O Concorrente

Resenhas - O Concorrente

Drika |@floreios.e_borroes 13/03/2022

Uma leitura eletrizante
Título: O Concorrente
Autor: Richard Bachman (Stephen King)

❝O céu era para os viciados ricos. O demônio era o Homem. ❞

O ano é 2025 e a mídia controla tudo. O ar não é mais limpo e é necessário um filtro nasal para respirar sem riscos, mas apenas os ricos podem comprar. O mundo virou um lugar estranho e agressivo, os desempregados morrem de fome enquanto veem TV e os abastados passam seu tempo usando entorpecentes. Os Reality Shows são a onda do momento, programas sem escrúpulos que ridicularizam e põem em risco a vida dos participantes são o maior sucesso.
É nesse contexto que conhecemos Ben Richards, um homem casado e sem emprego que tem uma filha muito doente. Não tendo mais alternativa ele resolve participar de um desses reality shows, “O Foragido”. A regra primaz deste jogo é sobreviver. A cada hora em que ele permanece vivo sua família ganha 100 dólares, e caso ele consiga fugir durante 30 dias vencerá o jogo.
O problema é que nunca houve um vencedor; é uma disputa injusta e com cartas marcadas. Todos serão seus inimigos e sua cabeça estará a prêmio. Qualquer informação sobre o seu paradeiro valerá dinheiro. E as pessoas precisam muito, muito de dinheiro, e aquelas que não precisam querem ver uma arena sangrenta na TV.
O Concorrente foi o primeiro livro do Richard Bachman que eu adorei, eu e todos que leram comigo. Diferente de tudo já escrito pelo King, aqui temos uma narrativa eletrizante, rápida e enxuta. Um livro escrito na década de 80 que fala sobre uma sociedade distópica em que a humanidade saiu de moda, a miséria é entretenimento e o ar puro natural não existe mais.
Embora eu tenha adorado essa leitura, preciso dizer que achei o final um tanto abrupto e que poderia ter sido trabalhado de uma melhor forma. Gostaria de saber o que aconteceu depois de determinados acontecimentos, como ficaram alguns personagens.
Mas..... o leitor fiel sabe que os livros do autor nunca terminam da maneira que nós esperamos.

Rodrigo.Artioli 05/05/2022

Ideia boa, já a execução...
Uma distopia interessante passada em 2025. Com um jogo cruel em que um jogador é caçado até a morte e quem o encontrar e denunciar recebe benefícios. A ideia de Bachmann (King) até que é boa e funcionou em parte, mas a narrativa cheia de jargões criados por ele e pouca informação dessa realidade afastou um pouco meu interesse.

Amanda.Prass 02/06/2022

Genial!
Impressionante como reli esse livro com as mesmas impressões da primeira leitura, tanto antes como agora acho ele genial.

Ele é carregado de uma energia caótica e frenética que não encontramos em nenhum outro livro do King, ele criou um pseudônimo de se espantar.

Porém, ainda encontrei alguns vestígios que não gosto na escrita do King, como o uso exacerbado de palavrões e frases preconceituosas que me causam nojo.

É impressionante como todos os personagens que cruzam o caminho do Richards tem um papel importantíssimo na missão dele. Isso muda o personagem e traz tantos eventos bons quanto ruins para ele, alguns causam ódio como a Sra. Parrakis e outros aquecem o coração como o Bradley.

É uma história fenomenal e de um frenesi impossível de largar.

Marcio Izidoro 09/06/2022

É muito bom, mas nem parece o mestre.
Um bom livro, uma distopia na época, mas extremamente atemporal, já que estamos chegando muito perto disso tudo (principalmente nesses 'jogos'). Mas bem diferente do jeito King de escrever, por isso usou o pseudônimo dele (Richard Bachman).
Recomendo, e muito!!!!!

Vini 27/06/2022

Richard Bachman acertou em cheio nesse flerte com a distopia
? Eu esperava qualquer coisa de Stephen King, mas não uma história muito semelhante com uma distopia.

? Na verdade estamos lidando com um suspense muito bom que nos apresenta Ben Richards, um jovem que tem uma esposa e filha recém nascida e moribunda.

? Em um futuro distante (o livro foi publicado em 1981 e nos relatos, esse futuro é entre 2023 e 2025) existe um programa, tipo jogos vorazes, em que pessoas com problemas, até de saúde, se candidatam a quaisquer tipo de atividade remuneradas, se você vencer, ou a morte, se você não suportar ou for assassinado enquanto milhões de pessoas acompanham na tv.

? Richards se vê desesperado com sua filhinha com influenza e sua esposa tendo que se prostituir pra conseguir uma grana entra pra família e resolve entrar nesse programa.

? Os organizadores escolhem ele para uma atividade denominada ?O sobrevivente?, a qual ele é caçado, literalmente, e se o avistarem faturam 100 dólares novos, e se o matarem faturam um dinheiro maior, mas se o protagonista sobreviver ele fatura aproximadamente 2 bilhões de dólares. Qualquer telespectador pode participar da caçada.

? King nos trás um futuro em que carros não possuem rodas e flutuam pelas estradas, bem ambicioso né?! E a respeito da trama, espere muitas surpresas e um final explosivo!

blackymoon 29/06/2022

um bom livro.
me interessei na história deste livro por ser um reality em que o mundo te caça.
o protagonista tem uma boa motivação, ele tem uma personalidade muito fácil de gostar e a gente acaba torcendo por ele.
apesar de ser uma distopia, me pareceu que o autor quis mostrar a fuga e dilema do protagonista neste mundo corrupto, do que esse mundo como um todo e como ele realmente funciona em sí.
não é o melhor do King que eu li, mas é bom.

Wander.Santos 29/06/2022

Simplesmente O sobrevivente andou para os Jogos Vorazes e o ep Urso Branco do Black Mirror podes-me correr.
Rápido e alucinante, talvez simples e o final satisfatório!

Paloma 08/07/2022

Meu livro preferido!
Li esse livro quando tinha uns 15 anos e reli outras diversas vezes (hoje 25 anos). Adoro indicar essa leitura para aqueles que "devoram" os livros. Acho sensacional mesmo! Uma crítica muito inteligente e com um enredo de apaixonar.

Gabriel1994 21/08/2022

D.B 'Richards' ou Osama 'Ben' Laden?
Meu segundo livro do King sob o pseudônimo Richard Bachman e diferentemente de A Longa Marcha, onde o King teve que tirar leite de pedra, pois tinha um enredo simples e limitado, mas conseguiu construir algo com isso...

..Em O Concorrente foi ao contrário! Uma distopia de ação com ficção científica futurista que nos leva para 2025 e nos coloca nas linhas que seguem a história de Ben Richards.

Uma pessoa comum, pobre que ao ver sua família passando necessidades e sua filhinha necessitando de acompanhamento médico, devido a uma doença pulmonar, ele decide entrar em um reality show chamado O SOBREVIVENTE, pelo qual ele deve sobreviver por 30 dias para receber o prêmio máximo de 1 bilhão, porém ganhando por hora e dia vivo.

King explora um cenário nada habitual ao seu estilo e prova mais uma vez que não se resume a "Mestre do Terror", mas que de fato é um Mestre da Escrita! Stephen King imagina uma 2025 distópica com elementos futuristas e não se atenta somente nas criações e invenções que poderiam existir nesse futuro, mas sim, em como seria a realidade da época. Quais as doenças da época e como seria a população pobre, rica e o sistema.

King introduz um cenário precário e um personagem sarcástico, por vezes arrogante, irônico, bobalhão, cruel, mas com princípios. Isso faz com que o leitor, mesmo sabendo que Ben Richards não seja das melhores pessoas, torça por ele.

Ele está nisso por um propósito. Por uma causa. Contra o sistema!

A cada passo e decisão de Ben, ele se revela um cara consciente de suas pegadas e muito estrategista, e assim como as pessoas pobres de sua classe, o leitor se curva a torcer mais ainda por ele.

O drama, a ação e as partes finais, um tanto que, nojentas, tem todos os traços de Stephen King. Que não trabalha somente o futuro, mas o realismo e o personagem.

Um livro que deveria ter uma melhor tradução e um reconhecimento maior pelo arriscar do autor e pela audácia e ousadia que o King teve em fazê-lo, saindo da caixinha e se permitindo escrever e explorar uma distopia que no meu ver foi um prato cheio e bem servido!

Com este final, Ben Richards concretizou o filho da mãe que ele é e ganhou minhas 5 estrelas. O melhor livro do King como Richard Bachman até então.

Digníssimo e recomendável O Concorrente! Uma leitura que vale a pena se você acredita que o King pode ser muito mais que terror.

eliane_nuvens 09/10/2022

Hoje é dia de mais um livro do meu projeto pessoal "Um King por mês". A leitura da vez foi: "O Concorrente".

É a história de Ben Richards que se inscreve para participar de um reality show bem macabro para poder dar condições de vida e tratamento para sua filha doente. O objetivo é escapar com vida, e consequentemente ganhar um prêmio, em uma perseguição em que o país inteiro pode ganhar dinheiro ao entregar aquele que é procurado.

Este é livro é uma distopia. Não é o estilo de livros do King que eu estava lendo até agora, nos quais o suspense sempre prevaleceu. Nessa obra, temos mais ação e perseguição em um ritmo bem frenético.

Embora tenha uma premissa muito interessante, o desenvolvimento da história não me prendeu. Senti que alguns aspectos não foram bem desenvolvidos, mesmo tendo um bom enredo pra isso. O final é de explodir a cabeça mas mesmo assim, não me apeguei na leitura. Com certeza não é um livro do King que eu releria ou me lembraria como os mais relevantes da obra do autor.

site: https://www.instagram.com/nuvensdecoisas/

Yuka 17/10/2022

O início é bem parado, onde conta a história de vida de Ben Richards e a decadência do mundo. A divisão social está pior do que nunca e para acalmar os rebeldes, o governo criou um entretenimento sanguinolento que atrai a atenção de todos, o mortal O sobrevivente. A classe inferior costuma se inscrever pelo prêmio em dinheiro, mas ninguém conseguiu vencer até os dias atuais.
Richards, desempregado e com uma filha doente, decide participar para poder salvá-la. Ele faz os testes e passa com louvor. Ele e mais um sujeito que seria como o substituto dele, caso ele não sobreviva nos primeiros dias.
Quando a caçada começa, Richards ainda tem algumas horas de vantagem para poder fugir. Agora, a história começa a ficar eletrizante. Como toda a população possui uma TV especial de entretenimento e aguardam pela competição ( porque o ser humano adora ver a desgraça alheia né) os responsáveis contam o que querem sobre Richards e sua esposa, os tornando párias da sociedade, assim ninguém teria empatia para ajudá-lo.
Mas o que o governo não contava era que no fim, Richards receberia ajuda da sua gente, pessoas sem condições de vida como ele, desesperadas por um mundo melhor. Embora, mesmo entre eles, ainda tenha tido uma pessoa que denunciou Richards mas essa pessoa também perdeu tudo, inclusive quem mais amava. Foi a única pessoa que odiei do livro.
A competição é sinistra porque caso você entre, não tem volta, ou você sai vencedor ou morto. Richards fez de tudo para sair vencedor. As pessoas que foi encontrando no caminho, aqueles que o ajudaram, os momentos finais, uau, foram eletrizantes, emocionantes. Eu não via como ele poderia sair dessa a não ser com aquele final mesmo.
Até agora, entre os livros sob o pseudônimo de Bachman eu gostei mais desse e da A longa marcha. São histórias sofridas porém mortais. O diferencial nesses livros é que é brutal, sem floreios ou mensagens positivas ou com lições de moral no final. É aquilo e pronto. E o mais interessante é que o terror nessas histórias, são causadas pelo próprio ser humano...

Mayra 21/10/2022

A resenha de hoje é o concorrente do king

Um livro que o começo me prendeu bastante.
Richards tem uma filha doente que precisa de remédios e cuidados, uma esposa que se sacrifica grandemente pra lutar pela sobrevivência deles, e ele cansado vai atrás de uma vaga num reality de uma emissora que comanda o mundo chamado *O Sobrevivente*
Entre outros candidatos ele é aprovado e como o nome já diz ele tem que sobreviver e é aí que Richards sai numa jornada de fuga , e luta por sua vida, quanto mais tempo ele permanecer vivo , mais dinheiro é creditado e revertido a sua mulher e filha .
Nessa jornada ele tem praticamente toda população contra ele desejando que ele morra pois a emissora o coloca como inimigo público número 1 .
No caminho ele encontra pessoas que se arriscam a tentar ajudá-lo, e pessoas que o prejudicam um pouquinho mais, e assim segue a história, até ele fazer uma refém e encaminhar a história pro desfecho.
O desfecho confesso que foi surpreendente, eu não esperava algumas revelações, e o fim foi bem conturbado e drástico.
Não posso dizer que é um dos melhores que já li do king, mais é razoavelmente bom , os capítulos são curtinhos e ajudam a ter um progresso bom no avanço da leitura.

Beatrys.Vitoria 11/11/2022

O foragido
Tem uma premissa bem interessante, foi uma leitura envolvente e fluida. Não tem nada de surpreendente nesse livro, mas é um ótimo livro pra passar o tempo e até parece ter menos páginas do que realmente tem. Não sei ainda se gostei ou não do final, mas já esperava algo do tipo. King n me decepcionou, recomendo.

Annaplima 24/11/2022

Bem-vindo à América do ano 2025, onde os melhores não se candidatam à presidência, mas à sobrevivência.
Gostei muito da leitura.