O Concorrente Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - O Concorrente

thais.moore 02/01/2019

Tio King visionário
O livro se passa no ano de 2025, ano em que há uma grande desigualdade social e que ter uma televisão em casa é obrigatório. Ben um homem desesperado em salvar a vida da filha que esta sofrendo de influenza ( a gripe se torna uma doença perigosa e leva a menina a pneumonia), não vê outra alternativa a não ser se inscrever num reality chamado o concorrente. No reality vc é caçado pela população ate a morte, onde quem te mata ganha uma boa recompensa em dinheiro e onde o competidor que consegue ficar os 30 dias vivo ganha também uma grande quantia. Pensando em comprar remédios e salvar a vida da filha, Ben entra de cabeça nesse jogo onde nenhum homem sobreviveu ate hoje. Achei o livro bem desenvolvido e a leitura flui muito bem, os capítulos são rápidos de se ler. Ben um homem que entra no reality com um proposito, acaba se revoltando contra o sistema pq percebe os podres que estão por trás de tudo, há uma grande critica a poluição, drogas e ao próprio ser humano. King tem uma visão incrível do futuro tão longe do ano em que esse livro foi escrito.. Algumas partes da história pra mim foram chatas de se ler e o final gostei mas achei que poderia ter sido mais bem explorado, e tem uma morte essencial que deveria ser mais bem explicada pq vc acaba ficando de fato na duvida de como se deu a mesma. Dos livros do pseudônimo Bachman que li ate hoje esse foi um dos mais bem desenvolvidos. Não consegui pegar carisma pelos personagens, acho que pela rapidez com que são narrados os fatos, mas recomendo a leitura pra quem quer ver um outro lado do tio King.

Juliano Rossin 20/03/2009

Impressionante
O livro é fascinante, peguei para ler e não consegui parar até chegar o final, que aliás me fez lembrar de um atentado muito famoso do início do século. Se trata de um homem miserável (porém não idiota) que vai, de uma maneira quase suicída, tentar arranjar dinheiro para salvar sua filha doente. A leitura é agradável e rápida, sempre com um pedido de ler mais um capítulo. Vale muito a pena conferir este trabalho do King, que aqui escreve como Bachman, e se acaso vocÊ viu o filme ignore-o completamente.

Josias.Lopes 01/01/2017

Fantasioso, mas muito show
A história se passa por volta de 2025, num ambiente sercado pela desigualdade e alienação(a fórmula ja está ficando batida), o livro tem o tipo de característica que na minha opinião é essencial, ele te faz refletir sobre os pontos abordados, você meio que encarna o personagem, o ritmo de leitura é acelerado , o que aumenta ainda mais a sensação de que o personagem realmente está fugindo, livro muito show!!

Vanessa888 07/12/2016

Primeira vez lendo King
Tive uma surpresa agradável com o livro, apesar de ter escutado algumas críticas sobre o final.. achei coerente terminar como terminou..
A narrativa desenvolve bem.. o final do livro e "desesperador", li com a mão na boca pq não acreditava no que tava acontecendo..
O ponto fraco do livro para mim é que não desenvolvi carisma por nenhum personagem nem mesmo o principal..

De qualquer forma valeu como introdução aos livros de King já que esse é "ação" e não terror..

Quatro estrelas

Larissa Coelho 31/08/2016

O Concorrente
Em 2025, o mundo se tornou banal e a palavra humanidade foi extinta do dicionário. A televisão se fortaleceu e virou o principal meio de comunicação e diversão, sendo obrigatório por lei todas as casas terem o cabo da GratuiTV. Mas o que fascina não são os cabos gratuitos e de acesso a todos, mas os reality shows serem um tanto diferenciados. Os participantes são selecionados a dedo a cada programa, sendo encaminhados a uma categoria diferente diante de cada ponto fraco, enquanto os telespectadores anseiam por sangue.
Ben Richards, o protagonista de O Concorrente, decide participar de um dos Jogos a fim de dar um tratamento descente para sua filha que sofre de influenza, uma doença aguda que ataca o trato respiratório. O reality no qual foi designado chama O Foragido, onde ninguém até o momento conseguiu sair vivo. As regras são simples, mas o jogo é perigoso, assim como o cordeiro fugindo de seu caçador.
Trazendo o gênero Thriller, O Concorrente é bem escrito e dispõe de personagens com extrema inteligência, principalmente Richards. A ideia descrita na sinopse é fantástica, mas não cumpre totalmente com o gênero caracterizado, já que o suspense e a tensão não existem até a metade da história, o tornando um tanto maçante e arrastado. Além do excesso de informações irrelevantes. Porém, quando finalmente temos o clímax da história, o livro faz valer a pena, fazendo com que ansiemos pela vitória do anti-herói.

site: transparenciasdalua.tumblr.com/ocr

Samuel Simões 19/08/2016

Stephen King se aventurando em distopias.
Uma narrativa distópica de primeira. Com personagens envolventes, tramas bem trabalhadas, e uma escrita impecável. King sendo Bachman continua sendo KING! Vale muito a pena!

Gláucia 30/05/2016

O Sobrevivente - Richard Bachman/Stephen King
Publicado em 1982, acabou tendo seu título modificado para O Concorrente e é um dos livros de Bachman, pseudônimo de S. King.
Distopia cuja ação se passa em 2025, temos um mundo dominado por drogas e doenças causadas pela poluição onde poucos privilegiados levam uma vida melhor. A maior diversão, ao estilo "pão e circo" são os reality shows onde muitas vezes a morte é o que tem que ser evitado.
O protagonista, Bem Richards é escolhido para participar do mais perigoso jogo, uma caçada feita por experientes e invencíveis caçadores. Seu objetivo é arrumar dinheiro para tratar a doença de sua filha de 1 ano e meio. A narrativa vai se desenvolvendo em clima crescente de tensão onde a curiosidade de saber como termina nos leva a ler de forma rápida. Um livro onde não são muitas as possibilidades de final, gostei muito de como o autor fechou a história.
Curiosa para assistir a adaptação cinematográfica.

Camila - @darkbookslibrary 14/02/2019

Não é novidade que as obras pelo pseudônimo são bem diferentes das obras que King publica com o próprio nome, e com “O Concorrente” não é diferente.

Nele o aclamado autor nos apresenta um futuro distópico, no qual uma parcela da sociedade vive em situação de miséria extrema e tem por única alternativa para mudar sua situação econômica a participação em programas de tv.

Com um ar de Jogos Vorazes, essas pessoas lutam para sobreviver pelo maior tempo possível e assim conseguir render um premio maior para suas famílias.

É nessa situação que se encontra Bem Richard, que se inscreve para participar desses programas na tentativa de poder prover recursos para sua filha doente. Com ele vivemos uma jornada intensa, repleta de ação, perigo e sofrimento.

Sem dúvida esse foi o livro que mais gostei escrito com o pseudônimo. Apesar do começo confuso, mas muito fluido, o livro encontra um ritmo acelerado e é formado por uma intensa sequencia de acontecimentos. É impossível interromper a leitura antes de chegar ao final.

Com muita ação e repleto de perigos, a obra questiona o valor da vida, a tendência ao comportamento violento, o quão poderoso pode ser o extinto de sobrevivência, a crença em ideias e aborda ainda relevantes questões ambientais.

É uma obra atual e relevante, mesmo hoje.

Como é de se esperar, o fim é intenso, previsível em certo ponto, mas certamente um dos finais que o Mestre acertou em cheio e que me fez questionar se a realidade também não emula a ficção.

site: https://www.instagram.com/darkbookslibrary/

Paulo Brito 31/12/2014

Uma distopia King-Bachmaniana
Acompanhar Ben Richards nesse futuro imaginado por King é simplesmente imperdível! É impossível parar de ler para saber o que acontecerá a seguir, sem falar que os capítulos seguem uma contagem regressiva, e como todo livro escrito sob o pseudônimo de Richard Bachman, o final não são flores, mas nem por isso não se torce por algo como aquilo, pelo que o protagonista enfrenta no decorrer do livro.

Recomendo muito a leitura, é um livro para ser devorado, li em um dia e meio e só não foi mais rápido porque me contive um pouco para durar mais hehehe

Danny 11/07/2014

Corra, os telespectadores estão atrás de você!
Mais uma distopia e mais uma história que inspirou, levissimamente, um filme. Nesse caso o filme "O Sobrevivente" (com o Schwarzenegger). Mas, vamos ao livro. 2025, a Terra está nas últimas, ar puro é privilégio de poucos. O protagonista, Ben Richards, faz parte do "núcleo pobre". Está desempregado e a sua linda filhinha Cathy pode morrer devido a influenza, já que seus pais não podem pagar o devido tratamento. Como última esperança Ben entra no jogo O Foragido, onde os participantes são caçados e a família recebe dinheiro de acordo com o tempo de sobrevivência do participante. A diferença é que ele tem uma carta na manga. Será que ele consegue mudar o jogo?

Joshua 25/01/2014

Uma distopia clássica eletrizante, com muitos significados entrelinhas!
Escrito sob o pseudônimo de Richard Bachman, O Concorrente é a minha primeira leitura do aclamado mestre do horror, Stephen King, uma distopia clássica eletrizante e que vai muito além do que suas páginas contém. Após esse livro, King se tornou leitura obrigatória para mim.

O ano é 2025. A população é dominada pelo entretenimento da GratuiTV, e seus programas de reality shows; o ar puro é privilégio para poucos, já que a poluição tomou conta do planeta; e a principal diversão das pessoas é a desgraça alheia. Ben Richards é um desempregado que vive no setor pobre da capital de Harding, com sua esposa Sheila que se prostitui ao seu contra-gosto, e sua filha Cathy, ainda um bebê, com uma pneumonia inquietante. Cansado de viver essa vida de miséria, Richards decide ir ao Edifício dos Jogos, onde toda a programação da GratuiTV é composta, principalmente os seus reality shows. Após passar por um extenso teste físico, mental e etc, Richards é designado para o famoso programa O Foragido, onde nenhum participante até agora saiu vivo. Caso ele consiga sobreviver por um mês, fugindo dos Caçadores e passando despercebido pelas denúncias da população, ele ganhará em torno de 1 bilhão de dólares ou mais, o suficiente para pagar um plano de saúde para sua filhinha e tirar a família da miséria. Mas será que Richards irá conseguir?

"- Terça-feira - disse a ninguém, e se levantou da cama. O sofisticado relógio da GA em forma de sol, na parede mais distante, informou-lhe que passavam nove minutos das sete horas. A transmissão ao vivo de O Foragido iria ao ar em toda a América do Norte em menos de 11 horas. Richards sentiu uma gota quente de medo no estômago. Dali a 23 horas, ele seria caça liberada."
Página 61

É necessário dizer o quanto O Concorrente é um livro alucinante, um enredo disparado e que deixa o leitor aflito pelo o que acontecerá no próximo capítulo, já que o protagonista Ben está sendo caçado 24h por dia, e nenhum lugar parece ser seguro. Como o próprio nome do programa aponta, ele se torna um foragido, não apenas no programa. É como se ele se tornasse um inimigo da nação, e quando for pego, ele poderá ser rapidamente morto. É nesse estado que lidamos com Richards durante o livro, e partilhamos a mesma sensação. O instinto de sobrevivência e o desespero do calor do momento é palpável, e nos perguntamos até que ponto Ben irá conseguir resistir, até quando sua sagacidade irá salvar-lhe a pele e se ele ainda encontrará aliados em sua fuga acelerada pelo país.

King é merecedor de todos os comentários que ouvimos por aí, e neste livro ele prova toda a excelência de sua escrita, e ainda, a construção visionária de um mundo futuro. O estado distópico que encontramos em O Concorrente é sufocante, já que a população possui sua classe miserável e que aos poucos morre com doenças respiratórias por causa da atmosfera poluída, e sua classe privilegiada, que ignora esta primeira, possui seus próprios purificadores de ar, acreditam em tudo o que a GratuiTV transmite, vivendo suas vidas de forma fútil e torpe. King deixa exposto todo o egoísmo humano, nos fazendo torcer mais ainda por Richards, e nos fazendo acreditar que ele pode se tornar um herói para a classe inferior, e quem sabe, fazer uma revolução.

"Estou sendo cercado, pensou. A ideia lhe trouxe um pavor de coelhos desamparado.
Não, corrigiu sua mente. Você já foi cercado."
Página 101

Além da caracterização crua da distopia, Stephen construiu um personagem convincente. Ben Richards é do tipo "agora ou nunca", que toma suas atitudes, de certa forma, com impulsividade, mas sempre raciocinando as consequências que estão por vir, já que não tem nada a perder. Mesmo vivendo em um mundo corrompido, pode-se dizer que Ben é um homem íntegro a sua família, e mesmo quando a Rede lhe oferece as regalias de luxo por ele ser um dos concorrentes de O Foragido, Ben nega e mais uma vez se mostra resistente àquele governo. Isso nos faz pensar em como a situação atual da história poderia ser diferente, se todas as pessoas naquele universo - ou no nosso - fossem como Richards.

Os capítulos se passam de forma diferente, em ordem decrescente, como em uma contagem regressiva, nos deixando mais ansiosos para o que o final nos aguarda. Nos capítulos finais, King prepara um desfecho difícil de engolir, mas talvez, um desfecho certo para o que tudo aconteceu durante o livro. É certo que Stephen King não escreveu O Concorrente apenas para entreter o leitor com uma história frenética e com muitas mortes. Não, se o leitor prestar bem atenção, vai encontrar bastante significados entrelinhas, principalmente em seu último capítulo.

"Richards descobriu que o velho clichê era mentira. O tempo não parava. De certo modo, seria melhor que parasse. Então, pelo menos haveria um fim para a esperança."
Página 233

O Concorrente é um livro excelente, e se junta aos livros de distopia clássica como 1984 e Fahrenheit 451. Realmente, merece ser lido.

site: www.pensamentosdojoshua.blogspot.com

Kassia_rp 26/04/2013

O Concorrente
O ano de 2025, época em que se passa o livro, era um futuro um bocado distante de quando o livro foi escrito e é em um ambiente hostil, em uma sociedade completamente entre ricos e pobres, a tecnologia e a falta de cuidados ao meio ambiente contaminou o já rarefeito ar respirável. Os pobres não são pobres, são miseráveis. Neste cenário encontra-se o personagem principal: Ben Richards. Revoltado com sua situação de desempregado, tentando sustentar esposa e a bebê doente, Ben resolve se inscrever para participar dos jogos para televisão oferecidos pela Rede. A GratuiTV, ofertada pela Rede, é o meio de entreter os poucos ricos às custas dos miseráveis.
Ben Richards é aceito no programa de maior audiência: O Fugitivo. Neste programa, Ben precisa se manter vivo e não deixar que os caçadores o encontrem, senão é morte na certa. Tudo conspira contra Ben, com muito suspense, paginas de angústia e final surpreendente!
Vale a pena conhecer o "ghost writer" escondido em Stephen King!