Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Rafa.livrocafeamor 31/05/2024

Super Aventura
Um clássico desses não precisa de elogios, essa é mais uma viagem com vários fatos ficcionais e aventuras descrito por Julio Verne.

A história é narrada pelo professor Arronax que acompanhado de Conselho e Ned Land embarcam em um navio em busca de um monstro marinho. Porém após serem atacados descobrem que esse monstro se trata na verdade de um submarino do qual se tornam prisioneiros. O Nautilus, um perfeito e indestrutível submarino conduzido pelo capitão Nemo e sua tripulação.

Essa prisão se torna uma viagem ao redor do mundo, onde navegam 20.000 Léguas durante cerca de 7 meses conhecendo os vastos lugares submersos em mares e oceanos. É descrito inúmeros animais, e lugares pelos quais passam, como a Costa da África, Mar Vermelho, Canal de Suez e o inusitado Polo Sul. Eles só não imaginam as loucuras que o capitão é capaz de realizar e por isso planejam algumas fugas, até conseguirem.
Para quem adora aventura e oceanos vale a pena a leitura!

Sobre a escrita: Lendo a versão mais recente de 2019 é bem compreensível mas por se tratar de um livro publicado no ano de 1970, possui uma linguagem mais formal e com diversas palavras distintas e muitos nomes científicos principalmente dos peixes e demais animais.

Possui bastante detalhes e parágrafos longos que descrevem o que se passa ao redor, para quem não curte minuciosidades. O livro apesar de grande tem páginas curtas, e com margens também grande.

Julio Verne é um grande escritor Francês e que possui grandes e famosas obras de aventura, ficção e viagens incríveis.
O livro é muito detalhista, acaba sendo cansativo, conta de peixes e demais animais. Fala bastante da parte geográfica, passam na costa da África, Mar Vermelho, canal de Suez, o mais interessante que vão ao Polo Sul.

Bíh948 30/05/2024

"Aqui não existe propriedade privada. Aqui eu sou livre!"
Livro incrível! (Mas com uns poréns) Adorei a premissa desse livro, a história é muito instigante, o submarino Nautilus com certeza se tornou um do meus elementos literários favoritos. A maneira como eu o imaginei foi tão marcante que acabou se tornando um daqueles "lugares" literários que eu sonho que fossem de verdade para poder visitar. E foram tantas as aventuras vividas nele. Como o próprio Aronnax disse no meio do livro: "Quanto já havia conhecido! As florestas de Crespo, o estreito de Torres, o cemitério de coral, os pesqueiros do Ceilão, o túnel arábico, os tesouros submersos na Espanha, a Atlântida e agora o Polo Sul!" É isso que me encanta tanto no Verne, a possibilidade de viver grandes aventuras, visitar lugares aos quais eu jamais iria, tudo isso sem sair do meu quarto. Ele me faz viajar através das suas páginas. Como bem dito no início do livro: "Da segurança de nossas poltronas, com Júlio Verne aberto nas mãos, corremos o mundo e corremos riscos. E gostamos!"

Júlio Verne é simplesmente genial, tanto como escritor, como por sua criatividade. É surreal que o cara tenha escrito sobre um submarino antes mesmo dele ter sido inventado. E ainda mais descrevendo detalhadamente sobre seu funcionamento. Sem contar todas as outras invenções que ele "previu", que nem vou citar, pois são muitas!

Além disso, que aula! Nesse livro aprendi muito mais do que em inúmeras aulas de ciência, biologia, geografia, etc. Tanto que me deu até vontade de consumir mais conteúdos desse gênero, conhecer mais sobre cartografia, navegações, biologia marinha, geografia, etc. Sem contar as críticas sobre como o ser humano tem destruído tudo que há de belo no oceano. Isso já naquela época! Imagina se fosse hoje, tudo pior ainda... Me sinto uma pessoa muito mais inteligente, porque realmente aprendi muito com essa história. Muito graças também não apenas à escrita primorosa do autor, mas também das notas de rodapé super interessantes do Walcyr Carrasco. Além disso, também achei que a tradução dele deixou o livro mais fácil de ler do que em outras histórias de edições diferentes que eu já li do autor.

Ademais, por mais repetitiva que a história tenha se tornado no meio, com muitas descrições desnecessárias que se afastaram da história que realmente importava, o livro não é nem um pouco difícil de ler, não apenas pelo que já citei, mas porque os capítulos são curtíssimos.

O personagem principal, por mais que com algumas diferenças, é feito naquela mesma receita que eu vi em Volta ao Mundo em 80 dias e Viagem ao Centro da Terra, de "homem da ciência", por diversas vezes também meio irresponsável quando o assunto é conhecer aquilo que quer. Porém, achei esse protagonista mais bem-humorado que os outros. O Conseil pra mim é irrelevante, não tem personalidade nenhuma e só faz o que o Aronnax decide. Agora o Ned Land... que personagem cômico! É muito engraçado, porque ele é aquele típico reclamão que fica o tempo inteiro querendo ir enbora, e nesse tipo de história eu adoro isso!

Agora... meu personagem favorito, e inclusive talvez um dos mais memoráveis do Verne até agora: Capitão Nemo! Que homem inteligente, misterioso, e ao mesmo tempo super engraçado. Teve tantas frases dele que eu marquei, seja as mais sérias, criticando algo da sociedade, seja as cômicas (ri muito com ele).

E justamente por tê-lo amado tanto é que fiquei decepcionada no final. Não sou totalmente aversa à finais abertos, desde que eu sinta que a história realmente terminou de ser contada e apenas um elemento "irrelevante", mas instigante tenha ficado em mistério. Então, a questão de como eles conseguiram sobreviver ao redemoinho, ou o que aconteceu com o capitão e o submarino no final, não me importo de não ter contado. MAS, você passar o livro inteiro fazendo mistério sobre a vida do cara, pra no final não explicar direito, dizer apenas que é uma vingança, mas sem explicar direito, me deixou muito brava e chateada, porque eu tava super ansiosa pra isso!

Pra mim isso estragou um pouco a história, mas não tira as memórias maravilhosas que eu fiz com ela. Com toda certeza quero ler mais e mais livros do Verne! Mal posso esperar pelo próximo!

DorianBernedami 28/05/2024

Foi uma leitura simples, que não pareceu ter cenas de grande impacto, mas algumas aventuras vivenciadas pelo narrador são bastante envolventes que fazem você perceber que não é apenas uma única história.

Ariane.Cristine 26/05/2024

Vinte Mil Léguas Submarinas
Gostei da leitura, foi uma aventura incrível.
Pensar que esse livro foi escrito a tanto tempo, antes de existirem os submarinos, é impressionante.
Gostei bastante dos personagens, principalmente do capitão Nemo.
Gostei também das críticas feitas ao longo da história.
Só não me agradaram muito as partes de descrições excessivamente detalhadas.

letscia 25/05/2024

59 (2024) o grande manancial da natureza.
"O mar não apenas é o veículo de uma sobrenatural e prodigiosa existência, não apenas é movimento: é amor, é o infinito vivo."
Júlio Verne é um autor que sempre tive curiosidade de ler, mas acabei adiando. A obra em questão é muito bem escrita, trazendo uma gama de conhecimentos a cada página e encantando qualquer apaixonado por criaturas marinhas (inclusive, estava com um exemplar de Squalus cubensis ao meu lado enquanto lia a cena dos tubarões, haha). Apesar de todos os pontos fortes, o livro perde o brilho com uma narrativa desnecessariamente prolixa. Além disso, os personagens não provocam a sensibilidade do leitor, não tendo carisma algum, é difícil torcer para uma fuga quando o personagem é ligeiramente chato.
Um debate curioso que o livro trouxe é o dilema que o Professor Aronnax enfrenta: no Náutilus, ele fez - e continuaria fazendo - grandes descobertas, coisas que o homem jamais saberia fora daquela embarcação, pelo menos na época. Ao mesmo tempo, o capitão Nemo jamais o deixaria sair para compartilhar o que fora aprendido. O que, então, era mais importante? Conhecer ou compartilhar o que conheceu? Talvez ele tenha encarado isso com uma determinação quase cega, já que, sendo professor, o instinto é sempre o de compartilhar. A incerteza, porém, não deixou de permear a obra, e senti que era uma discussão interessante.
Em síntese, é um livro bem escrito, com um enredo divertido, recheado de questões geopolíticas e biológicas, e com boas reviravoltas, ainda que leve a uma leitura um pouco cansativa.

minseo 25/05/2024

Li pelo clube do livro do colégio
Uma obra bacana que proporciona uma viagem submarina bem instigante. A leitura é interessante mas li bem lentamente porque achei maçante.

Nina ð 24/05/2024

Meio chato, porém extremamente interessante
Eu fiquei cativada com este livro, apesar de eu achar a escrita um pouco cansativa, foi muito interessante acompanhar o professor Pierre e seus companheiros em uma jornada pelo oceano, na minha opinião, a segunda parte te prende mais na leitura, e eu amei a história, porém, achei que certas partes poderia ser mais direto
Obs: eu amei esse glossário e quando eles descobriram Atlântida

Cleiton.Saliz 22/05/2024

Incrível
Um dos melhores livros de ficção científica que já li, te prende do início ao fim.
Sempre tive uma resistência com livros do Júlio Verne por achar que fossem livros mais infantis, mas pude notar que por mais que a leitura seja fácil o livro trás uma complexidade que te prende.

Oby 22/05/2024

Legal, mas complicado.
Um amigo me emprestou este livro, e demorei séculos pra ler. E quando comecei, demorou mais ainda pra terminar. O enredo é bem interessante, mas a leitura foi muito lenta (ao ponto de eu simplesmente ignorar todas as páginas de citações de animais marinhos dos quais desconheço, citados pelo protagonista), e eu simplesmente não entendi nada do final. Legalzinho, mas esperava mais.

Carolina2972 19/05/2024

Primeira leitura das viagens extraordinárias de Julio Verne
Já vi alguns filmes baseados nas histórias de Julio Verne, como a Ilha misteriosa e viagem ao centro da Terra, mas essa foi a minha primeira leitura de suas obras. Eu adoro histórias sobre o mar, e essa foi muito interessante, vc realmente mergulha junto com o Capitão Nemo nessa aventura. Estou animada para ler as outras obras.

Gabriel Abib 17/05/2024

Achando Nemo
Díficil tecer algum comentário de qualidade, minha leitura foi muito morna, não achei insuportável mas não cheguei perto de sentir prazer. É notável e relativamente fascinante, a criatividade do autor, o cara cria toda uma mega história embaixo da água (onde até hoje se conhece muito pouco), cheia de detalhes cientificos, zoológicos, geográficos, anteviu várias coisas como o submarino, os trajes, ainda sim ele não encanta ou engrena em nenhum momento. Os personagens não são carismáticos, e a narrativa não permite imersão emocional. O narrador apesar de ser fulcral, pois é o único priosoneiro que além de compreender toda única oportunidade e genealidade em sua prisão se envolve emocionalmente com o seu carcereiro, mas ele por si só não tem um arco, talvez um inicio mais extenso, construindo melhor o personagem fosse um caminho pra isso. O seu fiel escudeiro é talvez um dos personagens mais esquecíveis ou insossos da literatura mundial, além de ser um catalogador (inutil na história e narrativamente tedioso) não tem pensamentos próprios, sua função é dizer: "faço o que o cavalheiro fizer", o matador de baleias Ned é o único de fato carismático, inclusive fomenta uma das boas reflexões do livro, a cerca da caça maritima desenfreada (um problema ainda atual, mas de prioridade máxima na época). O grande algoz Nemo, é o genio enfurecido, pouco revela e pouco acrescenta.
Enfim, é um livro de uma criatividade que beira o INACREDITÁVEL, construção de um universo, conhecimento cientifico, debates ao longo da trama, mas é PARADO, quase chato, eu honestamente preferia muito mais ler uma história de suspense como a do começo, do monstron desconhecido, e da prisão no lugar misteriosos com pessoas de idioma misterioso (me intrigaria mais). Só faço três ressalvas, essa dinâmica de trios e grupos do Verne ta ficando repetitiva, esse final é muito canastrão beirando o bunda mole (preguiçoso e insatisfatório), e por último, ele é um GÊNIO!

Lydiane3 12/05/2024

O livro seria incrível se não fosse as intermináveis classificações de espécies de animais. isso torna o livro enfadonho nessas partes! tirando isso, é uma aventura muito boa de se ler. segundo livro do Verne que leio. se eu tivesse começado por esse, eu teria desistido de ler mais dele. sorte que comecei pelo volta ao mundo em 80 dias!

Bela 12/05/2024

Entendi porque é um clássico, a cada página instiga o leitor a imaginar as maravilhas descobertas e não descobertas mundo submarino. Ainda bem que não li mais jovem, tenho a sensação de que não saberia aproveitar o nível de detalhes e as sutilezas das reflexões e posicionamentos do capitão Nemo e demais personagens. Única crítica: foi uma leitura muito rápida, gostaria de mais aventuras e/ou de mais aprofundamento.