Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

2021 encontrados | exibindo 166 a 181

Fernanda.Mancini 21/01/2024

Completamente impactada com essa história. Eu não fazia ideia da existência dessa tragédia e omissão brasileira. Horror atrás de horror. Inacreditável que o ser humano fez e faz isso com o próximo. O pior foi o fato de que teve médico denunciando o descaso em Barbacena e mesmo assim foi ignorado por questões políticas? muito triste.
Stephany.Hawerroth 21/01/2024minha estante
muuuito tempo que quero ler esse!!!

Fran 20/01/2024

Um livro com uma escrita sensível e ao mesmo tempo triste. O pior é ler e pensar que é tudo real, todo esse sofrimento. Impossível ler e conter as lágrimas com todos os relatos.

Bella 19/01/2024

Triste
Um dos livros mais tocantes que já li!!

Holocausto Brasileiro
Trouxe aí as histórias do hospital psiquiátrico de Babarcena em Minas Gerais, onde ocorreu o maior dos casos de desumanidade já relatados , histórias difíceis de ler e não se tocar , relatos de pessoas que sofreram com a degradação humana presentes ali , a mercê da morte e doenças!

Pessoas que nem se quer tinham motivos para estarem presos, crianças inocentes , deixadas por pais que simplesmente não as queriam ... até que ponto a ruindade do seres humanos podem chegar??

Uma leitura importante, detalhada e emocionante!!

Senti raiva, senti nojo por parte dos responsáveis de tamanha desumanidade, senti pena de todos que passaram por Babarcena e alívio por ter alguém que se importou e relatou tudo !!

Nem sempre um leitor 18/01/2024

Choque de realidade
Um livro reportagem que traz à tona a realidade por muitos anos escondida do Brasil, para quem tem um estômago fraco não recomendo a leitura mas para quem quer conhecer melhor a história do nosso bostil. Boa leitura.
Ps: amo essa autora.

gustold 18/01/2024

Doloroso, real e essencial.
Consigo definir esse livro nessas três palavras, acho importante todos os brasileiros e pessoas afora lerem para não repetirmos essas atrocidades novamente.

Mila 18/01/2024

Cruel e necessário
Conhecer a fundo a história do holocausto brasileiro traz diversos sentimentos: revolta, agonia, nojo, indignação? Mas também traz esperança para as mudanças que foram feitas e continuam sendo feitas na assistência à saúde mental no país e no mundo.
Daniela Arbex tem uma escrita cativante, tornando um pouco mais leve a jornada pela história. Porém, muitas vezes é repetitiva e traz informações não necessárias pra a história principal sendo contada (exemplo: história de vida e carreira inteira do jornalista que tirou as primeiras fotos do manicômio).
Em geral, foi uma boa leitura que recomendo para todos que se interessam pela história brasileira, mas especialmente a todos os estudantes de psicologia e medicina: leitura obrigatória!!!

Jaqueline.Reis 18/01/2024

Em particular, o assunto desse livro me machuca muito, e posso dizer que foi a leitura que mais me doeu em toda a vida. Já tive um vislumbre desse sofrimento quando tive que ver meu pai ser internado em hospital psiquiátrico, e vi situações narradas nesse livro ali na minha frente. Posso dizer que o hospital de Barbacena só explicitou oque acontecia em tantos outros hospitais pelo país, e só cessaram quando fecharam as portas.

Juju 16/01/2024

A loucura dos ditos normais
Dilacerante. Difícil de digerir, mas necessário. Por ser estudante de psicologia, o assunto não me é novo. Assisti ao documentário mais de uma vez, mas a leitura dos casos e horrores ocorridos no Colônia, fazem qualquer um questionar a sanidade mental. A importância da memória coletiva e do que esse livro representa para a história brasileira, uma lembrança. Muito mais que necessária, essencial, para que os absurdos deixem de existir. Julgo esse leitura marcante e importante para todo ser humano, ainda mais os que desejam lidar com outros seres humanos.

Bruna 16/01/2024

Doloroso, cruel e necessário.

Sempre importante revisitarmos nossa história, pra não cometermos novamente os mesmos erros.

julha 15/01/2024

?? viam-se despidas do passado, às vezes, até mesmo da própria identidade. Sem documentos, muitas pacientes do Colônia eram rebatizados pelos funcionários. Perdiam o nome de nascimento, sua história original e sua referência, como se tivessem aparecido no mundo sem alguém que as parisse.?

Leticia 15/01/2024

Livro bem escrito
A autora relata muito bem a história de fatos importantes ocorridos no Brasil nas últimas décadas.
Já tinha ouvido falar e assistido um filme sobre o assunto, mas nunca me aprofundei.
A lição de moral que trago dessa leitura é: uma pessoa que não se conforma com uma condição, somada com alguma outra pessoa inconformada podem mudar a história, nesse caso, da psiquiatria e da vida de milhares de pessoas.
Histórias como essa, deveriam sem ensinadas na escola na parte da história do Brasil. Muito se explica quanto ao preconceito que ainda existe hoje quanto à doenças mentais, até mesmo as mais recorrentes como ansiedade e depressão. Quem nunca ouviu: para quê vou no psicólogo/ psiquiatra? Não sou doido! Conhecendo os fatos históricos, entende-se os "pré-conceitos" que existem hoje.
Recomendo a leitura

Clarameds 15/01/2024

Necessário. Apenas leiam!
Esse é o tipo de livro que TODO mundo deveria ler.
Como a própria autora diz ?a literatura é um dos caminhos para o reencontro com a nossa humanidade?. Ver e refletir sobre o descaso e a segregação do sistema manicomial brasileiro é impactante. Mas nunca é tarde para lutar pela vida e parar de ignorar essa triste e dura realidade.

Marcela 13/01/2024

Leitura importantíssima!
É um verdadeiro livro-reportagem, as fotos te levam a adentrar o Colônia e se aproximar da realidade vivenciada por milhares de homens, mulheres e crianças que tiveram sua liberdade roubada.
Deveria ser uma leitura indispensável nos cursos de psicologia, psiquiatra e direito.
A história não pode ser esquecida, a luta continua.

Saabdjay 13/01/2024

O MELHOR DA MINHA ESTANTE
Esse livro me cativou desde o início, quando fiquei sabendo dessa história que se perdeu ao passar dos anos aqui no Brasil, procurei imediatamente algum livro relacionado à isso, e este da Daniela Arbex foi realmente EXTREMAMENTE bom! Ela conseguiu retratar tudo meus amigos! Tudo, a história de vários pontos de vista, eu li em 3 dias e posso dizer que é o meu favorito até hoje! Todos os livros dela aliás, uma história muito triste e surpreendente que somente com uma leitura tão boa podemos conhecer melhor, obrigado Dani!

Bru Chibiaque 11/01/2024

Acredito ser um livro essencial, todo brasileiro deveria ler em algum ponto da vida. Histórias interrompidas pela crueldade e descaso das pessoas.

2021 encontrados | exibindo 166 a 181