Percy Jackson e os Deuses Gregos

Percy Jackson e os Deuses Gregos Rick Riordan

Resenhas - Os Deuses Gregos de Percy Jackson

24/12/2014

Comprei esse livro por puro impulso, atrás na verdade de Demigods and Monsters (sim, povo, em inglês, porque não quero perder nada do sarcasmo de Percy com a tradução, sorry), e nem bem saí da Saraiva com ele embaixo do braço, sentei na praça de alimentação, esperando Mockingjay começar, e comecei a ler. E devo ter pagado um King Kong gigante, porque bem ali, no meio da praça de alimentação, eu dava risada sozinha. Posso praticamente sentir os olhares desconfiados em mim (não por culpa minha, minha mãe caiu de barriga quando estava grávida de mim).

Este livro não pertence a nenhuma coleção, e nem se trata de mais uma aventura do Seaweed Brain. Mas, como ele mesmo já adiantou ali em cima, é um passeio delicioso entre os mitos gregos, com o ponto de vista único do semi-deus mais badass que a gente conhece (de novo, sorry Jason lovers, mas Percy é The Man).

E a razão para eu pagar King Kong no shopping é esta:

“O céu se auto denominou Ouranus – e, sim, este é outro jeito de soletrar Urano (em inglês). Não tem jeito de alguém pronunciar esse nome sem que comece a dar risada. Simplesmente soa errado. Por que ele não escolheu um nome melhor – como Deathbringer ou José – eu não sei, mas pode explicar porque Urano era tão mau-humorado o tempo todo.” (p. 2)

É, desde o começo da criação de acordo com os gregos, Percy já vai tirando uma com os deuses (no caso, Titã).

Deixa eu esclarecer uma coisa: esse livro trata dos mitos sim, mas somente aquelas histórias envolvendo os deuses olimpianos, nada de semi-deuses, como Teseu, Perseu (o que matou a Medusa, não o Seaweed Brain) ou Jasão. eles são mencionados, sim, mas Percy sempre diz que isso é uma história para outra hora (#ficadica, Tio Rick! A gente quer ler a história do Minotauro e do labirinto pelo ponto de vista do Percy!).

E é muito bacana descobrir as histórias dos deuses, como eles nasceram, cresceram e se envolveram em inúmeras encrencas. A gente acaba aprendendo bastante, e se divertindo mais ainda.

“Eu acho que pode-se dizer que não havia muita música no Tártaro, e se houvesse, devia ser mais pela linha de cantos fúnebres e death metal.” (p. 221)

Nota desta que vos tecla: acrescento rap, sertanejo e funk. O livro é dividido em capítulos dedicados a cada um dos deuses olimpianos, e a narrativa é fácil, leve. A gente lê sem esforço nenhum umas 100 páginas de vez. Admito que enrolei um pouco para não terminar muito cedo, e também intercalei com outro livro. E como bônus, minha edição, inglesa, veio com O Filho de Sobek no final, só para me deliciar com o encontro entre Carter e Percy.

“Sua maior reinvindicação de fama era o Velocino de Ouro – aquele tapete de lã que é meu parente – acabou em seu reino, o que fez o lugar imune a doenças, invasões, crises do mercado de ações, visita s de Justin Bieber e basicamente qualquer outro desastre natural.” (p. 284)

Trilha sonora

Só tem uma possível: Kings and Queens, do lindo do 30 seconds to Mars.

Se você gostou de Percy Jackson e os Deuses Gregos, pode gostar também de:

Harry Potter – J. K. Rowling;
As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis;
O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien;
O Hobbit – J. R. R. Tolkien;
A Crônica do Matador de Reis – Patrick Rothfuss.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com
Lane 22/01/2015minha estante
vc é bem engraçada meu deus kk eu rir muito com tudo isso

Rafa Evaristo 26/01/2015minha estante
hahahaha muito bom!!
Quero também! \o/

Mislene 29/01/2015minha estante
Thirty Seconds To Mars !!!

Edilson 29/01/2015minha estante
O Livro só será lançado em fevereiro, não sei como você fez para comprar esse livro.

Nicolas Oliveira 03/02/2015minha estante
Melhor resenha que eu já li haushauhs. Se eu tava em dúvida entre gastar o dinheiro com outras futilidades e comprar o livro, acabei de me decidir xD

thalisssouza10 25/02/2015minha estante
Melhor resenha que já li². Eu curto muito os livros do Tio Rick, e principalmente das séries PJO e HdO, comprei o "Percy Jackson e os Deuses Gregos" na pré-venda, ansiedade a mil!! o/

Flora 22/04/2015

Ah, Rick
Não consigo contar as vezes que eu já falei para mim mesma: “ah, bem que o Rick Riordan podia escrever um livro sobre mitologia narrado pelo Percy, ia ser engraçadíssimo”. Então vocês podem imaginar a minha felicidade quando eu vi que isso, de fato, ia acontecer.

Superando minhas expectativas, esse livro é simplesmente genial. De forma engraçadíssima, por ser narrado por Percy (somente o amor da minha vida), Rick acerta ao contar os mitos da forma mais plausível possível, sem ignorar as atrocidades que eles contém, tais como: incesto, estupro, canibalismo etc. Sem deixar de conter essas partes essenciais, a narração mantém o bom humor e nos apresenta as histórias dos deuses de um ponto de vista inédito, sem o tom sério e muitas vezes maçante que às vezes encontramos em livros de história.

Eu apostava que seria um pouco superficial e mais engraçado do que completo, mas me enganei. Sou fã número 1 de mitologia grega e posso afirmar que os mitos não deixaram de ser “verossímeis” pelo bem do humor de Percy. Não, tudo foi bem equilibrado.

Além de dar para matar uma boa saudades do Percy, relembrei dos meus mitos favoritos e entendi muita coisa que antes eu tinha dificuldades para entender, já que Riordan não nos poupa de detalhes. Acreditem, ele é professor de história, ele sabe o que ele está fazendo.

Fora tudo isso, não posso deixar de ignorar as ilustrações mais do que sensacionais do John Rocco. Eu sou muito fã de arte, então se alguém mistura arte + mitologia, já me ganha. Agora, misturar arte boa + mitologia bem escrita? Vocês querem me matar. As ilustrações desse livro não são nada parecidas com a arte oficial de Percy Jackson (ainda bem), são feitas com um realismo impecável, com cores lindas e uma técnica de fazer inveja. Para vocês verem que eu estou falando sério, eu considerei imprimir a ilustração da Perséfone sendo sequestrada em tamanho grande e colar na minha parede.

Como se não fosse o bastante, ele é de capa dura, enorme, com um layout lindo e páginas de material durável. É perfeito para ficar muito tempo na sua estante e para que você possa ler quantas vezes quiser, sem se preocupar em rasgar ou desbotar.

Recomendadíssimo para quem gosta de mitologia ou Percy Jackson ou ser feliz em geral.

Nota: ❀❀❀❀❀

site: http://floradepapel.com.br

Ackson Matos 31/03/2015

O que falar desse livro que conheço a pouco tempo, mas já considero pakas?
"Quem melhor do que Percy Jackson para contar as histórias originais dos loucos e fascinantes deuses do Olimpo?"

Esta é mais uma das obras do exemplar e querido escritor Rick Riordan. Onde sua escrita retorna a nos cativar.

É neste livro, que Riordan conta como os gregos achavam que tudo começou, em um mundo em que deuses, titãs e entidades superiores governavam o mundo. Onde Percy Jackson (nosso herói semideuses preferido), narra do seu ponto de vista com humor e criatividade, que só faz a gente viajar mais e ficar mais curioso em relação aos deuses olimpianos.
Aqui, você também vai se informar sobre como todos os deuses se tornaram olimpianos e começaram a serem idolatrados pelas pessoas. É separados por capítulos, que cada conto relata sobre um deus olimpiano.

Um livro cheio de ação, humor, romance, loucuras intrigantes e descobertas que não farão você vê as coisas como eram antes. Riordan apresenta o melhor livro para os fãs de mitologia grega, Percy Jackson e os Deuses Gregos.

Meu deus! Que livro é esse? Eu não gostei dele. Eu ameeei!!!
Confesso que quando eu minha mãe chegou com ele em casa, quase derrubei a casa de tanto pular. A grossura dele, o tamanho e as páginas ilustradas... Uau!
Tá bom! Vamos esquecer esse meu momento de fascínio e vamos direto para a história.

Bom, o livro pode ser grande e um pouco grosso, mas creio que se você tirar um tempo para ler um capítulo por dia, você termina numa boa e ainda ficará com saudades.

Achei o início bem devagar. Não me prendeu a atenção para se interessar em lê-lo.

Os diálogos do início dos personagens não pareciam ser escritos pelo o Rick Riordan. Pareciam diálogos clichês, que foram feitos sem habilidades ou falta de experiências.

Mas como eu havia dito foi só no início.

Não demorou muito para que Riordan colocasse o seu dom de escrita fácil e gostosa de ler, com sarcasmos que começaram a tirar só sorrisos, até começar a te tirar altas e loucas risadas.

Durante todo o livro, você chega a ter uma ideia de que o mundo dos deuses gregos não era nada normal (coisa que o Percy já dizia nos outros livros). Coisas do tipo, como: deuses se transformando em animais para conquistarem os mortais, dando resultado em nascimentos de animais sagrados, semideuses ou a misturas dos anteriores. Pois é, bem tenso!

Em geral, o livro pode ser sim lido por qualquer pessoas. Até as que não leram sobre Percy Jackson. Só que as vezes ele cita alguns personagens, como Annabeth, Piper, Grover, etc., mas não é necessário ter conhecimento deles para a história ser compreendida.

O livro em si, realmente te ensina muitas coisas sobre a mitologia grega. Coisas que você nunca vai esquecer. Como uma pasta de dente de sabor menta. Talvez você possa chegar a ter nojo de menta depois que ler esse livro. No meu caso, só me fez querer usar mais hahahaha

ATENÇÃO, O QUE VOU CONTAR NÃO É SPOILER. E SIM, INFORMAÇÕES QUE PASSAREI PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE EM LER O LIVRO.

Achei Gaia meia psicopata, neste livro. As vezes ela é uma mãe normal e de repente, lá está ela: "Mate-o! Pique-o!" '-----'

Isso pode ser estranho, mas agora eu sei a sua cisma com os deuses e os semideuses. Neste livro, conta que Gaia amava seus filhos mais do que tudo e assim como sua neta, Hera, ela não gostava de ser desvalorizada pelo o marido. Então, pense duas vezes antes de fazer algum mal à um de seus filhos(coisa que Zeus não se informou) ou esquecer que ela exista.

No livro também conta como Perséfone foi raptada por Hades e como ela teve que se adaptar no Mundo Inferior. Ah! E você não sabe, mas Perséfone quase já destruiu o universo por causa disso tudo. Pois é, a mina não é fraca não!
Sabia também que esse rapto não foi idéia de Hades? Vai se surpreender com quem foi o psicopata que teve essa ideia.

Também vai conhecer maldições, como a de Tântalo. Onde envolve a Morte, o orgulho, Hades e a zoeira do Percy hahahaha

Se você tem curiosidade em saber o porquê de Atena e Poseidon não se dão bem, aqui você vai entender. Ah! O capítulo do deus que vocês vão mais gostar é com certeza o de Atena. Cara, você morre de rir do começo ao fim. É sério, só de lembrar dá vontade rir hahahaha
Tem também o porquê de ela ser chamada de Palas Atena _ (Só não chore)
A Treta Medusa, Poseidon e Atena.

Vai saber qual é o deus da pessoa que está confusa sobre o seu próprio gênero. O verdadeiro nome do deus sátiro, Pã.
Quem realmente é o deus da comida: Deménter ou Dioniso.

Vai saber como Hera e Zeus se tornaram marido e mulher. Como Poseidon e Anfitrite (rei e rainha dos mares) se conheceram. E como Hera é bem pior do que você imaginava.

Você sabe muito bem que Hera jogou seu filho, Hefesto, do Monte Olimpo. Mas você não sabia que ele era vingativo. Ou seja, Hefesto colocou na cabeça que se vingar é a melhor coisa a se fazer. Não tente imaginar o que ele fez quando descobriu que sua mulher, Afrodite, o traiu com seu irmão, Ares. Mas uma coisa é clara: Hefesto ama prender as pessoas. Você verá!

Sobre Apolo? Bom, não tenho muito o que contar. Apenas que no início do auge de ser um deus olimpiano, o cara era "meio" psicopata. E um aviso: Não tente ser o centro das atenções e se transformar no ídolo das pessoas, Apolo não gosta nada de ser menosprezado por um mortal.

Já Ártemis? Ela teve tudo que queria desde o momento que nasceu. Estou falando sério! Sua vida foi do jeito que ela queria. Ela só não perdoava a quem à desejasse. E eu diria que tenho inveja dela, mas na verdade, quando Ártemis cresceu ela virou uma donzela dedicada e ambiciosa (e sortuda). Pena que se ela se apegasse à alguém, a pessoa não tinha o destino tão bom quanto o dela.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que Hermes roubou o gado sagrado de Apolo. Você só não sabia que ele roubou quando tinha algumas horas de vida. Agora imaginem um bebê roubando vacas. Normal, vejo isso todos os dias.

E eu sei que quando você era criança tomava suco de uva e imaginava que era um vampiro tomando sangue. Então saiba que você não estava errado. Leia o livro e descubra!

E é isso. Só queria deixar claro que mesmo achando o capítulo de Atena o melhor o de Dioniso também foi legalzinho, porque eu amei o poder da loucura dele. Nem quero imaginar eu com um poder daqueles estando de mal humor.

Vou dar 5 estrelas, porque não tem nada de errado ou ruim no livro. Mas também não é o melhor livro que já li.
Pedro.Rafael 01/04/2015minha estante
OoOO Ficou ótimo ta Ackson amei a resenha é me fez querer muito ler esse livro!!!Parabens!!!

Bruno Novais 04/09/2015

Melhor forma de aprender sobre os Deuses Gregos
Confesso que comprei esse livro por puro impulso, pois estava lendo a saga de Percy na época, mas não me arrependo. Já faz um tempo que estou fascinado por essas histórias de Deuses gregos e nesse livro o Autor escreve de uma maneira super dinâmica, engraçada e com ilustrações super bem feitas destes seres tão poderosos. Aconselho inclusive para quem ira começar a ler os Heróis do Olimpo, a ler este livro antes, ira ajudar para você não ficar perdido com tantos Titãs e gigantes.
Além de contar as origens dos principais Deuses e titãs, o Autor ainda conta histórias "bônus" de cada Deus. Outra coisa bacana é sempre fazer uma ligação com os tempos de hoje, não tornando o livro massivo, pois afinal tem muitas histórias sobre essas divindades.
Mas uma vez Rick Riordan me surpreendeu!!! Parabéns!!!

Tinúviel 17/09/2015

Rick Riordan nunca decepciona
Uma maneira muito divertida de relembrar de algumas histórias da Mitologia Grega, e como sempre, Rick Riordan não decepciona, pelo contrário, ele acaba nos surpreendendo sempre. Me acabei de rir em diversas partes, a associação com elementos dos dias atuais é show. Uma pena que não tivesse mais historias, por mim, esse livro poderia ter umas 1000 páginas. A arte do livro também é show, vale investir nele.

Nine 02/09/2015

cara os livros do Rick sao sempre perfeitos. morri de rir com a narrativa do percy sobre os deuses, serio, ele é incrivel *-*

Jaque 25/01/2016

Percy Jackson e os deuses gregos
É a cara do Percy!
Sou apaixonada por Rick Riordan e como narra. Percy consegue fazer serem engraçados as confusas histórias da mitologia grega.

Juju leal 08/04/2017

Deuses gregos
Nesse livro percy narra a tão famosa história da mitologia grega de uma forma diferente e envolvente que faz o leitor querer chegar na ultima página sem parar de ler. É um ótimo livro e recomendo a todos.??

Lucasouto171 06/09/2015

Li esse livro recentemente e curti bastante, o ritmo de Riordan é muito bom e aspiadas melhores ainda, já conhecia um pouco de mitologia grega através dos livros de Percy jackson e de outros livros mas esse trouxe várias informações que eu desconhecia, além disso, o livro tem uma edição perfeita, com capa dura e várias ilustrações de john rocco, o mesmo ilustrador das capas de percy jackson, são imagens muito bonitas, recomendo para principalmente para os fãs da série, mas com certeza agradaria muito crianças com história da cultura grega

Alexia Bittencourt 17/05/2015

Aprendi mais sobre mitologia com o Percy do que na escola!!
Mitologia Grega é um assunto extremamente interessante ao mesmo tempo que é absurdamente confuso (como assim Deméter teve filhos gêmeos, uma deusa e um cavalo?!) e o Tio Rick através das histórias do Percy consegue deixar esse assunto muito mais divertido e muito mais fácil de assimilar. Acompanho as histórias do Percy a quase 10 anos e desde que eu terminei o primeiro livro esperava que o Tio Rick publicasse um livro como esse, explicando a história dos Deuses e Titãs. Vocês não imaginam minha felicidade quando descobri esse livro em uma livraria *---*

Quanto ao livro, não é uma aventura com um herói e uma vilão malvado, não leia esperando algo assim. São pequenas histórias sobre cada um dos Deuses contadas de uma forma "atual", com uma boa dose de ironias e piadas (e o Percy nos pedindo para não contar o que ele está dizendo para esse ou aquele Deus), mas sem deixar de lado os detalhes sórdidos.

Agora estou na espera por um livro falando dos semideuses famosos.

Renata 22/08/2015

Percy Jackson e os Deuses Gregos - Rick Riordan
Existem livros lançados que são tão bonitos e tem uma edição tão caprichada que todos os fãs daquela determinada série/autor vão ao delírio e querem logo ter em sua estante. Esse é exatamente o caso do lançamento da Editora Intrínseca voltado para o público que é fã do autor Rick Riordan e de Percy Jackson - Percy Jackson e os Deuses Gregos. O livro é inteiramente pensado em cada fã e colecionador da série. É um trabalho lindíssimo.

Entre uma aventura e outra, Percy Jackson foi convidado por uma editora para contar um pouquinho a respeito de cada Deus Grego que mais esteve presente em suas histórias. Com esse convite irrecusável, o jovem semideus conta um pouco para todos os outros semideuses e seus fãs sobre as peculiares que conhece de cada Deus, desde o início da criação do mundo até chegar em alguns outros fatos um tanto surpreendentes. Dividido em capítulos como se fossem contos, o livro dá oportunidade de conhecermos ainda mais sobre Mitologia Grega.

O livro tem exatamente a finalidade de conquistar todos que admiram a saga dos semideuses, além de qualquer outro leitor que aprecie um livro bonito. Porque Percy Jackson e os Deuses Gregos é um livro lindíssimo, digno de colecionador. Sua diagramação é maravilhosa e muito bem feita pela Editora Intrínseca. Capa dura, com cores vivas e presentes não só nada capa, mas em todas as ilustrações que existem dentro de cada história. Falando nelas, aqui eu parabenizo o John Rocco, responsável por cada ilustração do livro. Muitas delas são tão originais que nos transportam para o momento exato em que o Percy narra aquele acontecimento.

Como dito anteriormente, o livro é divido por Deus. Percy conta alguns fatos relacionados a cada um, transformando os capítulos como se fossem contos. O livro possui sumário, além de um posfácio do Percy, lista das ilustrações e um índice com todas as denominações gregas no decorrer da história. E falando nela, ela é realizada em primeira pessoa - pelo Percy, claro. Em diversos momentos soltei risadas pelos comentários sarcásticos e engraçados do personagem em relação aos outros personagens ali contados. Um jogo de palavras fantásticos que somente Rick Riordan tem a maestria de fazer com eles.

Quando eu sinceramente pensei que não poderia mais haver algo relacionado ao mundo de Percy Jackson, o autor vem e surpreende a mim e aos fãs com esse incrível trabalho. Ele não é um livro essencial para a leitura dos anteriores, mas aposto que todos os fãs devem tê-lo em sua estante, além daqueles que tem uma certa curiosidade a respeito do mundo grego contato por Rick. Beleza é seu ponto forte e um trabalho incrível feito pela Editora.

Mariane.Calca 09/12/2015

Parabéns Rick Riordan
Nunca aprendi muito sobre mitologia grega, mas quando comecei a ler a série Percy Jackson e os Olimpianos, de repente me vi fascinada pelo assunto e então comprei este livro. Quando ele chegou fiquei impressionada com a sua edição, pelo seu tamanho e suas ilustrações maravilhosas.
Rick Riordan está de parabéns por esse livro, pois ele nos ensina muito sobre os antigos mitos gregos com uma narrativa engraçada e atualizada pelo meu personagem preferido, Percy Jackson.
Recomendo este livro para todos os fãs da série, e também para quem se interessa em mitologia grega, quem compra-lo não irá se arrepender !

Lidia M. Rangel 20/01/2016

Lá vem a diferentona ¬¬
Bem, aqui não vai ser exatamente uma resenha, mas sim um opinião pessoal. Então nem venha de mimimi com meu texto ok? vamos lá.

O livro tem lindas Ilustrações, lindo tanto por fora quanto por dentro. E bem, para por ai. A base da mitologia grega está lá claro, mas o resto é completamente wtf?
Tenho um certo conhecimento em relação a mitologia grega e posso dizer que o modo como o Rick narrou essa história foi uma completa piada com alguns fatos meio distorcidos. E por falar em piada, o livro tem MUITA piada ruim, e piadas de mal gosto com assuntos pesados presente na mitologia, me senti sendo tratada como criança lendo esse livro. Sei como a narrativa do Rick funciona, já li vários livros dele e gostei bastante e até me diverti, mas em nem um deles foi tão estranhamente infantil quanto esse.
Se quando você pegar esse livro para ler e não tiver conhecimento algum de mitologia, não o leia! Não é um livro de informações, mas sim piada com a mitologia grega. Sinceramente? não sei o que o tio Rick andou usando para escrever isso.

Parece uma opinião só de ódio né? Mas não. Estou dando minha opinião aqui mais por surpresa com o que ele fez do que por ódio, sou uma pessoa Zen, juro. Enquanto o lê, dependendo do seu senso de humor, pode até que você se divirta, é um passa tempo bonzinho ainda mais se você gosta do autor. Mas eu sinceramente não gostei muito DESSE livro, é bem mais ou menos. Desculpem-me.
Vi que MUITA gente aqui gostou bastante do livro, e sei que estou dando uma de divergente, mas tive que deixar minha opinião contraditória em meio a tantas que não percebeu vários erros desse livro. Deixo meu aviso e minha dica, segue quem quiser.

criscat 10/12/2017

O título dá a entender que esta é mais uma história da enorme coleção de aventuras de Percy Jackson. Mas basta iniciar a leitura para perceber que não é bem isso. O livro é uma enciclopédia sobre a mitologia dos deuses gregos. Ou melhor, é a versão de Percy Jackson dessa mitologia. Assim, tem-se a história dos deuses contada através do olhar desse semideus adolescente.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/10/09/percy-jackson-e-os-deuses-gregos/