O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Eduarda1065 29/08/2021

Merece o título de clássico
Cara, nem sei como começar. Acho que o principal é que gostei MUITO desse livro. Não é à toa que é um clássico. Não sei se dá para classificar como terror, talvez um suspense com algumas pitadas de terror psicológico. Beeeem focado no psicológico.

Aqui temos a história da Rosemary, uma moça jovem que veio do interior. Ela é dona de casa e é casada com um ator iniciante. Pois bem, recém-casados, eles se mudam para um prédio bastante famoso pela frequência com que tragédias acontecem lá dentro. Tem uma citação que comenta sobre o prédio atrair o mal. E depois de ler, acho que eu concordo com isso.

Não é spoiler dizer que a Rosemary engravida e essa gravidez é extremamente conturbada, estranha e difícil. O marido dela é um lixo, uma pessoa horrorosa e eu desejei o tempo todo que ele falecesse.

Se eu pudesse descrever o livro em uma palavra, seria: Gaslighting. Páginas e páginas de gaslighting. E isso é muito triste e perturbador. São inúmeras as situações em que todos os personagens parecem se esforçar para desacreditar a pobre Rosemary, situação que só piora se aproximando do fim.

Jamais vou entender alguém que argumente que ela era ingênua demais por não perceber logo tudo que estava acontecendo. Mas a questão é: Quem, de fato, perceberia? É preciso uma boa dose de empatia para se colocar no lugar dessa personagem sem rede de apoio, cercada por tragédias, basicamente abandonada e desorientada. É claro que ela tentaria encontrar outras respostas para não encarar o óbvio. É claro!

Por ser uma história bem conhecida devido ao filme do Roman Polanscki, vou evitar de dar mais detalhes sobre a trama. Mas sobre o livro livro si, achei extremamente bem escrito, tudo se conecta, milhões de "pistas" são oferecidas ao leitor e a leitura flui. É o tipo de livro que tu pode ler em um dia tranquilamente.

bruisreading 29/08/2021

Seria cômico, se não fosse trágico.
Li esse livro em menos de um dia, estava sentindo muita falta de um livro interessante e bom que me prendesse desse jeito e finalmente o bebê de Rosemary conseguiu.
Assisti uma parte do filme uma vez e achei intrigante, mas nunca tive muita vontade de conhecer melhor, até que há alguns dias, o livro foi mencionado na série gilmore girls e despertou o meu interesse para conhecê-lo.
Tem uma leitura muito fluida e leve que te prende do início ao fim, fora o suspense, cada capítulo vai te deixando ainda mais ansioso pra saber o desenrolar da história, e apesar de ter achado um enredo macabro e pesado em algumas partes, é um dos melhores clássicos de terror que já li.

Steff 30/08/2021

Livro bom, porém não senti empatia por rosemary e nenhum dos personagens e não senti o suspense que todos falam que sente quando ler.

skuser02844 06/09/2021

Foi um livro bom, porém eu espera um livro de terror, não tem parte alguma que vai te assustar (nem um pouco), muito menos uma atmosfera, acho que está mais para uma drama com alguns "elementos" de terror.

Samuel.Lino 06/09/2021

Assustador
Meu primeiro livro de terror e, caramba, que leitura densa e assustadora. No decorrer desse livro tive vários gatilhos e, pode-se perceber o quão a maternidade pode ser um inferno. Junto à falta de controle sobre a própria vida, Rosemary se encontra em um estado que se colocando no lugar dela ninguém saberia o que fazer, em quem confiar e duvidar até da própria sanidade. O final é inesperado, perturbador. ?Já que ela estava no inferno, resolveu abraçar o diabo?. Recomendo demais (para quem tem estômago).

DerMond 15/09/2021

O Nascimento de um Clássico
“O Bebê de Rosemary” (1967) de Ira Levin é um terror que marcou tanto a literatura quanto o cinema. Tantos anos depois, é difícil achar uma obra que se compare a ele, tanto em tensão quanto nos horrores narrados.
A trama começa suave, com um casal jovem e começando a vida matrimonial procurando apartamentos, e conseguindo a sonhada vaga no concorrido Edifício Bramford, secular e cheio de histórias e celebridades. Exceto por alguns alertas de um amigo, é tudo muito tranquilo e normal, até que um suicidio marca o ponto de virada dessas histórias.
O suspense é a palavra chave desse livro, pois é tudo muito incerto e gradual. A narrativa dá alguns sinais de que há algo muito errado ali, mas como ela é focada em Rosemary, só se aprofunda nesses sinais quando ela decide entender o que está acontecendo. O ritmo pode desagradar alguns, mas é uma escolha interessante por trazer um efeito próximo ao do narrador não confiável.
Uma coisa que tenho que elogiar é que ele não tenta criar na personagem uma intuição muito grande, nem informações que não teria como ela ter acesso (bom, talvez só em um momento ou dois) para criar atalhos nesse desenvolvimento. E tudo isso forma um quadro interessante, onde mesmo quem já assistiu o filme se deixa levar por uma narrativa que parece ter um desfecho totalmente diferente, baseado nas conjecturas da personagem.
Claro que o livro não é perfeito, mas minhas críticas seriam poucas. Tem alguns momentos que o tocante a raça e sexualidade me incomodaram, mesmo levando em consideração a época em que foi escrito. E claro, o final, onde o ritmo destoa do desenvolvimento até ¾ da trama, e que sinto que prejudica um pouco, perdendo tensão e profundidade. Por isso, eu classificaria ele como um livro 4/5.

site: https://www.instagram.com/p/CTqjwNuLDvn/

duny 15/09/2021

Eu gosto bastante dessa estória, seja em texto ou filme ou série. Tudo funciona. É divertido, é dark, é claustrofóbico...

Claro, esse livro está velho e, de certa maneira, tornando-se obsoleto. Há questões / atitudes / escolhas que não fazem sentido mais para uma mulher moderna, que nós lemos e ficamos... mas por quê ela faria isso? Mas esse livro tem um charme obscuro tão forte, é um apego, com uma plot tão simples, que não tem como não curtir. Recomendo.

PS: Eu ODEIO o Guy Woodhouse com uma fúria infernal. Que cara de m###da. Pior marido do mundo. Não se precisa de inimigos com um marido desses.

PSS: O Diabo era bonitão. Eu teria escolhido o diabo e largado o marido.

Vitor.Panin 17/09/2021

Perturbador... Vale a pena
Que livro intenso esse. Em uma parte considerável, tem um ritmo fluido, mas leve, que nos deixa preso a história, a partir de um certo ponto, o horror toma conta, e quando percebe, já acabou.
Mas você vai continuar pensando nele. A, vai...

Maria 19/09/2021

minha opinião:
Confesso que até umas semanas atrás eu NUNCA pegaria esse livro para ler por que eu morro de medo de histórias de terror e achava que essa história ia me fazer perder noites de sono! Obrigada amigos do clube do livro ufmt por comentarem sobre esse livro no grupo do whats a atiçar a minha curiosidade!!

Que livro... curioso! Começa com um casal recém casado, divertidos e amorosos que compram a casa dos sonhos e tem uma vida nada perfeita mas linda aos olhos deles. Vizinhos ótimos até que a partir de um determinado dia as coisas começam a ficar estranhas.

Eu imaginei que seria uma hóstia muito tensa e difícil de lidar, mas a escrita do autor é tão envolvente e os acontecendo seguem de uma forma tão simples, como se aquilo ali fosse completamente plausível que acontecesse no mundo real! Gostei de TODOS os personagens (uma relação de amor e ódio, com mais ódio e quase nada de amor na maioria dos casos) e mesmo suspeitando desde o início, em várias partes me peguei me questionando a veracidade dessas suspeitas e amei que o autor conseguisse isso! Quanto ao final eu não sei nem o que dizer... na minha cabeça houve inúmeros finais pro que aconteceu até ali e esse não foi um deles, me deixou sem reação a priori. Porém, pelo fato do livro abordar essa questão Deus-diabo eu achei que foi tudo de uma forma muito superficial... talvez se tivesse colocado uns pensamentos filosóficos a certa da humanidade, das relações com Deus ou até mesmo das relações com o diabo acho que teria sido riquíssimo pra gerar mais impacto na cena final.

Me icomodou alguns comentários homofóbicos no começo da história, a cena específica que Guy fica animado ao falar de necrofilia e fiquei confusa se esse livro é antissemita ou gosta de judeus. Fora isso, foi uma experiência boa!

Andrea 20/09/2021

Interessante
O terror fica mais para o final do livro, mas a história é bem interessante. Não consegui gostar de nenhuma personagem, um monte de gente chata, inclusive a Rosemary hahahahaha. Um clássico que merece um lugar na estante!

@sabri.eoslivros 02/10/2021

Li depois de ver o filme e mesmo assim amei!
Normalmente quando leio a obra depois de assistir à adaptação, não me surpreendo tanto com a história e minha experiência acaba sendo afetada. Mas isso não ocorreu aqui! Mesmo me lembrando bastante do filme, a escrita é tão fluida e envolvente que as páginas VOAM, quando vi já estava perto de concluir. Realizei a leitura de um dia para o outro. Tirando alguns detalhes meio chatos (tendo em vista que esse livro tem mais de 50 anos, então certos comentários e piadinhas são bem datadas), o enredo em si flui que é uma beleza. A atmosfera criada foi excelente, um misto de drama, com suspense, terror e claustrofobia. O tempo todo nos questionamos sobre o que está sendo apresentado e sobre o real envolvimento dos personagens no plot dessa história. Recomendo demais. Começando com pé direito as leituras temáticas desse mês das bruxas de 2021!

Camila 05/10/2021

Sempre tive curiosidade sobre a história desse livro. Desde pequena não assistia ao filme pra poder ler primeiro, mas por alguma razão, que eu mesma desconheço, sempre atrasei a leitura. Comecei a ler hoje de manhã e já terminei. O suspense foi bem trabalhado e prende do começo ao fim. Agora sim, posso assistir o clássico de Polanski.

Débora Pizzio 10/10/2021

Adorei
Eu já tinha visto o filme, então fui ler já com o pé atrás, mas me enganei. O filme é realmente muito fiel, mas o livro é muito fluído, capítulos curtos e que fazem você querer ler mais e mais.

Eu gostei do livro, porque você sente que tem algo errado, mas mesmo assim não da medo. Então é um suspense muito bom, que te prende até o final.

Infelizmente algumas falas são preconceituosas, principalmente no início da história. Mesmo o livro sendo mais antigo, é desnecessário. E algumas coisas que Rosemary passa é intensificado pelos "costumes" da época, porque atualmente não seria aceito.

De qualquer maneira, o enredo prende muito e eu não imaginava gostar tanto desse clássico.

yasmin 12/10/2021

O Bebê de Rosemary
Peguei esse livro sem esperar muita coisa e com um pouco de receio (não tenho costumo de ler terror) mas me surpreendi: me prendeu desde o primeiro capítulo, leitura rápida e instigante. Algumas falas ao meu ver são problemáticas, mas de certa forma também levei em consideração a época em que o livro foi lançado, se não fosse por isso, daria 5 estrelas sem pensar duas vezes.
A história é mais um suspense, a tensão vai se criando gradativamente enquanto você percebe os sinais, as coisas estranhas, tiver vontade de gritar pra Rosemary fugir logo naquele apartamento, daqueles vizinhos que não eram apenas velhinhos intrometidos...