Nada

Nada Janne Teller

Resenhas - Nada

Joy 29/11/2020

E, embora não consiga explicar o que é,
sei que é algo que tem significado.
E sei que com o significado não se brinca.

Eu tô completamente desestruturada e tem 20min que eu tô chorando sem ao menos saber porquê. Só sei que não é um choro de tristeza. Nada é um livro horripilante que flui de uma maneira mais horripilante ainda, e você se vê preso na estória sem poder parar porque depois de ter lido tudo isso, você precisa saber como acaba. Não posso dizer que não gostei, mas definitivamente escolheria não ler se eu pudesse voltar atrás. E ao mesmo tempo gostei de ter lido, porque apesar de incomodada e angustiada ate o último fio de cabelo, foi um livro como eu jamais li em toda minha vida. E os detalhes macabros vão me assombrar até meu último dia.

DAbora311 17/11/2020

Esse livro é macabro demais.
Morrer é fácil porque a morte não tem sentido ? gritava ele. ? E a morte não tem sentido porque a vida também não tem. Mas divirtam-se!

Lais Souza 14/11/2020

Não sei nem o que dizer sobre esse livro, é tão forte, tão pesado, enfim, só senti o impacto mesmo.

Ps. Não se deixem enganar por essa capa, não tem absoluta nada a ver com a história

Inês 13/11/2020

Com uma temática incomoda, e eventos que levam a acontecimentos difíceis e nos leva a refletir sobre nossas escolhas e em como podemos nos afetar pela opinião alheia.

@ka_and_books 06/11/2020

Leitura desgostosa!
A leitura foi rápida, porém desgostosa.
As crianças dessa história são terríveis e extremamente problemáticas...
Buscam tanto um significado e acabam o vendendo.
E o pior é que as crianças cometem diversos crimes, e não são punidas... nem pelas autoridades nem pelos pais.
O livro tinha potencial, mas não gostei do caminho escolhido pela autora. Ele traz uma lição, mas os acontecimentos ocorreram de forma inacreditável e bem pesada. Os personagens são crianças, mas está bem longe de ser um livro juvenil ou pra pré-adolescentes.

LuhHul 05/11/2020

Se você quer ler um livro fofo e com romance, esse não é o livro, apesar da capa indicar isso.
Comecei a ler achando que fosse fofo, mas não, é até bastante pesado em algumas partes.
Apesar de não condizer com a capa, é um livro muito bom, curtinho, vale a pena.

Na Tancredi 31/10/2020

Nada mesmo
Difícil falar sobre esse livro. Acho que o título tem menos a ver com o conteúdo do livro e mais a ver com o nosso estado depois de ler.

O livro é bem maluco, se você gosta de bizarrice vai em frente.

AVISO: possível gatilho de violência contra mulher. (Mas não é como nos outros lugares, se possível é mais leve, mas é sempre importante avisar).

Aliel 28/10/2020

Eu sinceramente não esperava por nada que aconteceu nessa história, é romance mas se engana quem acha ser romance de amor.

Isabela 27/10/2020

O significado do nada
O livro sobre as coisas não terem significado ganhou significado para mim. A história mostrou como reagimos quando fazemos escolhas, acreditando serem as certas, as melhores, as quais trariam sentido a tudo. Mas, no final, descobrimos que perdemos algo, parte de nós, e não ganhamos nada, não descobrimos nada e não sentimos nada além de tristeza, perda, vazio e arrependimento. É uma leitura um pouco agonizante, pois, para mim, eles estiveram atrás de uma coisa particular para cada um e tentar encontrar isso em grupo não satisfez a ninguém, apenas fez com que eles o sofrimento fosse coletivo. Nesse livro, também aprendi que não temos como medir a dor de uma pessoa, porque o que ela sente é só dela e pode não dizer nada para nós, mas para ela significa o mundo. O significado final da história é que o próprio "nada" significa algo e, as vezes, ele é tudo que nos resta.

Samanta 26/10/2020

Provocativo
Peguei para ler depois de algumas resenhas elogiando que li.
Trata-se de um livro curto, de 125 páginas, que pode ser lido em um turno. Leitura muito fluida com linguagem fácil, que prende o leitor até o fim para saber o desfecho.
Fiquei com vontade de discutir o livro com mais pessoas depois de lê-lo, para ouvir percepções distintas.
Minha impressão é tratar-se de uma grande metáfora da vida.
Pierre Anthon, questionando a existência, o sentido, o significado das coisas, é muitas vezes nós mesmos em alguns dias da nossa vida, em que nos questionamos porque fazemos certas coisas. Mas Pierre Anthon também tinha um quê de doente mental, pois também não é possível que queiramos para sempre ficar em cima de uma ameixeira contemplando o nada, não é?
Cada personagem é uma alegoria de esteriótipos humanos, valores humanos, com escalas diferentes de valor (para alguns, a fé é o mais importante, para outros, a pátria, para outros, a virgindade, enquanto para outros, um par de sapatos). O crescente do livro também faz refletir sobre o que o homem é capaz quando fica carente de certezas.

Enfim, o livro me incomodou bastante, entendo o motivo pelo qual ele foi proibido em alguns lugares. É provocativo, incômodo, cru. Instiga reflexão. O livro não finaliza quando acabam suas páginas.

Nath 17/10/2020

lixo radioativo
q merda foi essa? só terminei de ler pq era curtinho
Ellen256 17/10/2020minha estante
kkkkkkk

Edilinda 17/10/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

Jaqueline.Sayumi 14/10/2020

Nada do que eu esperava.

Geniane 14/10/2020

Nada
O livro nada é um dos livros mais controversos que já li ano passado. A história é muito forte, impactante e em certo momentos angustiante. É um livro que ao mesmo tempo que é fácil de devorar e incrivelmente difícil de digerir, devido a todas as abordagens filosóficas sobre a vida que ele trás ao longo de seu enredo.

Ana 10/10/2020

não importa qual é a sua expectativa para esse livro, ele vai estar BEM distante dela.
achei uma leitura horrível. mas não no sentido de ser mal escrito ou algo assim, longe disso; é que todo o conteúdo dele é feito de coisas incômodas e chocantes.
a questão de significado e propósito na vida também é um ponto delicado pra mim, mas, por incrível que pareça, senti uma paz ao enxergar através da história desses personagens que não existe O Grande E Absuluto Significado Das Coisas. ele vem e vai, nós o construímos e abandonamos. achamos um novo e costuramos ao antigo. e ainda bem.