O Concorrente

Richard Bachman
Richard Bachman

Resenhas - O Concorrente

Vini 27/06/2022

Richard Bachman acertou em cheio nesse flerte com a distopia
? Eu esperava qualquer coisa de Stephen King, mas não uma história muito semelhante com uma distopia.

? Na verdade estamos lidando com um suspense muito bom que nos apresenta Ben Richards, um jovem que tem uma esposa e filha recém nascida e moribunda.

? Em um futuro distante (o livro foi publicado em 1981 e nos relatos, esse futuro é entre 2023 e 2025) existe um programa, tipo jogos vorazes, em que pessoas com problemas, até de saúde, se candidatam a quaisquer tipo de atividade remuneradas, se você vencer, ou a morte, se você não suportar ou for assassinado enquanto milhões de pessoas acompanham na tv.

? Richards se vê desesperado com sua filhinha com influenza e sua esposa tendo que se prostituir pra conseguir uma grana entra pra família e resolve entrar nesse programa.

? Os organizadores escolhem ele para uma atividade denominada ?O sobrevivente?, a qual ele é caçado, literalmente, e se o avistarem faturam 100 dólares novos, e se o matarem faturam um dinheiro maior, mas se o protagonista sobreviver ele fatura aproximadamente 2 bilhões de dólares. Qualquer telespectador pode participar da caçada.

? King nos trás um futuro em que carros não possuem rodas e flutuam pelas estradas, bem ambicioso né?! E a respeito da trama, espere muitas surpresas e um final explosivo!

Marcio Izidoro 09/06/2022

É muito bom, mas nem parece o mestre.
Um bom livro, uma distopia na época, mas extremamente atemporal, já que estamos chegando muito perto disso tudo (principalmente nesses 'jogos'). Mas bem diferente do jeito King de escrever, por isso usou o pseudônimo dele (Richard Bachman).
Recomendo, e muito!!!!!

Amanda.Prass 02/06/2022

Genial!
Impressionante como reli esse livro com as mesmas impressões da primeira leitura, tanto antes como agora acho ele genial.

Ele é carregado de uma energia caótica e frenética que não encontramos em nenhum outro livro do King, ele criou um pseudônimo de se espantar.

Porém, ainda encontrei alguns vestígios que não gosto na escrita do King, como o uso exacerbado de palavrões e frases preconceituosas que me causam nojo.

É impressionante como todos os personagens que cruzam o caminho do Richards tem um papel importantíssimo na missão dele. Isso muda o personagem e traz tantos eventos bons quanto ruins para ele, alguns causam ódio como a Sra. Parrakis e outros aquecem o coração como o Bradley.

É uma história fenomenal e de um frenesi impossível de largar.

Rodrigo.Artioli 05/05/2022

Ideia boa, já a execução...
Uma distopia interessante passada em 2025. Com um jogo cruel em que um jogador é caçado até a morte e quem o encontrar e denunciar recebe benefícios. A ideia de Bachmann (King) até que é boa e funcionou em parte, mas a narrativa cheia de jargões criados por ele e pouca informação dessa realidade afastou um pouco meu interesse.

Drika |@floreios.e_borroes 13/03/2022

Uma leitura eletrizante
Título: O Concorrente
Autor: Richard Bachman (Stephen King)

❝O céu era para os viciados ricos. O demônio era o Homem. ❞

O ano é 2025 e a mídia controla tudo. O ar não é mais limpo e é necessário um filtro nasal para respirar sem riscos, mas apenas os ricos podem comprar. O mundo virou um lugar estranho e agressivo, os desempregados morrem de fome enquanto veem TV e os abastados passam seu tempo usando entorpecentes. Os Reality Shows são a onda do momento, programas sem escrúpulos que ridicularizam e põem em risco a vida dos participantes são o maior sucesso.
É nesse contexto que conhecemos Ben Richards, um homem casado e sem emprego que tem uma filha muito doente. Não tendo mais alternativa ele resolve participar de um desses reality shows, “O Foragido”. A regra primaz deste jogo é sobreviver. A cada hora em que ele permanece vivo sua família ganha 100 dólares, e caso ele consiga fugir durante 30 dias vencerá o jogo.
O problema é que nunca houve um vencedor; é uma disputa injusta e com cartas marcadas. Todos serão seus inimigos e sua cabeça estará a prêmio. Qualquer informação sobre o seu paradeiro valerá dinheiro. E as pessoas precisam muito, muito de dinheiro, e aquelas que não precisam querem ver uma arena sangrenta na TV.
O Concorrente foi o primeiro livro do Richard Bachman que eu adorei, eu e todos que leram comigo. Diferente de tudo já escrito pelo King, aqui temos uma narrativa eletrizante, rápida e enxuta. Um livro escrito na década de 80 que fala sobre uma sociedade distópica em que a humanidade saiu de moda, a miséria é entretenimento e o ar puro natural não existe mais.
Embora eu tenha adorado essa leitura, preciso dizer que achei o final um tanto abrupto e que poderia ter sido trabalhado de uma melhor forma. Gostaria de saber o que aconteceu depois de determinados acontecimentos, como ficaram alguns personagens.
Mas..... o leitor fiel sabe que os livros do autor nunca terminam da maneira que nós esperamos.

Kit 08/03/2022

Surpreendentemente bom
Não estava tão animado para essa leitura, mas desde o início me senti preso a essa obra. Acho que é a melhor história do King escrevendo como Bachman e pela primeira vez não senti o lado prolixo dele, o livro já começa com tudo acontecendo de forma rápida e não para um segundo sequer. Acho que, como Bachman, o King se expressa de forma mais crua, violenta e sempre apresentando algumas críticas sociais, e aqui isso fica muito bem desenhado. A forma como os pobres são tratados como lixo nesse futuro (hoje não tão) distante, sendo explorados de diversas formas e sempre submetidos aos restos, a falta de empatia dos ricos, e a manipulação das informações pelas autoridades e a mídia, não difere muito da nossa realidade atual. A reta final do livro exige uma certa suspensão de descrença, mas não acho que isso tenha afetado tanto a minha viagem nesse universo. Ben Richards é um personagem que certamente vai ficar marcado na minha memória. Livro muito bom, excelente surpresa, e sigo firme na missão de ler todas as obras do mestre em ordem cronológica de publicação. Hail the king.

jonathanrausch 28/02/2022

Uma crítica sobre o futuro no presente
Mais uma obra escrita sobre seu pseudônimo, mas um dos suprassumos do autor no todo também.
King tende a entregar informações aos poucos, sendo o personagem apenas reconhecido no final, quando em uso do seu pseudônimo, e essa história combinou muito com essa personalidade do eu que o autor deu para seu outro eu escritor.
Em um mundo futurista, em 2025, um pai de família indignado com a saúde da sua filha que está gripada, coloca sua vida em risco para ganhar dinheiro em programas perigosos da televisão para a salvar. Ele participará de um programa em que sua cabeça está em prêmio por 31 dias, mas ninguém, inclusive o leitor, conhece tão bem a personalidade e o que ele é capaz de fazer.
Recomendo d+ a leitura. Além de muitas críticas sociais ácidas, há um humor ímpar e extremamente doentio, a la King em seus melhores momentos, e não são poucos nesta obra. Salem', A Zona Morta, agora, O Concorrente, estes três são o meu top 1 King até então.

Brenda 24/02/2022

Fã clube do Bachman
Ora ora, parece que eu sou a fã número 1 de Richard Bachman.

Essa vibe frenética de acontecimentos tipo The Long Walk somado com o dramão de A autoestrada, absolutamente tudo pra mim. Que tríade Richard Bachman, que tríade!
Esse livro me serviu tudo do começo ao fim, não consegui largar até terminar, a leitura é super rápida e fluida.

Andréia 09/02/2022

Emocionante
A história se passa num mundo futurista,onde carros se chamam aerocarros, pois flutuam. É aqui que conhecemos: Ben  Richards. Pai de família, que se vê desempregado e com uma filha doente. Eis que surge uma oportunidade.

Ben,se inscreve num programa de TV,onde ele é um alvo,mas a cada momento que sobreviver, ganha mais dinheiro. Esse programa se chama O Foragido,onde Ben tem que se esconder das pessoas,que o querem morto. Pois é, essa é a diversão das pessoas economicamente bem: ver um pobre coitado lutar pela sua vida,por dinheiro,por necessidade.

Com o desenrolar da trama Ben,passa por situações assustadoras e fora do comum,porém sempre se salvando,e ganhando dinheiro para ajudar sua filha,principalmente. Os mais ricos,tem acesso a tudo do bom e do melhor,até mesmo o ar mais puro. Uma desigualdade sem tamanho.

Ao final do livro,entendemos como esse pessoal do programa pensam. Eles são "a rede",onde eles controlam tudo e todos. Mas,quando Ben recebe uma notícia arrasadora,ele muda seus planos e sua forma de agir. E com isso o programa tem uma reviravolta, não esperada pela Rede e pelas pessoas trabalham e assistem.

Já li outros livros desse pseudônimo, mas poucos eu goatei. Esse é um dos que gostei e super indico. Tem muita ação,muita aventura e um final inesperado.

FabioMartineli 16/01/2022

Ótimo
Primeiro livro de Stephen King que leio. Vi comentários que este livro destoa de sua obra, mas achei o livro incrível.

A talvez os melhores adjetivos sejam: desesperador, cativante, sufocante.

Mas tudo isso de uma forma positiva.

Como a escrita é de 1982, o linguajar é bem pesado, com palavras chulas e depreciativas, mas compõe o contexto da época.

O livro não tem a intenção de ser polido, é a miséria social esfregada na sua cara, tal como uma tortada na cara.

Boa narrativa e muitas camadas de crítica social.

Leitura bem rápida.

Recomendo a todos!

Thauany 15/01/2022

Gente com grana fuma Juana
Meu primeiro King, ou melhor meu primeiro Bachman como o autor nos explica nos agradecimentos.
Durante a leitura senti que a história declinou, pois o começo é muito bom mas durante seu desenvolvimento e finalização o enredo não convencia mais.
É interessante verificar como muitas coisas mudaram do período em que o livro foi publicado pra cá e que a realidade distópica que o autor montou visando os nossos tempos atuais se difere da realidade.

Ana Pettres 15/01/2022

Atual, impressionante e imprevisível
Hoje trago a resenha do livro ?O Concorrente? - do mestre Stephen King. Esse livro foi uma grata surpresa lido no formato de leitura coletiva do King, organizada pelo @mundodavavah e também constou no desafio 17 - ?Um livro de um autor que você ama? do @devaneios .
O que assusta é que o livro foi escrito em 1983 como acontecendo em 2025 e o King acertou muitas coisas que hoje existem!!! Reality?s Show cada vez mais doidos e realistas, a poluição, a gripe Influenza e muitos detalhes mais que chega a ser assustador
O King tem um jeito muito próprio e envolvente de escrever? os capítulos são enumerados em contagem regressiva, iniciando do ?Menos 100 e contando? até o capítulo intitulado ?000?. Os capítulos são relativamente curtos e de leitura muito rápida! Eu me senti o próprio Ben Richards em alguns momentos e consegui sentir a aflição da fuga ao longo da estória.
Foi uma das leituras mais rápidas já realizadas? tive que me segurar um pouco em função das metas estabelecidas pela LC, mas quando vi já tinha terminado com 15 dias de antecedência. Penso que li em uma semana por conta de intercalar com outros livros, entre eles o Misery e Ecos, para tentar segurar um pouco a ansiedade de chegar ao final rápido.
A trama nos faz pensar em alguns problemas atuais que temos e como o King conseguiu ser tão visionário e prever várias coisas que temos e fazemos hoje em dia. O final foi incrível, eu particularmente amei porque estava pensando que terminaria de uma forma? e então tudo deu uma alterada de tal forma que me surpreendeu totalmente, inclusive a forma como acabou nos remete a um fato mundialmente conhecido e que ocorreu muito depois de 1983? quem ler saberá se fizer a correlação. E depois me conta aqui o que achou!!
Recomendo demais a leitura, principalmente para quem curte livros com ação, suspense e grandes emoções.
Darei 5 estrelas em função de ser um livro que me tirou de uma super ressaca literária, me trouxe de volta a leituras rápidas e fluídas e por me surpreender do início ao fim.

anaalimap 11/01/2022

Sacrifícios pela família
O livro foi um diferencial das outras obras que eu li do King, a leitura foi bem fluida e rápida, os capítulos curtos foram o motivo disso.

O livro contém muita ação e você fica sempre querendo saber o que vai acontecer com Richards e torcendo o tempo todo por ele.

O plot do final final me pegou de jeito, fiquei chocada e super teve sentido também com a história.

Em alguns momentos fiquei com raiva de Richards por um dos pensamentos que ele teve durante sua fuga, mas em si, ele é um personagem cativante e não tinha como você não se preocupar com ele e com a família.

Recomendado até para ser primeiro leitura do King.

Personagens: extremamente cativantes, até o que você odeia. Você fica tenso o tempo todo pois não sabe que ações eles irão tomar, pois não são nada previsíveis.

Sobre o mundo: o livro se passa no futuro, dessa forma, você vê algumas coisas que se aplicam atualmente e eu adorei isso. A visão e a crítica social do mestre sobre vários assuntos, principalmente o controle da mídia e governo, além das divisões de classes, olha foi uma tacada de mestre mesmo.

Introdução: os primeiros capítulos, obviamente, são para te introduzir nesse mundo novo e na família do personagem principal, não é feito de forma maçante, e sim, bem dinâmica, pois em poucos capítulos você compreende tudo e já pega afeição por personagens. Consegue diferenciar a personalidade de cada um, desta forma, não fica aquela coisa que todos aparentam ter a mesma personalidade.

Ação: o livro possui MUITA ação, ainda mais por esta tem fuga o tempo todo. Você fica extremamente agoniado em pensar que ele pode ser pego, mas Richards é muito inteligente, o que torna tudo tão atrativo e parece que o livro está o tempo todo a 200/por hora.
Dri 11/01/2022minha estante
Esse é um dos poucos livros do pseudônimo dele que li e adorei.

Viviane 06/01/2022

Que não se faz por dinheiro
Richard apostou todas as fichas em uma corrida alucinada para não ser morto e no final conseguir pagar a tratanto de sua amada filhinha, um livro bem angustiante e corrido. E um final mais que previsto

taina.carolini. 04/01/2022

Primeiro King de 2022
Demorei para fazer a leitura de o concorrente, parando para pensar agora não sei o porquê. O livro como um todo fluiu muito rápido, com os momentos finais que foram o puro surto.
Posso dizer que não esperava em nenhum momento o plot do que ouve com a família de Ben Richards, e quando li eu literalmente dei um grito (o que não foi muito inteligente visto que eu estava lendo numa hora vaga do trabalho).
O final toma um ritmo muito frenético, fiquei agoniada pensando nas formas como ele escaparia das situações, especialmente a última.
A cena do intestino, totalmente gráfica, ainda mais pra mim que se formou na área da saúde e teve várias aulas com as peças reais.
A forma como termina traduz bem qual a essência dos livros do King escritos sob o pseudônimo de Bachman.