem construídos. Foi uma boa leitura!

Roberto.Vasconcelos 28/03/2021

Promissor
o livro e muito gostoso de ler e tudo e feito de forma coerente sem ser forçado, so não curti muito o final ja que o vilao me decepcionou completamente.
como um livro de serie ele e bastante promissor e a historia deixou pontas soltas o bastante pra serem exploradas.

Renata.Padua 19/03/2021

Um balde de água fria
Esse livro já estava na minha lista há um tempo, desde que vi uma resenha sobre ele. Era uma das histórias que eu mais estava empolgada por se tratar de um enredo envolvendo pessoas com poderes mágicos. Além desse aspecto que adoro, na sinopse ainda vi que se tratava de uma investigação de um crime, e a combinação dos dois fatores me parecia um sucesso certo. Entretanto esse livro foi uma decepção pra mim, infelizmente não gostei nem um pouco da história. Somente fui até o fim pois consegui o audio livro gratuito no aplicativo Audiobooks, e fui escutando enquanto fazia tarefas automáticas.
O primeiro aspecto que me incomodou foi que a história se desenrola muito lentamente, até uns 65% do livro praticamente nada acontece. Há muita ambientação devido à introdução de muitos personagens ao longo do enredo, e isso se torna desinteressante por vezes.
Além disso, não consegui simpatizar com a personagem principal, achei que ela na verdade foi escrita de uma forma irritante, usando gírias em excesso, sendo caraterizada por seu egocentrismo e uma marra bem chatinha.
Quando a trama principal foi se revelando, outra decepção, pois o que eu acreditava que seria baseado em magia na verdade foi tomando o caminho da espiritualidade e misticismo. O ?grande vilão? se trata de um espírito que voltou dos mortos (já é apresentado no primeiro capítulo, não é spoiler), e seu objetivo é trazer o inferno na terra ?
O romance apresentado tmb não cativa, só desenrola bem no fim - nesse sentido é até surpreendente porque eu já nem achava mais que o livro iria apresentar algum romance - e deixa a desejar.
Por fim, todos os ganchos que ficaram para as continuações do livro não funcionaram pra mim, não fiquei curiosa ou com vontade de saber sobre nenhum deles.
Pelo que vi nas resenhas, parece que se trata de uma leitura de Halloween, algo mais para o terror suave talvez? Talvez para quem goste do gênero seja uma leitura legal? Gostaria de saber outras opiniões pois fico com a sensação que estou sendo muito dura na avaliação, mas realmente não curti.
Em resumo, não gostei da leitura e não recomendo, pois não consegui sentir nada com o livro, não deu pra sentir medo, nem romance, nem mesmo curiosidade.

nat_andrade 29/12/2020

Místico e envolvente
"Os Videntes" é um livro muito empolgante e vívido, apresentando uma New York dos anos 20 cheia de jazz, personagens cativantes e magia. O enredo do livro é bem elaborado e os acontecimentos te deixam preso, mas o grande trunfo do livro pra mim foram os personagens. A protagonista, Evie, é a típica personagem impulsiva, teimosa e decidida. Enquanto em todos os outros livros protagonistas assim me irritaram profundamente, neste me conquistou. Evie é tudo que ela precisa ser para conseguir ser ouvida e ir atrás de seus objetivos em uma época em que mulheres ainda são vistas apenas como um adereço bonito no braço de algum homem. Todo o clima, mistério e aspectos sobrenaturais de "Os Videntes" me envolveu demais.

julia 24/10/2020

Resenha: Os Videntes
Não tenho certeza do que me fez dar aos Os Videntes apenas 3 estrelas em 2015? Portanto, no ano de 2020, vou premiar este livro com 4 estrelas: D

Os Videntes teve um começo difícil: a escrita era um pouco imatura e a personagem principal, Evie, era infantil junto com ela. O estilo de diálogo também foi um pouco difícil de entender e parecia bastante rígido, mas a história e a escrita desenvolveram-se significativamente ao longo do livro. Uma premissa e introdução okay se transformaram em uma história de mistério de assassinato sobrenatural cativante e intrigante que eu realmente gostei de ler!

As diferentes perspectivas foram tão bem feitas. Cada personagem tinha uma voz e uma história distintas e foi muito divertido ler sobre eles e tentar adivinhar como todos se relacionavam com o que estava acontecendo no livro. Esse primeiro volume fez um trabalho maravilhoso em estabelecer todos eles e seus status como Diviners e me deixou incrivelmente curiosa sobre o que está por vir.

A trama do mistério de assassinato me incomodou um pouco no começo? O aspecto religioso me irritou no início, mas conforme o livro avançava e mais pistas surgiam, meu interesse aumentou e me vi fisgada e morrendo de vontade de saber o que diabos estava acontecendo. A forma como as coisas foram resolvidas no final, enquanto ainda preparava as coisas para o resto da série, foi tão boa!

Estou muito feliz por ter dado uma segunda chance a esta série e por ter relido Os Videntes. Eu gostei bastante dessa vez: os personagens eram bem desenvolvidos e interessantes, o enredo era envolvente e o fantasmagórico me deixou animada para o que está por vir :D

Ivy (De repente, no último livro) 22/09/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
The Diviners é um livro que embora seja um calhamaço, me conquistou desde as primeiras páginas, com uma ambientação requintada e uma trama que vai se tornando mais sombria com cada capítulo. Infelizmente, esse tetralogia incrível só teve seu primeiro volume traduzido para o português (pela Editora ID) e após o fechamento da editora, nenhuma outra editora brasileira manifestou interesse em publicar os seguintes livros. O que é uma grande pena, pois essa série merecia uma segunda chance!

A trama está ambientada no ano de 1926, na cidade de Nova York e nem precisa dizer que isso foi um dos fatores que mais me chamou a atenção, além da parte fantástica. Libba Bray trouxe uma veracidade enorme à trama trazendo fatos verdadeiros daquela época, como a Lei Seca e a presença dos gângsters, a morte do ídolo Rodolfo Valentino e os incansáveis bailes regados a muito jazz, a popularidade do espiristimo, a chegada do cinema falado e uma sociedade em constante ebulição que se moderniza e se questiona. Eu amei como a autora vai inserindo cada detalhe na trama, transportando o leitor para aqueles tempos de mudanças e inovações constantes, nos fazendo sentir aquela sociedade até o mais pequeno detalhe. Dá para notar o trabalho exaustivo de pesquisa histórica que Bray fez, e ele se manifesta na descrição dos bairros, nos costumes e nas crenças apresentadas.

A protagonista é a Evie O´Neill, uma garota de Ohio que é moderna demais para o lugar onde vive. E além de seu temperamento forte, Evie tem um dom estranho. Basta ela tocar qualquer objeto para ela literalmente 'ver' cada segredo obscuro da pessoa a quem o objeto pertence. Evie é literalmente uma vidente, e esse dom estranho, aliado ao desejo da garota de ser o centro das atenções, a colocou em problemas lá em Ohio e por isso mesmo seus pais a enviam para a efervescente Nova York, para ficar aos cuidados de seu tio, William, que é diretor do Museu de Ciências Ocultas da cidade. Will tem um assistente, Jericho, um jovem com um passado bem misterioso.

Quando um assassino coloca Nova York em pânico, Will é chamado para colaborar com a polícia. Ninguém tem pistas do assassino a não ser as estranhas passagens semelhantes ao livro de Apoclipse da Bíblia deixadas em cada vítima. O serial killer costuma levar também uma parte do corpo de cada vítima.

Conforme Will vai ajudando na investigação, o grupo é levado aos caminhos de uma seita fanática e de um assassino completamente fora do comum, e o sobrenatural e o impossível se tornam evidentes. Para destruir o cruel Assassino do Pentagrama, Will, Evie e Jericho vão ter que usar não apenas a perspicácia, mas o poder de Evie e, quando outros como ela começam a aparecer em Nova York, fica claro que algo novo está chegando, e que algo perigoso irá emergir.

Poderão os 'videntes' se reunirem a tempo antes que o mal vença? E quando so caminhos começarem a se cruzar, será que cada um deles estará disposto a revelar seu maior segredo e poder?

Eu já falei sobre a ambientação maravilhosa desse livro e como Libba Bray conseguiu me transportar para aquela Nova York incrível e cheia de misticismo da década de 20. Eu acho que o ponto mais forte desse livro é essa ambientação, cheia de detalhes e fatos reais que se aliam de maneira bem sutil e coerente com uma parte fantástica cheia de originalidade e tensão.

Esse livro foi muito mais do que eu esperava. O começo é divertido e dinâmico, porque a Evie é uma protagonista que ganha fácil a simpatia do leitor por conta de seu enorme carisma. Aliado à isso temos o fato de que não apenas Evie será foco do livro, mas a narração em terceira pessoa vai trazer vários outros personagens dotados de 'dons', e conforme a trama avança a gente vai conhecendo mais cada um deles. Achei maravilhoso como pouco a pouco cada personagem vai ganhando espaço e ao final todos se conectam, seus caminhos se entrelaçam de uma maneira bem criativa.

O livro é um calhamaço porque a trama é ricamente escrita, e até cada personagem ser apresentado leva um tempo. Além dessa introdução de vários personagens principais de potencial e a construção de suas estórias, temos também o Assassino do Pentagrama que garante os momentos de terror e mistério que me fisgaram completamente.

Libba Bray retrata tanta coisa, e de maneira tão mirabolante que fiquei completamente apaixonada por essa série, e me senti arrebatada por cada personagem.

A parte dos crimes é bem assustadora, muito mais do que parecia à princípio e eu gostei como a autora vai montando essa parte da trama, usando do fanatismo religioso com uma boa dose de loucura e sobrenatural para trazer um assassino de dar medo de verdade. Os crimes e as motivações do assassino foram bem originais e vários momentos inesperados me surpreenderam. Os Videntes é um livro impossível de se prever, e é o tipo de leitura que envolve aos poucos, e marca forte até o final.

Quanto ao final, aliás, achei que tudo termina de maneira bem perfeitinha, deixando em aberto alguns arcos importantes para os próximos livros, ao mesmo tempo em que finaliza o conflito principal desse primeiro livro. É bacana porque não é um final aberto, dá para ler essa primeira parte e finalizar ela sem muitas dúvidas, mas ainda assim o livro é tão bem escrito que a gente quer seguir acompanhando o desenvolvimento desses personagens e quer saber mais do que virá (porque à todo instante fica a constatação de que algo grande ainda está por ser revelado).

Os personagens são todos incríveis. Temos a Evie O´Neill que, embora nesta primeira parte tenha algum destaque como protagonista, na verdade acaba dividindo espaço com outros garotos e garotas como ela e eu gostei desse grupo bem eclético que a autora apresenta. Tem personagens para todos os gostos e estilos, e achei que todos foram extremamente bem construídos, contribuindo e muito para que a trama se tornasse mais ágil e cheia de detalhes maravilhosos. Eu gostei do núcleo da personagem da Mabel, a melhor amiga da Evie, porque seus pais são comunistas e vivem em reuniões e protestos e achei que Libba consegue apresentar um panorama interessante dessas pessoas naquela época. Também temos a outra amiga de Evie, a Theba, que é uma espécie de vedette, e através dela o leitor é transportado para o mundo de espetáculos e glamour da velha Nova York, e é incrível!

Eu adorei cada personagem, me senti envolvida nas estórias de cada um, e cada núcleo é super importante, ao fim todos se conectam então nenhum detalhe se perde.

Evie foi uma das minhas favoritas, porque ela é muito cheia de vida e energia, é muito fácil de conquistar o leitor. Ela não é uma mártir e nem uma heroína desprendida de tudo, ela na verdade pode ser até um pouco egoísta e eu gostei desses defeitinhos da personagem, que a tornaram mais próxima e real do leitor, sem chegar a ser irritante. Jericho e Sam também foram maravilhosos, assim como o próprio tio Will. Todos eles possuem uma estória, uma razão e ocultam algo, e quando o leitor descobre seus segredos, tudo parece cobrar sentido e a parte mais fantástica se torna crível e bem coerente, a gente consegue imaginar a maioria dos detalhes realmente como fatos capazes de acontecer, e isso é bem bacana, o fato de poder encontrar esse toque paranormal/sobrenatural tão extremamente convincente.

Eu gostei tanto dessa primeira parte que já embarquei na segunda parte de imediato, me apeguei aos personagens e como se trata de mais um calhamaço sei que se não for ler agora, provavelmente vou acabar deixando a preguiça dominar e acabarei demorando demais para dar continuidade (e essa série definitivamente não merece isso!). Aliás, pela primeira vez em muito tempo admito que essa é uma série que pretendo maratonar, já que o último livro, em inglês, já foi publicado.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Mabel22 19/08/2020

Simplesmente um dos melhores livros que já li, fico triste por não termos a continuação dessa história. Me surpreendeu de todas as formas!

Camila 31/05/2020

Um suspense muito envolvente
A história se passa no ano de 1926 em Manhattan NY , todo o cenário descrito e alguns ideais da época que são mostrados nos transportam para aquele momento. Gostei muito da escrita da autora no quesito de detalhamento e descrições dos cenários e sensações que principalmente nas cenas de ação nos fazem sentir apreensivos para o que está por vir. Me afeiçoei aos personagens e com certeza o fim com portas abertas me deixou com muita vontade de ler a continuação dessa trama.
Frases que marcaram para esse livro:
Não há nada mais assustador do que o absolutismo de quem acredita estar certo.
Quando o mundo progride muito rápido para algumas pessoas, elas tentam nos retroceder com seu medo.