Os Olhos do Dragão

Os Olhos do Dragão Stephen King

Resenhas - Os Olhos Do Dragão

Francyelle 31/07/2020

O começo do livro é um pouco sem ritmo, e se vc já tem uma noção dos livros do king, sente um pouco de "chatisse" no começo, pois o mundo dele é representado, mas nada de muito problemático. No decorrer da história, as personagens são bem construídas e do meio para o final, é impossível parar de ler.

herbert.goncalves 27/06/2020

king ❤︎
OS OLHOS DO DRAGÃO é, por mais que eu odeie a expressão, uma "obra menor" de Stephen King - e nesse caso literalmente, pois é um livro menor em pretensões e também em tamanho, mal chegando a 300 páginas, algo um tanto estranho para um autor que não é exatamente lembrado por ser conciso. Eu sequer sabia da existência deste livro até recentemente, quando o encontrei num sebo, na edição da saudosa e antológica série "Mestres do Horror e da Fantasia" da igualmente saudosa e antológica Editora Francisco Alves (mas acredito que já tenha sido republicado desde então). Originalmente lançado em 1987, OS OLHOS DO DRAGÃO vem logo depois de "O Talismã" e "It / A Coisa", que são, ambos à sua maneira, aventuras infantis para adultos (a primeira tem uma criança de 12 anos como protagonista, e na segunda nós conhecemos os protagonistas adultos primeiro como crianças, numa longa narrativa do passado dos personagens). Seguindo esse raciocínio, OS OLHOS DO DRAGÃO faz o caminho inverso: é uma aventura adulta para crianças, e talvez por isso tenha sido recebida com menos pompa e circunstância (na orelha do livro, o autor confessa que o escreveu para seus filhos, que, então ainda crianças, não podiam ler suas outras obras). Claro que continua sendo um livro de Stephen King, e portanto não é de todo inofensivo e jamais infantilóide: de machadadas que partem cabeças ao meio a um veneno que provoca uma combustão espontânea descrita em mórbidos detalhes na sua vítima, a aventura é mais indicada para crianças crescidas ou marmanjões que gostam de histórias infanto-juvenis do que propriamente para infantes. No fim fica um gostinho de "quero mais", porque King passa os primeiros capítulos do livro apresentando o fictício reino de Delain, caçadas a dragões, intrigas palacianas e um mago malvado chamado Flagg (vilão recorrente na obra do autor, de "A Dança da Morte" à saga "A Torre Negra"), mas depois limita-se a narrar a história da prisão injusta do príncipe herdeiro do trono, Pedro, e o plano de fuga que ele põe em prática ao longo de cinco anos (quase como uma versão infantil de "Papillon"!). Do jeito que está, parece mais uma aventura solta e secundária pertencente a alguma megassaga Kinguiana (tipo um "A Torre Negra Volume 3.5", digamos) do que um livro solo. E a conclusão abrupta não se preocupa em explicar muito sobre o destino dos personagens, dando a entender que o autor pretendia voltar a eles caso a obra tivesse feito mais sucesso (confesso que não sei se ele retornou ao universo de Delain, pois há tempos não acompanho os livros de King). Ah, é bem curioso ver como o autor usa seu estilo narrativo detalhista numa história mais curta. Às vezes fica bem evidente que ele está se segurando com força para não estender a trama às 500 ou 700 páginas habituais dos seus romances. Por exemplo: ele usa várias páginas para descrever como Flagg manipula um terrível veneno (conhecido como "areia do dragão"), deixando beeeeeeeem claro para o leitor a extrema periculosidade da substância; faz o mesmo com o plano de fuga de Pedro, levado a cabo durante anos (e, por isso mesmo, o leitor fica torcendo para que tudo funcione na hora H). Tem ainda a utilização criativa de guardanapos em momentos-chave da trama (tanto que o título original da história era "Napkins"!). King deveria ter escrito mais histórias curtas (e grossas) como essa. Para fãs de carteirinha do autor, OS OLHOS DO DRAGÃO provavelmente não signifique nada além de um título menos celebrado e descartável numa longa bibliografia. Mas eu curti bastante a aventura e a achei mais eficiente do que muita coisa maior e mais longa que King escreveu antes e depois. Alô, Hollywood: OS OLHOS DO DRAGÃO é uma história implorando para virar filme, e que nem exige grandes efeitos especiais!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

André 23/06/2020

Li com a intenção de saber mais sobre eventos e personagens que irão aparecer na saga da Torre, por recomendação de um guia que encontrei na Internet. No começo tive dificuldade pra conseguir engrenar, porque até a metade do livro o SK passa apenas desenrolando os eventos que já sabemos da própria sinopse do livro. Então quando termina a parte que já conhecemos, o livro passa a ser interessante. Não chega bem a ser um conto de fadas como dão a entender algumas resenhas. E o SK se dirige ao leitor o tempo todo, o que eu imagino que funcione melhor para leitores mais novos, ou até mesmo para pais que leem para seus filhos. Mas é um livro bom.

Sthefany.Ambrosio 18/06/2020

Uma boa leitura
Um livro bem fluido, com uma história bem construída e uma narrativa excelente do mestre Stephen King.
Li pela 2 vez e gostei mais que a primeira

Elisangela 12/06/2020

Diferente
Um livro bem diferente dos livros que Stephen King costuma escrever. Um conto de fadas interessante.

Juhmarcela 11/06/2020

Gostei muito. Uma forma muito diferente e divertida de ler King. Um livro mais leve mas com várias passagens de dar medo e de tirar o fôlego. Um rei, dois príncipes e o mago Flagg (um velho conhecido dos leitores assíduos do mestre do horror). Uma história com reinados, dragões, intrigas e muito emoção.

alinepickles 30/04/2020

Massa!
Esse livro é um pouco diferente dos outros do Stephen King que eu já li, e isso não significa que ele seja ruim. É um conto de fadas levinho e gostoso de ler, com um narrador que te envolve na história e apesar da possível previsibilidade do final feliz, consegue transmitir o sentimento de apreensão e tira o fôlego no desenrolar da trama.
Não consegui descobrir se há uma continuação da história, mas gostaria muito de ver Peter, Thomas, Ben, Dennis e Flagg (nessa história) novamente.

Gilberto 28/04/2020

Uma leitura totalmente diferente do que imaginei que leria pelas mãos do King!

Uma excelente história de fantasia que só deixa a mitologia do Homem de Preto maior e melhor!

Luís | @leitor_stephenking 27/04/2020

Descobri que gosto de fantasia rsrs
Com direito a príncipes, maldições e magia, o mestre SK consegue mais uma vez provar que sabe contar uma boa história de tirar o fôlego. Apesar de ser um livro mais ?infantil? se comparado às suas obras, Os olhos do dragão é dessas histórias gostosas de se ler. O narrador aqui conversa com a gente, traz aquela sensação de que uma história realmente está sendo contada, além de temos aqui a típica batalha do bem contra o mal e o destino de todo um reino se mostra nas mãos de dois jovens príncipes. Recomendo muito para você que gosta de fantasia, é realmente muito bom.

Sanny 25/04/2020

Amei
Aos 19 fui diagnosticada como a mais nova fã do King.

Aerial 20/04/2020

O lado bom é que mais uma vez aqui o Stephen King mostra sua versatilidade, tanto que não se parece com um livro do Stephen King, o que acaba se tornando também o ponto fraco do livro. Só quem já leu muitos livros dele vai perceber uns toques dele pela sagacidade na escrita e alguns diálogos. O enredo é simples porém interessante o suficiente pra manter você interessado na leitura.

Douglas Tavares 12/04/2020

Stephen King.
A algum tempo que venho sendo atraído pela ideia de ler Stephen King. Acabei cedendo-me a mesma, rsrsrsrsrs.

Fiquei surpreso com a forma que o texto me envolveu. A história usa um pano de fundo de histórias de fantasia, mas na verdade exala ação e suspense. Ela descreve a garra de um príncipe na retomada de seu trono, fazendo isto de forma cativante e envolvente.

estantedajaquinha 02/03/2020

King e fantasia = só alegria
Jaque, você só lê King? Quem me dera! Se cada leitura que eu fizesse me desse tanto prazer quanto as obras do mestre King eu seria a leitora mais feliz do mundo! Os Olhos do Dragão fez meu amor pelo autor aumentar ainda mais, afinal, um livro escrito com tanto carinho por um pai para a sua filha não poderia ser mais tocante.
Esta é mais uma narrativa do autor com ares de fantasia, com uma ambientação digna de
uma história épica, contando com elementos como reinados, dragões e um feiticeiro perverso já muito conhecido pelos fãs mais ávidos do Kingverso (que é ninguém menos que o próprio Randall Flagg).
Adorei ler cada página deste livro! Os personagens são extremamente carismáticos, o enredo é bem construído, envolvendo traições, relações familiares, amizade e magia. Nunca imaginei ler um livro do autor que passasse tão longe do terror e da ficção científica como Os Olhos do Dragão.
Apesar de O Talismã (livro anterior do autor) também passear pelo caminho das narrativas fantásticas, a obra agora resenhada consegue nos transportar de forma muito mais fluída para o mundo em que Peter, o protagonista da história, se encontra, superando, em muitos pontos, minhas expectativas.
Amantes da fantasia, ainda que vocês não gostem de terror, deem uma chance para este livro! Garanto que ninguém vai se arrepender.

site: https://www.instagram.com/estantedajaquinha/?hl=pt-br

Lucas1429 28/02/2020

Totalmente diferente, igualmente incrível!
Os Olhos do Dragão traz um King completamente diferente do que já li do autor, e olha que li muitas obras dele.
Os personagens são ótimos, mesmo que o Thomas me desse nos nervos no inicio do livro. Peter é um personagem que é o sinônimo de desenvolvimento. Ele cresce de uma forma e é perceptível o amadurecimento do mesmo.
E Flagg... Flagg... mais demoníaco que nunca!
5 estrelas e favoritado. King trouxe algo diferente e não decepcionou!