Vinte mil léguas submarinas

Vinte mil léguas submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

sea.stigma 30/08/2023

Muita aventura, pouco desenvolvimento
Desde o início da história o capitão Nemo é apresentado como uma figura misteriosa, que ninguém sabe de onde veio, porque navega no Nautilus, etc. Durante todo o livro há muita aventura, muitos lugares novos explorados, caçadas, explorações, tesouros, terras novas, espécies nunca vistas ou descritas, chegando ao ponto de muitas vezes ser cansativo com a quantidade de detalhes desnecessários que só agregaram em volume. Apesar das personagens terem uma personalidade bem definida, não senti no decorrer do livro que essas personagens estavam sendo desenvolvidas, senão o narrador e personagem principal, o Professor. No fim, senti que o livro teve um começo, um meio muuuuuito longo e um fim muito mal desenvolvido, que acaba subitamente e deixa várias perguntas. Fiquei me perguntando, ao fim do livro, por que as personagens decidiram tomar determinada decisão após X acontecimento, sendo que desde sempre diziam não confiar no capitão. A reviravolta e a falta de um final que fosse coerente com todo aquele desenvolvimento cansativo me decepcionou, fora algumas passagens do livro que achei um tanto racistas ou xenofobicas com povos nativos/indígenas.
Enfim, não é de longe o que eu esperava, mas também não foi ruim, de modo geral.
É uma boa ficção científica para se aprofundar, mas não espere desenvolvimento dos personagens.

Emanuel127 27/08/2023

Sendo sincero
É uma história particularmente muito boa e interessante, gostei muito de acompanhar essa aventura que o professor viveu junto de seus companheiros, e a forma como foi escrito é bem tranquila de acompanhar, até porque você vai esta lendo um diário praticamente.
Agora eu diria que é um dos livros de ficção científica mais intrigantes pois possuem diversas referências, além disso, quando você ler esse livro e depois acaba assistindo um filme de aventura você irá nota que sempre estarão fazendo um referência a esse livro, sendo ela grande ou pequena.
Nine 27/08/2023minha estante
A cada livro que vc terminar eu coloco fogos nos comentários

Nine 27/08/2023minha estante
????????????????????????????????????

Emanuel127 28/08/2023minha estante
Aí para assim fico até emocionado ?????

Pisi14 24/08/2023

O oceano como lugar de liberdade
É curioso ver que os personagens presos dentro de um submarino tem mais liberdade para explorar e conhecer o planeta do que em terra.

Escrito numa época em que os homens ampliavam sua compreensão do mundo, o autor avançou por um terreno até hoje pouco conhecido do homem: o fundo do oceano.

O mais fascinante desse livro é ver como Júlio Verne antecipou tecnologias para o mundo aquático, mostrando que era um criador visionário.

Aninha 13/08/2023

É um livro com uma história interessante, um dos maiores defeitos desse livro é o excesso de detalhes. Para um livro da escola foi muito bom, um dos melhores na realidade. Indico.

Lara 10/08/2023

Bacaninha
O livro em si é bem legal
Mas a história tem hora que fica muito parada, só falando do mar, mar e mais mar
Porém a história é emocionante no final
Um livro bom para se ler

Brandoon 10/08/2023

Uma leitura muito gostosa e empolgante.. recomendo muito ler com filhos ou crianças, ela desperta a curiosidade e a imaginação de cada um. Com certeza vai te prender do início ao fim..

Nívea 08/08/2023

Vinte Mil Léguas Submrinas
Meu primeiro contato com Júlio Verne foi com "A Volta ao Mundo em 80 dias" e a partir desse livro me apaixonei pela escrita e a forma como o autor construí tão bem o ambiente dentro livro.
É muito interessante você pensar sobre a criação do Natilus (o submarino do livro) como ele foi construído no livro e como o capitão Nemo tem uma explicação para tudo "como pode algo tão grande nadar tão rápido?" Ou "como ele pode ir até essas profundidades?" Etc.
O autor traz explicações a esse veículo de forma que facilmente poderia ser real e mal sabia ele que anos a frente ia se tornar real.

KiraLunna 07/08/2023

Entendo o motivo de Vinte Mil Léguas Submarinas ser considerado um grande clássico da literatura de ficção científica, com descrições detalhadas e visão futurista, que antecipava muitas inovações tecnológicas do século XX.
Mas confesso que lendo em 2023, essas maravilhas futuristas perdem um pouco a magia.
É um livro muito divertido, mas muitas vezes ficava lento por causa das descrições taxonômicas. Ao mesmo tempo que toda essa classificação me cansou, senti falta de descrições visuais dos animais e plantas vistos durante a viagem.
Gostei muito dos personagens e fiquei triste com a omissos da nacionalidade do capitã Nemo, mas entendo a escolha visto o contexto da época.
No geral é um livro legal, mas a familiaridade com os temas e a proximidade com a nossa realidade tirou um pouco da mágica oracular do Verne.

Vick 04/08/2023

O autor Júlio Verne está muito além do seu tempo, um gênio que previu muitas coisas que só foram inventadas depois do seu livro.
O livro tem uma escrita muito boa, faz vc querer devorar o livro inteiro em um dia.

Zé Carlos 04/08/2023

Clássico
Ótimo livro para quem gosta de uma história ficção pé no chão, ótimas narrativas, Júlio consegue passar muito bem as informações dos lugares.

Naislan 03/08/2023

20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas conta a história do professor Arronax que entra numa aventura com algumas pessoas e vão em busca de um monstro marinho misterioso. Durante a caçada, o navio Abraham Lincoln é atacado e vai à deriva.
Aronnax, Conseil e Ned Land são resgatados pelo misterioso Capitão Nemo, a bordo da sua curiosa embarcação submarina, o Nautilus. O grupo então embarca em uma incrível jornada submarina ao redor do mundo.
O desconhecido, o avanço científico, a solidão, o conflito entre a natureza e a tecnologia, a moralidade e a busca por liberdade são temas abordados neste livro, que nos apresenta o Capitão Nemo, um personagem complexo, que se rebelou contra a sociedade humana e busca vingança contra a opressão que sofreu.
Gostei muito do livro, apesar de achar que só ficou interessante no momento em que os 3 foram resgatados pelo Capitão Nemo. Clássico é clássico e sempre vou ter minhas dificuldades com eles.

Mary_Light 01/08/2023

Vinte mil léguas submarinas
No começo da leitura, a história não estava me prendendo muito, mas ao decorrer de acontecimentos comecei a me interessar mais pelo livro. É uma história interessante, que conta como foi uma viagem dentro de um submarino, o que na época era algo incomum. O narrador é um personagem, ele relata como foi a experiência de viver no fundo do mar.