A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Lucas.Dill 19/04/2021

Livro bem aquém do q esperava, n me impactou em nada, parecia um monte de palavras aleatórias jogadas pra fechar um número de páginas para ser publicado
Babi159 21/04/2021minha estante
Eu também tive essa sensação quando tentei ler esse livro ano passado, mas acho que o problema era comigo. Não consigo crer no Lewis não sendo genial em alguma obra.

Julia.Gasparetto 05/03/2024

Adorei a forma como Lewis fala de um tema tão complexo, a moral, de maneira tão objetiva e sucinta. é quase inacreditável pensar que ele montou uma tese tão completa em tão poucas páginas.
Caio Vitor 05/03/2024minha estante
Ele tinha esse dom ??

Grasi 24/05/2020

Reflexivo
Muitos já disseram ser profético, visto que muito do que o autor argumenta, prediz e foi publicado 1944 se tornou realidade, também compartilho desta opinião, mas o que gostaria de acrescentar é que acima de tudo é um livro muito reflexivo, bem escrito, em alguns momentos requer muita concentração e que vale muito a pena ler. Gostei.

Helena Veloso 02/07/2020

Perfeito! Quem puder leia esse livro é todos as outras obras do C.S Lewis

Bernardo.Lameira 23/05/2024

Fraco
O autor não dá bons argumentos pra uma moral absoluta e objetiva como promete.
Apenas faz uma súplica para que tenhamos uma baseado em ideias filosófico-religiosas e diz que quem não concorda com ele é um "relativista idiota" que quer destruir a civilização e a humanidade.

No final das contas ele apenas chega no ponto inicial de onde partiu - nossa moral é relativa e depende das circunstâncias da nossa época, nossas necessidades e natureza humana inerente - porém tenta dizer que isso é algo completamente racional e nem um pouco subjetivo, o que é claramente um erro.

Recomendo a leitura a título de curiosidade.

Nay 17/06/2020

Ler esse livro foi um desafio pra mim, como fã do autor não poderia deixá-lo de lê-lo, ainda que já soubesse que ele é um dos mais difíceis do Lewis. Tô orgulhosa de ter conseguido ler, e não ter desistido, ainda que tenha ficado sem entender várias coisas kk mas foi interesse me desafiar e colocar meu cérebro pra funcionar mais.

Jéssica 30/05/2020

Um livro denso!
Acho que não tenho propriedade suficiente pra avaliar ou comentar esse livro. Achei uma leitura densa e que preciso ler novamente. Então, ele permanecerá na minha meta de leitura, rs.

Valério 01/02/2019

Necessário
Um livro que expõe como pensamentos ditos "progressistas" deturpam e derrubam valores.
Uma fundamental e pungente defesa da moralidade.
Com análise fundamentada e inteligente, C.S. Lewis derruba o malabarismo lógico que nos é imposto cada vez mais.
Um oásis para todos que sentem que o mundo está ao contrário.
Refrigério de sensatez.

Leituras e Reflexões 31/10/2018

Livro maravilhoso!
Lewis faz uma análise do caminho que educação (Inglaterra do século XX) estava trilhando e onde ela iria chegar - formando homens "sem peito" (que menosprezam a moral e princípios básicos), chegando mesmo a abolir o próprio homem (ser humano que valoriza a humanidade).
Esplêndido... um filósofo tão certeiro que chega mesmo a agir como profeta.

concurseirabencoada 05/01/2019

Complexo
Vai levar um tempo para você entender sobre o que se trata, mas, quando isso acontecer, fará muito sentido tudo o que é dito.

Adriano 12/03/2016

Clive Staples Lewis (1898-1963), nascido na Irlanda, foi um autor cristão que escreveu sobre uma variedade gama de assuntos. Muito menos contido que seu colega Tolkien, Clive esboçou opiniões de diversas maneiras: escritos “diretos” (Cristianismo Puro e Simples e A abolição do Homem), ficcionais (As crônicas de Nárnia e Trilogia Cósmica), metafóricos (Till we have faces, O grande abismo) entre outros (Cartas à Malcom, Cartas de um diabo a seu aprendiz).
Lewis, como alguém que viveu em um período em que a ciência e a tecnologia havia se tornado fundamental no dia a dia, não poderia ter deixado de dar suas impressões sobre esses temas.
É o caso de “A abolição do Homem”, escrito em 1943, justamente no meio da Segunda Guerra Mundial; guerra que o Reino Unido participava ativamente. Por volta deste período, Lewis falou sobre temas religiosos em muitos programas transmitidos pela BBC de Londres. A maior parte destas falas foi transformada no livro “Cristianismo puro e simples”.
As ideologias científicas por trás da guerra, a utilização de pesquisas científicas e a tecnologia empregada no fortalecimento armamentista aparecem como temas nos escritos de Lewis. Algumas vezes não muito evidentes.
“A abolição do homem”, que possui o subtítulo “reflexões na educação com referência especial ao ensino de Inglês nas últimas séries”, demonstra a preocupação com o que se ensinava nas escolas britânicas, principalmente no que se referia aos valores objetivos e a lei natural, o que Lewis se esforça em defender.
Lewis argumenta que de fato existem valores objetivos: a ação de um indivíduo pode ser objetivamente boa ou má. Segundo ele, há um conjunto de valores objetivos que tem sido compartilhado, com poucas diferenças, por cada cultura. Sem esses valores, nenhum julgamento de valor pode ser feito.
Ao final deste curto, mas provocante, livro, Lewis fala que a consequência desse abandono conduzirá até a abolição do homem, uma vez que sem valores não se poderá reconhecer o que resta de humanidade.
Interessante também é a crítica transversal acerca da atuação do homem face à ciência e à natureza. Lewis se questionava em que sentido o homem possui um poder crescente sobre a natureza. Segundo ele, “o que existe é um poder que alguns homens possuem, e que por sua vez podem ou não delegar ao resto dos homens. Sob esse ponto de vista, o que chamamos de poder do Homem sobre a Natureza se revela como um poder exercido por alguns homens sobre outros, com a Natureza como instrumento.” Esta conquista, assim, significa o controle por algumas centenas de homens do destino de bilhões.
Para Lewis, essa busca por controle e poder é o grande mal por trás da ciência em sua época.
Na Trilogia Cósmica, Lewis trata exatamente deste tema da busca por controle da natureza através da ciência e da tecnologia. Inclusive, uma argumentação sempre presente nessa série, é o cientificismo, a ideia de que a ciência pode explicar tudo e o tecno-determinismo, por meio do qual a sociedade segue inextrincavelmente o caminho demarcado pela tecnologia.
O personagem principal dessa série de livros, Elwin Ransom (sobrenome que pertinentemente significa “resgate”) é um teísta que abraça valores como piedade, caridade, honestidade e respeito por indivíduos. Em contraste, o vilão professor Weston é um brilhante físico que acredita que não há verdades absolutas. Weston esta disposto a sacrificar qualquer um ou qualquer coisa para atingir seu objetivo de propagar a vida humana em outras partes do universo. Claro que podemos dar uma colher de chá ao autor por essa dicotomia maniqueísta, mas o ponto afirmado é o da luta entre duas concepções de mundo opostas.
Lewis nos atrai, como cristãos, a participar intelectualmente no debate cientifico de nossa época. Será que o cristianismo tem algo a oferecer no campo das ideias para a filosofia da ciência? A resposta de Lewis é um retumbante “sim”, inclusive chegando ao ponto de alegar que a ciência, livre das concepções cristãs, sucumbirá eticamente. As novas biotecnologias estão aí para testar essa hipótese. Serão as modernas tecnologias capazes de abolir o homem em prol do desenvolvimento e do progresso científico?
mais textos e resenhas em http://oracaovalente.blogspot.com.br/

pico 16/04/2019

Nota: 4/5
A Abolição do Homem - C. S. Lewis
Thomas Nelson Brasil, 2017

Eu nunca imaginei que um livro relativamente pequeno como esse poderia carregar um peso tão grande.
Uma crítica ao relativimo e defesa aos valores morais universais de uma forma que ninguém poderia expressar melhor do que Lewis com sua perfeita eloquência e referências ideais.
No começo, o livro pode ser um pouquinho complicado de entender -e por esse motivo não recebeu nota máxima- mas a partir do segundo capítulo, o enredo já começa a ficar um pouco menos complexo, quando conseguimos ligar melhor o conteúdo com a atualidade.
Um livro que deve ser lido por todos -evolucionistas, religiosos, racionalistas, ateus- já que dialoga diretamente e filosoficamente com cada um desses, demonstrando pontos importantes de como o relativismo moral está inserido na educação e sociedade como um todo e os resultados dessa filosofia para a vida do Homem.

Saulo115 29/04/2020

O Educador...
"...A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos. A defesa certa contra sentimentalismos falaciosos é incutir sentimentos corretos. Quando ajudamos a sensibilidade dos nossos jovens a morrer por inanição, o que fazemos é só torná-los presas mais fáceis do propagandista. Pois a natureza faminta será vingada e um coração duro não é proteção infalível contra a insensatez."

Naty 19/04/2020

Muitos questionamentos que a gente nunca parou pra pensar. Só pelos últimos períodos ja vale o livro: Ele faz um questionamento sobre os Homens quererem saber tudo que tem "por trás" das coisas,mas supondo q vc olha por uma janela e vê o jardim,a janela está transparente e o jardim está opaco.Supondo que vc vê através do jardim,algo tem q estar opaco além dele para que você enxergue.Se você souber tudo por trás das coisas tudo vai estrar transparente,e você nao verá nada.