Holocausto brasileiro

Holocausto brasileiro Daniela Arbex

Resenhas - Holocausto Brasileiro

1975 encontrados | exibindo 1 a 16

Ju Furtado 27/06/2013

Não sei classificar este livro. Livro-reportagem, livro-denúncia... não importam rótulos. O livro é dor. Dor do princípio ao fim, uma história que nos deixa atônitos, que nos faz sentir menos humanos. Algo que nenhuma mente criativa do mundo conseguiria supor como roteiro de uma obra de ficção.

Como barbacenense, a dor foi mais "doída". Quem nasceu e/ou mora na cidade já ouviu ao menos alguma história sobre o "Colônia". Acredito que muitos pensam que o que as pessoas contam é muito aumentado, que não pode ser tão ruim assim. Pois eu, que também já pensei assim, acabei por descobrir que a história real era muito pior do que a que era contada.

O livro me transtornou. Muita coisa dessa história me era totalmente desconhecida. É difícil aceitar que essa atrocidade aconteceu na sua cidade, chega a dar uma vergonha existencial, como se todo barbacenense já nascesse com uma dívida com 60.000 pessoas.

No fim, resta a gratidão à Daniela Arbex pelo inestimável registro. E torcer para que nada parecido com isso se repita nunca mais em qualquer história.

site: https://www.youtube.com/watch?v=R7IFKjl23LU
Robledo Castro 10/07/2013minha estante
Oi, Ju!

Comecei a ler o livro ontem e meu sentimento é o mesmo seu: de estarrecimento. Morei por 25 em Barbacena e realmente dói muito pra quem é da terra. Estou envergonhado.

Parabéns pela bela resenha!

Abraços,

Robledo

Dayane 30/07/2013minha estante
Quero muito ler esse livro, até mesmo porque minha bisavó foi internada lá. Ela voltou de lá tão desnutrida e magra que quando comeu alguma coisa começou a vomitar tanto que morreu no mesmo dia.

Poly Corrêa 23/09/2013minha estante
Nossa Ju, faço das suas palavras minhas!

Rê Ramos 25/09/2013minha estante
Comecei a ler o livro ontem, achando que a leitura seria rápida. Não consigo avançar por muito tempo, a dor das pessoas que passaram por lá sai das páginas do livro e nos incomoda de uma forma inacreditável. Impossível ler o livro e permanecer inalterável. Não sei quando termino, mas vale a pena conhecer essa parte da história de nosso país da qual nunca havia ouvido falar.

Fábio 12/11/2013minha estante
Um relato cru de um genocídio em nosso quintal. Ao saber das casas de acolhimento percebi que há esperança.
Ju, tocante o seu relato! Sempre passei por Barbacena a caminho de outros lugares mas, na próxima, pretendo ir ao Museu da Loucura. Pois lembrar é não estar condenado a repetir o passado.

Alexandre 08/07/2021minha estante
Um verdadeiro soco no estômago.

Daniela Santos 22/07/2021minha estante
Estou pra mais da metade e sinto o mesmo que vc, dor! Eu não consigo imaginar o que essas pessoas passaram, quando se fala em holocausto só se lembra dos Nazistas.. mas não, está muito mais perto do que muitos imaginam ?

Paulo.Otavio 07/01/2022minha estante
com certeza um dos melhores e mais chocantes livros que já li em toda minha vida.
o jornalismo investigativo de daniela arbex foi extremamente necessário para que essa denúncia fosse efetuada.
nota 10!

Viky.Lorenna 16/06/2022minha estante
Que resenha linda!!!

Obrigada.

QuAren 08/09/2022minha estante
Um soco no estômago sobre esse livro

Paula1735 16/12/2023minha estante
Estou lendo esse livro em forma de dor, de tristeza, porém uma leitura necessária.

Núbia Cortinhas 23/05/2023

Um século de descaso e desumanidade.
  Holocausto Brasileiro é uma leitura investigativa, documental, rica em fotos e relatos tristes, mas alguns com o final feliz.
  Daniela Arbex, possuidora de uma escrita envolvente e fluída denuncia a dor, o descaso e o sofrimento dos pacientes psiquiátricos do maior hospício do país, o Colônia, localizado na cidade mineira de Barbacena. Um grito desolador e doloroso que deveria se tornar leitura obrigatória em todas as escolas de saúde e por todos nós também, para evitar que os erros de um passado, não tão distante, se repita pelas próximas gerações vindouras.
Rogéria Martins 23/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha, amiga! Muito esclarecedora e bem feita ???

Núbia Cortinhas 23/05/2023minha estante
Obrigada, amiga. ?

Carolina165 23/05/2023minha estante
????? ? concordo com a Rogéria!

Núbia Cortinhas 23/05/2023minha estante
Carol, muito obrigada amiga. ?

Carol 23/05/2023minha estante
Adorei a resenha Nubia com certeza irei ler! ??

Vanessa.Castilhos 23/05/2023minha estante
??? Leitura necessária!

Fabio 25/05/2023minha estante
Adorei a resenha Núbia!
Parabéns!???

Núbia Cortinhas 25/05/2023minha estante
Valeu, Fábio! ?

Danni 04/07/2019

Reflexão sobre a condição humana
Esse não é um gênero que me atrai ultimamente, livro-reportagem, mas sempre tive curiosidade sobre a história nebulosa da psiquiatria no Brasil e esse livro é uma síntese didática dos principais eventos envolvendo o tema da loucura no país. De início o nome Holocausto Brasileiro chega a incomodar, pois a ideia de holocausto é algo absurdo no imaginário popular, mas de fato, o que houve em Barbacena MG, no manicômio chamado Colônia, é o retrato do horror dos campos de concentração onde se dá a desvalorização da vida humana , onde 60 mil pessoas foram abandonadas vítima da loucura dos normais.
O livro trás uma inquietação e um soco no estômago a cada página, são relatos inacreditavelmente reais de pessoas que foram despersonalizadas, que foram retirados todos os traços de caráter humano, gente que deixou de ser gente.
É um capítulo triste da nossa história, que merece ser escutado e lido. Foram anos de violação à dignidade humana, de omissão coletiva, de silêncio.
Regyana.Alice 04/07/2019minha estante
Tua resenha me deu vontade de ler

Danni 04/07/2019minha estante
É pequeno, é impactante e um tema que gosto muito.

Regyana.Alice 04/07/2019minha estante
Vou botar na meta haha

Etiene ~ @antologiapessoal 05/07/2019minha estante
"loucura dos normais". isto me marcou! adorei a resenha!

Danni 05/07/2019minha estante
Oww, eu precisei de três dias pra digerir o que estava lendo. Muito bom o livro

Valério 06/07/2019minha estante
Triste e, por isso, necessário

Danni 06/07/2019minha estante
Verdade!

Vinny Britto 11/06/2018

Relato Absurdo
Esse é um livro até difícil de avaliar, pois não é uma leitura fácil ou prazerosa, mas sim uma leitura necessária.
Não sei como eu ainda não tinha escutado sobre esse caso chocante. Sério, realmente eu não conhecia até ler esse livro.
Pior de tudo é saber que isso durou décadas sem ninguém pra resolver.
Quanto sofrimento!!!
Alcione13 11/06/2018minha estante
Meu favorito em disparada até agora. No quesito qualidade e revelação. Eu conhecia a história de rumores. Mas a autora entrou fundo nessa lama. Há trechos em que se compara a campos nazistas segundo meu sobrinho ao ouvir eu relatando. Uma realidade que causa tudo,menos indiferença no leitor.

Riva 11/06/2018minha estante
Eu já tinha noção do que acontecia, mas não tinha ideia do quanto choque foi tudo isso!

Lidiane 11/06/2018minha estante
eu tive conhecimento através da faculdade de psicologia, mas acredito que 90% dos brasileiros não tenham nem ideia.

Vinny Britto 11/06/2018minha estante
Verdade. Conversando aqui em casa sobre isso, ninguém conhecia a história. Só meu pai que afirmou ter vagas lembranças.

Alcione13 11/06/2018minha estante
Pelo menos houve um lado bom que foram mudanças na Saúde mental e o fim da internação compulsória.

Alcione13 11/06/2018minha estante
Após o fim desse odioso episódio,claro.

Lucas 22/10/2019minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece muito interessante, adicionado na minha lista de quero ler.

Felipe 09/06/2021

Holocausto Brasileiro
Desde o dia que comprei esse livro, me perguntava se eu teria condições emocionais de adentrar a essa triste história do nosso país. Só de folhear o livro e ver as fotos do Hospital Colônia, dá dava aquele sentimento ruim, de profunda tristeza e impotência. Mas sempre acreditei que a literatura tem esse poder, de despertar em nós, novos sentimentos e, claro, conhecer a história é de suma importância para que eventos como esse não tornem a se repetir.

Eu cresci em Ubá, uma cidade da Zona da Mata mineira, umas 2h de Barbacena, onde ficava o Hospital Colônia e sempre escutei as frases “você que não se comporte que te mando para Barbacena hein!” ou “vou te mandar para o hospício de Barbacena se continuar se fazendo de doido”, ou ainda “lugar de doido é em Barbacena”. E jamais, em toda a minha vida, poderia imaginar que o que acontecia logo ali, na cidade vizinha, era um extermínio de pessoas, muitas, pelo simples fato de não ter emprego, por serem pobres, pretos, gays, ciganos ou jovens meninas grávidas que não podiam manchar as reputações das famílias mais abastadas da nossa sociedade. Estima-se que 60 mil pessoas morreram enquanto o Hospital Colônia estava em funcionamento. Sessenta mil pessoas que perderam suas vidas da forma mais cruel e perversa, comparado ao Holocausto na Alemanha nazista ou ao genocídio ocorrido em guerras civis como de Ruanda, no continente Africano.

Ler o livro da Daniela Arbex me deixou totalmente sem chão. É tanta crueldade que chega ser difícil a acreditar que tudo aquilo aconteceu, porque não é possível que a vida humana pode ser tão descartável da maneira que foi (e que ainda é). E como tudo foi verdade, fica aquele sentimento de impotência, de descrédito no governantes que deixaram aquilo acontecer porque era conveniente. Acho que vou morrer sem entender como pode ser conveniente matar uma pessoa, por qualquer motivo que for. É bizarro as histórias que são narradas por antigos pacientes, hoje sobreviventes do Holocausto e, também, por funcionários do antigo hospital.

Como disse no início, acredito no poder da literatura de transformar as pessoas. A literatura serve, também, para nos trazer a realidade dos acontecimentos passados para que possamos aprender com eles e nunca mais cometer os mesmos erros (apesar de nem sempre acontecer isso). Conhecer a nossa história é conhecer a nós mesmos! As pessoas, os governantes, o Brasil jamais pode deixar a história se apagar pois isso é um erro sem perdão. Sem a história, quem nós seríamos?!

Indico demais essa leitura para que você possa conhecer essa história, se indignar, mas também ficar com aquela esperança de que podemos, sim, fazer diferente desde que olhemos para trás com respeito e empatia para que possamos acertar mais no futuro.
Amanda.Monteiro 10/06/2021minha estante
nossa, eu to chocada demais! Nunca tinha ouvido falar nesse história. Fiquei curiosa pra ler sobre o assunto, mas acho que vou precisar me preparar psicologicamente antes haha

edu basílio 10/06/2021minha estante
lipe, quando li este livro tive vertigens. é tanta crueldade abafada que ele traz à luz, e logo ali do lado... acho que as vertigens foram mais por ter grande convicção de que essa sociedade "de gente de bem" seria capaz de fazer tudo de novo igualzinho.

Felipe 10/06/2021minha estante
Amanda, é uma história chocante! Vale muito a pena a leitura, mas realmente precisa estar preparada pois é um livro pesado.

Felipe 10/06/2021minha estante
Edu, também tive esse pensamento sobre as "pessoas de bem" repetirem essa história sem nem um pingo de dó ou ressentimento.

Danielle 11/06/2021minha estante
linda resenha

Felipe 11/06/2021minha estante
Obrigado Diane! ??

Carla 26/06/2017

Esperava mais
Para um livro denominado "livro-reportagem" esperava algo diferente. Antes que me entendam mal, a história é avassaladora! O problema, para mim, foi a forma como foi escrita. Foram relatos muito subjetivos de pessoas mortas, inclusive, que me fez pensar que a autora estava romantizando o conteúdo que teve acesso. Além disso, achei o texto confuso, conta a história (desnecessária, ao meu ver) do repórter fotográfico no meio das histórias (ao invés de começar com ela, já que foi o que a motivou, no meio do capítulo uma foto toda desconexa). E falar do documentário?!?!? Enfim, gostaria de ter lido essa história escrita por outras pessoas. Além de dar visibilidade aos internos, o que houve com os responsáveis por essa atrocidade? O que aconteceu com eles? E falar da cachaça com Foucault?!?! Muitos aspectos desnecessários ou pra encher linguiça, sinceramente. Além disso, achei nada a ver colocar as fotos do documentos das pessoas ou de Foucault ou da caricatura de Foucault, me poupe...
Poliana Gondim @leiturasdapoli 19/07/2017minha estante
Compartilho da mesma opinião.

Mila 28/09/2017minha estante
Você falou absolutamente tudo o que eu pensei enquanto estava lendo. Chega a ser assustador!

Edgar 21/01/2018minha estante
Concordo com a análise da Carla. No capítulo que narra a separação de Geralda e seu filho João Bosco, por exemplo, não é explicado em que circunstâncias ele foi reirado do Colônia e entregue às freiras aparentemente muito carinhosas. Também ficou confuso se ela chegou a visitá-lo no patronato ou só o reencontrou na festa de aniversário do filho adulto.
Em trecho impreciso e de péssima redação a autora diz que a inexistente Aparecida do Norte localiza-se em Aparecida.
Ainda assim a leitura vale porque o livro revela, mesmo que superficialmente, alguns dos horrores experimentados pelos internos do Colônia.
Mas me espanta o livro ter ganhado tantos prêmios.

Michelle.Danielle 05/04/2018minha estante
Concordo plenamente.

Paula1735 16/12/2019minha estante
Na verdade, para toda história, um dos documentos mais importantes é a fala de quem esteve lá e de quem já participou dessa história de alguma forma. Não é romantização, é a forma que realmente deve ser documentado. Antropologos, inclusive, fazem seu trabalho dessa forma.

Max 13/06/2020

Leitura obrigatória
Perdi a conta de vezes que tive que parar de ler para respirar um pouco ou enxugar as lágrimas que teimavam em cair.
Daniela Arbex mostra uma triste realidade vivida no Brasil, mas totalmente desconhecida pela maioria dos brasileiros.
60 mil vidas foram mortos e um sem número de outras foram profundamente afetadas pelo Colônia, um dos maiores manicômios do Brasil por quase 100 anos.
Arbex dá voz e nome às vítimas desse trágico episódio da história brasileira, nos fazendo refletir sobre vários aspectos da vida e da sociedade.
Uma leitura maravilhosa, apesar de triste em alguns pontos, mas também feliz quando você conhece a história de algumas pessoas que, mesmo em meio àquela triste situação, conseguiram devolver a dignidade à poucos sobreviventes desse genocídio.
Felipe 14/06/2020minha estante
Uma das minhas próximas leituras. Bem ansioso para ler.

Max 14/06/2020minha estante
É ótimo. Você vai adorar ??

Thiago 15/06/2020minha estante
Um livro muito difícil mesmo, li um capítulo por vez.

Max 15/06/2020minha estante
Eu também li bem devagar. Vale a pena ler.

Reccanello 16/08/2021minha estante
Está na minha lista!

Suh 18/02/2023

Deixou a desejar
Queria ter gostado desse livro, pois acho muito necessário, até minha irmã me falar dele eu nem sabia que existia o Holocausto Brasileiro...
Porém esperava saber mais sobre a história dos sobreviventes, alguns capítulos era falando de pessoas visitando Barbacena para conhecer o local e em capítulos assim eu ficava entediada e às vezes até me perguntando qual a coerência disso...
Apesar disso, é uma leitura que trás um conhecimento histórico pra quem não conhece sobre o hospício.
Maria 18/02/2023minha estante
mas vc colocou expectativas sendo q essa não era a proposta do livro ?

Suh 18/02/2023minha estante
A proposta era apresentar depoimentos sobre os sobreviventes, funcionários e pessoas envolvidas no hospício, mas em diversos capítulos as pessoas que deram depoimentos não estavam diretamente envolvidas com o hospício, poderia sim ter sido melhor abordado, mas essa é minha opinião. Como falei a cima a história pra quem não conhece é necessária para trazer conhecimentos.

Carol 26/02/2023minha estante
Esse livro é feito a partir da memória histórica de campo, através de entrevistas. No livro mesmo fala que existem poucos sobreviventes, já parou para pensar que depois do sofrimento algumas pessoas não querem falar sobre isso? Nem todo mundo quer falar sobre seus traumas. Uma das funcionárias entrevistadas mesmo diz que foi difícil falar sem chorar, porque ela se sentia culpada pelo que aconteceu e olha que ela tentava fazer com que a vida dessas pessoas fosse menos cruel. Imagina os outros que se omitiram diante desses fatos?
Pesquisa você faz com o que vc TEM, a autora não podia inventar uma história e nem obrigar ninguém a falar. Pesquise mais sobre o que é uma pesquisa histórica e como isso é trabalhado em campo.

Suh 27/02/2023minha estante
Sim, eu entendo! Se eu estivesse no lugar de muitas pessoas eu também não falaria!
Porém, há pessoas que não estavam "envolvidas" e foram entrevistadas, é muito mais coerente entrevistar os sobreviventes, funcionários e pessoas de fato envolvidas, do que entrevistar pessoas que não estavam diretamente ligadas, só para "encher" páginas.

Suh 28/02/2023minha estante
Exatamente!!
E o que realmente vale é o que aconteceu, como aconteceu e como os sobreviventes se sentiram, mas em certas partes parecia que só "contava" mesmo.

Bellesbooks 15/03/2024

O fato é que a história do colônia e a nossa história.
So me dei por conhecimento dessa barbárie que foi o hospital colônia por conta de outros crimes reais que acompanho em alguns canais no yt.

Muito se fala dos campos de concentração que dizimou a vida de milhares de pessoas. Enquanto uma devastação com os nossos aconteceu em um passado não tão distante não ganhou uma proporcao tao grande, a maneira como as pessoas foram tratadas piores que cachorros sarnentos.

Daniela Arbex trouxe uma ótima narrativa do holocausto brasileiro, apesar de que eu acho que pecou um pouco no prolongamento da jornada de algumas pessoas, senti a falta de uns dois registros fotográficos que estão presentes no documentário de mesmo nome.

Leitura extremamente necessária para o povo brasileiros.
CPF1964 16/03/2024minha estante
Bela Resenha, Isabele ????

CPF1964 17/03/2024minha estante
Agora a próxima Leitura só em 2027......

Bellesbooks 18/03/2024minha estante
Não dessa vez

Bellesbooks 18/03/2024minha estante
Vou dar um espaço de alguns dias entre ou e outro tô tentando volta o hábito de leitura

CPF1964 18/03/2024minha estante
?????

sara320 06/04/2022

uma obra petrificante e preciosa
Ter contato com as atrocidades cometidas no colônia foi um choque. Em muitos momentos do livro eu pensei estar lendo relatos da concretização do caos narrado por José Saramago em ensaio sobre a cegueira: pessoas cruelmente animalizadas, que, pelo que foram obrigadas a enfrentar (injustamente) tiveram sua dignidade e humanidade exterminadas.
Daniela Arbex, a autora, fez um ótimo trabalho. Me emocionei em muitos pontos da leitura, e ainda pensarei em ?Holocausto brasileiro? por muito tempo. Livro lendário e de importância incomensurável para a literatura brasileira.
?A literatura é um dos caminhos para o reencontro com nossa humanidade?.
Cleber 07/04/2022minha estante
Adorei a resenha! Esse já vai pra minha lista?

sara320 07/04/2022minha estante
muito obrigada ?
tenho a certeza de que você vai gostar muito do livro ;)

JurúMontalvao 07/04/2022minha estante
?ótima resenha!?

sara320 07/04/2022minha estante
muito obrigada, de verdade ??

Cris.Peixoto 18/06/2020minha estante
Quero muito ler. Se passa em Minas, certo?

Hanessa 18/06/2020minha estante
Apesar do relato chocante e por todo sentimento de impunidade que tive ao longo do livro, confesso que deveria ser uma leitura obrigatória para todos nós brasileiros. A Daniela, foi extremante corajosa em relatar esse cenário de horror que foi palco das maiores atrocidades que já ocorreram no mundo. Muita coisa ainda precisa ser feita no nosso sistema manicomial, não podemos deixar que outros ?loucos? sejam silenciados.

Jéssica Sampaio 18/06/2020minha estante
Sim, se passa em Minas! Na cidade de Barbacena.

Jéssica Sampaio 18/06/2020minha estante
Verdade! Acho que deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas!

Cris.Aguiar 04/11/2022

Prepara o lençinho
Uma escrita primorosa, fluída, limpa; porém um assunto triste e difícil.

Não consegui segurar as lágrimas em vários momentos, pois o livro é baseado em relatos de pacientes e familiares e funcionários em sua maior parte, no final ela traz os fatos mais políticos principalmente já da década de 80 ao 2000 e poucos.

Um livro necessário para conhecermos nossa história e até ter uma noção do que é um holocausto.

Recomendo, mas se você for muito sensível... traga os lenços junto e leia durante o dia.

Leitura Clube do Livro SLV novembro 2022

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/
Poli 04/11/2022minha estante
Qual clube é SLV?

Cris.Aguiar 05/11/2022minha estante
Oi Poli,
SOCIEDADE DOS LEITORES VIVOS, pode nos achar no Instagram @sociedadedosleitoresvivos.01 -- somos um clube de leitores pela whatsapp (já estamos no 4º ano) que incentivamos a leitura e principalmente, o bate-papo a respeito. Pelo grupo traçamos planos anuais de leitura (escolhendo a cada mês - indicando e votando) dentro de alguma parâmetros que enriqueça nosso conhecimento dentro dos vários gêneros literários e seus autores.

É gratuíto. Dê uma olhada no insta, entre no grupo para participar e veja se você gosta (certeza que sim!)..rs

Jhog 11/11/2022minha estante
Confirmo e endosso o que a Cris escreveu aqui, Poli. Eu tb faço parte da SLV e somos um grupo muito abençoado pelos membros de lá

Cris.Aguiar 11/11/2022minha estante
??

Rosangela Max 20/12/2020

Uma triste realidade que entrou para a história.
Eu já sabia que esta leitura seria difícil pelo tema abordado, mas subestimei o quanto.
Foi sofrida e angustiante.
Por várias vezes precisei parar a leitura, respirar fundo, refletir sobre a vida e conversar com Deus.
Livros assim são difíceis, mas necessários.
Quanto a escrita da autora, achei fluída, mas pecou um pouco nas finalizações das histórias.
Malu 22/12/2020minha estante
Concordo com tudo. Também acho que em alguns momentos ela errou uns cálculos, em relação ao tempo decorrido hahaha não sei se foi impressão minha, mas percebi isso duas a três vezes. Acaba causando uma pausa na leitura.

Rosangela Max 22/12/2020minha estante
Verdade, Malu! Algumas histórias ficaram muito soltas. Fora isso, um ótimo livro. Agora estou lendo a biografia do Hitler pq em 2021 quero fazer umas leituras sobre o Holocausto.

Malu 22/12/2020minha estante
?????? boa!!

Idolatria aos livros 04/01/2021minha estante
Me falaram muito sobre esse livro hoje. Coloquei ma minha meta.

Laryssa.Rabelo 24/06/2020

A sucursal do inferno
Eu não conseguiria explicar com minhas palavras o quanto esse livro foi difícil, então decidi pegar um trecho do livro para que tenham ideia de algumas coisas que essas pessoas passavam, uma pena que no nosso país poucos saibam que esse lugar horroroso existiu no Brasil.

"Os homens vestiam uniformes esfarrapado, tinham as cabeças raspadas e pés descalços. Muitos, porém, estavam nus. Nas banheiras coletivas haviam fezes e urina no lugar de água. O cheiro era detestável, assim como o ambiente, pois os urubus espreitavam a todo instante."

"Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie."
Marcus Vinicius 24/06/2020minha estante
Que triste o ser humano passar por isso.

Laryssa.Rabelo 24/06/2020minha estante
Sim, muito..

Ander 24/06/2020minha estante
Desumano. Bem tenso! ?

Marcus Vinicius 24/06/2020minha estante
O ruim é pensar também um ser humano ter coragem de fazer isso com o outro

Pdrosaleitor 19/12/2021

Memória do horror
"Escrever Holocausto Brasileiro foi a forma que encontrei de lembrar que não podemos jamais nos esquecer das vítimas da omissão coletiva. Afinal, a literatura é um dos caminhos para o reencontro com nossa humanidade."

É assim que a autora finaliza um livro muito bem trabalhado e fiel a um passado que até então eu desconhecia. Se muitos dos horrores ocorridos durante a Segunda Guerra já são capazes de nos chocar, imagine pensar que alguns desses horrores acontecerem aqui em solo brasileiro, porém, a guerra era outra: a da razão contra a loucura.

Loucura que na verdade partia de quem se dizia são, pois internar, torturar, abandonar e praticamente "matar" uma pessoa porque ela foge da adorada normalidade não pode ser feitio de pessoas lúcidas.

Mas isso vai além da questão razão x loucura. Como a autora aponta em várias partes do livro, há também a questão política do favorecimento e os lucros que o mercado de cadáveres proporcionava.

O livro tem não só um olhar voltado para esse passado como também uma visão de um futuro em que, ao invés de muros que aprisionam e escondem, a psiquiatria traga a liberdade e jamais tire a identidade dos "ignorados".

Os loucos somos nós.
Richardy 01/01/2022minha estante
Vi no canal da Tati Feltrin. Estou doido para ler.

Pdrosaleitor 01/01/2022minha estante
Incrivelmente forte!

Richardy 01/01/2022minha estante
Vou comprar ou colocar no Kindle com certeza!!!

Vou lá te seguir no IG.

1975 encontrados | exibindo 1 a 16