A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Isis.Miguel 08/11/2020

A abolição do homem
?A abolição do homem? é o segundo livro que li de C. S. Lewis. O primeiro foi ?Cristianismo puro e simples?. Com toda certeza, aquele é muuuuito complexo se comparado a este, mas não deixa de ser uma leitura enriquecedora, como todos os livros de Lewis.

Não tenho dúvidas de que lerei este livro novamente, pois com uma leitura é impossível absorver a riqueza de conhecimento que o livro traz, embora bem pequeno.

Lewis mostrou mais uma vez que era um homem bem a frete de seu tempo.

Excelente!

Pedro 09/11/2020

O Caminho
Gostei da leitura. Da definição de ?caminho? e de como esse ?caminho? é comum em diversas culturas. E foi esclarecedor ver como saímos do caminho e isso nos leva à destruição. Muito bom!

Ana Flor 18/11/2020

Se você gosta de Psicologia, Educação, Sociologia e Política, gaste tempo com esse livro!
Vale muito a pena a leitura!??

Aimee.Eduarda 30/11/2020

A abolição do homem
A abolição do homem é o menor, porém mais denso, livro que já li de Lewis.
Ao decorrer da leitura, ele faz a defesa dos valores tradicionais, que acompanham a humanidade desde sua concepção.No entanto, a modernidade vem deixando de lado, como se ela fosse aquilo que atrapalhasse a evolução do homem.
Mas na verdade os percursores de tal ideia estão planejando não a liberdade definitiva do ser humano, mas a sua total abolição.
Porque sem os valores que a norteia, a sociedade morre, entra em uma crise infinita, pois todas as virtudes advem dos valores que são essenciais para seu crescimento e controle das maldades.
Assim, por mais que a promessa seja de progresso sem a tradição, isso jamais pode acontecer.

Anderson Theodoro 30/11/2020

Crítica ao relativismo
Ler C S Lewis é uma arte, rsrs...
A moralidade, para ele, sustenta a própria existência humana enquanto o relativismo mina todas suas forças.

cecilia vai a roma 05/12/2020

Muitas ideias e pouco foco.
2.5/5?
É a minha segunda leitura de C. s Lewis tava bem ansiosa pois fui introduzida com Cartas do diabo para seu aprendiz, bom fiquei frustrada. Achei que A Abolição do Homem foi reflexivo e entregou ideias interessante, que em parte concordo e acho que deve ser lido por muitos outros. Principalmente o primeiro Capítulo 'Homens sem peito" Que se encaixa muito na atualidade.

Ainda sim, senti falta de um pensamento Linear, o autor ficava dando voltas em outros assuntos e isso me incomodou bastante.

Douglas Skarloff 12/12/2020

Um livro denso, mas possui um conteúdo sublime.
Tal é o caráter tragicômico da nossa situação - continuamos a clama.
por essas mesmas qualidades que tomamos impossíveis. Mal podemos abrir um periódico sem
topar com a afirmação de que nossa civilização precisa de mais "ímpeto", ou dinamismo, ou auto-
sacrifício, ou "criatividade". Numa espécie de mórbida ingenuidade, extirpamos o órgão e exigimos
a sua função. Produzimos homens sem peito e esperamos deles virtude e iniciativa. Caçoamos da
honra e nos chocamos ao encontrar traidores entre nós. Castramos e ordenamos que os castrados
sejam férteis.

Luiz_ludwig 13/12/2020

Defesa dos valores tradicionais
Um ótimo livro que expõe as intenções dos homens pós-modernos em romper com os antigos valores e utilizá-los e deturpá-los para controlar outros.

Carina 31/12/2020

Difícil
É um livro muito culto, o que torna a leitura bem complicada. Trás muitas questões importantes. Como a aparente falta de propriedade do que pode causar no futuro alguns estudos duvidosos. Afinal, muitas coisas simplesmente damos como certo sem fazer uma averiguação. Enfim.

Liliane 13/01/2021

Uma leitura atemporal sobre ensino, transmissão de conhecimentos, sentimentos, valores, emoções, escolhas e, entre outras coisas, razão.
Uma crítica sensível à tarefa de educar sem alienar nem omitir informações imprescindíveis ao conhecimento e crescimento pessoal e global.

Ingred.Cardoso 24/01/2021

De fato, profético.
Confesso, precisei assistir uma resenha para conseguir entender se realmente estava entendendo a proposta feita por Lewis, e por fim, estava bem equivocada. No restante, comecei a compreender o que ele
Realmente queria expressar, e meu Deus, que livro incrível. Visionário. Que leitura densa e proveitosa. Meu primeiro livro do CS Lewis, optei começar por um ?pequeno? e fui enganada achando que seria uma leitura ?fácil? HAHAHA, no mais, é isso.

Geórgia 24/01/2021

A ciência não dá conta de tudo
Em ?A abolição do homem? C. S. Lewis faz uma crítica ao Livro Verde, o qual era usado na educação científica nos anos finais nas escolas do Reino Unido. Com isso, o escritor questiona o ensino de uma ciência seca, a qual em momento algum considera a busca pela verdade ou pela moral, que acredita que o ser humano não deve dar importância a essas questões. Assim, num livro curto, mas muitíssimo denso, C. S. Lewis discorre sobre o quanto isso é problemático e de alguma maneira incoerente: quando é dito que o homem tem poder sobre a natureza, o que de fato acontece é que o homem tem poder sobre outros homens e a natureza aí é um instrumento para a constituição desse poder. O que o escritor tenta provar aqui é que não há humanidade sem essa subjetividade, a crença (de qualquer natureza), etc.

Eu fico pensando que num tempo em que o negacionismo científico está tão em voga, fazer o oposto também é muito preocupante. Negar o conhecimento científico é um retrocesso, mas negar a nossa própria subjetividade também coloca em cheque a nossa liberdade, a nossa humanidade. A exemplo disso, temos em ?admirável mundo novo? uma sociedade que, movida por um fazer científico deturpado, perdeu o prazer nas artes e deixou-se sob o controle da tecnologia, da vontade de progresso.