A Escolha dos Três

A Escolha dos Três Stephen King

Resenhas - A Escolha Dos Três

hellflections 14/12/2022

E seguimos na jornada da Torre. Esse livro foi bem mais interessante que o primeiro, e ainda que a minha ressaca literária tenha atrapalhado a imersão na história, me fazendo prosseguir muito lentamente e abandoná-la por meses, a leitura teve vários momentos empolgantes que me permitiram saborear com muita satisfação a escrita impecável.

Gustavo M.D. 30/05/2017

Lagostrosidades?
A Escolha dos Três, de Stephen King, continua a saga “A Torre Negra”, iniciada em O Pistoleiro, A Escolha dos Três foi escrita em 1986, muito tempo depois de O Pistoleiro, e assim continuamos a acompanhar Roland em sua viagem excruciante.

Depois de Roland encontrar o Homem de Preto no último livro e ter sua sorte lida ele sabe que terá de encontrar três pessoas importantes (entre outros, mas só três neste livro), o três que ele encontrará neste livro são o Prisioneiro, a Dama das Sombras e o terceiro será a Morte.

Depois de mostrar que completo desapego à integridade física de seu personagem principal, Stephen King chuta o balde e começa à nos mostrar porque suas histórias são repletas de realidades alternativas: Roland é ferido em uma batalha que é o antônimo de épica, seja lá qual for, contra lagostas gigantes com bicos de papagaio. Ele fica doente e sangrando, mas mesmo neste estado encontra uma porta na praia em que caminha. Fisicamente esta porta não leva à lugar nenhum, é apenas uma porta sem paredes ou construção em volta, mas Roland descobre que pode atravessar a porta e “possuir” uma pessoa em nosso mundo, e esta pessoa é o Prisioneiro, Eddie Dean, que é um prisioneiro de seu próprio vício por heroína.

Roland ajuda Eddie, de seu jeito, e descobre que pode transportar Eddie fisicamente até seu mundo. Quando estão juntos e decidem serem companheiros na busca de Roland eles andam até encontrar mais uma porta assim como a de Eddie, mas esta é a porta da Dama das Sombras. Depois de descobrirem quem é a Dama das Sombras, Roland também à trás para seu mundo, sendo que ela é uma bela mulher negra com ambas as pernas amputadas e duas personalidades, chamadas Odetta e Detta.

Quando viajam até a terceira porta Roland descobre que ela leva até um homem chamado Jack Mort, ele é a morte, mas Roland não o trás para seu mundo, ao invés disso matando-o por ele ser um assassino psicopata, e no processo fazendo a Dama das Sombras desenvolver uma terceira personalidade; Susanah.

Vou analisar estilo podcast: A trama deste livro é bastante fraca, ele é apenas uma super previsão dos livros seguintes, ou seja, Roland juntando seus companheiros para sua missão épica, portanto são basicamente três arcos de histórias representando os três que ele procura, assim como o arco de história que une todos enquanto Roland tenta sobreviver em seu mundo, os arcos se relacionam mas não possuem muito roteiro, servem apenas como apresentação de quem são os personagens.

Anteriormente eu resumi muito bem a história, sem a complexidade desnecessária que King deposita em seus personagens. Eu me pergunto porque ele descreve tantos pequenos detalhes dos personagens secundários e terciários, ele chega à uma profundidade de personagem principal só para falar de um garçom que serviu alguém. Gosto do nível de descrição dos personagens principais, difícil maior profundidade psicológica do que a que King exprime em seus personagens principais, mas realmente me entedio quando ela se estende à figurantes, parece que ele está querendo preencher páginas.

A escrita de King é cansativa em muitos pontos, pontuando muitas partes com descrições pesadas, delírios e sonhos, assim como devaneios malucos. Nunca achei a escrita de King muito boa, mas ele está em uma de suas piores formas neste livro. As partes da vida de Detta/Odetta são parágrafos e mais parágrafos de baboseira sem objetivo. Ao mesmo tempo King tenta inserir tantos detalhes e descrições de Jack Mort tentando criar uma atmosfera negativa em volta do personagem que comecei a simpatizar com o personagem só de teimosia e desgosto com a atitude de King.

A leitura é fluída em alguns pontos e travada em outros, as vezes eu lia dezenas de páginas em alguns minutos e cheguei à ficar emperrado por dias em um punhado de páginas, tamanho cansaço sentia em lê-las. King é um escritor muito irregular, nunca consegue escrever livros iguais aos próprios, e as vezes muda de estilo dentro de um mesmo livro, e foi isso que senti um pouco em A Escolha dos Três.

Achei o Pistoleiro melhor do que a Escolha dos Três, vamos ver como As Terras Devastadas continua esta saga.

Curiosidades: Roland fala que em sua infância viu o Homem de Preto transformar um homem em um animal, isto é uma referência ao livro “Os Olhos do Dragão”, que se passa no mesmo mundo da Torre Negra. As lagostrosidades são similares à monstros de “A Névoa”, e Eddie faz referência ao filme do “Iluminado”. Foram as que consegui achar, mas parecem haver outras referências à livros do Stephen King.

site: http://www.grifonosso.com/2011/09/review-a-escolha-dos-tres/
Vinny Britto 08/08/2017minha estante
Antes de postar a resenha, tem a opção de marcar spoiler. Cuidado, ninguém gosta de spoiler.

Gláucia 15/07/2017

A Escolha dos Três - Stephen King
Segundo volume da série A Torre Negra, a ação se inicia exatamente onde termina O Pistoleiro. Lá o Homem de Preto havia feito uma espécie de predição à Roland de Gileat, dizendo que ele deverá, através de portais mágicos que o levarão à Nova York dos dias atuais (atuais da época em que o livro foi publicado, óbvio) fazer a escolha dos 3 que o acompanharão à sua busca obsessiva pela Torre Negra.
Assim conheceremos Odetta Holmes/Detta Walker/Susanah Dean (a Dama das Sombras), Eddie Dean (o Prisioneiro) e Jack Mort (a Morte ou o Empurrador).
A história começa a se delinear, embora ainda não saiba o que representa essa busca pela torre (não quero saber por spoiler) e consegui me envolver mais por conhecer um pouco sobre os personagens.
Melhor parte: o espanto do farmacêutico com o roubo da droga.
Espero não perder o fôlego de leitura no meio dessa busca que está apenas começando...
regifreitas 15/07/2017minha estante
tenho muita vontade de conhecer essa série do King, mas quando penso na quantidade de títulos... dá uma fadiga! rsrsrs

Gláucia 15/07/2017minha estante
Por isso eu demorei tanto pra começar. O que me decidiu foi o trailer do filme a estrear.

regifreitas 15/07/2017minha estante
um amigo que leu a série não gostou muito do trailer. parece ser uma obra bem complicada para adaptar sem perder a essência. acho que vou esperar o filme para ver se me anima buscar a obra.

Wernek 25/01/2023

A Escolha dos Três
Após a morte do Homem de Preto, Roland de Gilead se vê diante de três portas que o levam do Mundo Médio para três épocas diferentes da Nova York do mundo. Em 1987, ele encontra Eddie Dean, um viciado em heroína que está tentando entrar em Manhattan contrabandeando um quilo de cocaína pura. Em 1964, descobre Odetta Holmes, uma negra paraplégica, ativista do movimento pelos direitos civis, cuja mente abriga também a malévola Detta Walker. Com a ajuda de Roland e Eddie, essas duas personalidades se tornarão Susannah Dean, que se unirá ao ka-tet do pistoleiro, o círculo de pessoas cujo ka está interligado. A terceira e última porta leva Roland ao ano de 1977 onde ele terá que se confrontar com o temível Jack Mort, psicopata responsável por uma tragédia crucial na história, a morte de Jake Chambers, mas também pela dupla personalidade de Susannah.

King não se preocupou em apresentar mais do mundo habitado por Roland. Este não era o seu objetivo aqui. Possivelmente esta seja uma das maiores reclamações dos leitores. King queria apresentar os personagens e desenvolver uma dinâmica com Roland. Esse foi o objetivo do livro e ele consegue isso com maestria. Hoje eu me importo com os personagens. Quero saber se eles conseguirão chegar vivos à Torre. O autor nos dá uma aula de como construir vários personagens interessantes. Até mesmo os policiais que perseguem Roland quando este vai buscar Keflex na farmácia possuem suas personalidades bem construídas. Não sou capaz de me enquadrar entre os críticos da série simplesmente porque esta me fisgou.

Larissa.Cifarelli 09/01/2023

II
Tenho uma certa dificuldade em ler sagas muito longas, mas como é king tive que começar a torre negra.
Li o pistoleiro há um certo tempo, mas é óbvio a evolução da escrita do king entre ele e a escolha dos três, ele conseguiu me provocar para continuar essa aventura, leitura super dinâmica e divertida.

Alberto115 28/12/2022

Difícil leitura no início porque ele continua sendo a apresentação dos personagens e de fatores decorridos no livro e seus efeitos, mas quando vc entende o funcionamento tudo começa a se encaixar e fz sentido espero que o próximo livro seja ainda melhor

Rodrigo.Oliveira 17/01/2018

Ótimo Livro
Eu diria que no Livro a Escolha dos Três, a saga A Torre Negra começa a ganhar corpo, li todos os livros da saga. A escolha dos três no meu caso foi uma leitura muito prazerosa, uma vez que, tinha acabado de ler o primeiro livro da saga O pistoleiro, que não dá muitas pistas de como se desenrolara a história. E ótima leitura para quem quer conhecer um outro tipo de trabalho do Stephen King.

Victor 13/04/2018

Esse livro da continuidade à busca de Roland pela torre negra exatamente do ponto onde parou em pistoleiro.
Esse livro supera o antecessor, a história flui bem melhor e os personagens são muito interessantes.
É um livro que tem muitas coisas que acontecem e te prendem mais do que em pistoleiro
Eu curti bastante ele.
Marcel 15/04/2018minha estante
Aheee!!!
Que bom que gostou!!!
Eu acho que é só melhora

Joao.Felipe 04/06/2020

Imprevisivel
Não há nada parecido com a experiência que a Torre Negra pode oferecer, o livro é muito fora do convencional, ótimos personagens, cenário, relacionamento entre os personagens e algo realmente raro, ele é extremamente imprevisível!
**** 4,5 ****

Luiza Boldt 13/06/2020

Muito melhor que o primeiro
Achei uma leitura muito mais fluida que o primeiro livro, mesmo possuindo mais páginas, eu achei muito mais fácil de compreender e muito mais interessante que o primeiro.
Nesse volume acompanhamos a busca do Roland pelo Prisioneiro, a Dama e a Morte, onde o livro se divide em 3 partes e em cada uma você acompanha o encontro com um desses personagens, sem deixar de lado o que acontece em paralelo na história.
Cada um é encontrado em uma época diferente, mas o King conseguiu fazer com que todos esses encontros tivessem uma interligação incrível.
Mal posso esperar o que mais essa busca pela Torre Negra vai trazer.

Rafael 29/06/2020

Sequência do Pistoleiro
A sequência da saga A Torre Negra do mestre SK e advinda do O Pistoleiro, A Escolha dos Três é leitura brigatoria para quem quer chegar ao fim desta grande saga. No meu entender acabou por ser um livro de passagem para a construção da saga e não mais que isso, alguns momentos envolventes nos personagens mas nada tão marcante. Comparado com O Pistoleiro, entendo que este é bem mais atraente. Até pela apresentação do protagonista. Mas no todo, recomendo a obra. Principalmente para os que querem dar sequência na saga. Boa leitura à todos.

Guirique 30/06/2020

Sem dúvidas que é uma história muito bem elaborada. O autor nos faz viajar em um universo brilhante, onde existem personagens, criaturas e posições no tempo capazes de fazer nossas mentes criar cenários incríveis.
Ótima história, otimo livro.

HOLY FVCK 05/10/2021

o segundo volume da série A Torre Negra me agradou, aqui vemos a longa trajetória de Roland para escolher aqueles que irão lhe acompanhar na busca pela Torre Negra.

@rafaa_oliveiraa2 23/08/2020

"Uma criatura sem coração é uma criatura sem amor e uma criatura sem amor é um animal. Ser animal é talvez suportável, embora o homem que se tornou um certamente acabe, no final, pagando o preço do próprio inferno"

Julia.Ferraroli 25/10/2020

Fiquei totalmente viciada nesse livro. Ele superou muito o primeiro volume!