O Concorrente

Richard Bachman
Richard Bachman

Resenhas - O Concorrente

calie 16/10/2020

aquele que me apresentou insatisfatoriamente ao mundo de Bachman
histórias com cenários distópicos não fisgam meu interesse com frequência, quando leio é certamente para matar a curiosidade sobre a obra/autor e, sendo assim, acho que já matei a curiosidade por Richard Bachman. faz mais de uma semana que terminei a leitura mas a memória de que não funcionou pra mim continua fresca. o livro foi escrito em 3 dias e pareceu um tanto nítido com a falta de aprofundamento, ação também, em diversos momentos. achei os últimos capítulos significativamente melhores do que tudo o que veio antes. fiquei pensando que talvez poderia ter funcionado melhor se fosse um conto, já que o autor adicionou detalhes desnecessários que fizeram a história se arrastar um pouco.
Wilza.Alves 17/10/2020minha estante
Eu gosto de distopias, aí funcionou bem pra mim, mas concordo que poderia ser menos corrido.

calie 17/10/2020minha estante
ah sim, claro! fico feliz que tenha funcionado pra você ? tem algum favorito do Bachman?

Wilza.Alves 17/10/2020minha estante
Até agora todos ficam na média de bons, não li nenhum que se destacou até agora.

Rachel.Barros 17/06/2021minha estante
alerta de spoiler gigante... poxa

Dani Ferreira SS 18/06/2021minha estante
Desculpa, coloquei alerta de spoilers, e mais uma vez desculpas ?

Henrique_ 30/05/2017

Adorei a experiência de ler este livro por vários motivos. É um livro de suspense e ação marcado por uma escrita dinâmica, que faz o leitor acompanhar o drama do protagonista como se estivesse assistindo a um filme no cinema. É uma fantasia, uma distopia que não deixa de ter seus furos, mas isso em nada supera a sagacidade dessa narrativa envolvente. As jogadas, desconfianças e a tensão são muito boas. Além de toda essa estratégia para fisgar o leitor, no bojo é levantado o papel da mídia, da regulação do Estado, dos limites éticos e dos movimentos subversivos à "ordem", para ressaltar alguns pontos. Leitura recomendada!
Fernando 30/05/2017minha estante
Preciso ler!!!!

anaalimap 11/01/2022

Sacrifícios pela família
O livro foi um diferencial das outras obras que eu li do King, a leitura foi bem fluida e rápida, os capítulos curtos foram o motivo disso.

O livro contém muita ação e você fica sempre querendo saber o que vai acontecer com Richards e torcendo o tempo todo por ele.

O plot do final final me pegou de jeito, fiquei chocada e super teve sentido também com a história.

Em alguns momentos fiquei com raiva de Richards por um dos pensamentos que ele teve durante sua fuga, mas em si, ele é um personagem cativante e não tinha como você não se preocupar com ele e com a família.

Recomendado até para ser primeiro leitura do King.

Personagens: extremamente cativantes, até o que você odeia. Você fica tenso o tempo todo pois não sabe que ações eles irão tomar, pois não são nada previsíveis.

Sobre o mundo: o livro se passa no futuro, dessa forma, você vê algumas coisas que se aplicam atualmente e eu adorei isso. A visão e a crítica social do mestre sobre vários assuntos, principalmente o controle da mídia e governo, além das divisões de classes, olha foi uma tacada de mestre mesmo.

Introdução: os primeiros capítulos, obviamente, são para te introduzir nesse mundo novo e na família do personagem principal, não é feito de forma maçante, e sim, bem dinâmica, pois em poucos capítulos você compreende tudo e já pega afeição por personagens. Consegue diferenciar a personalidade de cada um, desta forma, não fica aquela coisa que todos aparentam ter a mesma personalidade.

Ação: o livro possui MUITA ação, ainda mais por esta tem fuga o tempo todo. Você fica extremamente agoniado em pensar que ele pode ser pego, mas Richards é muito inteligente, o que torna tudo tão atrativo e parece que o livro está o tempo todo a 200/por hora.
Dri 11/01/2022minha estante
Esse é um dos poucos livros do pseudônimo dele que li e adorei.

AryaA 27/08/2020

Expectativas
A sinopse é muito boa e logo nos primeiros capítulos vive na está envolvido na história, porém, o desenvolvimento do livro é muito arrastado, a partir de 60% do livro minha vontade de desistir da leitura atingiu o ápice, continuei por ser do rei king. E o final é até satisfatório de acordo com o contexto.
AryaA 27/08/2020minha estante
Você já*

Jeff.Rodrigues 14/12/2016

Resenha completa no Leitor Compulsivo
O Concorrente faz parte de um grupo de quatro obras conhecidas como Os Livros de Bachman. Escritas por Stephen King sob o pseudônimo de Richard Bachman, essas histórias são bem diferentes do estilo King de criação. Sim, Bachman é a voz mais visceral de King, sem firulas e sem muitas preocupações com finais felizes ou mensagens de esperança. Aqui a realidade é (bem) mais cruel que nas obras assinadas por SK.

Escrito em 1982, O Concorrente é uma ficção científica que se passa em 2025, ano em que ter uma televisão é obrigação determinada na lei. A GratuiTV é o ópio de uma sociedade em que as diferenças entre pobres e ricos se acentuaram num nível abissal, e a programação é dominada pelos reality shows onde os participantes arriscam tudo, incluindo a própria vida.

Neste cenário somos apresentados a Ben Richards, um desempregado desesperado para salvar a vida de sua filha. A menina tem influenza (isso mesmo, a gripe passou a ser doença grave no futuro de Bachman), piora a cada dia e os preços dos remédios são altos demais. Disposto ao sacrifício, Ben decide se candidatar a um dos jogos e acaba selecionado para O Foragido, um jogo de caçada em que nunca ninguém conseguiu sair vivo. Estão postos os ingredientes de uma história ágil, de leitura rápida e que nos prende até a última página.

O mundo descrito em O Concorrente é a perfeita realização da sociedade do espetáculo. Ficar em frente à televisão consumindo reality shows em que a degradação do outro assume até mesmo ares de carnificina é diversão. King (ou Bachman) pinta um quadro em que as pessoas perdem a capacidade de se importar com o próximo e se entregam ao consumo, aos prazeres de um capitalismo sem limites. O governo manipula todo e qualquer tipo de informação e a sociedade se mostra anestesiada, sem capacidade de questionamentos. A saga de Ben Richards acaba sendo mais do que simplesmente a busca pelo dinheiro que salvará a vida de sua filha. Ela se transforma numa revolta contra o sistema.

Muitos dos reality shows descritos superficialmente, e mesmo a história completa de O Concorrente, poderiam fazer parte da série Black Mirror. O incômodo e a crítica de ambos são iguais. Interessante notar que no começo dos anos 1980, King já enxergava a possibilidade de uma era dominada pela alienação. Se não chegamos ainda nela, basta observarmos um pouquinho ao nosso redor para notar indícios de que esse 2025 está muito próximo de se tornar real.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2016/12/05/resenha-o-concorrente-stephen-king-richard-bachman/
Henrique_ 30/05/2017minha estante
Que o fez dar três estrelas, Jeff?

hellflections 20/07/2022

Particularmente, não me agradou como os outros livros do King costumam agradar. Tem uma proposta de distopia muito interessante, mas acho que pecou na abordagem. A escrita não foi das melhores, portanto a leitura também não.
Gabriel1994 22/08/2022minha estante
A tradução desse livro é meio fajuta, portanto, a escrita não poderia ser melhor apresentada. Infelizmente...

Kah 25/07/2020

O único que presta
Até agora dos livros do pseudônimo de Stephen King esse foi o único que foi realmente bom, muito bom mesmo. Adorei o mundo que foi criado, como ele é podre e cruel, e o personagem principal se torna mais interessante a cada capítulo. Amei os capítulos pequenos.
kaloskagathos 12/08/2020minha estante
já leu A maldição? Gosto bastante...

Flavio Assunção 13/05/2011

"O Concorrente", livro escrito por Stephen King sob o pseudônimo Richard Bachman, conta a história dramática de Ben Richards, um rapaz desempregado, sem dinheiro e com a filha muito doente em pleno ano de 2025. Nessa época distante, a TV controla boa parte do mundo, drogas são o "hobby" dos ricos e para respirar sem adquirir doenças é necessário usar um filtro nasal inacessível para as classes mais baixas. Nessa situação, o protagonista apela para um dos realitys shows da GratuiTV e acaba selecionado para um jogo chamado "O Foragido", que é bem simples: o concorrente precisa ficar vivo pelo maior número possível de dias. A cada hora que passa, ele recebe 100 dólares. Ao final de 30 dias, ele vence o jogo e não precisa mais fugir. E é nessa proposta que dá-se início a uma trama angustiante.

A leitura é ótima, flui muito bem. Com capítulos curtos, o leitor se sente instigado a sempre acompanhar o próximo capítulo. Quando você nota, já está perto do fim, até porque o livro é de certa forma curto, diria até inexplicavelmente curto. Esse é o principal ponto negativo de "O Concorrente". O autor sem motivo acabou não explorando bem certas situações e no final das contas acabou faltando um pouco de tudo: ação, aprofundamento psicológico dos personagens e certas passagens que poderiam ter sido mais trabalhadas.

Para ser sincero, isso é um balde de água fria, pois a premissa inicial é tão perfeita que se espera uma obra de muita adrenalina, o que não acontece. Os momentos de ação e de tensão são bem isolados , embora a sensação que o personagem tem de achar que há um caçador a cada esquina faz a respiração faltar.

"O Concorrente" é mais uma bela obra de Stephen King. Embora contenha seus problemas, possui uma trama original e instigante. Sem dúvida deverá agradar aos fãs de SK ou aqueles que simplesmente gostem de um bom suspense. O livro poderia ser muito melhor, mas ainda assim está em um nível muito bom. Recomendo!!!
Geo 30/12/2014minha estante
Boa resenha, a leitura é mesmo fácil e envolvente. É uma pena que o Stephen King não tenha dado a atenção devida ao final da história, poderia ter sido melhor. Mas de qualquer forma, ele passou uma boa mensagem, pois não vivemos em um mundo tão distante do que foi apresentado, onde o dinheiro vale mais do que a vida, infelizmente.

Craotchky 27/02/2016

RICHARD KING, STEPHEN BACHMAN
Em memória de Richard Bachman.

"Ironicamente, o homem que vivia com as horas contadas não tinha relógio."

Stephen King escrevendo Sci-fi, distopia! Isso mesmo, não estou contando chistes. Não faria isso com você, claro. Ou talvez seja realmente mentira; talvez seja o já falecido Richard Bachman (que Deus o tenha) quem escreveu o livro, sem qualquer ajuda de Steve. Seja lá como for e sem mais delongas, vamos falar sério; ao menos um pouco mais sério; não quero falar muito sério nessa resenha.

O concorrente é uma leitura das mais diferentes do Mestre. Assim como outros livros lançados pelo seu pseudônimo, este também não apresenta nada sobrenatural. Os livros de Bachman (que esteja em paz seja lá onde estiver) se diferem substancialmente dos livros lançados com o carimbo de qualidade proporcionado pelo seguinte nome impresso na capa: Stephen King.

The running man, com adaptação cinematográfica de 1987 estrelada por Arnaldão, vulgo The Terminator, se passa num futuro que para nós, hoje, está próximo: 2025. O livro traz uma pitada de distopia. Um canal gratuito na TV controlando as pessoas, programas de extrema violência, o poder financeiro nas mãos de uma ínfima minoria, carros voadores, pílulas de nutrição, ar com altíssimas taxas de poluição que resulta em problemas de saúde para a população e outras coisas mais.

Você pode agora mesmo estar pensando: que interessante deve ser ver/ler Steve explorar um mundo futurístico e distópico. Não se empolgue. O garotão mais famoso do pacato Maine não tem como foco o mundo criado, mas sim as situações enfrentadas pelo protagonista. Ben Richards tem uma filhinha doente e precisa de dinheiro, tão escasso, quase raro para os cidadãos comuns, para tentar salvá-la de uma morte certa. Assim ele se inscreve em um dos programas violentos, arriscando a vida em busca da bolada oferecida.

Neste programa, O foragido, ninguém jamais, até então, saiu com vida.

Uma história de leitura muito veloz (a diagramação apresenta letras maiores que o normal). Se há algum livro do Rei que posso atribuir o gênero Ação, sem titubear, é esse. Aqui Bachman (que a paz esteja com você) não descreve muito nenhum personagem. Não se apega tampouco na descrição de cenários. Sua atenção é total no seu protagonista e nas ações. Ao longo do livro temos uma contagem regressiva que contribui para você ficar ansioso com o final.

O livro todo é constituído de capítulos curtíssimos. São 100 capítulos para 300 páginas. A narração é muito diferente tanto dos outros livros de King quanto dos próprios livros de Bachman; lembra um pouco Dan Brown. À medida que o final se aproxima a história ganha ainda mais em emoção. Para terminar, temos ainda uma ótima reviravolta na trama, até surpreendente.

Falei tanto de Richard Bachman (RIP) pois acredito que na mente de Steve esse pseudônimo viveu realmente. Teve vida, teve família, teve amigos, teve ideias, teve imaginação e ainda escreveu livros. King deixa transparecer um pouco disso nas últimas 8 páginas; no epílogo intitulado: A importância de ser Richard Bachman. Um epílogo esclarecedor.

"Bachman não foi criado como um pseudônimo de curto prazo; era para existir até o fim."

Richard, por favor, perdoe-me pelas brincadeiras. Mas admito que me diverti.
Micky 21/12/2016minha estante

Pedro.Marques 24/06/2021

Infinitamente melhor que o filme
Essa história é tão louca quanto abrir a porta com um chute, sendo que as chaves estão no seu bolso.
As descrições do ambiente não são muito comuns, mas me deram uma compreensão suficiente de como é Co-Op City, os personagens principais e seus habitantes. O enredo é ótimo, te prende do início ao fim, como um filme sem aqueles intervalos que te deixam ir ao banheiro.
Foi o primeiro livro de Stephen King que li e não me decepcionei.
ArthurAlves 24/06/2021minha estante
Ainda irei ler um com ele escrevendo sob o pseudônimo de Richard Bachman.

Romulo.Fergutz 17/03/2023

Essa temporada de No Limite tá diferente
Quando alguém é pressionado ao máximo pode-se descobrir que ela muitas vezes tende a tacar o foda-**!
Luana G. 18/03/2023minha estante
Kkkkkkkkkkk adorei a analogia

Jeh 22/05/2013

Se não é o melhor é um dos melhores de Bachman
É um pecado esse livro ter a capa com o nome de Stephen King, Richard Bachman é um pseudônimo com personalidade própria, é quase uma segunda personalidade do mestre King. A maneira como Bachman escreve é muito mais visceral, mais agressiva e mais direta (traços que King não possui).
Eu não li todos os livros de Bachman, mas não sei se algum deles vai tomar o lugar de predileto de "O Concorrente". A narrativa do livro é envolvente, o narrador não se prende a detalhes desnecessários. A história se passa no ano de 2025, Bachman escreveu em 1982 e é assustador como o futuro violento e miserável do livro se aproxima de certa maneira dos dias atuais (medo de que cheguemos ao ponto da história).
INDICO o livro pra quem tem o estômago forte para as cenas de injustiça e de violência. E pra quem ainda não leu esse livro: preparem-se para o final, os finais das histórias de Bachman são sempre surpreendentes e chocantes, portanto se você gosta de final feliz, não leia "O Concorrente"!
Vitória Farias 07/11/2015minha estante
A final, quem escreveu? King ou bachman?

Duan Baptista 24/06/2012

O livro até que conseguiu me prender, mas seu desfecho me deu vontade de jogá-lo longe! Final péssimo! Não chega aos pés de seus livros mais recentes, como Desespero e Celular.
Alysson - @alyssonhp 15/11/2014minha estante
Eu, particularmente, detestei Desespero. Foi o pior livro do King que já li.... Morro de vontade de ler O Concorrente,

Tuts 13/04/2024

Ideia boa, execução mediana
De início, ao ler o título e a sinopse pensei que esse livro seria uma espécie de Jogos Vorazes do King, mas na verdade , é um pouco diferrente. De fato também tem aquela mesma pegada do reality show, "O Sobrevivente" mas não tem outros jogadores, é o protagonista Ben Richards fugindo dos Caçadores para ganhar um prêmio bilionário.

O que motiva o protagonista é a sua situação financeira nada boa , e a doença de sua filha, o que faz com que ele se inscreva no programa governamental, sabendo que se tratava de um jogo mortal, em que ninguém havia vencido antes.

Esse é um livro surpreendentemente curto pros padrões do King e até pro potencial da narrativa, que poderia ter sido desenvolvida sob uma ótica mais dinâmica, em alguns momentos fica bem repetitivo. Acho um livro ok no geral, mas reconheço que tinha potencial pra ser muito melhor.

O final foi até que satisfatório, dentro dos padrões do King, tem uma reviravolta extremamente previsível e óbvia que eu saquei desde o começo, mas como não é o ponto central da obra, irei relevar. No fim, pra quem é fã de Stephen King assim como eu acho que vale a leitura.