A Abolição do Homem

A Abolição do Homem C. S. Lewis

Resenhas - A Abolição do Homem

Deborarr 03/12/2022

É impressionante e incrível ver o caminho que Lewis segue em seus livros, ver a conexão entre eles. Tudo o que ele explica em Cristianismo Puro e Simples está ilustrado aqui! O evangelho analisado por um estudioso como Lewis, caaaara isso é magnífico.
Tudo o que ele mostra em seus livros é um evangelho de anulação ? o homem se anula para que DEUS cresça e apareça. Tudo mostra o quão maravilhoso é Deus. Isso tudo sobre o que ele fala e chama de Tao já nos é intrínseco, e não há como negar a existência de alguém tão maravilhoso e misericordioso.
A Abolição do Homem mostra muito do que estamos fazendo de errado nos dias de hoje, e ler estas páginas abriu meus olhos pra muitas coisas, mas eu tenho a esperança de que as pessoas sejam capazes de enxergar tudo isso e pensar por si mesmas e espero que não se percam no caminho.
Belle 13/12/2022minha estante
Aaaa n creio q tu tmnm lê Lewis, ameii

Deborarr 14/12/2022minha estante
eu amooo os livros deleee aaaa

Marcelo 02/12/2022

O mais complexo de Lewis?
Um livro denso, que deve ser lido sem pressa, de preferência relido. Na década de 40, Cs Lewis questionava a forma da educação tratar certos assuntos, esses que de uma maneira ou outra, refletia em valores e princípiosm que antes eram base de várias civilizações, marcos na sociedade, e que nos tempos atuais, temos dado menos valor, e buscado uma liberdade e uma evolução, que por fim das contas nos aproxima mais e mais do fim da espécie.

Giovana331 01/12/2022

Esse é pra ler refletindo na rede
Trata da homogeneidade que grande parte da sociedade tenta impor aos outros e o quão perigoso isso é.
É algo bem comum em um mundo pós modernidade onde querem que sejamos todos iguais e que também pensemos igual, tirando toda particularidade que cada um tem como ser humano único e pensante.

Gosto muito como ele nesse livro traz o perigo de questionarmos os valores morais e como se os negando (o que é impossível porque vemos em todas as culturas), correriamos o risco de perder justamente o que faz de nós diferentes dos animais. Seria essa então a abolição do homem.

Jennifer 01/12/2022

Leitura muito complexa e com comparações em excesso (às vezes se perdendo do objetivo principal). Não leria novamente.

Thayane Oliveira 26/11/2022

Livro profético
O livro é bem curtinho, e discute com precisão o que acontece quando a humanidade rejeita o conhecimento baseado na realidade, tradição e valores, só resta a ideologia e a inovação. Os cientistas e estudiosos mordenos tendo rejeitado o saber dos antigos, associou-se a um novo saber, onde artificialmente as pessoas são moldadas por ideias pré determinadas por essa casta, que ditam cada vez mais o futuro para das próximas gerações. O livro é tão atual e profética que fiquei horrorizada, estamos presenciando o conhecimento que rejeita a biologia, a edução que rejeita valores e no final é o próprio homem que é abolido.

Lommy 24/11/2022

Denso
O tema em si é interessante, mas os capítulos longos, as várias referências e notas e os termos específicos tornam a leitura muito densa e cansativa.

Lore.dossn 19/11/2022

?Sobre o Tao
"Dando um passo para fora do Tao, adentraram o vazio. Isso também não quer dizer que seus súditos sejam pessoas necessariamente infelizes. Eles não são sequer seres humanos; são artefatos. A conquista final do Homem revelou-se a abolição do Homem."

> Lewis defende aqui os valores absolutos, o Tao, que origina todas as coisas, em grande contraste com os relativismos modernos, que buscam ima razão por trás de todas as coisas, chacotam das emoções e das virtudes. Contra estes o autor argumenta que há coisas inescrutáveis demais para nós, não temos sequer a capacidade de criar uma cor nova, quem dirá um valor, exaltar a razão ao ponto de ignorar as emoções apenas faz nossa mente parecer maior, mas é em contraste da atrofia no peito, pisar fora do Tao é abandonar a humanidade, é abolir o homem.

> A obra é simplesmente genial, de extremo valor para essa discussão que ainda está em vigor, na defesa ao Tao. Mas admito que foi um livro bem difícil de ler, principalmente pela dificuldade do assunto, mas ainda assim foi uma leitura excelente e muito edificante.

Cristiane 14/11/2022

Escrito em 1944 mas tão atual que poderia ser de um autor brasileiro de 2022.

Na escrita de C. S. Lewis pude visulizar muitas coisas que estão acontecendo no Brasil atualmente.

Vale muito a leitura! Super recomendo!

11/11/2022

Vale vencer a batalha se no final vamos perder a guerra?!
A exposição de Lewis é fantástica. Apesar de datado pelas referências e posicionamentos de Lewis, A Abolição do Homem é essencial para quem quer entender o quadro geral que vivemos hoje.
Não é mais um livro teológico-filosofico de C.S. Lewis, mas sim uma obra filosófica-teológica! A partir de argumentos filosóficos, Lewis mostra o que nos aguarda no fim do século.

Marcelo 03/11/2022

A Abolição do Homem - "Curto e Grosso"
Foi meu primeiro contato com as obras de C.S. Lewis (Não, não tinha lido As Crônicas de Narnia, e, aliás fui descobrir que Lewis era o autor desse Best-seller após iniciar a leitura de "A Abolição do Homem".

A Abolição do homem, é um livro curto e grosso. Com argumentações diretas(complexas/polêmicas), Lewis faz a defesa da moralidade absoluta, aliada a alguns valores como a caridade, o amor, o altruísmo, alertando para as consequências danosas que a ausência desses valores traz para a sociedade.

Lewis alerta também para a necessidade de se entender que algumas coisas "são como são" e por tal razão devem ser respeitadas/observadas. Traz forte influência do Taoísmo, para sinalizar que ao desconsiderar alguns princípios, como atualmente temos percebido, a humanidade caminha a passos largos da sua abolição.

Barbara303 31/10/2022

Lewis defende a ideia de que há algo sólido, concreto, indubitável, objetivo e real que precisa ser conservado pelas gerações que se vão passando, no tocante ao que define a essência da humanidade. Critica veementemente as ideologias e projetos modernos, e pós-modernos, se você reparar bem (como o nilismo, por exemplo), que anseiam superar, esquecer, apagar, refutar tais verdades do Homem. Para Lewis, apagar essas verdades do Homem fará dele um desumano, dai sua abolição.

Ps -> Não sei cinco estrelas porque alguns pontos não fizeram total sentido pra mim e não consegui entender realmente o que Lewis quis passar. Foi uma leitura um pouco conturbada, confesso.

Recomendo a leitura. Mas se você for iniciar no universo das obras de Lewis, esse livro não é o mais plausível pra se começar.

marianalimareal 26/10/2022

Tema atual
Interessante reflexão que o autor faz sobre doutrinação e tentativas de manipular a mente das pessoas.

JAPA 26/10/2022

Rezemos pela Nação ????
43º de 48 > 2022
??????????

Pax e bem irmãos!

Neste pequeno livro é defendido a moralidade e os valores universais, como altruísmo e caridade, além de expor as consequências da falta desses princípios na sociedade.

?O processo que, se correr solto, acabará na abolição do Homem, desenvolve-se em ritmo acelerado entre comunistas e democratas, não menos do que entre os fascistas.? Escrito em 1943 e tão atual!

?Os métodos podem (a princípio) diferir quanto ao uso da força, mas muitos cientistas míopes, de óculos fundo de garrafa, muitos dramaturgos populares, muitos filósofos amadores no nosso meio querem, em longo prazo, dizer o mesmo que os governantes nazistas da Alemanha.?

Os valores tradicionais sendo depreciados pelos ?sabe-tudo? de mídias sociais e informações rasas.

?Lembre a todos que se sujeitem aos governantes, e às autoridades.? [?] ?Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade.?
(Tito 3:1 e 1Timóteo 2:1,2)

Eae?

Está rezando pela nação? ??

Ou só vai acreditar no churrasquinho ??

Vida longa a Jesus e Salve Maria!

#Emunah
#Vamoooo
#C.S. Lewis
#????

Monique 23/10/2022

A Abolição do Homem.
A Abolição do Homem é um livro curtinho mas bastante denso, demorei muito para terminar a leitura e compreender a mensagem que Lewis queria nos deixar.
Em poucas páginas o autor nos mostrou a importância da Lei Natural/TAO (que eu pude compreender como os valores e códigos morais nos quais a humanidade deve se basear), uma vez que ao abandoná-la deixamos de lado a nossa capacidade de agirmos como pessoas e passamos apenas a seguir impulsos e instintos, assim como um animal. E, quando deixamos de lado a nossa humanidade, não nos resta mais nada, estamos diante da Abolição do ser humano.
Acredito que esse 'livrinho" tenha bem mais a nos ensinar, mas como eu já escrevi acima, para mim foi uma leitura de difícil compreensão e bastante demorada. Quem sabe eu o releia futuramente se consiga me beneficiar ainda mais dos ensinamentos desse autor que eu admiro tanto?!