Doutor Sono Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Ingrid.Duarte 05/08/2022

"A vida era uma roda que sempre voltava ao mesmo lugar."
Olha, eu amei Iluminado, mas gostei ainda mais de Doutor Sono, a leitura te prende do início ao fim e é muito bom poder ver o que aconteceu com o Danny e acompanhar o rumo que a vida dele tomou.

Sem contar toda a história que é repleta de reviravoltas e várias vezes é capaz de deixar a gente sem fôlego, os personagens são ótimos e você se apega a eles, roendo as unhas e torcendo pra que tudo dê certo no fim.

A parte em que o Dan descobre quem o ajudou a empurrar a Rose do morro foi uma das minhas partes favoritas do livro, deu aquela aquecidinha no coração e fez brotar umas lágrimas nos olhos, como dito no livro: "existem fantasmas maus mas também existem fantasmas bons" ??

Duda 02/08/2020

Doutor Sono
Gostei muito, adorei a personagem Abra e o aprofundamento que o livro trás sobre a iluminação, porém a história não supera o primeiro livro (o iluminado).

Victória 25/04/2023

Doutor Sono
Faz muito tempo que assisti o filme, então não me lembro bem para comparar, mas o livro é excelente. Foi muito legal acompanhar todo o desenvolvimento do Dan e descobrir o que ocorreu com ele depois de ter passado todo o terror no Overlook.

QUOTES QUE MARQUEI

Às vezes a gente entende tudo errado.

Tinha começado a acreditar que a vida era uma série de armadilhas irônicas.

Se você não conseguir amar alguém hoje, procure pelo menos não ferir

A vida era um velho disco, cuja única tarefa era girar, e que sempre voltava ao início.

Paulo 16/08/2020

Stephen King é rei
Muito legal saber o que aconteceu com Dan Torrance de O Iluminando, livro muito bom de se ler e com uma história espetacular.

Nicoli.Oliveira 14/06/2021

perfeito, incrível e surpreendente
para todos aqueles que tem medo das continuações estragarem o encanto do primeiro livro, não tenham e por favor, leiam doutor sono.
a forma como o king transformou a história de Danny Torrance em uma jornada incrível de ser acompanhada é simplesmente viciante, apaixonante, ele se tornou um personagem que a gente ama, começa odiar, mas logo o ódio se transforma em amor novamente, pois vemos o quanto ele é humano e humanos erram e podem sim se transformar!
ele não tinha mais nada, então de que adiantava levar uma vida tranquila? mas graças ao nosso querido escritor, podemos ver que a vida nos leva pro caminho certo se abrirmos os olhos e confiarmos nos nossos instintos e foi o que nosso Danny fez, dessa forma conseguiu ver a luz lá no fim do túnel, todos temos um motivo e um porque para continuarmos firmes e aguentar nossos monstros interiores, seja calmo e paciente, um dia de cada vez e assim você vai conseguir ver a beleza na vida e ser feliz!
e quem sabe você ganhe uma Abra na sua vida? hahaha, olha eu ia amar, que garotinha fascinante! ?

Dri 13/12/2021

Nossa, oh livro que me deu trabalho terminar...

Doutor Sono é um livro com um horror construído de forma muito diferente do que eu estava acostumada a ver nos livros do King. Reconheço que não é um livro ruim, mas ele pode divergir opiniões. Ao mesmo tempo que gosto do autor ter trazido mais de uma perspectiva para a trama, também acho maçante. No início, a transição de uma narração para outra é confusa e jogada de forma inesperada ao leitor, mas depois você vai se acostumando. Acontece que nesse livro, em específico, achei que o King foi muito prolixo para desenvolver a história e isso acabou me fazendo desanimar e enrolar. É um traço marcante do King a prolixidade, mas dessa vez não deu certo comigo. Terminei na força do desânimo mesmo, mas fico feliz de ter finalizado essa duologia.

Fernanda1156 29/09/2022

Leitura fantástica
Esta é uma incrível continuação do Iluminado que atravessei na minha fila depois que li o primeiro livro também atravessando. Quando fiz o planejamento das leituras do ano lá no início não estava na lista, mas consegui comprar em uma super promoção e as leituras do mestre King tem prioridade aqui sempre, então entrou na TBR sem nem pestanejar.
Após a leitura do Iluminado que me deixou muito abalada pelos acontecimentos com Danny e principalmente como tudo acabou, fiquei muito curiosa com o que aconteceria com Daniel e Wendy Torrance e até mesmo com o anjo Iluminado que os ajudou Dick Hallorann. E pude constatar que esta leitura é primordial para sanar estas curiosidades!!!
Nossa, a leitura já começa bombástica, com vários gatilhos de pedofilia, abuso e alcoolismo ?, mas fiquei muito feliz em ver que o Sr. Hallorann sempre estava lá por Danny e Wendy.
Já era de se esperar que seria difícil, afinal um trauma destes é para o resto da vida e me doeu muito como Dan chegou ao fundo do poço. Ele que já foi Danny ou somente "velhinho" teve que ralar muito para não ser igual ao seu pai, por mais que ele chegou bem perto disso.
Mas não se engane esta estória não é só sobre Dan Torrance esta é uma estória que usa a bondade que Dan aprendeu com Hallorann para ajudar outras pessoas, em especial Abra que também é iluminada e só com Dan vai aprender mais sobre isso. Mas a estória se trata também em como as pessoas têm medo do que não conhecem e pior de como alguns se aproveitam disso para serem melhores, para viverem melhor e para tentar dominar os outros.
Nossa não vou falar mais nada, esta é uma estória que tem que ser lida, recomendo demais!!!

@viajeira.literaria

Leila 11/10/2020

Trinta anos depois...
A trama se passa trinta anos após a tragédia ocorrida em O Iluminado. Dan Torrence, que era um garotinho na época, agora é um homem que luta para vencer o vício do álcool, um mal herdado do pai. Na cidade de New Hampshire, pretende dar um rumo para a sua vida. Para sua sorte encontra pessoas que o ajudam a vencer a luta contra o vício.

Uma hora se percebe que não adianta ficar mudando de lugar. Que você se leva para onde for. (Pag. 58)

Dan trabalha em um asilo. Os outros funcionários percebem que ele tem uma habilidade especial para ajudar pessoas que estão morrendo a fazer a passagem, por isso é chamado de Doutor Sono.

Dan começa a entrar em contato telepaticamente com Abra, uma menina iluminada assim como ele, com um poder ainda maior que o dele. Por causa do seu poder, Abra passa a ser alvo de um grupo de seres aterrorizantes que se autodenomina Verdadeiro Nó e se alimenta desse poder para viver.

Abra é uma menina adorável e muito inteligente. Os dois logo desenvolvem uma bela amizade. Dan sabe que precisa proteger Abra, para isso reúne seus amigos e parte em uma perigosa missão.

Por ser um terror, confesso que estava preocupada com o final (fiquei pensando em qual personagem bonzinho teria uma morte horrível). Foi um final interessante para um livro de terror.

Adorei a leitura e estou ansiosa para assistir ao filme! Mais um livro do King para a minha lista (estou ficando viciada...).

Confira mais resenhas no blog Meus Livros e Sonhos

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

Iara Nóbr3ga - Multi Estrelas 31/10/2020

Até que você durma
Eu vacilei em ter assistido ao filme primeiro. Eu não consegui visualizar um Dan T construído por mim. Eu só via Ewan McGregor e mesmo que a Abra Stone é loira no livro, eu só a imaginava negra. Tudo bem que foram atores excelentes nos papéis.

Enfim.
Continuação de O Iluminado, o livro conta a história do que aconteceu com o Danny (velhinho) após o Hotel Overlook. Ele cresceu e virou um bêbado, drogado. Stephen prega a ideia de que a vida é como um disco, sempre gira e sempre volta para o início. As coisas tem um ciclo e estamos todos presos nesse ciclo tentando sobreviver a cada dia.

O mundo inteiro é uma casa de repouso. Todo mundo esperando sua vez. Um dia após o outro. Esperando o disco recomeçar.

- spoiler -

Achei meio vago e levemente mal contado a parte onde o Dan conta para a Lucy que eles são meio-irmãos. Ficou meio suspenso, como uma suposição... Mas acredito que foi a forma que Stephen encontrou para ligar Dan e Abra. Mostrar uma conexão familiar, da mesma forma que ele mostra o quanto que Abra pode ser diabólica e descontrolada como todos os Torrances, incluindo Danny.

Gostei da ideia do Verdadeiro Nó. Gosto da forma em que Stephen nos apresenta diferentes visões e leituras. Lemos o vilão, lemos o mocinho e as vezes enxergamos tudo de fora.

É um bom livro e uma boa continuação para O Iluminado. Porém... O Iluminado ainda consegue ser melhor.

Ltw.xp 28/07/2023

"Quando vocês estiverem nas estradas e rodovias da América, fiquem de olhos nesses trailers.Nunca se sabe quem eles levam.
Ou o quê."

Aymmée Diniz 16/10/2020

Magnífico
A história se passa 30 anos depois do ocorrido no Hotel Overlook, descobrimos o que aconteceu ao Danny, a sua mãe Wendy e ao seu amigo Dick. Vemos como as coisas que aconteceram naquela época afetaram e influenciaram o pequeno Danny em sua vida adulta e o fizeram tomar decisões que o levaram a se tornar o Doutor Sono e a atravessar o caminho do Verdadeiro Nó.

Como sempre a escrita de Stephen King me envolveu de tal forma, que apesar de ter demorado para lê-lo, eu aproveitei e devorei cada página num ritmo só meu. Me maravilhei com a forma como ele consegue transitar de um ponto de vista de um personagem para outro, de forma sutil e sem perder o foco da história e como cada parte vai se encaixando na trama principal, montando a história em si, sem pontas soltas e mostrando que nada está ali por acaso, é magnífico.

É um livro que te leva a perceber o quanto a vida dá voltas e tudo que você fez e faz em algum momento retorna para você, que se você deixar que o medo, a culpa e a raiva te ceguem e conduzam sua vida, você vai acabar no fundo do poço sem nada e ninguém, além dos próprios fantasmas do passado como companhia, que a morte é apenas uma passagem e não o fim.

Foi uma leitura bem lenta, mas deliciosa de se fazer, os personagens são bem desenvolvidos, a história é bem estruturada e os vilões são bem trabalhados, a escrita é bem fluida e elaborada e o final é esplêndido, é o final perfeito para Dan Torrance.

bibicortez 28/12/2021

Continuação do preferido
Quem me conhece sabe que meu autor preferido é o King e o livro dele que mais gosto é O iluminado. Então ter a chance depois de tantos anos do lançamento do original de poder ler a continuação é simplesmente incrível. Apesar do original ser insuperável, Doutor Sono fez jus ao O Iluminado. A relação de Dan e Abra aqueceu meu coração

Amandinha_13 30/12/2021

Doutor sono
Foi ótimo ter o prazer de saber o que aconteceu com Danny depois que se safou daquilo tudo em 1977 no primeiro livro, mesmo que depois de quase 40 anos (ano de publicação do livro - 2014). A escrita, como sempre, Stephen King não decepciona. A história é ótima, mas não dá muito medo (quase nada pra falar a verdade). Mesmo assim é um ótimo livro.