X-Men: Deus Ama, o Homem Mata

Chris Claremont

Resenhas - X-Men: Deus Ama, o Homem Mata

1 | 2 | 3 | 4

Homem Sério 22/08/2021

Presente de Natal da Lux.
Ela sempre traz o fogo. Sempre sorrindo. Dançando como um vulcão. Que popotão.

Eu queria ser azul e peludo, ter um rabo que encanta, orelhas pontudas e dentinhos de elfo, tudo isso esgrimando, falando alemão e sendo cristão. Mas não sou Noturno e não entendo a dor de Noturno.

Também não posso simplesmente --BAMF!

Rodrigo.Augusto 16/06/2017

Ainda um retrato dos dias atuais
Como não gostar de X-Men ao ler essa Graphic Novel. Sem dúvida é um clássico. Uma Grapohic Novel de 1982 que nunca envelhecerá, melhor do que muita coisa que sai nos dias de hoje.

E foi interessante (e espantoso) ver que naquela época já se escrevia algo na "nona arte" em que pudéssemos substituir Stryker por uma mistura de Bolsonaro-Feliciano-Malafaia e mutantes por homossexuais, muçulmanos, espiritistas, ateus...

Oceano 01/08/2023

Como pode uma história de mais de 40 anos ainda ser tão atual? X Men: Deus Ama, O Homem Mata é um retrato do discurso intolerante de muitos pastores evangélicos, principalmente contra a população LGBTQIA+, disfarçados sob a pompa do rosto de Stryker, com uma mensagem maravilhosa e pacifista (pacifista demais na minha opinião). Em tempos duros para pessoas diversas, é necessário se agarrar à esperança de que um dia as coisas vão mudar.

Bruno 13/10/2013

A cara do Claremont
Considerada uns dos clássicos dos mutantes, essa hq tem como tema o racismo e a intolerância religiosa. Um líder religioso inicia uma campanha contra os x-men, acusando-os de enviados de satã. Esse é um tipo de inimigo mais forte que os filhos dos átamos já enfrentaram.

Temas com a cara do mestre Cris Claremont.

aku. 11/08/2022

Perfeito.
Jurei que também tinha feito uma resenha desse, mas não fiz, então aqui vamos nós.
Sem dúvidas uma das melhores histórias do X-Men. Não só por retratar o preconceito das pessoas, mas também por mostrar como a ignorância, como o medo, pode ser usado por pessoas péssimas para controlar pessoas tão péssimas quanto, ou apenas ingênuas demais para acreditar em suas palavras. Uma história (infelizmente) muito atual, que nunca deixará de ser importante.

bel_anjos_ 04/07/2022

Uma baita crítica social
Não sou muito fã de HQ pq gosto daquela enrolação de história q tem nos livros, e HQs são geralmente bem diretas em sua história, como nessa. A história é muito boa e faz bastante referência ao Nazismo. Os ensinamentos de Stryker são tão sem pé nem cabeça que chega a dar raiva, mas no geral vale a pena ler.

Darte 28/05/2022

God loves, man kills
Apesar de se um hq dos anos 80 ele nos remete a uma temática delicada que permanece até hoje: intolerância religiosa, preconceito, e egoísmo. É uma caminhada sangrenta e creio que é um quadrinho com destaque diferente em toda a história dos x-men

José Sizenando D. 24/04/2022

Uma (re)leitura obrigatória para qualquer fã dos X-Men
Algumas histórias dos X-Men já tocavam no assunto preconceito antes de Chris Claremont e Brent E. Anderson produzirem a Graphic Novel [aqui o formato] "Deus Ama, O Homem Mata", mas acredito eu, considerando as histórias que li até aqui, que nenhuma delas encarou o preconceito de forma tão explícita e urgente como essa história.

Deus Ama, o Homem Mata é o que considero como um quadrinho ADULTO. Não porque tem cenas de sexo, violência, palavrões e sangue, muito sangue, até tem mais violência que as revistas de linha dos mutantes, mas não a violência gratuita que colocam em qualquer obra para justificar a classificação etária. O adulto aqui é muito mais pelo tema da história: um fanático religioso perseguindo um grupo minoritário, justificando seus atos na fé cristã... [ONDE SERÁ QUE EU JÁ VI ISSO ANTES?] E a maneira como o gibi é denso, não só pela história, mas também pela arte. Algo que considero fundamental seja a leitura das histórias anteriores dos filhos do átomo antes de se chegar em Deus Ama, o Homem Mata, não só para o entendimento e o conhecimento dos personagens, mas para entender o impacto dessa obra no cenário da época.

Talvez essa história devesse figurar no panteão de grandes HQs dos anos 80, ao lado de obras como Watchmen, O Cavaleiro das Trevas e A Piada Mortal.

Após a minha resenha anterior, Dias de Um Futuro Esquecido, ainda li algumas histórias de 1981. Como o embate contra o Dr. Destino, onde Tempestade mostra, ainda que acidentalmente, a extensão de seu poder. "Eu, Magneto" onde Magneto se arrepende de seus atos, após ferir Kitty e pensar que poderia tê-la matado e Ciclope retorna a equipe. E a história onde Emma Frost e O Clube do Inferno retornam e a vilã troca de corpo com Tempestade. Embora Deus Ama, O Homem Mata não fosse considerada cronológica na época de seu lançamento (hoje já é e tem continuação), eu acredito que a história se encaixa quase perfeitamente após Eu, Magneto, porque são histórias que iniciam o arco de redenção de Erik como maior vilão dos X-Men até então.

A minha Grande Leitura Cronológica dos X-Men continua com algumas edições da Coleção Histórica Marvel X-Men n° 05 e depois a Saga da Ninhada no n° 06.

Samuel130 27/01/2023

Deus ama, o homem mata!
Os X-Men sempre foram uma ótima representação sobre como diversos tipos de preconceitos afetam os grupos e indivíduos. Nessa obra em específico podemos ver a intolerância religiosa, racismo, eugenia e em maior evidência, o fanatismo.

É uma ficção, é claro que não existem pessoas com super poderes incríveis e alta tecnologia como na HQ, mas a representação que a obra se propõe é baseada na realidade, numa dura e triste realidade, (*SPOILER*) as primeiras páginas são duras em nos apresentar crianças mortas de forma cruel e penduradas em um playground por conta do preconceito, do fato de serem quem são, quantas vezes vemos ou lemos no jornal pessoas, crianças mortas vítimas do racismo, homofobia, intolerância religiosa, capacitismo, etc.

Amo os X-Men por sua representação da realidade de forma sincera, com bons diálogos e nos fazendo refletir (saudades de quando eram assim kkkk).

kleberaugusto 06/05/2018

História Clássica e Atual
Sempre gostei das histórias do X-Men pelo seu tom social, crítica ao preconceito e provocação de serem o próximo passo da evolução. Os roteiristas sempre deixaram claro que existem pessoas boas e más em todas ass raças, e que o medo é um dos grandes propulsores da violência.

Posto isso, o enredo de 'Deus Ama, o Homem Mata' é realmente um clássico; e notem que a participação efetiva dos X-Men nem é tão grande assim. Temo aqui violência gráfica pesada (os assassinatos no parque são impactantes), um vilão travestido de pastor, torturas e - em minha opinião, o melhor - a cobertura da mídia que pode ser tendenciosa ou não... as escolhas ainda são muito pessoais.

Por fim, a cena final com os guardas é fantástica.

Recomendo muito.

Fernanda 28/01/2016

X-men é F***!
Não li todas as HQ's dos X-men, mas posso dizer com certeza que essa deve ser a melhor. Pois em um única HQ conseguiu transmitir o medo que tenho, de pessoas que se dizem enviados de Deus usarem o nome dele, para justificar seus atos sem sentido, não respeitando o direito do próximo, e as crenças alheias. Amei essa HQ!

Wardson 24/12/2019

Com uma crítica e problemática muito válidas éum dos clássicos mais válidos a ser lido. Simplesmente muito boa.

1 | 2 | 3 | 4