A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Patresio.Camilo 27/06/2020

Resenha
Vendo outras resenhas, antes de escrever esta, até me sinto incomodado em escrever.
Pois parece que sou o único que não conseguiu entender este livro.
Penso que ficará pior, porque ler Lewis e fazer inúmeras alegorias (que muitas vezes nem existem) está na moda, e vi muita gente dando faniquito e falado da genialidade contida neste livro.
Que Lewis é genial, isso é inegável, e talvez este livro seja tão mas tão genial, que eu um simples leitor não consegui achar.
Um livro confuso, ideias fora de ordem, que sai do nada para o lugar nenhum. Para mim parece aqueles textos em que se mandam indiretas para outrem. Ou talvez a relatividade falada é tão grande, que o livro ficou totalmente relativo...
Enfim, gostaria de dizer que o livro tornou-se meu livro de cabeceira, mas não vai acontecer isto.
Ou então, falar que vou reler ele. Mas provavelmente não farei isso, vou para outras leituras.
Enfim, a não ser que você seja muito mas muito fã de Lewis e quer ler todos os livros dele, ai tudo bem, deve ler.
Agora se não, procure outro livro dele, com certeza ele tem livros melhores.
Natan 27/06/2020minha estante
Tenho esse livro mas não consegui avançar na leitura justamente por isso. É um livro mt confuso, bem diferente dos outros dele.

Juuh 27/06/2020minha estante
A leitura dele é muito complexa, chega a ser maçante. Estou cristianismo puro, é tanta comparação que ele faz q chega a perder o sentido do que ele realmente quer passar para o leitor, chego a ficar confusa e simplesmente esquecer do que se trata.

Juuh 27/06/2020minha estante
Estou lendo cristianismo puro e simples *

Natan 27/06/2020minha estante
Pois olha, Cristianismo puro e simples é 10 vezes de entender do que Abolição do homem.

Melhor de *

Juuh 27/06/2020minha estante
Não duvido, mas as inúmeras comparações , me cansa

Patresio.Camilo 27/06/2020minha estante
Que bom que achei gente que me entende...
Agora Ju sobre o Cristianismo Puro e Simples, o problema que eles são copilados do Lewis, daí esta falta de ordem que também dificulta para ler.
Porém ainda assim preferi ele que este Abolição...

Juuh 27/06/2020minha estante
Vou tentar ler carta de um diabo a seu aprendiz, acho que vai ser bem melhor.

Adriana 30/06/2020minha estante
Já li Cristianismo puro e simples, peso da Glória e Cartas de um diabo a seu aprendiz, desses três o único que eu consegui assimilar foi o de Cartas, os outros dois passou em branco, definitivamente Lewis, acho que não é para mim.

Paulin 11/07/2020minha estante
Mano, eu acho que você não captou a mensagem central do livro. Sem ofensa!
Eu também não entendi tudo que ele falou lá, discordei de algumas coisas e concordei em varias. Se quiser ter uma explanação um pouco maior sobre o livro, olha a resenha que eu fiz dele. Acabei de terminar. Abs!

Phelip 20/09/2020minha estante
CS Lewis é o autor mais superestimado que conheci, ou a maior fraude.

Mirrael 15/01/2021minha estante
Creio q teve essa visão por ser um livro filosófico/religioso e não de ficção

@biblioteca.da.ju 25/01/2021minha estante
Eu também não consegui, esse não deu, fiquei me sentindo uma jumenta, porque não entendi nada .

Agente K 31/01/2021minha estante
Toda essa dificuldade é em virtude da linguagem bem complexa. Bem comum isso. Mas se você quer realmente compreender o livro em questão, e á fascinante mensagem, requer releitura. Não é fácil. Mas quando se compreende é sem dúvida uma leitura extraordinária. De todo modo se não te edificar, procure outro que te edifique. Só não descredite algo simplesmente por não compreender.

Natha 22/02/2021minha estante
Creio que Não é uma questão de desacreditar o livro, ele não fez isso, até pq ele reconhece a grandeza de Clive ao escrever, penso que ele como outras pessoas tiveram dificuldades com a leitura - porque é uma leitura complexa e difícil - e apenas colocou isso ?

Elizangela 24/03/2021minha estante
#tamojunto Livro chaaaaaato

Kelly.MarAal 06/04/2021minha estante
Também não gostei. Achei um lenga lenga sem sentido. E olha que eu amo o Lewis, mas esse livro não deu não

Lucas.Dill 19/04/2021minha estante
Concordo totalmente, parecia um monte de nada com nada

Tiago 28/04/2021minha estante
Caramba, estranho ver gente que não gostou, acabei de ler o primeiro capítulo e me chamou mais atenção que cristianismo puro e simples. Espero não me decepcionar, mas se seguir como está vou acabar bem satisfeito com a obra

Alinne.Carneiro 07/06/2021minha estante
Eu tive que ler o primeiro capítulo 3 vezes (os outros li duas vezes, além de voltar no livro fazendo anotações) além de ver resenhas e depois discutir com alguns amigos. De fato não é um livro fácil mas de conteúdo admirável... a gente se sente meio burro qndo está lendo a primeira vez

Braulio 14/08/2021minha estante
Não é uma leitura fácil. Pode não funcionar para todos mas para mim funcionou bem o que ele quis passar. Precisa-se ler, anotar, reler e acreditar é há o que aprender nesse texto tão curto mas denso de ideias

Thay 17/09/2021minha estante
Comecei hoje a leitura e sendo bem sincera estou amando...

Nicole.Vasconcelos 19/11/2021minha estante
Comecei a ler hoje e estou gostando. Mas de fato é um tipo de leitura que demanda muito do leitor. Ter que ler o mesmo parágrafo mais vezes e tal.
É o tipo de leitura que mais me agrada, pois desafia meus conhecimentos.

Clarinha 22/01/2021

Foi o primeiro livro que li do autor e eu fiquei ENCANTADA! Não larguei até terminar. Aprendi muito mesmo e passei dias falando sobre ele pra todo mundo.
Shilton 22/01/2021minha estante
Outro livro de C S Lewis que e bom e Cristianismo puro e simples recomendo.

EdelinCerilo 22/01/2021minha estante
Caso queira descontrair um pouco a leitura, indico as crônicas de narnia é dele também

Clarinha 22/01/2021minha estante
@Shilton, eu quero muitooo, mas tenho que juntar dinheiro kkkk

Clarinha 22/01/2021minha estante
@ÉdelinCerilo, quero muito ler também, tô só esperando a oportunidade de comprar S2

EdelinCerilo 22/01/2021minha estante
A livraria familia cristã está baratinho as crônicas de narnia. Fui comprar numa livraria grande aqui fa minha cidade (Janina), cada livro estava em torno de 40 reais. Na livraria familia cristã está 44,50 todos os 7 livros

SÉRIO?????

Vou no site agoraaaa

Obrigada

Siim, :)

@aprendilendo_ 06/06/2020

Resenha de A Abolição do Homem
Com um conturbado inicio, o século XX foi rapidamente engolido por grandes governos ditatoriais os quais massacravam e roubavam qualquer um em seu caminho. O ideal maquiavélico de “os fins justificam os meios” tomou a Europa e talvez o mundo. Alguns homens traiam seus países por medo ou dinheiro, outros, enxergava sua pátria como um deus o qual deveria ser adorado por meio de sangue e violência. Nesse contexto, com sua primeira data de publicação em 1943, A Abolição do Homem, de C.S Lewis, tem como tema a relativização ética e moral do ser humano.

Após receber um livro didático destinado aos jovens do ensino médio o qual tem em si, de forma implícita, uma ideologia empirista, um dos mais influentes autores cristãos dos últimos tempos se propõe a fazer uma crítica direta aos vícios da era contemporânea os quais estão tão presos aos relativismos da forma certa de conduta. À vista disso, com cerca de 110 páginas, a escrita é dividida em três capítulos: Homem sem peito, O caminho e A abolição do homem. E um apêndice o qual reúne regras e valores diversos de religiões. Dito isso, o líquido da obra tem cerca de 80 páginas de uma dura e racional oposição aos subjetivismos.

Por meio de varias divagações sobre as consequências do condicionamento das bases éticas a algo abstrato, o autor não se abstém de longos de desenvolvimentos até demonstrar o porquê de suas conclusões, como, por exemplo, “Criamos os homens sem peito e esperamos deles a virtude e a iniciativa. Zombamos da honra e ficamos chocados ao encontrar traidores em nosso meio”. Dessa forma, há um ataque liquidante através de analogias e contextualizações, além de maneira brilhante, demonstrar o quão perigosa é essa falsa noção de mundo relativo e como ela já afetou e poderá afetar toda a forma de se viver em sociedade.

A Abolição do Homem foi a minha primeira obra de Lewis, li com a intenção de ter um tempo descontraído e sequer olhei a sinopse antes de começar. Ledo engano. Por muitas vezes me perdi e fui frustrado por não compreender bem. Apesar disso, depois de esforço e persistência, as ideias começam a se encaixar de forma mais natural e a leitura toma um novo tom mais ameno. No final, por incrível que pareça ficamos com uma forte vontade de continuar a ler mais sobre o tema. Portanto, apesar do tamanho diminuto da obra, A Abolição do homem é talvez uma das escritas mais complexas de Lewis. Entretanto, essa complexidade justifica-se como necessária, pois ao fim, tem-se um total entendimento daquilo pretendido pelo autor e não sobram brechas teóricas ou argumentos rasos. Como consequência disso, recebe-se um presente de retórica a qual poderá ser usada em diversos momentos ao longo da vida. Um ótimo livro para aqueles em busca de um tema atual e complicado o qual estará sempre, de forma implícita, presente nos debates, sejam eles políticos, religiosos ou familiares.

Para mais resenhas, acesse: aprendilendo.com.br

site: aprendilendo.com.br
almeidalewis 07/06/2020minha estante
Nessa altura creio q sabe que esse foi um dos livros mais preferido de lewis ( se não o mais!)

@aprendilendo_ 07/06/2020minha estante
Sim, com certeza e não é pra menos, há todo um capricho a mais na dialética encontrada na obra. Fora o tema que sempre foi um dos mais abordados por Lewis.

almeidalewis 07/06/2020minha estante
O bom é que sua resenha dá um panorama abrangente que nos auxiliar a decidir por dá uma chance para o livro ou não,?

@aprendilendo_ 07/06/2020minha estante
Obrigado pelo elogio!

Mairim.Oliveira 05/08/2023minha estante
Amei a resenha, estava em dúvida se estava interpretando errado, obrigada

Jandira.Antunes 08/10/2023minha estante
Através da sua resenha, consegui obter um resultado mais eficiente deste livro maravilhoso obrigada

Daniel Chaves 02/03/2024minha estante
No início é difícil de interpretar, o restante parece que tá no início kkkk. Valeu pela a resenha, me ajudou muito??

Kesiah_00 05/05/2021

Grandioso
Lewis mais uma vez provando que não é só de excelentes fábulas infantis que se faz um gênio literário, Muito bom, interessantíssimo, pena que não entendi quase nada...
Mary 05/05/2021minha estante
Kkkkk ainda n li essse livro, mas pretendo
Provavelmente minha reação vai ser igual kdkdkdk

Kesiah_00 06/05/2021minha estante
Leia, a experiência vale...

Mary 06/05/2021minha estante
Quero ler hehehehe, no momento eu estou lendo "além do planeta silencioso", tbm é dele kkk

Kesiah_00 06/05/2021minha estante
Huum legal!! Nao conhecia esse não, vai pra minha lista!

Mary 09/05/2021minha estante
Boa boa heheheh é bom einn tô gostando ksksk só me falta tempo (é força d vtt ?) p ler ksksks

Rhuan 10/06/2021

Complicado demais pra minha cabeça.
Não sou muito fãs de livros que eu tenho que procurar vídeos de explicação para conseguir entender alguma coisa, então por esse motivo já justifico a minha nota pra esse livro. O livro começa sem uma introdução ao assunto, você cai de paraquedas em algo tão profundo e difícil de entender que a mente já dá tela azul. Assisti um vídeo explicando o primeiro capítulo e quando entendi, gostei. Mas depender de outro recurso pra me explicar algo não é algo que procuro num livro.
Yllocin.Osodrac 10/06/2021minha estante
Parei a leitura de Cristianismo puro e simples por causa deste mesmo motivo :/ deixei pra terminar em outro momento

Bruno 10/06/2021minha estante
Observei algumas coisas: é necessário ler mais devagar; se possível com lápis e papel faça anotações; não leia antes de dormir.

Bruno 10/06/2021minha estante
Leia em uma outra oportunidade. Eu lerei todos novamente, a partir do ano que vem. Dos mais simples até chegar aos mais complexos.

Rhuan 10/06/2021minha estante
Boa dica, Bruno!

Anna 26/07/2021

Livro excelente. Discorre em torno de preceitos discutidos na Ética. A linguagem pode ser difícil para alguns, mas com persistência você se acostuma, não tenha receio de reler algo caso não tenha entendido a princípio. É dividido em 3 capítulos - 1; Homens sem peito. 2; O caminho. 3; A abolição do homem - todos estão ligados entre si. Assuntos em pauta envolvidos são: Falta/negação de sentimentos, objetivo e subjetivo, o que torna o homem humano, impulso e instintos, sentimentos racionais, controle e poder, posteridade e racionalidade.
Araújo Cruz 16/08/2021minha estante
Você saberia me explicar, uma vez que não entendi, o porquê da aceitação de sublime, mas não de belo? ?

Anna 24/08/2021minha estante
Bom, a começar o autor explica sobre conceitos.Tendo isto em vista, precisamos pensar sobre o que é "belo", o que é "sublime" e suas considerações. O belo é agradável, bonito, de fato belo, o sublime é além, quebra as barreiras da visão e do que a agrada, "nem tudo que reluz é ouro", por assim dizer. Ambos têm particularidades, mas são definições diferentes. Talvez enxerguemos o aparente, o visível, mas não conseguimos ver além, justamente por nos predermos apenas ao que é "visível". Espero ter ajudado

Araújo Cruz 29/08/2021minha estante
Huuum. Bom esclarecimento! Seu comentário foi sublime. ??

Anna 31/08/2021minha estante
??? Fico feliz por ter ajudado com isso?

Diego 31/08/2022

Livro profundo
Trata-se de obra que necessitarei revisar de tempos em tempos.
Assuntos profundos que, confesso, em certos momentos não compreendi 100%.
O capítulo que dá nome à obra é ótimo, com passagens da mais pura ficção científica.
Voltarei a este livro para tentar compreender o que não alcancei nesta primeira leitura?
Idma 31/08/2022minha estante
Tenho a mesma sensação lendo Lewis: livros pra ler e reler! São discussões complexas mesmo?

Lari 31/08/2022minha estante
Achei um dos livros mais difíceis do Lewis, tive a mesma sensação de "preciso reler". Mas é sensacional!

Aryana 02/09/2022minha estante
Gente, eu me senti tão burrinha lendo esse livro ? Preciso reler!

Idma 02/09/2022minha estante
Kkkkk, TMJ, Aryana!?

Raquel 04/10/2020

Um Livro Verde cria uma geração verde.
A ABOLIÇÃO DO HOMEM – C.S. LEWIS

1. Homens sem peito

Para Gaio e Tito a beleza é relativa, está condicionada ao estado do ser humano, de modo que não há valor objetivo. Lewis acusa um pressuposto que poderia influenciar o futuro negativamente, demonstrando como o relativismo e o ceticismo são prejudiciais na educação. Desse modo, ele aponta a filosofia do “Livro Verde” como uma filosofia ruim e, de certa forma, desonesta, visto que os autores haviam se comprometido com a publicação de um livro sobre gramática e literatura. O “Livro Verde” contradiz o conhecimento clássico, aprendido e vivido por Lewis. A educação moderna já apresentava um relativismo que enfraquecia e apresentava problemas éticos, teológicos e políticos, porque a base para uma educação ética, uma teologia sadia e uma política benéfica são a razão, isso é, o fundamento que determina o certo e o errado. “A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas...”, isso é, não cabe ao educador remover as emoções do indivíduo, mas sim formar sentimentos benéficos como o prazer pelo bom, o gosto pelo belo, o desprazer pelo feio e o desgosto pela maldade. Educar não é transformar um indivíduo em uma alma seca e racionalista. A educação acontece com o tratamento dos elementos essenciais do ser humano, as emoções devem ser treinadas e não eliminadas, ou seja, devem ser dominadas através da razão: “A cabeça dominando as emoções através do peito.” Através da razão, da análise dos fatos, a emoção é treinada. Homens criados de acordo com a filosofia proposta por Gaio e Tito são homens sem peito, eles não têm o órgão que gera o fruto moral. Essas pessoas não tiveram suas emoções treinadas e por isso não conhecem o certo e o errado. Remover a fantasia e o sentimentalismo cria uma geração de pessoas secas, racionalistas e automatizadas. Os indivíduos perdem o pensamento crítico e a percepção da realidade, tornam-se incapazes de produzir bondade e beleza.

2. O Caminho

Os homens que são formados por “Livros Verdes” se tornam homens sem peito que, tragicamente, são chamados de intelectuais. Através de “Livros Verdes” foi criado um sistema que exclui a verdade absoluta e blinda aqueles que possuem o título de intelectualidade, de modo que eles não podem ser questionados. Foram esses intelectuais que fomentaram a Revolução Francesa, que gerou a destruição de toda a base com a falsa promessa de reconstrução e renovação da sociedade. O resultado foi o caos, a morte, a desestabilização da nação e de suas instituições. De acordo com o pensamento filosófico apresentado por Gaio e Tito, o indivíduo é maior que a nação, de modo que, de acordo com eles, se alguém morre em defesa da nação, o faz por instinto, o que contraria o que o próprio Lewis defendeu em um artigo chamado “Porque não sou pacifista” (...) A contradição e a falta do fundamento é tão gritante que ignora o instinto de proteção da própria vida. Ou seja, se a defesa da nação fosse instintiva, o indivíduo, também por instinto, valorizaria a sua própria vida. O que define essa questão é o ”Tao”, é o agir pelo certo, pelo amor, pela noção de valores daquilo que é certo e bom, e não pela frieza racional ou cegueira emocional. O Tao pressupõe equilíbrio, os valores morais fazem o indivíduo agir em prol daquilo que é correto, ao ponto de superar instintos. Sem o ”Tao” não é possível e muito menos racional aplicar juízo de valor. De acordo com Lewis, os educadores se dividem entre aqueles que partem da verdade absoluta - ”Tao” - e aqueles que não entendem o mundo como inteligível, racional, de modo que afundam-se em ideologias, destroem as bases que formaram o ocidente, consequentemente, destruindo a si mesmos. Em resumo, a proposta educacional de Gaio e Tito destrói a sociedade. O avanço moral não acontece, porque o conservadorismo é deixado de lado enquanto o pensamento relativista destrói ao invés de aproveitar o que é bom e reformar o que apresenta danos. A mera inovação, o progressismo, é autodestrutivo. Por outro lado, o conservadorismo é reformador. O relativo não se sustenta. Se não existem valores morais que direcionam a humanidade através da razão, o caos dominaria a vida em sociedade, ao ponto do anarquismo, em sua pior forma, tornar-se real.

3. A Abolição do Homem.

Essa é a consequência, o destino, da geração e, por óbvio, da sociedade, que aceita os moldes de ensino do “Livro Verde”: A abolição do homem. A educação é dividida entre os que amam a verdade e os que amam o poder. Querer o poder é o maior mal dos “intelectuais” que se alimentam de filosofias vãs. Enquanto professores que ensinam dentro do ”Tao” amam e reproduzem a verdade, construindo e mantendo a sociedade, os demais enfraquecem o indivíduo e trazem o caos para a sociedade, através da reengenharia social. Aqueles que amam o poder, buscam conhecer para manipular. A ciência nasce a partir da busca do homem pela verdade, mas a nova classe de cientistas, que não amam a verdade mas sim o poder, manipulam e enfraquecem o outros homens a partir do conhecimento científico obtido, com farsas e teorias que convencem e, até mesmo, paralisam mais da metade dos moradores do Planeta Terra. Buscando a modificação da sociedade através de ideias e teorias, os homens tornam-se fracos, tendo aquilo que é de essencial roubado: O Tao. A sociedade é usurpada, os indivíduos tornam-se fracos, desertos secos de emoções e racionalidade. O Homem torna-se sem peito, vazio de sentimento, abolido. O Homem usurpa o próprio Homem.

Resenha escrita a partir da fala do professor Josival (@teologandocomjo) no Núcleo de Estudo do SETEN.
laloarauxo 04/10/2020minha estante
Excelente livro! Também já li...
Pretendo reler em breve.

Raquel 04/10/2020minha estante
Sim! Minha cabeça ainda está borbulhando e sinto que não absorvi nem metade de tudo. Eu também lerei novamente.

laloarauxo 04/10/2020minha estante
Essa é a sensação de ler Clive Staples Lewis - também sinto a cabeça borbulhando...
É como se ainda houvesse muito a absorver.
E o termo Tao que C. S. Lewis usa como sinônimo de sistema de valores universal?
É um livraço com certeza!

Raquel 05/10/2020minha estante
Sim, que mente, não é mesmo? Aprendi bastante com o termo "tao", tanto no apêndice quanto em uma pesquisa que fiz.

Naty 25/10/2017

Esse é um daqueles livros que exigem bastante atenção e calma pelo leitor. C.S. Lewis critica, inicialmente, um livro nfantil que trata a subjetividade do ser humano numa redação como algo um tanto desnecessário. Então, C.S.Lewis fica perturbaso pelo que leu e decide escrever esse livro.
Nesse livro, ele fala como nossa sociedade tenta criar homens sem peito, ou seja, homens sem valores. Homens que tentam procurar uma razão e utilidade para tudo e tentam descartar tudo que parec mera tradição. A tradição é para eles algo a ser descartado, pois não há uma razão certa ou uma utilidade para ela. É aí que o autor entra para criticar essa visão.
Todo esse pensamento permeia a nossa sociedade até hoje e tenho a impressão que muito mais hoje que antes. Como C.S.Lewis, eu percebo que, em nome de uma falsa abolição do homem, os homens estão se tornando escravos do extinto ou de outros homens. O que muitos chamam de progresso é, na verdade, a destruição da nossa raça. A liberdade sexual, moral, ente outras que nos é pregada é, no fundo, um aprisionamento da consciência, o que nos torna homem.
Gostei bastante do livro. Não é um livro fácil de se ler, pois ele começa pelo assunto dos livros didáticos infantis, no primeiro capítulo, o que é muito mais difícil de compreender. Os outros capítulos, para mim, já ficaram mais claros, já que ele começa a falar mais sobre o assunto em si, ao invés de comentar sobre o livro que tanto o perturbou.
No final do livro, também, é bem interessante o fato de ele colocar uma comparação entre os valores de várias sociedades, mostrando-nos o quão parecidos são. Ele defende no livro Cristianismo Puro e Simples, o melhor livro que li dele, que todos nós nascemos com uma percepção do certo e do errado e comprova isso através de inúmeros bons exemplos.
Para quem anda não leu esse livro, eu recomendo bastante, mas é um livro que exige conceñtração, calma e uma visão de mundo apurada.
Pra quem já leu, mas ainda não leu Cristianismo Puro e Simples, sugiro que comece já a ler. É um livro excepcional.
Se mais pessoas tivessem a visão desse homem, o mundo seria melhor. Se destruirem nossos valores, qual será a diferença entre nós e os animais? A sociedade se sustenta neles. Salve a sociedade, salve os valores cristãos, salve a vida!
clauton 22/11/2017minha estante
A parte a qual ele comenta sobre o livro "verde" é meio difícil de digerir mesmo. Em breve, passo ela.

Naty 22/11/2017minha estante
Além de difícil de entender, acaba até sendo mais uma forma de chegar ao assunto em si que uma forma de mostra ao leitor algo revelante. No entanto, se você pensar direitinho dá para encaixar os dois acontecimentos. Uma coisa é a demonstração prática de outra.

Deymos 02/02/2018minha estante
Naty, existe alguma hipótese desse tal livro verde ser "O Manifesto Comunista" de Marx e Engels? Me surgiu essa dúvida, até porque em alguns momentos ele abre essa pequena hipótese.

Naty 02/02/2018minha estante
Realmente não sei.

Matheus 23/07/2020

Leitura interessante, mas complexa
A encadernação, em capa dura, é bem bonita e chamativa, capaz de atrair atenção de leigos para o seu conteúdo. Eu, pessoalmente, só conhecia C.S. Lewis pelas Crônicas de Nárnia, e fiquei curioso em conhecer o pensamento do autor, ao encontrar alguns de seus livros à venda em uma feira. Pois bem, nesta obra ele faz uma defesa de valores objetivos que considera vitais para a preservação da humanidade, criticando o relativismo que cada vez mais permeia a sociedade - cabe observar que o livro foi escrito na época da Segunda Guerra, mas o conteúdo é bem aplicável aos dias atuais.

O autor argumenta sobre como a descrença em virtudes que atribuam valor às coisas - se algo é bom, belo, justo, admirável ou, por outro lado, desprezível, condenável - acaba por degradar os indivíduos durante sua formação de vida, em um processo que, no final das contas, pode resultar na abolição do próprio espírito da humanidade. Ele mostra como a preservação de valores como justiça, altruísmo e a defesa da verdade foi feita e incentivada por diferentes culturas durante a história, cada uma com suas doutrinas e modos distintos de educar as gerações futuras, mas todas com alicerces semelhantes

O conteúdo do livro é denso, nível de textos acadêmicos, eu diria, sendo necessária uma leitura atenta para compreender a complexidade do pensamento do autor, todos os caminhos percorridos ao longo das explanações e a base dos seus argumentos. Eu, por exemplo, li duas vezes cada um dos três capítulos expositivos, e constantemente foi preciso parar e refletir acerca daquilo, fazendo a devida ligação com os pontos criticados inicialmente e tudo o mais. Por vezes as analogias e referências feitas no texto são colocadas sem muito contexto ou explicação do autor sobre o que aquilo se trata, o que prejudica o entendimento da associação e do fato em si que foi apontado.

Há alguns errinhos na edição, como uma palavra faltando de modo que a frase perca o sentido, números de citações trocados, enfim. O livro não possui notas de rodapé, apenas uma parte final dedicada às referências/traduções/explicações de trechos citados, o que prejudica um pouco devido ao grande número de citações, que nos obriga a frequentemente revisitar a seção, denominada de "Notas finais". Utiliza ocasionalmente expressões em latim sem a devida tradução/significado.

Gostei de me familiarizar com o ponto de vista do autor, e considero importantes as reflexões que ele traz para pensarmos no que acreditamos, a forma que agimos e aonde estamos nos encaminhando como humanidade, mas o livro está longe de ser uma leitura fácil.
Pris Vieira 05/10/2020minha estante
Iniciei a leitura ontem.. de fato já percebi que é quase científico. Mas já li outros livros do Lewis e ele tem essa pegada. Recomendo "Os quatro Amores". Foi o primeiro que li após ler "As cronicas de Narnia". E tive a mesma impressão.. "caramba! análise cientifica e logica do amor?!!" Mas após terminar a leitura se tornou pra mim um dos melhores e mais edificantes que já li. :)

Matheus 12/10/2020minha estante
Agradeço a recomendação! Ainda não conhecia esse dos Quatro Amores, mas me interessei.

Pris Vieira 13/10/2020minha estante
Vai gostar.. E agora q acabei d ler a abolição do homem, posso dizer que é melhor. "Amar é ser vulnerável" é de la q vem essa frase..

Beatriz 30/05/2020

Complexo
Em "A Abolição do Homem", C. S. Lewis faz uma abordagem filosófica sobre as consequências da educação moderna que relativiza os conceitos da Lei Natural (Moralidade), ou, como o autor denomina, o Tao. Lewis faz uma defesa belíssima da importância do Tao no desenvolvimento de diversas civilizações (egípcia, chinesa, grega, romana, judaica, cristã e aborígenes) e mostra que mesmo vindas de épocas e regiões diferentes, todas tem leis naturais em comum. Eliminar da educação os preceitos do Tao em prol de seguir os Instintos (sempre em conflito) e uma pretensa racionalidade, terá como consequência uma geração de indivíduos dominados por uma minoria de Manipuladores. Abolindo-se o Tao, a essência humana se perde a cada geração. A conquista final do homem sobre a Natureza (Humana), será, enfim, a sua destruição.
Uma obra completamente atemporal, "A Abolição do Homem" é um livro que todos deveriam ler e refletir.
Paulin 11/07/2020minha estante
Também gostei do livro, deu 4,5 estrelas. Mas acho que não é para todo mundo rs. É complexo e denso, quem não entender a mensagem central pode acabar tendo uma visão errada da obra. O ?ideal? é que o leitor tenha um pouco de base em filosofia moderna para entender melhor esse livro. ;)

*dei 4,5 estrelas

Beatriz 15/07/2020minha estante
Concordo! É uma leitura bem densa.

Elber.Joaquim 17/05/2020

Altamente recomendável para educadores
Se vc é professor, precisa ler este livro;
Se já leu "Admirável mundo novo", precisa ler este livro;
Se curte leituras reflexivas, precisa ler este livro;
Se admira C S Lewis, leitura obrigatória!
Paulin 11/07/2020minha estante
Eu estou pra ler Admirável Mundo Novo! Acabei de ler o Abolição. Eles podem dialogar de alguma forma amigo? (Sem spoleires ;))

Elber.Joaquim 13/07/2020minha estante
Com certeza, não tem como ler um sem lembrar do outro.

Vieira 04/01/2021minha estante
Pense em um livro fantástico.

Wesley David 29/10/2020

Um livro preferido até por Lewis.
Ouvir sempre dizer que este é um livro que está na prateleira de cima das obras de Lewis para a maioria dos leitores. E sim, foi uma das obras preferidas de Lewis.

Uma obra de crítica ao pensamento que considera a verdade objetiva inexistente ou relativa, em suma que nada é verdade em si mesmo. Uma característica é afirmar que as coisas ou objetos não tem qualidades em si mesmas, mas que cada um de nós dá uma qualidade de acordo como se sentimos na presença de tal coisa.
Isso foi resultado de um livro didático destinado aos jovens do ensino médio, que propagou uma ideia subjetivista da conduta moral na sociedade.
O apêndice traz um lista de exemplos de fontes que estão inseridas na chamada Lei natural, que é discorrido algumas vezes durante os capítulos.

Não é uma leitura fácil, se faz bastante necessário a atenção e o uso das notas finais pelo leitor. Mesmo sendo um livro pequeno é uma das obras mais complexas de Lewis, com um capricho na dialética que é aproveitada durante qualquer período da vida.
Guilherme.Rosato 29/10/2020minha estante
É um livro que sempre tem de se reler, vez ou outra. Excepcional

Wesley David 30/10/2020minha estante
Verdade, excelente livro.

Daniel 10/11/2020minha estante
Rapaz, li este livro umas 3 vezes e sinto que não absorvi ainda o que Lewis queria demonstrar. Vou ler ele de novo depois.

Edson 21/03/2024

Homem, lobo do homem.
Lewis inicia sua obra com duras crítica a outra obra, porém ele não cita seu título, mas a chama de Livro Verde. O intuito da crítica é esclarecer o desvio moral desta obra, que inclusive fora escrita para jovens.
Para Lewis, a obra objeto da crítica, tende a formar indivíduos desprovidos de caráter; débeis; descompromissados com a sociedade que os cercam; e descompromissados com a posteridade, pois não há uma preocupação, por parte dos autores, com o conteúdo ensinado ou há um propósito obscuro.
Junto as críticas, Lewis rememora escritos passados de antigas civilizações, sabedorias que conduziram os homens seguros até nossos dias. Ele cita os conhecimentos e tradições do Tao (o que mais faz menção como o caminho), do judaísmo, da Grécia, do Egito e da Babilônia. Em contra partida, a obra criticada, afasta o homem do caminho e da razão prática, levando-o a viver por instinto.
Ele também chama tais autores modernos de inovadores, manipuladores e mentes abertas, que se gabam de dominar a natureza sob a égide da ciência, mas para Lewis não passam dominadores de homens, ou seja, poucos dominando muitos. Desta forma ele conclui que ? a conquista final do Homem revelou-se a abolição do Homem?, (64) desordem e caos.
Fabricio268 21/03/2024minha estante
Skoober, sou seu fã!!

Rogéria Martins 21/03/2024minha estante
Amigo, você faz leituras incríveis e resenhas excelentes!
Meus parabéns! ???

Edson 23/03/2024minha estante
Vcs são gentis, obg. Mas confesso que são vcs que me inspiram. ?

Jessika.Rosa 12/08/2021

A abolição do homem
C.S.Lewis como todo mundo já sabe é um autor com uma escrita bastante complexa, mas, como sempre, cirúrgico em tudo o que fala e em todas suas analogias.

Esse livro em especial eu tive muita dificuldade para entender, pesquisei por análises no YouTube e ai consegui entender melhor a mensagem que ele queria passar.

É um livro difícil de ler, de entender, mas que depois vale muito a pena. Mas realmente não é pra qualquer um kkkkkkk

"A conquista final do homem revelou-se a abolição do homem".
Araújo Cruz 16/08/2021minha estante
Acabei agora o primeiro capítulo. Confesso que vim aqui exatamente procurar comentários sobre, pois achei que sou não estava gostando. A grosso modo, até agora, é compreensível. Porém, o que complica são as fundamentações que ele usa para explicar a crítica. É muito difícil acompanhar a reflexão metafórica que ele faz. E não tenho como falar que a escrita dele é complicada, uma vez que estou lendo a tradução e não verdadeiramente os escritos dele. Às vezes é a tradução que colabora. Mas fico na dúvida se é a tradução que tá complicando ou o próprio autor que tem a escrita complexa.

Jessika.Rosa 16/08/2021minha estante
Eu já li um original dele e é realmente complexo nesse nivel sim viu ? mas eu vi analises de um cara q chama Elton Luiz no YouTube e consegui entender melhor, super recomendo a análise dele

Araújo Cruz 16/08/2021minha estante
Certo! Vou procurar assim que findar a leitura. Grato pela recomendação.