O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Moringan 20/11/2023

O oceano no fim do caminho
Tanto é dito, tanto é ponderado...que mesmo relendo a frase diversas vezes, ainda poderia atribuir a ela os mais variados significados. Cabe-se e molda-se a qualquer um, em qualquer momento.
Para mim, em razão e apesar de sua simplicidade, este livro é uma preciosidade; que vou carregar no cantinho mais confortável do meu coração, para sempre.
Paulo Henrique 20/11/2023minha estante
Até agora, o meu livro preferido do Gaiman.

Beatriz3345 19/11/2023

Não era o que eu esperava e ainda assim é totalmente Gaiman
Quando eu comecei esse livro, achei que seria uma história mais "mundana"/cotidiana em relação às outras obras do Gaiman, porque eu só sabia da premissa de um homem voltando a um lugar da infância dele. Me enganei, mas ainda assim me deparei com uma história 100% dentro do estilo do autor.

O cotidiano pode ser assustador aos olhos de uma criança que começa a perceber as mudanças da vida e que o mundo dos adultos, e os adultos mesmo, não faz tanto sentido e pode ser muito cruel e triste. Uma criança que se sente deslocada, deprimida quase com um buraco no coração que nunca encontrará respostas, vê o absurdo da realidade como ameaça, mas também tem lugar para confiança e ternura, na figura de amizade.

Acho que a narrativa funciona pela escolha do narrador não ser a criança em si, mas um adulto se lembrando da infância. Assim esses dois universos se misturam completamente. O luto, a ausência e o senso de um "eu" também estão na história, que na parte final vira uma grande viagem com lacunas (que não precisam ser preenchidas nesse tipo de história que é quase uma fábula ou conto de fadas, algo mágico e melancólico). Ao mesmo tempo, há pequenas pistas durante todo o livro que fazem os recortes serem costurados de forma quase imperceptível.

Eu ainda sinto alguma estranheza com a forma de contar do Gaiman. O que é mundano se torna algo fora desse mundo com muita simplicidade e às vezes isso é "inquietante."

Livro curto e narrado em primeira pessoa, com algo de terror infantil/fantasia para quem gosta.

aninha 16/11/2023

Esse livro tem as palavras certas sempre nos momentos certos. Sem muito oque falar, procurei nesse livro um consolo, e achei. Quero um dia poder ter o merecimento de contemplar o oceano de lettie hempstock.

Peterrsm 16/11/2023

Primeiro lido do Neil Gaiman
Até então havia lido o quadrinho Histórias da Magia (que não entendi 90% quando li) e assistido a série Sandman, apenas. Então achava que Neil Gaiman funcionaria pra mim apenas em live-actions.

Essa opinião mudou com este livro. É simples e profundo ao mesmo empo, além de ser um livro que vai ficar na sua cabeça e retornar conforme for crescendo.

Recomendo 1000%

bae. 08/11/2023

Como sempre Neil Gaiman me surpreendendo, eu simplesmente amei! O livro é uma delícia de ler, a história, os personagens, tudo perfeito. 5/5.

Nicole 06/11/2023

Bom!
No geral a história é bem gostosa com um bons personagens. Li o livro todo em praticamente uma sentada já que é curto e a leitura flui bastante. Não é um livro tão marcante mas a história diverte.

Cristiana 01/11/2023

Ler é o melhor remédio
Eu me peguei lendo esse livro para fugir dos problemas e o protagonista lê para fugir dos problemas.

Brenda 27/10/2023

Intrigante...
Se eu pudesse descrever esse livro em uma palavra, seria essa. Foi meu primeiro livro do autor e admito que foi uma grande surpresa. Me prendeu demais essa história, apesar de ela ser bem maluca, eu tenho a impressão de que se eu ler 10 vezes, terei 10 opiniões e visões diferentes sobre esse livro.
É uma história totalmente diferenciada, fora do normal. Apesar de a história girar em torno dos acontecimentos durante a infância do personagem, ela traz muitas reflexões para a vida adulta, isso me atraiu bastante.

Ps.: Tenho uma impressão fortíssima de que a Lettie é uma grande mulher no corpo de uma criança, mas como o próprio autor disse no epílogo: "Este livro é o que você acabou de ler. Fim."

midnightrainz_ 25/10/2023

Não sei como começar essa resenha e provavelmente ela ficara extremamente baguncada, mas eu preciso falar sobre esse livro

eu tô numa fase da minha vida em q fico extremamente sensível com o tópico envelhecimento, oq fez com q esse livro me pegasse logo de cara

mas não é só sobre isso q ele fala. é principalmente uma história sobre perda e como nós lidamos com ela. mas também é sobre memórias e como elas sobrevivem ao tempo, sobre a procura da própria identidade, etc.

a história inteira é permeada por essa nostalgia melancólica, as vezes meio onírico, q parte da escrita (maravilhosa, inclusive) até ao q está sendo narrado. é uma lembrança de uma época boa que você sabe que não vai voltar

a forma como a magia é introduzida nessa história, como um elemento intrínseco a realidade ao msm tempo q uma válvula de escape de extrema eficiência é mt interessante e feita de uma forma mt única. faz com q ao msm tempo a gnt acredite em cada detalhe da história q está sendo vontada ao mesmo tempo q surge aql dúvida do até q ponto aquilo não passa de imaginação do gatoto? e, sinceramente, não acho q essa senha uma linha facilmente traçável, ou que ela sequer existe...

além disso, a escrita dele é uma das coisas mais lindas q eu já vi na vida, dava vontade de marcar cada passagem q eu lia

enfim, primeiro contato q eu tenho com esse autor e já considero pacas. esse sem sombra de dúvida estreiou no meu top 3 de favoritos da vida, se não ocupar o primeiro lugar.

ps: fiquei pensando dps de acabar se o título não se referia a morte...

Jamerson.Alves 22/10/2023

Que viagem
"Uma história só é relevante, suponho, na medida em que as pessoas na história mudam. Mas eu tinha sete anos quando todas essas coisas aconteceram, e no fim de tira era a mesma pessoa que era no início, não era? Todos os outros também. Deviam ser. As pessoas não mudam."

O Livro do Cemitério segue uma temática semelhante mas com uma narrativa que funcionou melhor para mim. Fica como sugestão do mesmo autor.

Pedro Peixoto 18/10/2023

Precisamos falar sobre a família Hempstock
Foi meu primeiro contato com Neil Gaiman enquanto escritor. A leitura leva seu próprio tempo pra engatar: sem pressa, passo a passo. Até que, como o oceano, muda, fica revolta, e começa a te engolir antes que você perceba

É difícil pôr em palavras todos os sentimentos e suas nuances que me atingiram enquanto eu lia. Me vi fascinado com um estilo de narrativa o qual nunca esperaria me fascinar. Me vi apaixonado por um universo que sequer compreendia (e, provavelmente, era isso parte de seu encanto). Temos uma ficção que, de uma maneira admirável, usa o fantástico como ferramenta para conversar diretamente com o real

E o final de tudo amarra o início e todo resto de maneira tão bonita, tão precisa. Durante a tensão principal, tive dúvidas de para qual caminho o desfecho iria. E depois de lê-lo, tenho certeza de que era o único possível

Nomes de uma variedade de plantas que desconhecia a parte, foi uma experiência incrível

Math 16/10/2023

Melhor livro que li no ano
QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!!!
O Neil Gaiman é um ótimo escritor. História bem escrita, enredo que te prende e te deixa ofegante pra saber o que vai acontecer em seguida.
Teve uma cena em específico que foi muito forte e tensa e me fez ter aperto no peito e ter que dar uma pausa na leitura.
Te faz pensar muito na sua infância e em como o mundo é moldado de forma diferente, dependendo de por qual lente você olhar, e como essa lente muda com o passar dos anos.

Mat 12/10/2023

Eu adorei esse livro do começo ao fim, é uma história simples, mas grandiosa, a parte mágica é bem interessante e me deixou encantado, muito além de uma obra de fantasia, é uma obra recheada de sabedoria e emoção, sim eu chorei.
Indico demais ?

Quincamp0ix 11/10/2023

Neil Gaiman constrói mitologias muito sólidas e diversas em cada um de seus livros e aqui não poderia ser diferente!

O protagonista ao visitar sua antiga cidade, para um funeral, revive memórias de acontecimentos bons e ruins de sua infância. Ao lê-lo pela primeira vez, pude distinguir claramente o que era real e o que era inventado pelo garoto, conforme a narrativa sucedia.

Até que em determinado momento da história, com sua escrita mágica, Gaiman simplesmente nos coloca a confrontar nossa própria percepção sobre o que é a imaginação fértil da criança e o que está de fato acontecendo e é palpável nessa história, embaralhando os fatos.

O livro toca em partes sensíveis da infância, o que me fez revisitar meu eu de sete anos, em alguns momentos da leitura, gerando um misto de nostalgia e melancolia.

É um livro sensível para pessoas sensíveis, com um olhar terno para a infância.