Doutor Sono

Doutor Sono Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doutor Sono

Luiz.Machado 09/12/2020

Uma excelente continuação, onde o autor nos mostra o que aconteceu com o protagonista ao longo da vida, mas sem perder a tensão, e o horror.

Ana 23/11/2020

Que livro fantástico!
Arrisco em dizer que (na minha humilde opinião) Doutor Sono é ainda melhor que o Iluminado, QUE LIVRO SENSACIONAL. Um dos melhores que li do King com toda certeza, entrou para o top 3 dos meus favoritos do Mestre!

Esse livro reforçou ainda mais o laço que eu adquiri com os personagens em O Iluminado, principalmente com o Dan, é claro.

O livro é empolgante do começo ao fim,e o desfecho foi bem satisfatório, não imagino a história com um final diferente!

Abra e Dan têm um lugar especial no meu coração, eles completam um ao outro. Um dos times mais incríveis de personagens criados pelo King (pelo ou menos de todos os livros que eu já li) são inesquecíveis e muitíssimo bem construídos.

O livro inteiro é perfeito, e é uma continuação digna de O Iluminado. ??

King não falha, vou ficar com esse livro pra sempre na minha memória é com certeza vou reler muitas vezes!

PERFEITO é pouco para definir esse livro

heitor 01/12/2020

VICIANTE, porém...
De certo algo que o King sabe fazer é criar histórias cativantes e pecar em seus finais e toda vez que eu pego um livro dele pra ler, fico com esse receio até o final da leitura, se será mais um que eu vou odiar e amar o mesmo!

Doutor Sono, do contrário dos outros, eu digo que gostei muito de ler, acho que até agora (não li muitos dele) foi uma das melhores leituras que tive com o King, apesar de ter apenas duas coisas (mas cruciais) que me fizeram perder um pouco do brilho pelo livro.

Uma é um spoiler, então não vou entrar em detalhes, apenas que pra mim soou forçado isso acontecer e o outro ponto foi a facilidade que as coisas aconteciam.

O King construiu vilões tão bem estruturados com uma potência devastadora, para terminar de modo tão rápido que mal deu tempo de apreciar o encontro esperado durante o livro todo entre os protagonistas e os seres vilanescos. Me pareceu que o autor queria apenas saudar um dos seus personagens mais icônicos com um fim digno e grandioso, e acabou deixando tudo fácil demais de acontecer; afinal é bom, durante a leitura, embora você saiba que vai ficar tudo bem, ter a sensação de algo pode dar errado e não acabar bem. Ler e ver o desenrolar das coisas favorecendo apenas o lado ?positivo? da história perde um pouco a graça.

Entretanto a experiência da leitura é sufocante, inebriante, angustiante, viciante e todos os ?antes? que você conseguir encontrar! Os personagens são cativ?antes? e a continuidade da história do Dan faz um sentido tão grande, dando uma motivação absurda para esse livro acontecer; não foi uma continuação só por ter, foi algo que realmente faz lógica!

Por fim, Doutor Sono entra sim na lista de favoritos do ano, comi esse livro em dias e só não terminei antes por que é um livro que cansa, não por ser chato, mas pela adrenalina crescente e constante com pequenas pausas para respirar! (Estava lendo esse livro junto com outros, mas tive que focar nesse até terminar)

LiteraBruna 02/12/2020

Faz jus ao seu antecessor
Esse livro é maravilhoso! Apesar de não ter a mesma vibe de O Iluminado, q era mais voltado para o terror psicológico, esse livro conseguiu ser tão bom quanto, trazendo elementos diferenciados para a trama.

Confesso q no começo eu estava receosa quanto à história, com medo do q o King poderia fazer com meu Danny. E realmente, no começo o Danny está vivendo uma vida sem esperanças, marcada pela bebida e por brigas de bar, oq me deixou angustiada. Mas logo ele encontra uma pessoa q traz uma esperança para vida dele.

A Abra é uma personagem q me deixou meio dividida. Por um lado eu achei ela interessante, tendo potencial para ser uma das melhores crianças do King, mas em alguns momentos ela me irritou um pouco e até me deixou com medo rsrs (com aqueles sorrisinhos medonhos). Mas é inegável q a conexão dela com o Dan é linda; eles formam uma dupla incrível.

Os vilões num geral me soaram um pouco caricatos. A Rose foi a única q eu consegui me apegar, pq ela tem um jeito bem "femme fatale" q eu adorei, e em alguns momentos cheguei a ter pena dela.

A história é bem movimentada, do tipo q faz com q vc não largue a leitura até terminá-la. Chorei, ri (sim, RI kkkkk), fiquei tensa e torci pelos personagens.

Foi bom rever alguns personagens e ver como o Dan lidou com todos os fantasmas do passado (tanto os reais quanto os metafóricos), ao mesmo tempo em q ele ajudava uma menininha q desde bem nova teve q a prender a lidar com sua iluminação aflorada.

Gabriel.Henrique 10/03/2023

É uma continuação boa para "O Iluminado", gostei de como a história flui e Rose, a Cartola é uma personagem muito excêntrica e cativante, gostei bastante da ABRA também, foi muito bom ver como o Dan estava. Gostei da história do Vapor, me chamou a atenção desde o início.

Nessa 29/05/2021

King não decepciona
Os fantasmas do Danny não são somente os do Overlook e nem todos são sobrenaturais...

Gostei muito da experiência, não conseguia parar de ler e a história ficava na minha cabeça enquanto fazia outras coisas. Gosto muito do Danny e realmente me preocupava com o que ia acontecer com ele.

Nessa obra, King se aprofundou no conceito da seria iluminação e trouxe uma missão ao protagonista. Simplesmente Amei!.

Wikey.Abreu 20/04/2021

Imersivo
Essa é uma continuação digna, mas um pouco diferente. Muito dinâmico e repleto de aventuras.

MellNavarro 08/11/2021

Realmente uma boa continuação!!
Esse livro tem exatamente o que eu senti falta no "Iluminado", que é a manutenção da lógica do enredo
Aqui descobrimos o que aconteceu com nosso velhinho,nosso Danny depois daquele fatídico hotel
E gostei bastante de como a história de desenrolou: temos assuntos importantes abordados como o alcoolismo, temos a inocência com que assuntos sérios são tratados na visão das crianças, fala sobre arrependimentos e de como muitas coisas nessa vida se entrelaçam sem a gente perceber (como um nó, mas não o Nó verdadeiro kkkkk)
E também somos apresentados a essa gangue sugadora de iluminados que causa todo o caos da história
A única coisa que senti falta foi falar mais sobre eles, como eles surgiram e o que de fato são.
Muito recomendado!

Aline Parreira 05/03/2023

Stephen, the king
Terminei à pouco "Sobre a Escrita", e fiquei extasiada com a leitura. Foi um dos melhores livros que li esse ano.

Lê-lo, me trouxe uma vontade de ler algum livro dele. Me dei conta que à anos não lia um.

Peguei "Doutor Sono" e "A Dança da Morte". Resolvi ler "Doutor Sono" primeiro, porque é uma "continuação" de "O Iluminado", um dos meus livros preferidos do autor. Mas, assim que li a aba da capa, descobri que já tinha lido. Excesso de leituras dá nisso.??

Mesmo assim, como não lembrava o final, resolvi reler.

A ideia de contar o que aconteceu com Danny foi muito boa. E a construção do personagem adulto foi muito coerente com o menino de "O Iluminado".

Stephen King sabe como ninguém contar uma história, e dessa vez não foi diferente.

Mas confesso que achei "O Iluminado" muito melhor, mais emocionante, com uma dose de suspense em nível hard.

"Doutor Sono" foi bem mais leve.

Não sei se foi por estar relendo, o livro não me prendeu tanto, apesar de ser uma ótima história, que vale, com certeza, ser lida.

livxzz 14/02/2023

Nós somos o verdadeiro nó, e perduramos!
Se você amou ?o iluminado?, vai ficar fascinada em ?doutor sono? assim como eu!
no começo do livro me senti um pouco perdida, nada parecia fazer sentido e até enrolei pra continuar a ler, mas é simplesmente fantástico quando as peças vão se encaixando no seu devido lugar, mostrando como literalmente tudo é conectado (king não escreve nada por acaso né).
a sensação de nostalgia que eu senti com esse livro foi muito boa, eu adorei saber o que aconteceu com o pequeno garotinho do overlook, e principalmente conhecer mais sobre sua iluminação.
a trama é muito boa, entrega o que promete, te envolvendo na história, mas senti que o final foi meio ?corrido?, acho que por ser um livro do king poderia ser mais desenvolvido, mas nada que me atrapalhasse no envolvimento da história.
eu adorei o fato de todos os novos personagens estarem ligados uns com os outros, além de serem super desenvolvidos, não deixou nada a desejar!!

Ana Clara 05/03/2023

Que desfecho genial, meus amigos!
Olha, confesso que comecei a ler bem desconfiada, porque uma continuação feita mais de 30 anos depois teria tudo pra dar errado, não é mesmo? Mas me enganei totalmente e termino esse livro e essa história muito feliz pela jornada do Dan Torrance.

Foi realmente um desfecho digno e muito envolvente desde o início. A forma como o King criou um paralelo entre pai e filho, vícios, medos e atitudes... Teve a dose certa de infelicidade e traumas, já vindos desde O Iluminado, mas o final deixa o coração quentinho pela reviravolta. Uma família nova, quem diria?

Nossa, nem consigo descrever o que estou sentindo agora, mas recomendo demaissssss! São propostas totalmente diferentes (os dois livros), eles se complementam divinamente e você acaba achando que até gostou mais do que o primeiro, MAS na verdade é o combo. Não existiria um sem o outro, não achei que deixou pontas soltas e é uma leitura muito gostosa. Nota mil!
Ticha 10/03/2023minha estante
Sera que dá para ler sem ter lido o iluminado? Assisti o filme a muitos anos.
Obrigada

Ana Clara 11/03/2023minha estante
Não assisti o filme mas dá pra ler sim, a história basicamente só segue a vida adulta do Danny, nem a mãe dele está mais viva. Pode ler tranquilo

Ticha 11/03/2023minha estante
Obrigada. Vou ler

Ivonete 13/02/2023

Doutor Sono - Stephen King
"Ei, você faz ideia do que aconteceu àquele garoto de O Iluminado?"

Eu gosto de acreditar nos finais felizes dos contos de fadas, mas o Dan Torrance de Stephen King veio para mostrar que a vida não segue uma linha reta.

O menino Danny agora é Dan Torrance, um homem de meia idade. Nosso garoto fofinho virou um homem problemático, carregando os traumas de infância e o legado de alcoolismo e violência herdado de seu pai. É com uma certa decepção que vemos Dan, ali no fundo do poço, medíocre, rendido, fugindo de si mesmo. O livro traz novamente o tema de alcoolismo e muitas reflexões sobre isso.

Finalmente Dan se fixa na cidade de Frazier, em New Hampshire, onde começa a frequentar o Alcoólicos Anônimos e a trabalhar no asilo da cidade, onde ajuda os pacientes terminais a fazer a transição no momento de sua morte.

É nesta cidade que os caminhos de Dan se cruzam com os de Abra Stone, uma garota com o dom da iluminação em um nível muito mais forte que qualquer outro que Dan tenha conhecido.

Abra têm um poder tão forte, que presencia mentalmente, por um breve instante, uma cena de morte praticada por uma seita chamada O Verdadeiro Nó, um grupo de pessoas aparentemente inofensivas, que viajam em trailers por toda a América, procurando crianças iluminadas para se alimentarem de seu vapor.

Abra consegue contactar Dan usando seu poder, e pede ajuda para encontrar o corpo do garoto Bradley Travor, e também para se proteger, porque agora Abra está na mira de Rose, a Cartola, a implacável líder do Verdadeiro Nó.

A cena de Bradley Travor, apesar de ser bem breve, foi algo bem marcante no livro. Muitos dizem que não é um livro de terror, mas essa cena me assombrou por um bom tempo.

Dan Torrance terá a chance de se redimir ao ajudar Abra Stone, agora na posição de "mestre". Mas para isso terá que enfrentar fantasmas do passado, além de seres que não têm nada de incorpóreos, mas transmitem um terror bem real.

É um livro que prende bastante, pelo suspense e pelo clima de perseguição. Apesar de tratar de poderes não humanos, a ambientação atual com fatos reais traz um sentimento de que tudo é possível, e faz você olhar para o lado com aquela sensação de que nada e nem ninguém é inofensivo.

Theu 14/05/2022

Maravilhoso. Uma ótima continuidade para o iluminado, superou todas as expectativas,e com um grande final feliz. Achei esse livro muito perfeito. SK poderia dar continuidade.

Wyndissa 12/05/2020

Perfeito ?
Não vou dizer sobre o q tem no livro, pq é tão incrível q precisa ser lido para q saibam da sua preciosidade ?
Só vou concluir dizendo q ele te surpreende e te ensina MT
Apesar de ser considerado um livro de "terror", não dá medo, pelo contrário, vc se envolve na narrativa e quer logo saber o fim
Pena q acaba ?