Como organizar sua vida financeira

Como organizar sua vida financeira Gustavo Cerbasi
David Loades

Resenhas - Como Organizar sua Vida Financeira

Juliana Gomes 12/02/2024

Didático
O livro é bastante técnico, com muitos exemplos, planilhas. Pensei que seria para leigos, porém acredito que seja destinado a quem possui conhecimentos sobre o assunto.

"Alcançar e manter o equilíbrio orçamentário mês a mês é fundamental para viabilizar a realização de seus sonhos, já que os sonhos têm custo."

Rocier 29/05/2022

Um bom começo
Vale muito a pena a leitura da obra. O livro é claro sobre seu objetivo, não fui com expectativas diferentes disso. Ele propõe, ao longo dos capítulos, técnicas e maneiras apoiadas por excelentes exemplos de "como organizar sua vida financeira" tanto para quem tem ou não dívidas, para quem já começou seu projeto de independência financeira ou para quem não sabe nem o do que esse termo trata. Gostei muito de como ele dialoga com o leitor ao longo do livro, ajuda muito entender várias coisas e termos financeiros.
Ao longo da leitura, senti muito como se estivesse conversando com um professor, um pessoa mais experiente que estivesse passando seus ensinamentos, me ensinando um pouquinho do que eu preciso saber. Gostei bastante, Gustavo Cerbasi é um excelente economista brasileiro de finanças pessoais, bom escritor dentro do seu ponto de literatura. Não é um livro de difícil interpretação, qualquer pessoa pode lê-lo e tirar dele bons
ensinamentos.

JJ 29/12/2016

Um livro mediano com dicas de orçamento pessoal
Achei um livro mediano, tinha mais expectativa do livro até por ser escrito por Gustavo Cerbasi, creio que poderia ter sido mais explorado deixando a a desejar em alguns pontos, sendo por vezes, cansativo. Mas, várias dicas do livro certamente são bem úteis e aproveitáveis para melhorar e adaptar as planilhas para o orçamento pessoal.

Fernanda L. 10/03/2022

Instrutivo
Para quem está começando a organizar as finanças pessoais, o livro é excelente. É didático e as ideias são apresentadas de forma simples, para leigos.
São orientações gerais para começar entender como organizar a vida financeira. Algumas dicas são EXCELENTES e podem mudar a maneira com que nos relacionamos com o dinheiro.
É um livro para quem está entrando nesse mundo. NÃO É UM LIVRO PARA EXPERTS OU INVESTIDORES! Se você já tem experiência em poupar, investir, organizar seus rendimentos, etc... essa obra não serve para você.
Mas se você está iniciando essa caminhada, assim como eu, acredito que esse livro possa contribuir nessa jornada.
A obra é bem organizada e dividida em capítulos temáticos. Importante dizer que não há aprofundamentos teóricos de cada tópico. O livro não se destina a isso. São apresentadas diretrizes práticas para que hoje mesmo você comece aplicá-las. Gostei muito da linguagem e com certeza, lerei outros livros do autor.

Luanna 23/02/2022

Um livro para todos!
De todos os livros de Gustavo Cerbasi, esse pra mim foi o melhor!

Ele fala de uma forma super acessível sobre uma tema nada fácil (finanças). No livro ele aborda desde a organização básica das finanças até investimentos mais arrojados, fala também questões de IR, dando dicas muito boas pra quem se interessa pelo tema.

Gostei bastante e está recomendadíssimo!!

Mitch 28/09/2017

Comece por aqui!
Excelente leitura para quem está se sentindo perdido na vida financeira. Com dicas e planejamentos simples de serem executados, o leitor pode pôr em prática tudo o que é ensinado ao final de cada capítulo. Leitura leve, com bastante referências sobre o que está sendo tratado. Recomendo a leitura.

Cibele 21/04/2022

Um livro ótimo, didático, com uma linguagem clara, é um bom livro para quem precisa aprender mais sobre finanças .

Joao.Pedro 30/03/2022

O melhor livro sobre economia que já li
Ele é direto e sem enrolação, de todos os livros de economia q eu já li, este é o que mais me agregou conhecimento. Alguns termos você deve fazer uma pesquisa externa, pois o autor, mesmo explicando certas concepções, ainda fica difícil de entender como: financiamento, cartão de crédito rotativo, empréstimo e consórcio.

Luiz.Ricardo 11/02/2022

Financeiramente necessário
O livro "como organizar sua vida financeira" do Cerbasi é uma boa pedida para quem está pensando em iniciar a mudança em como tratar suas finanças.

A obra é um apanhado geral de organização desde o zero até partir para investimentos rumo a independência financeira. Financiamentos, tabela price x sac, formas de crédito, tributação, seguros, tem um pouco de tudo, até daqueles pormenores "chatos" mas que todo indivíduo vai se deparar uma hora ou outra. Então, é melhor saber.

Por ter lido a primeira versão, de 2009, algumas coisas ficaram um pouco datadas, mas acredito que atualizaram na versão de 2015. Cerbasi, por anos de experiência e consultoria, escreve com muita propriedade, com uma linguagem acessível e clara.

É importante salientar que esta obra é apenas um ponto de partida, para aprofundar sobre os demais assuntos, como investimentos em renda fixa, variável e outros, cabe buscar outras fontes.

Aqui você aprende (SPOILERS)

1) Cálculos para um diagnóstico financeiro;
2) Modelo de uma planilha para orçamento familiar;
3) Importância de uma boa negociação nas compras;
4) Relação entre custo crédito x burocracia;
5) Quando e em que condições contrair uma dívida;
6) Estratégias para sair das dívidas que estão fora do controle;
7) Formas de proteção do patrimônio.

Não achei um livro gostoso de ler, pelo estilo "curso de finanças" de ser, mas é muito necessário, principalmente se você está buscando melhorar nessa área da vida.

Karol 22/08/2020

O livro traz alguns aspectos mais aprofundados sobre educação financeira. É um livro que serve como uma boa introdução ao assunto. Algumas coisas estão desatualizadas, por conta do livro já ter mais de uma década. Acho que alguns pontos não se encaixam na minha realidade ou acabei não concordando, mas outros gostei bastante.

Maria.Thereza 30/07/2020

Esperava mais
O livro é bem técnico e traz conceitos financeiros que realmente me fogem... Pensei que seria um livro mais leigo pra quem está começando, mas acho que é mais Direcionado a quem já possui uma família ou certa independência financeira e tem noção sobre finanças e aplicações.

Thay =) 05/07/2020

Maravilhoso
Leitura de fácil entendimento que trás direcionamentos para ajudar a identificar maneiras de poupar e sair do vermelho. Além disso, ensina maneiras inteligentes de lidar com o dinheiro.

Carlos Marques 30/06/2020

Ótima leitura!
O livro ajuda visualizar estratégias de forma clara para que você possa iniciar a grande caminhada rumo a sua independência financeira.

Gabi 18/06/2020

Independência Financeira
Um livro simples e esclarecedor. Acredito que motivou muitos a cuidar da sua vida financeira, principalmente a busca por independência financeira.

Rudibirck 13/10/2022

prático e direto na organização das finanças
simples, direto e prático o livro transmite os conceitos de finanças e também a organização delas com leveza. indico o mesmo para quem precisa melhorar suas finanças.