Prince Of Thorns

Prince Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - Prince Of Thorns

Mickael 21/03/2023

Príncipe Sanguinário
Eis uma grata surpresa ler (ouvir, no caso foi um audiolivro) essa história. Em seus 14 anos o pequeno príncipe sanguinário vai atrás de sua vingança.
Muito legal essas histórias de vingança, movido ao ódio. Vamos ver se no final da trilogia dos espinhos haverá algo se Seu Madruga (a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena) ou se não. Neste primeiro já tem algo que vai contra a Máxima deste filósofo incrível que foi Seu Madruga. Ansioso pela leitura do próximo.

Min-ssi 10/03/2023

Mal talvez,cruel nem tanto
Acho que a proposta que a sinopse nos entrega dá a ideia de um príncipe cruel por natureza ou quase isso que n se importa com ninguém além dele mesmo e das pessoas que ele vê como quase iguais.
Eu estava esperando muito mais crueldade, malícia e pespcacia mas parece que em muitas partes ele amolecia ou parecia que ele lembrava de ter moralidade coisa que ele n tem.
Como é o primeiro livro de uma trilogia n esperava tanto, começo a trilogia super bem,espero que eu favorite a trilogia

@paty_bookaholic 26/02/2023

Vingança e teimosia
Custei a ler esse livro pq imaginava que ele talvez fosse um pouco enfadonho, porém ele não é, e apesar disso também não chega nem perto do que eu esperava.

Sempre imaginei que a trama se envolvesse em torno de um personagem mais desenvolvido, qual não foi minha surpresa ao me separar com Jorg, um piralho de 14 anos que fugiu de casa aos 10, se unindo a uma trupe de mercenários, assassinos e ladrões e se tornando, sabe-se lá como, uma espécie de líder para eles.

A fuga se dá pois depois de ver seu irmão e sua mãe serem massacrados ele só quer vingança, mas seu pai aceita cavalos e ouro como compensação pelas mortes e Jorg não pode aceitar isso e quer sair em busca de retaliação.

Longe de mim dizer que isso foi ruim, o que me pegou é que as atitudes do personagem não condizem com a idade. Claro que se tratando de fantasia não dá pra esperar que estivéssemos lidando com a mentalidade de uma criança, o que pela idade ele deveria ser.

A história em si foi bem fácil de decifrar, aos poucos vamos entendendo a trama e desvendando os mistérios que são impostos pelo caminho.

Algo que me deixou muito curiosa foi a época em que se passa a trama. Apesar de tudo indicar uma era medieval, podemos discernir facilmente elementos da era moderna, e podemos deduzir por algumas informações dadas no decorrer da trama que a história se passa 1000 anos após uma guerra nuclear (ou pelo menos foi o que entendi) que acabou dizimando a maior parte do mundo.

Temos até uma cena em que o personagem descobre uma arma que poderia aniquilar a todos e a utiliza de uma forma muito pouco ortodoxa.

Não sei como são os próximos livros da trilogia mas eu gostaria bastante que este ponto fosse mais trabalhado, será que podemos considerar essa uma fantasia distópica? Poderíamos saber mais sobre o evento dos 1000 sóis que dizimou a população? Podemos considerar que houve uma reiniciação da raça humana depois do evento cataclismico? Enfim, é um livro ótimo, com capítulos curtos e fácil de entender. Um livro sem heróis, mas com objetivos bem definidos, Jorg quer ser imperador, e isso é o que vai mover a sua história.

Pavani 17/02/2023

Livro é ok, a narrativa pelo protagonista é interessante, mas isso acaba com o interesse de saber a história de outros personagens.

Acho que faltou explorar um pouco mais o mundo e explicar mais sobre os personagens não humanos.

Ainda estou indeciso se continuo a sequência...

Pep0 08/02/2023

Jorg queria ser hardcore, mas sua mãe não deixou
Gente, esse livro é a MATERIALIZAÇÃO desse meme, juro.
Uma criança de 14 anos que só pensa em vingança e lidera um grupo de mercenários.... muito estranho.
Sério, um bando de homens mais velhos e fortes e violentos, seguindo um garoto maltrapilho? Não faz sentido nenhum. Sem contar que o Jorg não pensa como um adolescente de 14 anos. Com 9 ele lia livros super complexos de filosofia grega que eu, estudando direito aos 21 anos, tenho dificuldades de compreender.
E isso não é justificado, sabe? Ele só é f*da por ser f*da. O Jorg que quer ser hardcore.

Falando em Grécia, a construção do mundo é esquisitíssima. Tem Europa e Igreja Católica, mas também há monstros, necromantes, fantasmas e outras bizarrices. Meio sem pé nem cabeça; os elementos não combinam.

A linguagem é truncada e a narrativa não tem muita linearidade, o que confunde bastante o leitor. Excesso de floreios irritante e uma filosofia esquisita.

Não recomendo a leitura. Foi um dos piores livros de fantasia que já li. Tenho certeza de que há Dark Fantasies mais bem escritas que essa.
Sophia Sophia ;) 07/05/2023minha estante
Hahaha!! Exatamente

Vit 07/02/2023

Moleque virado no ruim
Pensa no pior assassino, psicopático, violento, imprevisível, inteligente e habilidoso que você consiga imaginar. Agora coloca ele com uns 15 anos.

Prazer. Personagem principal.

Os primeiros capítulos eu fiquei me perguntando se aquele moleque algum dia teve uma mãe para orientar e logo concluí que não. Depois, quando a motivação foi revelada, eu não criei empatia ou passei pano para ele. Claro que não, mas eu percebi uma coisa: só tem desgraçado nesse livro. Um pior que o outro e o moleque virado no diabo quer acabar com todos eles. Então eu torci, eu acompanhei, eu vibrei toda vez que ele matou mais um. Éramos quase parceiros de crime. E quando ele não estava matando ninguém que eu e ele odiavamos, eu estava era torcendo para ele ir de americanas de uma vez porque ô molequinho ruim.

Mas ele é ambicioso, ele é cruel. Ele vai fazer de tudo para pegar o que quer e até mesmo o que ele não quer, mas precisa ter só para calar a boca de alguém. Orgulhoso. E quando me dei conta, o livro acabou e tudo o que eu mais queria era exatamente a mesma coisa que ele. Porque em terra de filho da **** eu quero mais é que ele seja rei.

Se deixe corromper também =]

Solitário 06/02/2023

Pena eu não está de férias iria ler os três livros em 3 dias
Ao ler essa obra em sua totalidade, gostei bastante para indicar para que gosta de fantasias medieval com uma pitada de Dark.
Jorg e sem dúvida interessante aponto de cativar. Além disto o livro bem dosado em ação e historia. Um livro muito rápido de se-ler.

Daniel.Cardiano 06/02/2023

Simples mesmo sendo do gênero fantasia. História de vingança com elementos mais realistas, centrado no protagonista.

Camilota 18/01/2023

Ótimo início de saga
O livro possui uma leitura fácil e simples, diferente de muitos outros livros de fantasia.
Uma coisa que eu adorei foi que os capítulos são "curtos".
O capítulo inicia querendo contar algo pro leitor, ele conta e pronto. Muitos livros do gênero tem capítulos as vezes de 15 - 20 páginas, dificultando parar a leitura no meio.

Sobre a história, o protagonista é meio precoce, mas tem seus motivos, e nós entendemos tudo junto com ele. Mostra uma evolução muito legal para o personagem. Ansiosa para ler o próximo logo

Mariana113 10/01/2023

Não estava esperando .....achei que ia ser um livro de fantasia tranquilo, mas é bem mais dark. Ainda digerindo que ele fez tudo isso, assassinato, estupro, e outros, e nem tinha 15 anos.
" Penso se nós não morremos todos os dias. Se não nascemos a cada amanhecer , um pouco mudados, um pouco adiante em nossa própria estrada. Quando muitos dias ficam entre você e a pessoa que você foi, vocês não se reconhecem. Talvez seja isso o que significa amadurecer."

Murilo.Martins 03/01/2023

Muito edgy pra mim, desculpa
Se passa num mundo que eu consideraria "low-fantasy" com elementos mais crus e pesados destacados pelo autor. De cara achei o comportamento dos personagens fosse melhorar ou que tivessem justificativas melhores, mas acabei concluindo que é a história de um pré adolescente "edgy" obcecado por vingança pelo seu passado trágico. (Infelizmente li o resto da trilogia, já que comprei a versão 3 em 1 sem ver resenha antes, pq vi na livraria e achei a capa bonita ?)

Fran 02/01/2023

"Eu me apeguei à minha ira, bebi do meu poço de veneno. Essas não são coisas boas, mas pelo menos eram minhas."

Jorg, o príncipe psicopata, e é justamente isso que deu todo o brilho na narrativa, para mim. Se ele fosse menos louco e egomaníaco, não seria tão genial. Provavelmente foi por isso que eu acabei não em apegando aos outros personagens, todos são meros fantoches dele.
A narrativa em alguns pontos me deixou meio confusa com os acontecimentos, mas a escrita é tão boa, que nem isso me 'desencantou', e o melhor é que a medida que Jorg amadurece (ou sua vingança), seus pensamentos são aprofundando de um jeito quase poético. (Inclusive a conversa com o anjo, nossa senhora)

"Orgulho? Eu sou o orgulho! Deixe os mansos herdarem o que lhes é de direito - eu prefiro as sombras a receber a benção divina se este é o preço para pagar. (...) O orgulho é tudo o que eu tenho."

(Me arrepiei toda)

O final me deixou curiosa, toda a mistura com a necromancia, Jorg sendo rei e, principalmente, após o capítulo 41, onde Jorg deixa claro que Katherine é sua fraqueza.

Mike Wazowki 22/12/2022

Prince
Apesar de parecer não é um livro com coisas explícitas mas tem uma pitada de violência
Pena q acaba sem acabar
Bora para o próximo livro da trilogia