A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

CaiqueSGarcia 09/08/2021

Difícil
Um livro que foi bem difícil de ler pelo menos para mim que não tenho consolidado o hábito da leitura. É necessário prestar muita atenção nas analogias de Lewis a cerca dos temas de Educação, Política, Moralidade e A Corrupção do Homem.

Braulio 14/08/2021

Curto, denso e instigante
Resolvi comentar por conta do grande número de comentários negativos.
Não será uma resenha ou resumo, apenas minhas impressões.

Para mim o 3 capítulo funcionou muito bem.
Os outros dois são complementares.
O apêndice é super interessante.
Precisa ser lido e relido para ser compreendido. Não adianta leitura rápida ou "dinâmica".

Difícil é sim.
Genial? Também achei.

Pela quantidade de comentários positivos e negativos mostra que não é de fácil entendimento.

Para mim valeu muito a pena a leitura.

"Cada novo poder conquistado PELO homem também é poder SOBRE o homem"

Arthur Peixoto 17/08/2021

Interessante e complexo...
Como de costume, os textos de Lewis são tão ricos em detalhes em suas explicações, que as vezes acabo sem absorver tudo. Esse livro não foi diferente, porém a idéia central eu compreendi bastante, principalmente no último capítulo, foi o mais claro para mim. Livros de Lewis são para serem lidos e revistados sempre, pois são leituras muito reflexivas, sempre nos mostrando algo novo.

Luiz 22/08/2021

"A conquista final do Homem revelou-se a Abolição do Homem"
Livro: A Abolição do Homem
Autor: C. S. Lewis

"Indescritível" é a melhor palavra que pude pensar pra esse livro fenomenal. Possivelmente estará entre os melhores livros lidos de 2021.

Lewis apresenta nesse livro com argumentações e projeções fantásticas o caminho de se abolir o homem e a humanidade. O relativismo moral, a educação progressista e cientificista, a eliminação de valores tradicionais, desapego da religião, a falta da disciplina moral e intelectual, o descolamento da emoção e da razão, a ânsia por controle tanto da natureza  (ciência) e da humanidade (política), os discursos idelógicos, enfim... tudo isso representa por fim a eliminação do homem que conhecemos hoje e dará a luz a algo diferente disso...

"[...] E o tempo todo - tal é a situação tragicômica em que nos encontramos - nós continuamos a clamar por aquelas qualidades precisas que admiramos serem impossíveis. Dificilmente você poderia abrir um periódico sem tropeçar na afirmação de que nossa civilização precisa de mais "movimento", ou dinamismo, ou abnegação ou "criatividade". Em uma espécie de ingenuidade macabra, removemos o órgão e demandamos sua junção. Criamos os homens sem peito e esperamos deles a virtude e a iniciativa. Zombamos da honra e ficamos chocados ao encontrar traidores em nosso meio. Nós os castramos e exigimos dos castrados que sejam frutíferos."
(C. S. Lewis,  p. 29-30)

"[...] a conquista da Natureza pelo Homem significa realmente, sobretudo esse estágio final que, talvez não esteja longe. O último estágio terá chegado quando o Homem tiver obtido controle total sobre si mesmo por meio da genética, do condicionamento pré-natal e da educação e da propaganda baseadas em uma psicologia perfeitamente aplicada. A natureza Humana será a última parte da Natureza a se render ao Homem. A batalha terá, então, sido vencida."
(C. S. Lewis, p. 59)

Ruan Souza 22/08/2021

Nem sei bem como avaliar. É uma das obras mais densas que já li e serão necessárias algumas releituras ao longo da vida para que eu possa entender realmente o que Lewis propôs. Recomendo.

janierisonsantos 23/08/2021

Indispensável!
A leveza e total propriedade do que discute, Lewis apresenta diversos argumentos "de peso" contra uma sociedade disposta a relativizar tudo e abolir valores morais - valores esses que moldam a nossa humanidade - para manipular o homem com o seu bem querer.

A leitura pode ser um pouco complicada para entender, mas se se dedicar e estudar junto ao que o autor quer passar, torna-se uma experiência sem igual.

Maryelen 30/08/2021

A Abolição do Homem.
Nesse livro o autor nos convida a ler suas considerações a respeito de alguns livros didáticos ao qual foi chamado para analisar. Somos convidados a refletir a respeito evolução do homem, e até mesmo pensar que essa evolução está de certa forma ligada à abolição deste.

Pucca.Farion 02/09/2021

"Surpreendente e profético, A abolição do homem é um dos livros mais debatidos de C.S. Lewis. Nas poucas, porém densas páginas desta obra, o célebre autor britânico defende a moralidade absoluta e os valores universais, como o altruísmo, a caridade e o amor, além de expor as consequências da falta desses princípios na sociedade. Criticando os argumentos dos relativistas, a obra – agora em nova edição – alerta para os perigos de questionar os valores morais objetivos, comuns a todos, sem os quais os seres humanos correm o risco de perder a humanidade. Com bases sólidas e profundas, Lewis mostra que a tentativa de abolir a moralidade equivale, no fim, a abolir o próprio homem, e convida os leitores a não se render à tendência relativista que permeia a sociedade contemporânea."

Depois de ler ( e amar) "os quatro amores" resolvi tentar os outros livros do autor.

A leitura me surpreendeu por ser totalmente diferente do outro título que tinha lido. Aqui o autor faz uma análise filosófica sobre a necessidade do Tao ( regras naturais/leis naturais) e como a conquista da Natureza pela ciência sem levar em consideração a ética/moral pode ter consequências perigosas ( segundo a minha humilde interpretação).

O livro é curto (menos de 100 páginas) mas sua leitura é bem densa. Gostei das ideias apresentadas pelo autor e elas me fizeram refletir (o que, para mim, é o que faz um livro bom). Ainda que não concorde 100% com o posicionamento dele, consegui entender ( e respeitar) o que o autor estava propondo.

Para quem quer conhecer o autor, recomendo o outro livro dele ( os quatro amores), mas, para quem quer uma leitura mais filosófica, este livro é uma boa pedida.

Amanda3913 08/09/2021

Não é para todo mundo
Dizer que eu fiquei perdida é pouco. Esse foi o livro mais difícil de entender do C.S Lewis que já li. Esperava algo como os outros dele, mas "Abolição do homem" é pura filosofia. Não dei menos estrelas porque a culpa é minha por não ter lido a sinopse kkkk vou reler daqui uns anos quando estiver mais madura.

Emmi 12/09/2021

Eu gostei bastante, é um pouco complexo e exige do leitor uma boa interpretação do que está no texto e de assuntos fora dele, definitivamente não é para um leitor amador. A obra fala sobre educação, ciência, emoção, moral e ética, ciência essa que, se desprovida de emoção, moral e ética, culmina na própria destruição do homem e a razão que é taxada como algo bom se torna a própria arma capaz de abolir o homem desprovido da Tao (largamente falada no livro). Enfim, é um livro muito interessante e vale a pena ser lido.

Rodrigão 12/09/2021

Conceito
Saber que somos os responsáveis por todas as ocorrências boas e ruins que acontecem ao redor não é uma questão do senso comum, mas deveria ser. Queremos sempre culpar a outros as consequências das nossas escolhas e na maior parte delas, são as figuras divinas. Precisamos parar de procurar culpados e assumirmos nossos atos falhos.

Marcelo Dias 15/09/2021

Moralidade, Huxley e afins
Quando abro a aba de resenhas de um livro aqui no Skoob vou logo naquelas mais simples, concisas, sem muita firula e sem embromação; de complicados já bastam os livros "per si".

E por falar em complicação, é o caso desse livro.

Como informa a contracapa do livro: nele, Lewis defende a moralidade absoluta e os valores universais, expondo as consequências da falta desses princípios na sociedade. Em suma, critica os argumentos relativistas que permeiam a sociedade contemporânea, concluindo que a tentativa de abolir a moralidade equivale, no fim, a abolir o próprio homem (ou a humanidade deste), daí o nome do livro.

A complicação citada mora na densidade argumentativa desse livro (um leitor mais inteligente talvez não ache :-D). A parte narrativa/argumentativa do livro tem meras 66 páginas e levei 3 dias pra terminar.

O argumento principal é: ao se retirar a moralidade "natural" da humanidade e tentar substituí-la por qualquer outra coisa que guie o progresso da humanidade perderemos tudo, até mesmo o sentido próprio de humanidade. Retire os valores mais arraigados do homem e você não terá nada mais que uma mera máquina biológica, um animal irracional, um ser vazio. E Lewis já adverte: nem adianta cogitar ser capaz de inventar novos valores que possam nos guiar! Uma vez que se renuncia ao Tao (valores morais universais) você entra em lugar-nenhum, do qual não há possibilidade alguma de se criar um novo sistema de valores e moralidade.

Esse argumento central se desdobra em mil e uma ponderações e abstrações bem mais específicas e complexas de se entender. Se digo que compreendi 70% dos argumentos é com boa dose de otimismo!

Mas enfim, não é um livro impossível de se compreender, as 4 estrelas que dei vão pela parte que consegui assimilar haha

Agora vai uma dica extremamente pessoal que talvez não funcione com qualquer um: LEIA ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de Aldous Huxley, antes de ler esse livro. Sério, só leia!

A sociedade do livro de Huxley se encaixa muitíssimo bem em certas abstrações que Lewis propõe ao falar da abolição de valores e da "conquista do Homem sobre a Natureza". Já ter lido Huxley foi de grande valia para entender e conjecturar o que Lewis propunha. Para provar o que falo vou deixar aqui alguns trechos da fala de Lewis neste livro que eu olhei e gritei: "É O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, CARAMBA!!!" (quem já leu provavelmente vá ter a mesma reação).

"E no que diz respeito aos contraceptivos, há um sentido paradoxal, negativo, em que todas as possíveis futuras gerações são os pacientes ou objetos do poder exercido por aqueles que já estão vivos. Se usados simplesmente como método contraceptivo, eles estão negando a existência; se usados como meio de reprodução seletiva, sem voz que concorde, estão sendo feitos para ser o que uma geração, por razões próprias, quiser que sejam. Desse ponto de vista, o que chamamos de poder do Homem sobre a Natureza, revela-se como o poder exercido por algumas pessoas sobre as outras, tendo a Natureza por seu instrumento."

"Cada geração exerce poder sobre os seus sucessores; e cada uma, na medida em que modifica o ambiente legado a ela e se rebela contra a tradição, resiste e limita o poder de seus precursores. Isso modifica o quadro que, às vezes, é pintado de uma emancipação progressiva da tradição e um controle progressivo dos processos naturais, resultando em um aumento contínuo do poder humano. Na realidade, é claro, se em algum período da história se alcançasse, pela eugenia e educação científica, o poder de fazer dos seus descendentes o que bem entendesse, todas as pessoas que viessem depois estariam conformadas a esse poder. Seriam mais fracos, não mais fortes, pois embora possamos ter posto máquinas maravilhosas em suas mãos, predeterminamos como eles as devem usar. E se, como é quase certo, a era que alcançou assim o poder máximo sobre a posteridade também fosse a era mais emancipada em relação à tradição, ela estaria engajada em reduzir o poder de seus precursores quase tão drasticamente quanto aquele dos seus sucessores. Devemos lembrar também que, bem à parte disso, quanto mais tarde vem uma geração final — quanto mais próxima ela vive daquela época em que as espécies serão extintas — menos poder ela terá de avanço, porque os seus objetos [de manipulação] estarão reduzidos. Por isso, não há dúvida de que há um poder investido na raça como um todo que estará em constante crescimento, enquanto a raça sobreviver. Mas os últimos homens, longe de serem os herdeiros do poder, serão todos homens sujeitos ao extremo, à mão-morta dos grandes planejadores e manipuladores e eles mesmos exercerão menos poder sobre o futuro."

"O último estágio terá chegado quando o Homem tiver obtido controle total sobre si mesmo por meio da genética, do condicionamento pré-natal e da educação e da propaganda baseadas em uma psicologia perfeitamente aplicada."

Laiana 30/09/2021

Considerações.
De fato, o livro é bem complexo, sempre ouvi pessoas falando da dificuldade e não imaginava que seria tão grande.
Não pretendo dar muitos detalhes, pois cada pessoa vai ter uma experiência, e dependerá da bagagem de cada leitor, mas o livro aborda a temática de moralidade, valores universais e expõe as consequências da falta desses princípios na sociedade.

Sendo meu primeiro contato com obra, com toda certeza, irei reler e buscar compreender um pouco mais dos ensinamentos.
Este livro possui um texto mais acadêmico e com termos bem difíceis, li imaginando o Lewis como um professor, e me senti aquela aluna que mantém total concentração para não perder nada.
Por fim, deixo uma citação que achei interessante.

"A tentativa de abolir a moralidade equivale, no fim, a abolir o próprio homem, não podemos nos render à tendência relativista que permeia a sociedade contemporânea."

Amanda Tadeu 04/10/2021

Uma leitura difícil, mas que vale a pena!
A Abolição do Homem foi uma leitura que encontrei certa dificuldade de compreender no início. O autor apresenta seus pensamentos de uma forma que eu não estava acostumada, e por ser o primeiro livro filosófico que li, encontrei certa dificuldade para entender qual era seu propósito.
Acabei insistindo pelos diversos elogios que ouvi a respeito do livro e por me interessar pelo autor. Que bom que insisti!
A Abolição do Homem te traz a compreender porque chegamos onde estamos, quais as implicações disso e como o mundo ainda pode piorar! Com uma visão sincera a respeito da humanidade e das escolhas que temos feito, Lewis me trouxe a uma grande reflexão, vendo como chegamos a tal situação difícil e como caminhamos a um mal ainda pior.
Agora quero dar uma dica para quem quiser ler esse livro: tente ao máximo ler um capítulo inteiro com o mínimo de interrupções. A linha de raciocínio de Lewis se apresenta um pouco complicada de se acompanhar em algumas situações (pelo menos em minha opinião), então tente chegar a conclusão daquele pensamento, para assim vir a compreender grande parte do que foi dito pelo autor.

Deborah 04/10/2021

Leitura obrigatória para professores
Esse livro deveria ser lido por todo os professores. Sério. Se você é professor e está lendo esse comentário, leia esse livro.
Lewis era um gênio.
O livro abriu muito a minha mente para minha atuação (na verdade pra minha responsabilidade) na docência.