O Concorrente Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - O Concorrente

leosilva 11/02/2013

Concorrência desleal
Digam o que quiserem dizer, mas King é King e ponto final. E mesmo como Bachman, ele continua muito bom. A única coisa que me incomoda demais nos livros de King é o excesso de palavrões, o que não compromete a trama, mas às vezes enjoa. A história é simplesmente viciante - li em três dias. É assim mesmo, um ritmo desenfreado que nos faz querer saber logo o final desta trama original e, mesmo sedo de 82, ainda atual - ou quem sabe futura?. Recomendo à todos que ainda não leram nada do mestre do Terror, pois vale a pena.

scicilla 23/04/2013

Sobreviver até o fim!
Se num futuro próximo em que tudo fosse controlado pela Rede e pelas pessoas de classe média alta, e você se encontrasse desempregado, na maior miséria e sua filha de 18 meses sofrendo com pneumonia, vendo sua esposa mantendo a família com o único bem que possui (o que há entre as pernas), o que faria?

Para Ben Richards a resposta era única: participar dos jogos da Rede que passam constantemente na Freevee (ou GrauiTV - a nossa TV fora substituída por esse tipo escroto de comunicação).
Tudo o que conhecemos como programa de auditório é mera piada perto dos programas criados pela Rede e que o povo era "obrigado" a engolir.

Quando Richards decide participar de um dos programas, mal sabia ele que não estaria apenas indo atrás de dinheiro "fácil" para tratar sua família, mas iria pôr a própria cabeça a prêmio. Depois de testes e questionários, ele fora selecionado para o programa do horário nobre, o mais importante de todos, mas também o mais perigoso. Richards a partir do momento que entrará no palco, anunciado a todos da Freevee, passará a ser: O Sobrevivente.

Este livro fora escrito por Stephen King a partir do pseudônimo Richard Bachman, em 1982. Diferente das histórias de terror de King, mas com a mesma qualidade de escrita envolvente, eletrizante, não lhe deixando largar o livro em momento algum e o final é surpreendente.

Esta obra é uma boa crítica aos padrões da sociedade, o egoísmo, consumismo, diferenças sociais e raciais.

Kassia_rp 26/04/2013

O Concorrente
O ano de 2025, época em que se passa o livro, era um futuro um bocado distante de quando o livro foi escrito e é em um ambiente hostil, em uma sociedade completamente entre ricos e pobres, a tecnologia e a falta de cuidados ao meio ambiente contaminou o já rarefeito ar respirável. Os pobres não são pobres, são miseráveis. Neste cenário encontra-se o personagem principal: Ben Richards. Revoltado com sua situação de desempregado, tentando sustentar esposa e a bebê doente, Ben resolve se inscrever para participar dos jogos para televisão oferecidos pela Rede. A GratuiTV, ofertada pela Rede, é o meio de entreter os poucos ricos às custas dos miseráveis.
Ben Richards é aceito no programa de maior audiência: O Fugitivo. Neste programa, Ben precisa se manter vivo e não deixar que os caçadores o encontrem, senão é morte na certa. Tudo conspira contra Ben, com muito suspense, paginas de angústia e final surpreendente!
Vale a pena conhecer o "ghost writer" escondido em Stephen King!

Isabella Pina 24/05/2011

Adrenalina a mil... E um final surpreendente
Faz tempo que li esse livro (ok, nem tanto... mas foi lá pro começo de Maio), então eu posso ter alguns relapsos em relação aos nomes dos personagens... Mas a história eu lembro bem e o final, principalmente, também.
Era para eu ler um livro de terror. Logo, eu pensei num escritor que todo mundo conhece e é famoso justamente por livros de terror. Seja real, psicológico, não importa. Mas que Stephen King é famoso, ele é, certo? Eu tinha escolhido, inicialmente, outro livro de King, mas como quando fui à biblioteca não tinham disponível, peguei esse mesmo... Sem saber o que esperar. E acabou sendo mais ficção científica do que terror. Mas vamos considerar...
Ben Richards é o personagem central do livro. Ele participa de uma espécie de “Jogos Vorazes”, só que mil vezes pior. Ele é perseguido ao vivo por policiais, políticos... Todos. Até mesmo os cidadãos, alucinados em drogas e viciados em GratuiTV. A polícia dá dinheiro e medalhas de mérito a quem dar qualquer informação sobre ele e outro fugitivo. E ele tem que fugir, porque se não o fizer, irão matá-lo e sua filhinha, que está doente de pneumonia, morrerá. Na verdade, é justamente por ela que ele entra nessa bagunceira toda. Porque há tempos, desde que se demitiu de uma fábrica que poderia deixá-lo estéril (e então não poderia ter os tão desejados filhos), ele e sua mulher, Sheila, estão vivendo na miséria.
O livro é bom, tem muita adrenalina... Bem, isso é o que não falta! Principalmente nos capítulos finais, é impossível largar o livro, pois o final se aproxima... Já que os capítulos são contados como “Restam 23... 22... 21...” até chegar no 0. Richards é uma pessoa que faria qualquer coisa para que sua família passasse bem, e o faz. Ele aceita perder a vida, em troca de um médico para a filha. Só que conforme vai fugindo, ele conhece várias pessoas... Que sabem segredos sobre a "sociedade" que os governa, segredos que Richards jamais imaginaria. E no meio das tentativas de sobreviver, ele também tenta alertar as pessoas dos riscos que correm, de como devem começar a se questionar.
Eu não sei dizer se gostei do livro ou não... Ok, ele é bom e tal, me peguei realmente grudada ao livro, mas o final... QUE final foi aquele? Não sei se é costume de King fazer coisas assim, mas foi algo totalmente surpreendente! Eu via as folhas passando e pensava “Não, não pode acabar assim!”. Mas acabou. Mesmo assim, para uma primeira experiência com o autor, foi boa, tenho certeza que lerei em breve outros títulos... E também fiquei curiosa com a adaptação para o cinema, também quero ver \o/. Recomendo a todos que gostam de um bom suspense!

Lidiane 19/02/2012

Envolvente
Esse livro prende o leitor a cada página, achei impossível não ler uma página após a outra, querendo saber afinal o que ia acontecer, que surpresas me aguardavam. O livro é um suspense fantástico, é eletrizante.
Entendi por que chamam Backman de "King sem coração". Ele realmente tem um jeito diferente, do que costuma ter ou livros de King (os que li até o momento). Mas é excelente, esse mais que os Justiceiros o outro livro que li dele.

Joshua 25/01/2014

Uma distopia clássica eletrizante, com muitos significados entrelinhas!
Escrito sob o pseudônimo de Richard Bachman, O Concorrente é a minha primeira leitura do aclamado mestre do horror, Stephen King, uma distopia clássica eletrizante e que vai muito além do que suas páginas contém. Após esse livro, King se tornou leitura obrigatória para mim.

O ano é 2025. A população é dominada pelo entretenimento da GratuiTV, e seus programas de reality shows; o ar puro é privilégio para poucos, já que a poluição tomou conta do planeta; e a principal diversão das pessoas é a desgraça alheia. Ben Richards é um desempregado que vive no setor pobre da capital de Harding, com sua esposa Sheila que se prostitui ao seu contra-gosto, e sua filha Cathy, ainda um bebê, com uma pneumonia inquietante. Cansado de viver essa vida de miséria, Richards decide ir ao Edifício dos Jogos, onde toda a programação da GratuiTV é composta, principalmente os seus reality shows. Após passar por um extenso teste físico, mental e etc, Richards é designado para o famoso programa O Foragido, onde nenhum participante até agora saiu vivo. Caso ele consiga sobreviver por um mês, fugindo dos Caçadores e passando despercebido pelas denúncias da população, ele ganhará em torno de 1 bilhão de dólares ou mais, o suficiente para pagar um plano de saúde para sua filhinha e tirar a família da miséria. Mas será que Richards irá conseguir?

"- Terça-feira - disse a ninguém, e se levantou da cama. O sofisticado relógio da GA em forma de sol, na parede mais distante, informou-lhe que passavam nove minutos das sete horas. A transmissão ao vivo de O Foragido iria ao ar em toda a América do Norte em menos de 11 horas. Richards sentiu uma gota quente de medo no estômago. Dali a 23 horas, ele seria caça liberada."
Página 61

É necessário dizer o quanto O Concorrente é um livro alucinante, um enredo disparado e que deixa o leitor aflito pelo o que acontecerá no próximo capítulo, já que o protagonista Ben está sendo caçado 24h por dia, e nenhum lugar parece ser seguro. Como o próprio nome do programa aponta, ele se torna um foragido, não apenas no programa. É como se ele se tornasse um inimigo da nação, e quando for pego, ele poderá ser rapidamente morto. É nesse estado que lidamos com Richards durante o livro, e partilhamos a mesma sensação. O instinto de sobrevivência e o desespero do calor do momento é palpável, e nos perguntamos até que ponto Ben irá conseguir resistir, até quando sua sagacidade irá salvar-lhe a pele e se ele ainda encontrará aliados em sua fuga acelerada pelo país.

King é merecedor de todos os comentários que ouvimos por aí, e neste livro ele prova toda a excelência de sua escrita, e ainda, a construção visionária de um mundo futuro. O estado distópico que encontramos em O Concorrente é sufocante, já que a população possui sua classe miserável e que aos poucos morre com doenças respiratórias por causa da atmosfera poluída, e sua classe privilegiada, que ignora esta primeira, possui seus próprios purificadores de ar, acreditam em tudo o que a GratuiTV transmite, vivendo suas vidas de forma fútil e torpe. King deixa exposto todo o egoísmo humano, nos fazendo torcer mais ainda por Richards, e nos fazendo acreditar que ele pode se tornar um herói para a classe inferior, e quem sabe, fazer uma revolução.

"Estou sendo cercado, pensou. A ideia lhe trouxe um pavor de coelhos desamparado.
Não, corrigiu sua mente. Você já foi cercado."
Página 101

Além da caracterização crua da distopia, Stephen construiu um personagem convincente. Ben Richards é do tipo "agora ou nunca", que toma suas atitudes, de certa forma, com impulsividade, mas sempre raciocinando as consequências que estão por vir, já que não tem nada a perder. Mesmo vivendo em um mundo corrompido, pode-se dizer que Ben é um homem íntegro a sua família, e mesmo quando a Rede lhe oferece as regalias de luxo por ele ser um dos concorrentes de O Foragido, Ben nega e mais uma vez se mostra resistente àquele governo. Isso nos faz pensar em como a situação atual da história poderia ser diferente, se todas as pessoas naquele universo - ou no nosso - fossem como Richards.

Os capítulos se passam de forma diferente, em ordem decrescente, como em uma contagem regressiva, nos deixando mais ansiosos para o que o final nos aguarda. Nos capítulos finais, King prepara um desfecho difícil de engolir, mas talvez, um desfecho certo para o que tudo aconteceu durante o livro. É certo que Stephen King não escreveu O Concorrente apenas para entreter o leitor com uma história frenética e com muitas mortes. Não, se o leitor prestar bem atenção, vai encontrar bastante significados entrelinhas, principalmente em seu último capítulo.

"Richards descobriu que o velho clichê era mentira. O tempo não parava. De certo modo, seria melhor que parasse. Então, pelo menos haveria um fim para a esperança."
Página 233

O Concorrente é um livro excelente, e se junta aos livros de distopia clássica como 1984 e Fahrenheit 451. Realmente, merece ser lido.

site: www.pensamentosdojoshua.blogspot.com

Danny 11/07/2014

Corra, os telespectadores estão atrás de você!
Mais uma distopia e mais uma história que inspirou, levissimamente, um filme. Nesse caso o filme "O Sobrevivente" (com o Schwarzenegger). Mas, vamos ao livro. 2025, a Terra está nas últimas, ar puro é privilégio de poucos. O protagonista, Ben Richards, faz parte do "núcleo pobre". Está desempregado e a sua linda filhinha Cathy pode morrer devido a influenza, já que seus pais não podem pagar o devido tratamento. Como última esperança Ben entra no jogo O Foragido, onde os participantes são caçados e a família recebe dinheiro de acordo com o tempo de sobrevivência do participante. A diferença é que ele tem uma carta na manga. Será que ele consegue mudar o jogo?

Paulo Brito 31/12/2014

Uma distopia King-Bachmaniana
Acompanhar Ben Richards nesse futuro imaginado por King é simplesmente imperdível! É impossível parar de ler para saber o que acontecerá a seguir, sem falar que os capítulos seguem uma contagem regressiva, e como todo livro escrito sob o pseudônimo de Richard Bachman, o final não são flores, mas nem por isso não se torce por algo como aquilo, pelo que o protagonista enfrenta no decorrer do livro.

Recomendo muito a leitura, é um livro para ser devorado, li em um dia e meio e só não foi mais rápido porque me contive um pouco para durar mais hehehe

Horroshow 21/06/2015

Surpreendente
Resenha por Arthur Lins

Talvez o livro de estilo mais incomum da carreira do King, pelo menos dos que li (e não foram poucos). Este livro tem uma atmosfera e uma escrita diferente de seus outros livros. Escrito sob o pseudônimo de Richard Bachman, o livro foi lançado em 1982, supostamente é um trabalho do início da carreira do King. Propositalmente, ou não, King reservou esse livro e mais três para serem lançados sob esse pseudônimo (conhecidos com Os Livros de Bachman), justamente por serem diferentes dos demais, como ele mesmo disse, Richard Bachman era “um lugar protegido em que eu podia publicar alguns trabalhos iniciais de que achava que os leitores poderiam gostar.”*

No ano 2025, o mundo é dominado pelos programas de TV, entorpecentes tomaram as ruas e o ar puro é um privilégio concedido aos que podem pagar por ele. Nesse futuro distópico, passa-se a história de Ben Richards, um desempregado que vê a sua filha morrendo e que está disposto a tudo para salvá-la. Então, numa tentativa de desespero, ele decide participar do programa "O Foragido", onde ele será caçado e morto, se for pego. Mas se ganhar, poderá sair com vida e muito dinheiro. O problema, porém, é que ninguém nunca saiu vivo."

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2014/06/o-concorrente-stephen-king.html

Tuts 13/04/2024

Ideia boa, execução mediana
De início, ao ler o título e a sinopse pensei que esse livro seria uma espécie de Jogos Vorazes do King, mas na verdade , é um pouco diferrente. De fato também tem aquela mesma pegada do reality show, "O Sobrevivente" mas não tem outros jogadores, é o protagonista Ben Richards fugindo dos Caçadores para ganhar um prêmio bilionário.

O que motiva o protagonista é a sua situação financeira nada boa , e a doença de sua filha, o que faz com que ele se inscreva no programa governamental, sabendo que se tratava de um jogo mortal, em que ninguém havia vencido antes.

Esse é um livro surpreendentemente curto pros padrões do King e até pro potencial da narrativa, que poderia ter sido desenvolvida sob uma ótica mais dinâmica, em alguns momentos fica bem repetitivo. Acho um livro ok no geral, mas reconheço que tinha potencial pra ser muito melhor.

O final foi até que satisfatório, dentro dos padrões do King, tem uma reviravolta extremamente previsível e óbvia que eu saquei desde o começo, mas como não é o ponto central da obra, irei relevar. No fim, pra quem é fã de Stephen King assim como eu acho que vale a leitura.

MVGiga 26/03/2011

Sobrevivendo
Ben Richards é um exemplo de homem que luta por sua família, assim como a maioria das pessoas buscam proteção para os seus entes queridos. Richards está envolvido em um mundo onde a compaixão e a reciprocidade são palavras sem significados. Com a mulher e a filha precisando de dinheiro para suprir as necessidades mais básicas, ele se inscreve em um reality show mortal cuja finalidade é sobreviver o máximo possível em troca de grana.

O que chama atenção é a inteligência, a sorte e as peripécias do personagem que escapa de muitas situações difíceis com a ajuda de alguns personagens-chaves. Digamos que esses coadjuvantes fazem com que tenhamos esperança na sobrevivência do personagem principal. Uma mensagem forte que ficou no livro é a importância dos outros. Sozinho, Richards não conseguiria avançar o quanto avançou no jogo. Porém, destaca que não se deve esquecer sobre o discernimento de separar as boas companhias das nocivas. Mas, o Richards é um homem de sorte em encontrar pessoas tão compromissadas em ajudá-lo no jogo. Devido a brutalidade da obra nos emocionamos com o destino de Ben Richards e dos seus companheiros de aventura.

Samuel Simões 19/08/2016

Stephen King se aventurando em distopias.
Uma narrativa distópica de primeira. Com personagens envolventes, tramas bem trabalhadas, e uma escrita impecável. King sendo Bachman continua sendo KING! Vale muito a pena!

Larissa Coelho 31/08/2016

O Concorrente
Em 2025, o mundo se tornou banal e a palavra humanidade foi extinta do dicionário. A televisão se fortaleceu e virou o principal meio de comunicação e diversão, sendo obrigatório por lei todas as casas terem o cabo da GratuiTV. Mas o que fascina não são os cabos gratuitos e de acesso a todos, mas os reality shows serem um tanto diferenciados. Os participantes são selecionados a dedo a cada programa, sendo encaminhados a uma categoria diferente diante de cada ponto fraco, enquanto os telespectadores anseiam por sangue.
Ben Richards, o protagonista de O Concorrente, decide participar de um dos Jogos a fim de dar um tratamento descente para sua filha que sofre de influenza, uma doença aguda que ataca o trato respiratório. O reality no qual foi designado chama O Foragido, onde ninguém até o momento conseguiu sair vivo. As regras são simples, mas o jogo é perigoso, assim como o cordeiro fugindo de seu caçador.
Trazendo o gênero Thriller, O Concorrente é bem escrito e dispõe de personagens com extrema inteligência, principalmente Richards. A ideia descrita na sinopse é fantástica, mas não cumpre totalmente com o gênero caracterizado, já que o suspense e a tensão não existem até a metade da história, o tornando um tanto maçante e arrastado. Além do excesso de informações irrelevantes. Porém, quando finalmente temos o clímax da história, o livro faz valer a pena, fazendo com que ansiemos pela vitória do anti-herói.

site: transparenciasdalua.tumblr.com/ocr

Sora Seishin 13/09/2010

meujardimdelivros.blogspot.com
O Concorrente foi publicado originalmente em 1982 sob o título The Running Man por Richard Bachman, alter-ego de Stephen King.

Leia a resenha em: http://meujardimdelivros.blogspot.com/2010/09/o-concorrente.html