Memórias Póstumas de Brás Cubas  |  Dom Casmurro

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro

1 | 2 | 3 | 4

manoellen.ferreira 25/04/2024

Uma vida sem realização
Detesto ler Machado e me intificar com os personagens (li apenas esse e dom casmurro), pq são todos LOUCOS!!! acho Braz um homem sem atitude, teve tudo o que queria às mãos, de bandeira, mas deixou passar e só depois percebeu o tanto que queria aquilo. gostei muito de acompanhar os romances, as intrigas, o desenrolar da vida de outros personagens, tudo, pq me pareciam grandes fofocas e sempre me sentia genuinamente surpreendida, escapou de mim diversos suspiros de surpresa. mas quais dessas coisas foram de atos de Braz? apenas, talvez, seu envolvimento com virgilia (A MELHOR PARTE DO LIVRO!). a linha de raciocínio dele também é legal, há muita critica a tudo e a todos, é interessante. contudo, mesmo gostando muito do livro, não consegui lidar com o contexto histórico. é uma história de 1800, ainda havia escravidão no Brasil, explícita, claro que os personagens ricos teriam escravos, mas não consegui lidar com isso, não consegui interpretar sem me contorcer de agonia (queria muito que alguém me falasse como eu deveria pensar nesse caso, pois eu daria uma nota maior para o livro se não fosse isso). em suma é um ótimo livro, uma farofa clássica com gente louca!

Henrique 25/04/2024

Uma obra-prima do Realismo brasileiro
Com acentuadas notas de acidez e tal sabor que remete ao humor à britânica guia-nos Machado pelas memórias de Brás Cubas, um aristocrata brasileiro do Segundo Reinado, conforme este as escreve de além-túmulo; fazendo a análise da própria vida, o defunto-autor (como se autointitula) brinda-nos com confissões honestas (e cínicas) dos motivos que o conduziram pelas ruas, praias e bailes do Rio de Janeiro do século XIX.

Não se engane o leitor: não são estas confissões feitas como que face à Divindade, tal como aquelas que se fazem ao ouvido de um padre em um confessionário; mas repletas de uma clareza terrena, que julga e pesa os atos da vida a partir da concretude da morte e não deixa espaço para remorso ou arrependimento moral.

São as observações precisas da natureza humana, em todo seu egoísmo e vaidade, que Machado faz por meio dos olhos de Brás que deleitam o leitor; pela sua indelével correspondência com nossa própria experiência torna-se o particular em universal.

Em suma, trata-se de um romance para ler e reler. Seja em razão da sua importância histórica, seja pela genialidade do autor; ouso dizer que ele falará a quem enfrentá-lo de formas diferentes, de acordo com a "edição da vida" na qual o leitor se encontrar...

Jeyse.Cristina 26/03/2024

Uma leitura intrigante, e uma linguagem complexa, que nos faz colocar a cachola para pensar e interpretar.
A narrativa deste livro despertou muitas reflexões, me envolveu muito.

Infelizmente não consigo falar desse livro sem dar spoiler :)
Gostei!

ErreBC 28/01/2024

Ta...
Desculpa, criei mt expectativa.
Mas é mais de gosto, é pq achei um tanto entediante toda essa narrativa do cotidiano.
Mas teve umas partes engraçadinhas e umas coisas reflexivas bem legais.
Adorei o começo e o final, e a dedicatória é a melhor de todas KAKAKKAKAKAKKA
Machado de Assis uma figura

Senna 24/01/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
A história é narrada em primeira pessoa, seu autor é Brás Cubas, um "defunto-autor" como foi citado no próprio livro.
O livro retrata a autobiografia de Brás Cubas, o protagonista e narrador da história , o que nos faz compreender o ponto de vista do mesmo diante das situações e o que deixa tudo isso muito mais interessante, é saber que o protagonista conta toda a sua autobiografia depois de morto e fazendo grande uso de ironias, humor e eufemismo.
Segundo o meu ponto de vista valeu totalmente a pena ler a trajetória de Brás Cubas, uma obra espetacular e muito cativante!!!

Nicole781 23/01/2024

Memórias Póstumas e cativantes
"Memórias Póstumas de Brás Cubas" apresenta uma trama intrigante, embora a linguagem complexa desafie o leitor. Brás Cubas, como protagonista excêntrico, revela-se longe de ser um personagem tradicionalmente virtuoso, contudo, sua narrativa desperta empatia e reflexões. A comunicação direta de Machado de Assis com o leitor proporciona uma experiência pessoal e envolvente, tornando a leitura tanto desafiadora quanto divertida.

Jana 30/12/2023

Leitura clássica! Bentinho e Capitu protagonizam uma história de amor que começa na infância e vai crescendo durante sua juventude. Bentinho prometido a ser padre, por uma promessa da sua mãe, tenta lutar contra esse amor, mas não consegue. Acaba largando a vida religiosa e se tornando médico. Ao casar-se com Capitu, tem o sonho de começar uma família de terem filhos. O filho nasce, mas no decorrer da sua história, Bentinho descobre alguns segredos. Fico pensando se ainda tem gente que reagiria dessa maneira em relação ao filho nos dias atuais. E como Capitu reagiria hoje? Não sei se fosse comigo pensaria assim, mas a leitura me faz pensar em diferentes cenários?. Em diferentes reações e motivos para que justificassem as ações tomadas nesse enredo.. ?Bom livro

RodsVieira 18/11/2023

Obra prima
Finalmente li esse clássico realista que sempre adiei desde os tempos escolares. No início, achei a leitura um pouco extensa devido ao estilo e palavras usadas, mas a história é atemporal. O autor soube cativar com sua habilidade literária, proporcionando uma nova perspectiva que vai além do tempo. Uma surpreendente redescoberta literária nos dias de hoje.

Gi 16/11/2023

Gosto muito desse tipo de livro.
Tinha esquecido o quão legal é o livro, por mais que eu não me simpatize muito com o Brás Cubas, gosto desse tipo de livro. Tinha lido por obrigação na escola, e agora por mim mesma. Eu gostei bastante. Ele é grande, tem momentos cansativos, mas é legal ler a biografia do ponto de vista dele. Me vejo muito nele no fim da vida, com nenhuma conquista hahah

may.web 26/09/2023

Começo lento e uma narrativa que te ganha de pouco em pouco. O final mexeu mais comigo do que eu esperava, de repente me vi apegada aos personagens e ao contato direto com o narrador.

Alice1550 13/09/2023

É Machado né
Não tinha como ser ruim! É Machado de Assis! Porém, exatamente também por ser Machado de Assis, a leitura é mais cansativa e demorada, mas vale a pena! Acho que vou me aventurar mais nas leituras clássicas! Se for bem sucedida a aventura, créditos para ?MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS?

jhulica 11/09/2023

Resenha: Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro
Memórias Póstumas de Brás Cubas:
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas"
No livro, Brás Cubas narra sua história de vida cheia de amores, melancolia e mediocridade.
Um livro cheio de humor ácido e sarcasmo, com citações filosóficas profundas e reflexivas, porém com uma narração que chega a ser entediante às vezes, mas não ao ponto de ser completamente chato. Esperava mais.
3.5 ??

Dom Casmurro: (Spoiler)
Arrisco dizer que virou um dos meus livros favoritos, tanto pelo enigma que Machado deixa, quanto pela história em si, que me cativou desde a primeira página.
Já podemos perceber desde o início do livro que Bentinho é extremamente ciumento, e com o passar dos anos esse seu defeito só piora. Ele mesmo alimenta sua própria paranoia, ao ponto de quase matar o próprio filho (será seu filho mesmo??).
Não cheguei a veredito algum sobre quem traiu ou não (até pq a história só é contada pelo ponto de vista de Bentinho), mas uma coisa é fato: Bentinho precisava urgentemente de um psicólogo.
Não demorei muito para terminar, pois foi uma história que realmente me prendeu, obra interessantíssima.
5 ??

Euelivros 01/09/2023

Ele sabe que impactou
De sua primeira frase a última o impacto do teor mórbido da história me mantéve fixo nas frases atemporais que esse livro tem.
Uma escrita rica e complexa que se lida calmamente irá notar diversas interpretações e significados.
Meus amigos que livro foi esse!?
Um livro escrito por um morto e uma biografia escrita por alguém "morto" tão fantasioso e surreal, naquela época deve se imaginar o impacto.
Não achei tediante mas sim complexo em devidos momentos, mas logo me vi entrando em interpretação que faziam a leitura fluir e a compreensão entra em equilíbrio.
Gostei muito, mais um clássico para minha lista.

1 | 2 | 3 | 4