As Memórias Perdidas de Jane Austen

Resenhas - As Memórias Perdidas de Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4

thamirisdondossola 29/01/2016

As Memórias Perdidas de Jane Austen
Sozinha no Mundo foi escrito por Marcos Rey. O livro nos apresenta Pimpa, uma garota de quatorze anos, muito amável e esperta, que possui uma linda oncinha e nunca a abandona. Pimpa e a mãe saíram de Serra Azul para ir à São Paulo procurar o “tio” Leonel, que as ajudava com dinheiro. Durante a viagem, no ônibus, a mãe de Pimpa falece. A partir daí, a menina órfã encontra uma família disposta a ficar com ela até que o seu tio seja encontrado, mas é claro que as coisas não acontecem de forma tão simples. Uma mulher, que se diz assistente social, aparece na casa dessa família procurando por Pimpa. A menina, esperta e com medo, dá um jeito de fugir. A fuga é realizada com sucesso, mas agora... Pimpa está sozinha no mundo.

"Dona Berenice deu em Pimpa um beijo de despedida. Noel pensou em fazer o mesmo, mas cadê a coragem?"

Uma aventura é o que o livro nos reserva. Uma aventura muito especial. Pimpa está sendo perseguida pela mulher que se diz assistente social. Então, não consegue parar em lugar algum. Sempre encontra alguém com bom coração disposto a ajudá-la, mas a menina logo foge novamente, para não ser pega. Ela passa por um parque, uma manifestação feminista, conhece um “professor diferente”, uma “ex” famosa que cuida de cães de rua... São muitas aventuras! Umas, que valem a pena guardar, outras, nem tanto.

Eu adoro a escrita do autor. Já li outro livro dele e sempre me encanto. O gênero, infanto-juvenil, já me encanta por si só. Eu adorei o humor presente na história. As cenas foram muito bem escolhidas, é possível fazer uma crítica com base nelas. A manifestação feminista, por exemplo. Adorei encontrar algo do tipo em um livro desse estilo, um livro mais antigo.

Mas há outra coisa que me deixou bastante feliz também e que eu adorei ainda mais. Foi a passagem de Marta Vidal, a mulher que resgata cachorros de rua. Ela se encontra com Pimpa enquanto a menina divide seu sanduíche com um cão faminto. Gente, quase chorei nessa cena. Foi lindo demais! A partir daí, as duas engatam uma conversa e uma amizade. E resgatam o cachorrinho, o que faz o número de cachorros resgatados por Marta aumentar. Com o novato, o número de cães adotados é 34. Muito bacana!

Por fim, tenho certeza de que as aventuras de Pimpa vão agradar você. A leitura de Sozinha no Mundo nos traz lembranças da infância. E além de nos fazer viajar dentro da história, também é capaz de nos fazer viajar no tempo. Ah, que saudade!

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

Deb's Bertolo 01/02/2018

Para amantes de Jane Austen
Livro maravilhoso, que história! Estou totalmente sem palavras para descrever! Syrie James escreveu a história dessa autora formidável de uma forma incrível.
Inimaginável o quanto ela estudou para escrever com tanta perfeição! Merece todas as honrarias possíveis!

Iara.Antunes 24/02/2018

"Percebi, de repente, que eu tinha sonhado com aquele momento por quase toda a minha vida. Havia desejado, sem saber se ele jamais seria verdadeiramente possível, com um desejo muito mais profundo e mais forte do que eu tinha imaginado. Desta forma, o verdadeiro significado do evento não poderia ser compreendido em um espaço tão curto de tempo".

"Agora, acredito que haja uma espécie de felicidade a ser encontrado em todas as coisas na vida, em tudo que é bom e agradável, bem como no que é triste ou doloroso".

"Não temos mais a revelação dos meus fracassos ou dos de outrem. Passei a acreditar, no final, que não há vergonha na verdade, apenas liberdade; e que, com o tempo, toda história tem o direito de ser contada". (As memórias perdidas de Jane Austen)

Apesar do livro ser de ficção baseado na vida de Jane Austen e alguns fatos aqui descritos serem reais. A autora Syrie contou muito bem está história e criou um ambiente digno. Muito próximo se fosse Jane que estivesse contando as suas memórias. Senti as críticas sociais , a ironia, as reflexões sobre sentimento com tanta profundidade, os pré-conceitos , as alegrias e tristezas da vida e as decisões difíceis que fazemos em nome do amor. Também somos presentiados com as inspirações que deram origem aos personagens do seus livros, a batalha dela ao publicar seu primeiro livro, seu processo de escrita. Ler esta obra foi voltar aos livros de razão e sensibilidade e orgulho e preconceito. Esta história de memória fez eu sorri , me emocionei, me encantar e amar ainda mais a Jane Austen.
Quem disse que esta obra não pode ser verdadeira de fato: " Você quer dizer que, se eu acreditar na sua história como a contou, ela será tão boa como se fosse verdade?".
Mathias.Weirich 24/02/2018minha estante
Após ler esta resenha, me deu ainda mais vontade de ler todos os livros de Jane Austen, uma mulher que esta marcada eternamente na história da humanidade, como uma das melhores e maiores autoras de todos os tempos. Ouso dizer que existem poucos autores eternos como ela, só consigo me lembrar de dois, sendo eles de gêneros totalmente diferentes do de Jane Austen.

Concluo que considero a Jane Austen a melhor escritora de romances de todos os tempos e certamente, após ler todos os livros dela, lerei este livro!

Obrigado por me apresentar a esta grande autora, meu amor!

Iara.Antunes 24/02/2018minha estante
Amei teu comentário

Stefani 19/05/2018

Descobrindo o outro lado da famosa autora
Nossa q livro mais lindo!!! kkk Eu gostaria muito de enrolar um monte neste texto pra só no final poder dizer o quanto esse livro é apaixonante, mas acontece q esse livro me conquistou tanto que não há como começar esse texto de outra maneira, eu tenho q ser direta, esse livro é perfeito!
Primeiramente tenho q deixar claro que não sou uma fã de biografias, na verdade só li uma em toda a minha vida, e infelizmente sou sim uma pessoa que não curte esse gênero, mas acho q a gente tem q ler de tudo pra só assim desenvolver uma ideia sobre um dado assunto, entao resolvi ler esse livro apesar do genero. Outra coisa a se ressaltar é q eu não sou uma grande fã da autora, na verdade eu já li 2 livros dela, um eu não gostei nenhum pouco, já o outro q é Orgulho e Preconceito é um dos meus queridinhos, entao resolvi ler essa biografia apesar de achar q eu não ia gostar tanto deste livro, então imaginem minha surpresa quando amei a historia!
Bom segundo a autora q publicou este livro parece q foram encontrados os diarios de Jane Austen a alguns anos atras, assim esses manuscritos foram editados e publicados nesta versão a q esse texto se remete. A historia é sobre a vida de Jane Austen, mas sem duvida é o diario mais lindo q já li, pq não é escrito como um diário normal, mas sim como um livro com capitulos, a autora esta relembrando o seu passado. O mais interessante é que a autora nunca se casou então sempre houve comentarios sobre como uma mulher solteira e sem envolvimentos romanticos poderia escrever historias de amor como as q Austen publicava, por isso nesse diario Jane resolve contar sua real versão dos fatos, e isso nos leva a uma das historias de amor mais lindas q já vi. Amei absolutamente este livro, mas confesso q queria saber se realmente é uma ficção ou se esse diario da Jane foi realmente encontrado, mas apesar de não ter esta informação (se alguém tiver por favor me fale aqui nos comentarios pq to super curiosa!) eu amei muito esse livro e indico a todos os q buscam um romance encantador. Leiam também pessoal, esse livro vale muito a pena!
Maju 04/06/2018minha estante
Stefani, esse livro não é uma biografia! É uma história ficcional!

Stefani 11/09/2018minha estante
Oi Maju, obrigada por tirar minha duvida!

Gizalyanne 03/08/2018

Perfeito!!!
Aiiiimm!!!!???
Que dizer deste livro ?? Maravilhoso!!!!
Syrie James nos transporta para a vida da Jane misturando fatos conhecidos com ficção é emocionante !! Ela cria situações que podem ter inspirado cenas dos livros da Jane.Mas é recomendável que quem vá ler já tenha lido otros livros da autora para compreender as referências. Lembrem-se essa é uma biografia romanceada a autora estudou a vida da Jane e acrescentou aos fatos diálogos , romance e eu amei!!! Supercomendo!!

Trilha sonora para acompanhar o livro: Quem de nós dois - Ana Carolina

Babi 17/01/2019

Sabemos muito pouco sobre a vida de Jane Austen, o que está disponível para nos informar sobre ela é tão raso perto da vontade que temos em conhece-la mais a fundo, afinal ela é uma das mais célebres autoras do século XIX. E se além de ter escrito lindas histórias de amor, Jane também tivesse vivido uma grande paixão que nunca foi descoberta até então? É com essa premissa que a autora criou uma obra fantástica.
Ao fazer uma reforma na antiga casa que Jane morou em seus últimos anos de vida é encontrado um báu com manuscritos da própria Jane contando sobre sua vida. Nesses manuscritos além de conhecermos sua família, Jane nos conta sobre o amor que viveu com um homem até então desconhecido.
Logo de inicio no livro, Austen fala sobre o questionamento das pessoas sobre como uma solteirona escreve histórias de amor tão reais se nunca vivenciou tal sentimento? E é dai que ela nos relata sobre um momento de romance em sua vida.
Em um período de férias com seu irmão, Jane conhece o Sr. Ashford, e eles logo sentem aquela conexão de corpo e alma, um gostar tão profundo que é impossível negar os sentimentos mas ambos tem problemas a superar, afinal ele já estava prometido a anos a outra mulher e desmanchar esse compromisso iria trazer grande prejuízo para sua família.
É nos encontro e desencontros desse casal que vemos as situações e pessoas que inspiraram Jane em suas seis grandes obras. A autora desse livro, Syrie James conseguiu unir o cenário da vida de Jane com circunstâncias escritas em seus livros. Nesse livro a autora nos mostra que todos os personagens de Jane foram criados a partir do contexto de sua rotina da juventude até a vida adulta.

Dizer que Syrie criou uma bela obra é pouco perto desse presente que ela escreveu para os fãs de Jane Austen! Ler esse livro, mesmo sabendo que a historia ali é fictícia com alguns fatos reais, foi simplesmente maravilhoso! Me deixou muito feliz em ter vivenciado a rotina de Jane de forma tão profunda e real. A autora tem uma escrita tão gostosa de se ler que você se sente envolvido na atmosfera que ela cria para nos contar sobre a vida de Jane, seu envolvimento romântico e suas duvidas quanto a publicação de seus livros.
Para quem já leu os livros de Austen vai encontrar vários elementos presentes que são semelhantes entre a vida de Jane e essa historia criada por Syrie e foi justamente isso que me fez amar esse livro. E até mesmo quem não leu nada de Jane, vai se senir maravilhado com essa obra. Eu recomendo demais.

site: https://www.instagram.com/p/BoCucJ1HbTf/

1 | 2 | 3 | 4