Percy Jackson e os Deuses Gregos

Percy Jackson e os Deuses Gregos Rick Riordan

Resenhas - Os Deuses Gregos de Percy Jackson

24/12/2014

Comprei esse livro por puro impulso, atrás na verdade de Demigods and Monsters (sim, povo, em inglês, porque não quero perder nada do sarcasmo de Percy com a tradução, sorry), e nem bem saí da Saraiva com ele embaixo do braço, sentei na praça de alimentação, esperando Mockingjay começar, e comecei a ler. E devo ter pagado um King Kong gigante, porque bem ali, no meio da praça de alimentação, eu dava risada sozinha. Posso praticamente sentir os olhares desconfiados em mim (não por culpa minha, minha mãe caiu de barriga quando estava grávida de mim).

Este livro não pertence a nenhuma coleção, e nem se trata de mais uma aventura do Seaweed Brain. Mas, como ele mesmo já adiantou ali em cima, é um passeio delicioso entre os mitos gregos, com o ponto de vista único do semi-deus mais badass que a gente conhece (de novo, sorry Jason lovers, mas Percy é The Man).

E a razão para eu pagar King Kong no shopping é esta:

“O céu se auto denominou Ouranus – e, sim, este é outro jeito de soletrar Urano (em inglês). Não tem jeito de alguém pronunciar esse nome sem que comece a dar risada. Simplesmente soa errado. Por que ele não escolheu um nome melhor – como Deathbringer ou José – eu não sei, mas pode explicar porque Urano era tão mau-humorado o tempo todo.” (p. 2)

É, desde o começo da criação de acordo com os gregos, Percy já vai tirando uma com os deuses (no caso, Titã).

Deixa eu esclarecer uma coisa: esse livro trata dos mitos sim, mas somente aquelas histórias envolvendo os deuses olimpianos, nada de semi-deuses, como Teseu, Perseu (o que matou a Medusa, não o Seaweed Brain) ou Jasão. eles são mencionados, sim, mas Percy sempre diz que isso é uma história para outra hora (#ficadica, Tio Rick! A gente quer ler a história do Minotauro e do labirinto pelo ponto de vista do Percy!).

E é muito bacana descobrir as histórias dos deuses, como eles nasceram, cresceram e se envolveram em inúmeras encrencas. A gente acaba aprendendo bastante, e se divertindo mais ainda.

“Eu acho que pode-se dizer que não havia muita música no Tártaro, e se houvesse, devia ser mais pela linha de cantos fúnebres e death metal.” (p. 221)

Nota desta que vos tecla: acrescento rap, sertanejo e funk. O livro é dividido em capítulos dedicados a cada um dos deuses olimpianos, e a narrativa é fácil, leve. A gente lê sem esforço nenhum umas 100 páginas de vez. Admito que enrolei um pouco para não terminar muito cedo, e também intercalei com outro livro. E como bônus, minha edição, inglesa, veio com O Filho de Sobek no final, só para me deliciar com o encontro entre Carter e Percy.

“Sua maior reinvindicação de fama era o Velocino de Ouro – aquele tapete de lã que é meu parente – acabou em seu reino, o que fez o lugar imune a doenças, invasões, crises do mercado de ações, visita s de Justin Bieber e basicamente qualquer outro desastre natural.” (p. 284)

Trilha sonora

Só tem uma possível: Kings and Queens, do lindo do 30 seconds to Mars.

Se você gostou de Percy Jackson e os Deuses Gregos, pode gostar também de:

Harry Potter – J. K. Rowling;
As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis;
O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien;
O Hobbit – J. R. R. Tolkien;
A Crônica do Matador de Reis – Patrick Rothfuss.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com
Jerlane2 22/01/2015minha estante
vc é bem engraçada meu deus kk eu rir muito com tudo isso

Rafa Evaristo 26/01/2015minha estante
hahahaha muito bom!!
Quero também! \o/

Mislene 29/01/2015minha estante
Thirty Seconds To Mars !!!

Edilson 29/01/2015minha estante
O Livro só será lançado em fevereiro, não sei como você fez para comprar esse livro.

@colaseyck 03/02/2015minha estante
Melhor resenha que eu já li haushauhs. Se eu tava em dúvida entre gastar o dinheiro com outras futilidades e comprar o livro, acabei de me decidir xD

thalisssouza10 25/02/2015minha estante
Melhor resenha que já li². Eu curto muito os livros do Tio Rick, e principalmente das séries PJO e HdO, comprei o "Percy Jackson e os Deuses Gregos" na pré-venda, ansiedade a mil!! o/

Naaaty.vitoria 05/02/2022

PERCY MELHOR PROFESSOR DE MITOLOGIA GREGA
Eu li esse livro há muito tempo, mas decidi falar dele aqui, porque ele é MUITO divertido, você aprende a história de cada deus grego no ponto de vista do Percy e isso é muito legal, porque além de conhecer cada um dos olimpianos, a gente ainda tem o Percy narrando e fazendo os melhores comentários, debochando e tudo mais, com jeitinho Percy Jackson de ser que nós conhecemos e amamos.
Gabi 05/02/2022minha estante
Nossaaa, eu nunca li esse livro, amo Percy Jackson, mas nem sabia desse livro ? Preciso ler urgente kkkkk obrigada por essa resenha ??

Lari 05/02/2022minha estante
Amooo esse livro.. um dos melhores

Marcelo 07/09/2022minha estante
Será um desafio fazer uma resenha melhor do que a sua. Direto, claro e com todas as informações necessárias para alguém querer ler o livro. Talvez possa explorar a qualidade física do livro, só para me diferenciar, mas é uma informação supérflua.

PeterJohnson0 09/11/2021

Resenha de PJ e os Deuses Gregos
Gente vcs tem que me LEMBRAR de postar as resenhas pq aparentemente eu tô com problema de AMNÉSIA num é POSSÍVEL kkkk (brinks porém não brinks)

Enfim, um livro na minha opinião ENORME (os capítulos tinham tipo no MÍNIMO umas 25 PÁGINAS meus Zeus do Céu kkkk) porém vale MUITO A PENA ler ele gostei PAKAS tbm

Adorei as histórias dos 12 Olimpianos e de alguns outros personagens fora os 12 personagens principais

E é narrado por quem? ELE MESMO nosso Cabeça de Alga FAVORITO menino Percy Jackson, o que deixa tudo PERFEITO e bem ATUAL digamos assim, enfim 5 ESTRELAS obviamente ????
Bianca 09/11/2021minha estante
esse livro é tipo minha bíblia

PeterJohnson0 09/11/2021minha estante
@Bibimel Nossa SIM kkkk BÍBLIA é uma ÓTIMA palavra pra definir esse livro kkkk

Ellie 14/04/2021

Eu acho que esse livro deveria ser lido antes de Percy Jackson e os olimpianos, principalmente para quem vai começar e não sabe muito de mitologia grega e tal, não sei escrever resenha mas eu amei de verdade esse livro. Leiam
Ingrid 14/04/2021minha estante
acho que tem spoiler de pjo e hdo nesse

Ingrid 14/04/2021minha estante
li faz tempo nn tenho ctz

SAVieira 07/07/2020

Recomendo ler antes de PJ (os livros principais)
Como eu já disse no próprio título eu recomendo ler antes dos livros de PJ, pois por mais que há minúsculos spoilers ( é sério são quase imperceptíveis) é ótimo para quem ainda não tem contato com a cultura grega, sendo assim iniciando a leitura já com um embasamento.
Herefrid 07/07/2020minha estante
Tava pensando em começar a ler a saga em breve, vlw pela dica dhdhdhd

SAVieira 07/07/2020minha estante
dnd ;) kkk

Pam 01/04/2022

Apaixonada nesse livro
Eu já amo ler sobre a história original dos deuses e contada dessa forma, ficou melhor ainda. O Percy narrando foi o ponto alto, eu ficava ansiosa pelos próximos comentários. Com ele adicionando comentários modernos pra história. Um jeito bem diferente de contar sobre os Deuses. Achei incrível.
didi 01/04/2022minha estante
ele mencionando one direction no livro KKKKK

didi 01/04/2022minha estante
eu amo

gomesannaju 27/03/2024

UM BOM RESUMO DOS DEUSES OLIMPIANOS!
O livro é um ótimo resumo dos 12 Olimpianos (+ Hades e Perséfone), conta a história de cada um deles individualmente, gostei muito dele, apesar de cochilar lendo algumas vezes KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, com esse livro podemos concluir que: os deuses são horríveis (principalmente Zeus e Poseidon)
Leticia.nobile 28/03/2024minha estante
Amg eu tava caçando esse livro. Tu leu em pdf?

gomesannaju 28/03/2024minha estante
@LetAcia1104 li em epub, me chama na dm que eu te mando

nuna <33 26/11/2022

?????
Amei mto esse livro, deu p conhecer um pouco mais dos principais deuses, as histórias com humor do Percy da todo o charme na história, entrei completamente na história, parecia que o Percy tava ali na minha frente contando as histórias!! Acho q agora eu vou sobreviver se um dos deuses gregos aparecerem na minha frenteKKKKKKKKK ?
Bruno 29/11/2022minha estante
Oi poderia me dizer como faço para abrir o livro pois só aparece a capa rsrs sou nova Aki ?

nuna <33 04/12/2022minha estante
Oii, agr q vi ?
Esse app é p colocar as leituras, tipo uma biblioteca, não serve p ler online ?

Vladia Castro 26/05/2020

Percy Jackson e Os Deuses Gregos (Rick Riordan) ****
Para quem gosta das histórias dos deuses gregos, ainda mais contada pelo Percy Jackson, vai amar esse livro! Percy conta as histórias dos seus parentes com aquele sarcasmo bem típico dele. É só aproveitar muito!!!!
@rccardopereira 26/05/2020minha estante
Esse livro foi muito especial pra mim. Ele ajudou a preencher várias lacunas que eu precisava entender pra continuar acompanhando o riordanverso. Lembro que li pouco antes de começar Heróis do Olimpo.

Vladia Castro 27/05/2020minha estante
Riordan é viciante!!!

Ackson Matos 31/03/2015

O que falar desse livro que conheço a pouco tempo, mas já considero pakas?
"Quem melhor do que Percy Jackson para contar as histórias originais dos loucos e fascinantes deuses do Olimpo?"

Esta é mais uma das obras do exemplar e querido escritor Rick Riordan. Onde sua escrita retorna a nos cativar.

É neste livro, que Riordan conta como os gregos achavam que tudo começou, em um mundo em que deuses, titãs e entidades superiores governavam o mundo. Onde Percy Jackson (nosso herói semideuses preferido), narra do seu ponto de vista com humor e criatividade, que só faz a gente viajar mais e ficar mais curioso em relação aos deuses olimpianos.
Aqui, você também vai se informar sobre como todos os deuses se tornaram olimpianos e começaram a serem idolatrados pelas pessoas. É separados por capítulos, que cada conto relata sobre um deus olimpiano.

Um livro cheio de ação, humor, romance, loucuras intrigantes e descobertas que não farão você vê as coisas como eram antes. Riordan apresenta o melhor livro para os fãs de mitologia grega, Percy Jackson e os Deuses Gregos.

Meu deus! Que livro é esse? Eu não gostei dele. Eu ameeei!!!
Confesso que quando eu minha mãe chegou com ele em casa, quase derrubei a casa de tanto pular. A grossura dele, o tamanho e as páginas ilustradas... Uau!
Tá bom! Vamos esquecer esse meu momento de fascínio e vamos direto para a história.

Bom, o livro pode ser grande e um pouco grosso, mas creio que se você tirar um tempo para ler um capítulo por dia, você termina numa boa e ainda ficará com saudades.

Achei o início bem devagar. Não me prendeu a atenção para se interessar em lê-lo.

Os diálogos do início dos personagens não pareciam ser escritos pelo o Rick Riordan. Pareciam diálogos clichês, que foram feitos sem habilidades ou falta de experiências.

Mas como eu havia dito foi só no início.

Não demorou muito para que Riordan colocasse o seu dom de escrita fácil e gostosa de ler, com sarcasmos que começaram a tirar só sorrisos, até começar a te tirar altas e loucas risadas.

Durante todo o livro, você chega a ter uma ideia de que o mundo dos deuses gregos não era nada normal (coisa que o Percy já dizia nos outros livros). Coisas do tipo, como: deuses se transformando em animais para conquistarem os mortais, dando resultado em nascimentos de animais sagrados, semideuses ou a misturas dos anteriores. Pois é, bem tenso!

Em geral, o livro pode ser sim lido por qualquer pessoas. Até as que não leram sobre Percy Jackson. Só que as vezes ele cita alguns personagens, como Annabeth, Piper, Grover, etc., mas não é necessário ter conhecimento deles para a história ser compreendida.

O livro em si, realmente te ensina muitas coisas sobre a mitologia grega. Coisas que você nunca vai esquecer. Como uma pasta de dente de sabor menta. Talvez você possa chegar a ter nojo de menta depois que ler esse livro. No meu caso, só me fez querer usar mais hahahaha

ATENÇÃO, O QUE VOU CONTAR NÃO É SPOILER. E SIM, INFORMAÇÕES QUE PASSAREI PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE EM LER O LIVRO.

Achei Gaia meia psicopata, neste livro. As vezes ela é uma mãe normal e de repente, lá está ela: "Mate-o! Pique-o!" '-----'

Isso pode ser estranho, mas agora eu sei a sua cisma com os deuses e os semideuses. Neste livro, conta que Gaia amava seus filhos mais do que tudo e assim como sua neta, Hera, ela não gostava de ser desvalorizada pelo o marido. Então, pense duas vezes antes de fazer algum mal à um de seus filhos(coisa que Zeus não se informou) ou esquecer que ela exista.

No livro também conta como Perséfone foi raptada por Hades e como ela teve que se adaptar no Mundo Inferior. Ah! E você não sabe, mas Perséfone quase já destruiu o universo por causa disso tudo. Pois é, a mina não é fraca não!
Sabia também que esse rapto não foi idéia de Hades? Vai se surpreender com quem foi o psicopata que teve essa ideia.

Também vai conhecer maldições, como a de Tântalo. Onde envolve a Morte, o orgulho, Hades e a zoeira do Percy hahahaha

Se você tem curiosidade em saber o porquê de Atena e Poseidon não se dão bem, aqui você vai entender. Ah! O capítulo do deus que vocês vão mais gostar é com certeza o de Atena. Cara, você morre de rir do começo ao fim. É sério, só de lembrar dá vontade rir hahahaha
Tem também o porquê de ela ser chamada de Palas Atena _ (Só não chore)
A Treta Medusa, Poseidon e Atena.

Vai saber qual é o deus da pessoa que está confusa sobre o seu próprio gênero. O verdadeiro nome do deus sátiro, Pã.
Quem realmente é o deus da comida: Deménter ou Dioniso.

Vai saber como Hera e Zeus se tornaram marido e mulher. Como Poseidon e Anfitrite (rei e rainha dos mares) se conheceram. E como Hera é bem pior do que você imaginava.

Você sabe muito bem que Hera jogou seu filho, Hefesto, do Monte Olimpo. Mas você não sabia que ele era vingativo. Ou seja, Hefesto colocou na cabeça que se vingar é a melhor coisa a se fazer. Não tente imaginar o que ele fez quando descobriu que sua mulher, Afrodite, o traiu com seu irmão, Ares. Mas uma coisa é clara: Hefesto ama prender as pessoas. Você verá!

Sobre Apolo? Bom, não tenho muito o que contar. Apenas que no início do auge de ser um deus olimpiano, o cara era "meio" psicopata. E um aviso: Não tente ser o centro das atenções e se transformar no ídolo das pessoas, Apolo não gosta nada de ser menosprezado por um mortal.

Já Ártemis? Ela teve tudo que queria desde o momento que nasceu. Estou falando sério! Sua vida foi do jeito que ela queria. Ela só não perdoava a quem à desejasse. E eu diria que tenho inveja dela, mas na verdade, quando Ártemis cresceu ela virou uma donzela dedicada e ambiciosa (e sortuda). Pena que se ela se apegasse à alguém, a pessoa não tinha o destino tão bom quanto o dela.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que Hermes roubou o gado sagrado de Apolo. Você só não sabia que ele roubou quando tinha algumas horas de vida. Agora imaginem um bebê roubando vacas. Normal, vejo isso todos os dias.

E eu sei que quando você era criança tomava suco de uva e imaginava que era um vampiro tomando sangue. Então saiba que você não estava errado. Leia o livro e descubra!

E é isso. Só queria deixar claro que mesmo achando o capítulo de Atena o melhor o de Dioniso também foi legalzinho, porque eu amei o poder da loucura dele. Nem quero imaginar eu com um poder daqueles estando de mal humor.

Vou dar 5 estrelas, porque não tem nada de errado ou ruim no livro. Mas também não é o melhor livro que já li.
Pedro.Rafael 01/04/2015minha estante
OoOO Ficou ótimo ta Ackson amei a resenha é me fez querer muito ler esse livro!!!Parabens!!!

JVCCP 11/04/2021

Percy Jackson & os Deuses Gregos
Histórias ótimas e interessantes, mas o tamanho das páginas e as piadas do Percy (só dessa vez) tornaram o livro muito chato de ler... acho que eu só não sou o público alvo do livro, mas mesmo tendo ilustrações não acho que crianças ou juvenis vão ficar entretidas com um livro tão grande (pode frustrar algumas delas).
Seaweed brain 11/04/2021minha estante
Serio? Eu gostei bastante do livro. Achei bem facil de entender e eu li em apena 2 dias. Realmente gostei bastante

Dalpiva 15/08/2023

Narração engraçada e divertida
A narração dos eventos feita pelo percy, é muito boa, é leve e engraçada, que dá vontade de ler cada vez mais, com as piadas engraçadinhas dele e tudo mais
Muito bom, recomendo pra quem quer saber um pouco mais do universo do rick na questão mitológica
hscardigan 15/08/2023minha estante
sou doida pra ler esse livro ?

Você 18/06/2022

Percy Jackson e os Deuses Gregos
"Chamamos isso de ópio, crianças. E não usem drogas porque DROGAS FAZEM MAL. Pronto. Eu tinha que colocar isso aqui."

Esse livro não segue uma narrativa e é na verdade o próprio Percy Jackson contando as histórias dos deuses olimpianos.
Definitivamente é mais fraco que os livros das séries, o que é entendível, mas ainda assim é interresante. É também uma boa forma de começar a aprender um pouco mais a fundo sobre os deuses gregos, principalmente para crianças já que não é contado de um jeito maçante. O humor é o mesmo dos outros livros, sendo algumas vezes muito bom outras vezes um pouco escatológico demais para mim, pessoalmente.
Me irritou um pouco como quando falando sobre Apolo quase não há menção a Jacinto, um dos dois amores de sua vida. Mas fora isso gostei bastante e também aprendi bastante coisa.
Bia 19/06/2022minha estante
"escatológico" caraca falou bonito kkkkk (tive que pesquisar no google)

Arya4 30/09/2020

Ótimo. Devorei em dois dias. Muito bom mesmo. Todas as histórias são muito boas,interessantes e bem escritas e é claro...muito engraçadas. Leia. Essencial. Poderia até ter lido esse livro antes de iniciar a série do Percy. Fica a dica.
Maria Clara 29/08/2021minha estante
Não podia não, contém spoilers do desenvolvimento dos livros!!

Daniella 28/08/2016

TIO RICK ARRASA!
Nem preciso dizer que sou fã de tudo o que o Tio Rick escreve não é? Sou daqueles que conheceu os livros, por causa do filme, e sou daquela minoria, que gosta dos filmes também.
Não é atoa que Percy Jackson e o Mar de Monstros, é o meu filme favorito, e que os livros do Tio Rick estão entre os meus favoritos.
Dei esse livro de aniversário para mim mesma, esse ano no dia 18 ele vai fazer exato um ano comigo, e toda vez que eu olho ele na minha estante, penso que foi um dos meus melhores presentes da vida.
Tem muita resenha falando sobre o que se trata o livro, então queria apenas dar a minha opinião como fã, e queria dizer que simplesmente vocês tem que ler esse livro, assim como todos os outros, é um prato cheio para quem gosta de mitologia grega/romana, é um prato cheio para quem ama aventura, amizade e amor.
É para quem tem problemas com a família, e percebe ao ler que todo mundo tem as suas.
Tio Rick sabe brincar com o emocional das pessoas, mais isso é meio que o foco de um escritor, e isso ele faz com maestria.
Já li muito livro na vida, e já escrevi muito também, e gosto de dizer que tenho o Tio Rick como uma das minhas inspirações literárias.
É isso, não tenho muito mais o que falar. E pelo amor de Deus (não vou falar dos deuses), Tio Rick lança logo a continuação da série As Aflições de Apolo!
Lidia 27/09/2017minha estante
Eu completei a saga inteira pra minha filha desde de quando ela tinha uns 13 anos desde então venho acompanhando as sagas do tio Rick que por sinal são todas ótimas, Bjs