O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Camila 05/10/2021

Sempre tive curiosidade sobre a história desse livro. Desde pequena não assistia ao filme pra poder ler primeiro, mas por alguma razão, que eu mesma desconheço, sempre atrasei a leitura. Comecei a ler hoje de manhã e já terminei. O suspense foi bem trabalhado e prende do começo ao fim. Agora sim, posso assistir o clássico de Polanski.

Débora Pizzio 10/10/2021

Adorei
Eu já tinha visto o filme, então fui ler já com o pé atrás, mas me enganei. O filme é realmente muito fiel, mas o livro é muito fluído, capítulos curtos e que fazem você querer ler mais e mais.

Eu gostei do livro, porque você sente que tem algo errado, mas mesmo assim não da medo. Então é um suspense muito bom, que te prende até o final.

Infelizmente algumas falas são preconceituosas, principalmente no início da história. Mesmo o livro sendo mais antigo, é desnecessário. E algumas coisas que Rosemary passa é intensificado pelos "costumes" da época, porque atualmente não seria aceito.

De qualquer maneira, o enredo prende muito e eu não imaginava gostar tanto desse clássico.

yasmin 12/10/2021

O Bebê de Rosemary
Peguei esse livro sem esperar muita coisa e com um pouco de receio (não tenho costumo de ler terror) mas me surpreendi: me prendeu desde o primeiro capítulo, leitura rápida e instigante. Algumas falas ao meu ver são problemáticas, mas de certa forma também levei em consideração a época em que o livro foi lançado, se não fosse por isso, daria 5 estrelas sem pensar duas vezes.
A história é mais um suspense, a tensão vai se criando gradativamente enquanto você percebe os sinais, as coisas estranhas, tiver vontade de gritar pra Rosemary fugir logo naquele apartamento, daqueles vizinhos que não eram apenas velhinhos intrometidos...

Clara 14/10/2021

EU FINALMENTE LI TERROR!
Terror é meu gênero favorito de filmes, mas eu nunca tinha lido nada, porque fiquei com um pé atrás de não sentir a mesma adrenalina e agonia que sinto com obras audiovisuais, mas estava errada!

O bebê de Rosemary é um livro de fácil leitura, que te deixa preso e curioso. O medo mesmo vai crescendo gradativamente conforme a gravidez de Rosemary se desenvolve. Você fica com vontade de entrar no livro e tirar ela daquela casa (não antes de dar um murro no marido dela). Eu odiei ele com todas as forças!

É muito bem escrito, organizado e instigante. Não encontrei furos e achei a narrativa bastante clara. Recomendo demais, só não dei cinco estrelas porque o final já foi entregue bem antes das últimas páginas, então eu fiquei esperando mais acontecimentos.

Isabelly 14/10/2021

Que doidera
Cheguei no final e fiquei (???)

Queria mais! Quem diria que o estresse de como a Rosemary é lerda se transformaria em empatia com ela. Os abusos que ela sofreu...

E claro, tem "piadas" bem datadas.

Felipe 18/10/2021

Clássico
O livro consegue criar uma atmosfera de angústia e incredulidade ao ver a personagem principal ser conduzida como marionete pelos seus vizinhos.
A trama diabólica vai sendo construída aos poucos até nos conduzir a um final previsível e pavoroso ao mesmo tempo
O livro entretém na medida, mas não chega a tirar o sono. Partiu ver o filme e a série!

Pâmela 19/10/2021

Parece que faltou algo...
Por esse livro eu tinha altíssimas expectativas, mas acabei sendo surpreendida com um balde de água fria. A história em si é muito interessante, a narração fluída, porém os personagens são rasos e não nos convencem em momento nenhum do que são verdadeiramente capazes.
A Rosemary tadinha é uma boba, seu marido um Maria vai com as outras que não precisou de muito para ser convencido por seus vizinhos a "vender sua esposa para o capiroto" e entrar para uma seita satânica quase como se entra para um clubinho, assim, sem mais nem menos.
A parte boa, são os detalhes, eu diria que é uma narrativa feita de detalhes onde os esclarecimentos e as situações vão ficando a cargo do leitor, maaaaas, confesso que gostaria de saber mais sobre essas sutilezas e também como funciona esse estranho grupos de velhos adoradores do demô! Mas, não nos é revelado quase nada.
Roemos as unhas enquanto Rosemary não percebe o que há de errado e por vezes cheguei a sentir vontade de chacoalhar a personagen! Enfim, um livro sobre pessoas que não são o que parecem, vizinhos adoradores do Diabo e com um final até que bem chocante (não do ponto de vista assustador).

Bruna 19/10/2021

Achei que ia dar ruim...mas deu bom! (pra mim pelo menos haha)
Achei que ia ser uma BOMBA, mas curti! É como ler um filme de terror! Só que sem o estímulo audiovisual, você não sente a trilha de tensão, não vê a cara suspeita das pessoas esquisitas...tudo fica muito mais sutil.
Eu adorei que a Rosemary é inteligente e tem opinião própria, não é uma tonta como costuma ser em filmes do tipo, que é bobona e o demônio pode aparecer na frente que vai ficar “oh, o que será isto?”. Ela saca as coisas e se mexe pra tentar resolver.
O maior lance é você ver aquela felicidade toda no início e saber que vai dar ruim. Hm a tão esperada gravidez veio, vai dar ruim. Curti haha

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Cleiton da Rosa 24/10/2021

O Bebê de Rosemary
Um livro de suspense muito bem escrito, que começa devagar e acelera no final.
Rosemary é um personagem que você cria empatia e torce por ela, principalmente quando ela se vê sozinha no meio daquele emaranhado de mentiras.
O único defeito é o final meio abrupto, você termina e fica ja acabou, mas nada que tire o mérito de ser um ótimo livro.

@acumuladoradelivros 24/10/2021

Já conhecia a história por ter assistido ao filme, achei que o livro fosse ter mais coisas mais informações, mas na verdade o filme é uma adaptação bem fiel, por um lado uma coisa boa e por outro um pouco decepcionante por não ter nada de novo na leitura.
Porém a narrativa em si é muito fluida, li esse livro em dois dias e apesar de já conhecer a história a cada capítulo eu já queria ler o próximo pra ver o que aconteceria (parte disso também por ter mantido a expectativa de ter alguma coisa que fosse de diferentes do filme).

Se você é mais de assistir do que de ler, vendo o filme não perde em nada deixando de lado essa leitura.

Myllene Felix 26/10/2021

Clássico de respeito
Esse livro é um marco pra mim. Primeiro que foi a primeira leitura coletiva que promovi, segundo que até o momento é meu queridinho do gênero terror.

Sim, eu sei que quando a gente fala que o livro é de terror, as pessoas já se imaginam tomando susto e não conseguindo dormir. Porém, às vezes o livro é caracterizado assim por conter elementos de sobrenatural e mistério, ou até por questões psicológicas. O que eu quero dizer com isso? É que apesar de ser um dos maiores livros de terror da história, não é um livro de causar medo. É uma trama que desperta muita curiosidade.

Vou começar com a única ressalva que eu tenho dessa obra, que é o título. Esse título pra mim é um grande spoiler e acaba comprometendo um pouco a leitura, porque você já tem a certeza de que a protagonista vai engravidar, sendo que ela demora mais da metade do livro pra isso e o enredo pedia um grau de incerteza em relação a essa questão, o problema é que o título já que fez o papel do fofoqueiro!

Sobre o livro em si, só tenho coisas boas pra falar. Ele é objetivo, do jeitinho que eu gosto. Bem ambientado, o autor inclusive parece gostar muito de decoração, porque ele sempre faz questão de detalhar os ambientes. Tem um fator de mistério gradativo, que só vai aumentando e envolvendo mais ainda o leitor a cada capítulo. Tem um grau de dualidade que me encanta muito, em vários momentos você vai poder escolher no que acredita. Amo essa abertura e combina demais com o enredo.

No mais, pra quem deseja conhecer o gênero, considero este o melhor começo possível.

Recomendadíssimo.

Ari Phanie 28/10/2021

E é assim que se escreve um livro de suspense/terror, folks.
Alguns spoilers logo ali, anjo...

Eu não assisti o filme homônimo de Roman Polanski, e nunca li nada concreto sobre O Bebê de Rosemary, mas é claro, sabia que se tratava de um filme/livro de terror e suspense. E não sei porque, eu tinha certeza que a história era sobre uma babá demoníaca que tenta raptar um bebê e mata seus pais. Ah, as coisas que eu imagino com pouca informação. Enfim, essa não é a história que o livro conta, mas eu acertei na parte do “demoníaco”.

O livro gira em torno de um jovem e feliz casal que decide se mudar para o seu prédio dos sonhos em Manhattan. O que pode dar errado, é Manhattan? Mas segundo o melhor amigo do casal, o prédio, além da arquitetura gótica, também possui uma história pra lá de macabra, envolvendo canibalismo, seitas e alta taxa de suicídio. Esse amigo praticamente tenta impedir os dois de irem morar no tal prédio. Se um amigo tenta me avisar sobre um lugar assim, nem na calçada eu passo. Esse foi o primeiro sinal para Rosemary e Guy, mas é claro, eles ignoram e vão lá morar no pedacinho do inferno. O segundo sinal foi o suicídio de uma das vizinhas do casal com quem Rosemary tinha acabado de fazer amizade. E é a partir daí que a merda é jogada no ventilador.

Preciso dizer, esse livro reforçou o meu hábito de evitar vizinhos sempre que posso kkkk. E, principalmente, demonstrou que nem sempre é uma boa ideia aceitar comida trazida por vizinhos. E outra, que talvez seja melhor evitar visitas de vizinhos. E mais, evitar presentes desnecessários de vizinhos, SOBRETUDO, presentes que tem cheiro estranho e pertenceram a alguém que acabou de morrer. Molecagens à parte, mas a história é basicamente um alerta contra vizinhos kkk. E mostra que é sempre bom ter uma dose saudável de desconfiança e saber demarcar limites. Desconfiar e impor limites é algo que não está no repertório de Rosemary. Ela é, na realidade, ingênua e manipulável, e é assim que os seus vizinhos conseguem o que querem. Guy é apenas egocêntrico, e é através disso que eles também conseguem chegar até ele. Eu diria que a culpa de tudo é da ambição do Guy. Ele é um dos piores maridos da história da literatura pra mim. E depois disso, acontece uma doidice atrás da outra após o jovem casal fazer “amizade” com os vizinhos idosos do lado que, à propósito, cantam uma música estranha à noite. Meu!

Depois da cena fatídica da “produção do bebê” que é uma das coisas mais aterrorizantes que já li na vida (e olha que leio true crimes), o tom de suspense e de apreensão não deixa você largar o livro. Eu sou medrosa pra um cacete, mas eu não conseguia parar de ler. Repetia “Nosso Senhor é meu Pastor e nada me faltará” e ficava pensando sobre como seria na hora de dormir, mas mesmo assim, a escrita do Ira Levin me mantinha presa.

Apesar da ingenuidade da Rosemary, bastou uma pista deixada pelo seu amigo para que ela ligasse todos os pontos e concluísse a história. Mas ela continuou bancando a ingênua na hora de fugir, e deu no que deu. Confesso, o final não me agradou, mas não é um final ruim. Eu só esperava algo muito mais sanguinolento e macabro, porém, o Levin meteu besteira de “instinto maternal” no negócio, o que ficou surreal de uma maneira sinistra, e isso não é algo ruim, só foi anticlimático pra mim. Enfim, eu passo longe de histórias que envolvem satanismo, se eu sei. Se eu não sei acontece de ler e afinal ver que se trata de um bom livro que não é para todo mundo, e que vai me tirar o sono, mas que ainda sim fico satisfeita de ter lido. É provável que eu nunca mais leia nada do autor de novo, mas vou sempre recomendar esse livro a partir de agora.

elainegomes 30/10/2021

Tem livro que me pergunto por que não li antes?

O Bebê de Rosemary é um deles, um clássico do terror, que vale muito a pena ler, sua narrativa é fluída, os ambientes foram muito bem criados, durante a leitura você consegue ouvir o ranger do velho elevador, e o suspense criado de faz devorar o livro.

Considero o título do livro um spoiler gigantesco, mas ok

E adorei o final (não vou falar sobre ele aqui) mas gostei tanto que consegui imaginar como os personagens seguiram depois dele.

Super recomendo.

cris 17/11/2021

Incrível
Em algumas partes eu tive medo...mas não consegui parar de ler. No final dei gostosas risadas. Vale a pena demais!!!

Esse livro é viciante, você sabe que tem algo de errado e acha que sabe até o que é. Mas no final você se surpreende. ??????