A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Laura.Sandrini 17/03/2021

Homens sem peito
E se os professores ensinassem que o mundo desprovido de propósito e carente de ordem? Como você ensinaria virtudes e como ordenar os amores se sem valores objetivos?

Lewis advertiu contra o mundo sem propósito ou ordem proposta. se educação apresentasse o mundo como sem virtude ou moralidade, então toda uma geração de jovens serem capaz de reconciliar as emoções (estômago) com intelecto (cabeça). Eles seriam "homens sem peito" ou sem moralidade.

Rebecca.Caroline 21/03/2021

Ao meu ver, essa leitura precisa de concentração, pq a escrita não é de fácil entendimento, pois, se trata de um livro denso, com muitas informações. Trás uma abordagem sobre a importância da moral, dos princípios e faz um dura crítica ao relativismo. Muito bom, eu recomendo.

Paula 23/03/2021

"No momento preciso, então, da vitória do Homem sobre a Natureza, encontramos toda a raça humana submetida a alguns indivíduos, e tais indivíduos estarão sujeitos àquilo que em si mesmo é puramente "natural" - aos seus impulsos irracionais. A Natureza, não atrelada a valores, governa os Manipuladores e, por meio deles, toda a humanidade"

Gigi 27/03/2021

Sobre valores morais
...? Uma vez que tenhamos vendido nossas almas, ou seja, nós mesmos, o poder assim conferido não pertencera a nós. Não seremos, na verdade, nada mais do que escravos e marionetes daquele a que vendemos nossas almas.?
Um livro que debate sobre o altruísmo, a caridade e o amor, além de expor as consequências da falta desses princípios na sociedade.
É uma leitura densa e profunda sobre valores cristãos, princípios morais e armadilhas sociais. Recomendo para quem já leu obras do autor.

Caio Hernams 27/03/2021

Esclarecedor...
"A diferença entre a velha e a nova educação é significativa. Enquanto a velha se empenhava numa iniciação, a nova meramente "condiciona". A velha lidava com os seus alunos como pássaros adultos lidam com os seus filhotes quando lhes ensinam a voar; a nova lida com eles mais como um domesticador de aves que lida com jovens pássaros -- fazendo-les isso ou aquilo com um propósito que as próprias aves desconhecem. Em uma palavra, a antiga era uma espécie de difusão -- homens transmitindo humanidade para outros homens; a nova não passa de propaganda"

Esse trecho já dá para entender do que o livros se trata.

Raquel.Albuquerque 18/06/2024

Preciso reler , por que com certeza esse é o livro mais importante ao meu ver do autor e mais complexo...

Matheus Curcio 05/04/2021

Comprometimento do coração
Ler esse livro foi desafiador e especial. Este é o meu terceiro contato com Lewis e agora, talvez já mais próximo, estou inclinado a pensar que compreeende-lo algumas vezes demanda muita atenção e memorização. Nesse livro, guardar cada informação que o autor vai apresentando desde o primeiro parágrafo é muito importante para compreensão ao final dos capítulos. Lewis não mastiga o conhecimento, pelo contrário, monta um grande banquete para os mais famintos, embora exija destes muitos modos ao se sentarem a mesa. Abolição do homem exige de nós uma compreensão da história do pensamento da moral, compreender a virtude, seus anunciadores e com eles, apresentar um grande contraponto, crítico, dos inovadores em princípios na modernidade. Por fim, é muito especial a dureza com que Lewis denúncia os críticos da tradição moral, também sua confiança na razão acima de tudo. Um livro especial, assim como costuma ser tudo que produziu seu autor. Tomara a virtude seja aperfeiçoada em cada leitor ao se deleitarem a cada página.

Eber.Cruz 24/04/2021

Abaixo do padrão.
Sinceramente de todos os livros do C.S. Lewis que li esse foi o mais fraquinho. (Ou eu não tenho o nível de conhecimento necessário para entender a obra. O que eu acho muito provável kkkk...)
Para ser bem transparente o livro acabou, e eu fiquei meio que boiando...

Pedro77 28/04/2021

Extremamente Atual!
Com toda certeza é um livro que previu a sociedade que vivemos hoje!

Escrito na década de 40, Lewis fala sobre como a sociedade daquela época estava perdendo o valor pela moral, tornando tudo relativo, liberal e individualista...

É um livro bem difícil, muita gente desiste dele ou fica boiando no final, mas calma kkkk o segredo é ler devagar, pesquisar algumas coisas e entender o que Lewis buscava dizer com esse livro.

O tema principal é a perda da moral. Lewis diz que a sociedade tem perdido o valor pela moral e pelos sentimentos; que tudo está se tornando relativo e como se tem buscado a liberdade de pensamento, considerando que o certo é o que você acha que é certo, e não um padrão, que segundo Lewis é primordial para a vida humana, esse padrão ele chama, em todas as suas obras, de Lei Moral. Neste livro é referenciado como Tao.

O ponta pé dos argumentos de Lewis é um livro didático que os escritores dizem, em uma mensagem subliminar, que o que importa é o que você acha que é o certo, que os seus sentimentos, impulsos e achismos definem o que é o certo. Além disso, Lewis mostra que os argumentos desses dois escritos levam a um pensamento de "poda" dos sentimentos, um adestramento que apenas leva a razão.

Lewis contra argumenta de forma sublime, mostrando como tal pensamento desencadeia uma reação em série que levará a Abolição do Homem...

É um livro muito bom, com Lewis mais uma vez sendo incrível... Não achei incrível como outros livros dele, mas por ser extremamente atual, bem escrito (por mais que seja difícil) é uma grande obra!

Douglas.Bonin 28/04/2021

Eu não sou agente k, mas as vezes chego perto
Se sentiu como alguém que não sabe ler? Vai falar bem para não pegar mal com o Pastor? Nos estamos de olho em você!

Cara, leiam cartas de um Diabo a seu aprendiz. Lewis é um baita escritor, e consegue reduzir o conhecimento que ele tem de forma espetacular através de narrativas, mas falha quando quer construir um argumento sólido não pelo conhecimento (que ele o têm), mas pela falta de sistematização, os argumentos dançam em um emaranhado de frases, é um tango da morte.

Eu concordo com alguns pontos sobre a relativização dos sentimentos que o autor crítica? Sim, podemos pensar no caso da literatura (este monstro que nos reúne aqui), existem livros bons e ruins, e quando alguém aponta que um livro é ruim por conta de sua estrutura, narrativa, capa, ou qualquer outra coisa, logo surge um paladino do livro bosta para dizer "mas gosto é relativo". De fato é, e é bom que cada um tenha o seu. Mas isso não excluí que exista livro bosta e sejam assim denominados por critérios erigidos.

No mais, a não ser que você curta muito o autor e queira conhecer toda a obra (e sério, eu te entendo), não perca seu tempo, a vida é curta e você só tem uns 2mil livros para ler antes de morrer.

Enfim, a modernidade não é tão ruim. Temos aplicativos de rede social para leitores e os atos de defesa a honra são somente assassinatos mesmo.

Julya.B.Silveira 29/04/2021

É um livro extremamente atual. Gostei bastante! :)
Nas poucas, porém densas páginas desta obra, Lewis critica os argumentos dos "inovadores" e alerta para o perigo do relativismo na sociedade pós-moderna e o subjetivismo nas escolas.

É um livro bem difícil, muita gente pode desistir dele ou interpretar de forma errada o que Lewis buscava dizer.

Recomendo a todos que tiverem interesse em conhecer esta obra que tenham antes uma introdução ao tema...
Mas vale muito a pena a leitura !

Laura 07/05/2021

a abolição do homem
é incrível a forma em que c. s. lewis consegue fazer uma crítica com um ar tão culta e elegante. quem me dera ter tido a chance de trocar uma ideia com esse cara, mas me contento podendo ler suas obras

recomendo mucho

Diana.Carvalho 10/05/2021

De início quero aqui expressar meu apreço pelas obras de Lewis sua genialidade encanta e nos ensina profundamente.
Cheguei a ver e analisar alguns resumos e me assustei um pouco,justamente porque sempre alegavam não ser uma leitura tão fácil.
Quando comecei achei realmente que não entenderia,porém pra minha surpresa o assunto principal do livro é:Educação, saber qual a perspectiva de Lewis sobre o assunto.

Não necessariamente será feita apenas uma leitura desse livro,até com o intuito de não se perder tenha em mente essa necessidade justamente por não ser uma leitura muito fácil.
Gaste tempo com essa leitura,garanto que é riquíssima e vale a pena.

Sara 12/05/2021

Uma crítica direta aos vícios da era contemporânea
Com certeza não é um livro de compreensão fácil, ele aborda nesse livro sobre o olhar dele a modernidade, como uma defesa dos conceitos de valores objetivos.
O autor foca na questão do esforço científico que nos leva a pensar sobre o niilismo.

Um curto ensaio que vale a reflexão