Prince Of Thorns

Prince Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - Prince Of Thorns

João Pedro 02/07/2016

Um protagonista duvidoso
Em síntese, o enredo de Prince of Thorns, volume inicial da Trilogia dos Espinhos, se passa em um universo alternativo e inominado, cuja ambientação medieval traz a tona todo um contexto de batalhas entre reinos presente em variadas obras, a exemplo da renomada série Crônicas de Gelo e Fogo.

Nesta obra, acompanhados parte da jornada do Príncipe Honório Jorg Ancrath, herdeiro legítimo do Reino de Ancrath, que presencia, ainda quando criança, o brutal assassinato de sua mãe (então Rainha) e seu irmão mais novo. Nesse momento, Jorg é arremessado em uma plantação de roseira-brava, tendo somente sido poupado por ter ficado imobilizado pelos espinhos da planta. Jorg cresce e se torna um jovem com qualidades no mínimo diabólicas, comandando sua própria trupe de mercenários, realizando saques e assassinatos nas estradas do Império.

Jorg é um protagonista completamente antagônico. Pelo fato de a obra ser escrita em primeira pessoa (e muito bem escrita, por sinal - ponto para Mark Lawrence), ficamos submersos nessa mente maquiavélica, mas somente na medida certa, sem nos ser permitido desvendar os mais perversos segredos que assombram o jovem Princípe dos Espinhos - segredos esses que vão sendo revelados ao longo da narrativa.

Incomodou-me bastante algumas pontas que vão sendo deixadas soltas no decorrer do enredo, que, ao meu ver, poderia ter sido mais bem detalhado. Acabei ficando com certas dúvidas que poderiam ter sido explicadas facilmente em vários momentos. Além disso, Jorg não me agrada nem um pouco - provavelmente foi essa a intenção da autor, ao criar um protagonista tão vilanesco assim. Suas ações aparentam ser quase sempre impulsivas e completamente irracionais. Fica faltando, ainda, explicação do autor se os resultados por ele alcançados são parte de sua mente supostamente genial demais, ou se tudo não passava de pura sorte (ou alguma outra força demoníaca que o estivesse auxiliando). Fiquei confuso em vários pontos.

No geral, a obra agrada, me deixando com vontade de saber o que está por vir na vida do diabólico príncipe. Confesso que quero continuar a leitura na esperança de que algum personagem surja e acabe com a vida desse louco, pelo bem de todo o Império.

Vida em Série 07/07/2016

Trilogia de Espinhos.
Não sei vocês, mas, às vezes, realmente preciso de um bom livro de fantasia. A Trilogia dos Espinhos é daquele bom e velho dark fantasy que faz com que, acima de tudo, você queira saber aonde aquilo vai dar. O livro é escrito em primeira pessoa, no POV de Jorg.

No começo da história, o personagem é bastante jovem, tem 13 anos, na verdade, poucas páginas depois faz 14 (isso é spoiler?). Ele parece ser perseguido por alguma forma de escuridão, do tipo que o faz ser completamente sedento por vingança. Ao decorrer da história, ele sempre menciona que irá "quebrar o círculo", pelo fato de que existe uma guerra praticamente infinita entre as Casas. (parece algo, não é mesmo?).

site: http://vidaemserie.com/2016/07/07/resenha-literaria-triologia-dos-espinhos-prince-of-throns/

Waylan 14/07/2016

Um mundo Surpreendente!
Gostei muito. Tive problemas com o começo mas quando começaram os flashbacks e o final, literalmente o finalzinho do livro me fez realmente gostar do que lia.
Mas o ponto que me fez apaixonar pelo livro foi o mundo! Não vou por Spoiler mas digo que é um mundo medieval que ainda não aconteceu!

Rhafael Costa 09/11/2018

Prince Of Thorns
Prince Of Thorns foi uma grande e grata surpresa, eu não esperava que ele pudesse me cativar tanto, ao ponto de entrar para a minha lista de favoritos.
Prince of thorns é uma daquelas história regada de violência e brutalidade. Repleto de sentimentos tenebrosos, ver todos esses sentimentos em criança me vez para e refletir muito sobre o momento atual que o nosso país está passando...
O autor escreveu o livro brilhantemente com um enredo fácil e rápido apesar dos vários detalhes contidos na narração, com o passar da leitura eu fui imerso na realidade proposta pelo Autor e em vários momentos eu assumia o lugar do Jorg tentando adivinhar quais seriam as suas escolhas.

Jamerson Tupiná 28/01/2019

Um bom pontapé inicial
Demorei um pouco para me adaptar a escrita do Mark Lawrence (achei que ele não há deixava fluir..), mais que aos poucos fui acostumando com seu método de escrita e a história foi ficando cada vez mais emocionante. Logo menos estarei dando continuidade aos outro livros da série.

Victor.Wrobel 05/02/2019

Interessante
A escrita do autor é boa, o enredo é ótimo, mas o fato do protagonista ter na maioria da história 14 anos e conseguir fazer muita coisa, digo em relação as ações dele seja no combate ou na estratégia, achei muito avançado para um menino dessa idade. Acredito que nos próximos livros a história deva ficar mais interessante.

Rodrigues 22/03/2019

Encontre minha opinião sobre esse livro bem aqui https://www.instagram.com/p/BqF1mjFgI28/

JRieffel 03/05/2019

O protagonista é completamente insano, violento e inteligente, o que é muito bacana, porém a estória deixa um pouco a desejar, ao passo que algumas coisas são resolvidas de uma forma muito simplista, como num passe de mágica ou apenas sorte.
Ainda assim vale a pena, principalmente pela qualidade/forma da escrita.

"O barulho surgiu tão quieto que, a princípio, achei que tinha imaginado. Encarei a escuridão às cegas e deixei meus ouvidos sugarem o silêncio. E ele voltou, suave como o suspiro de carne sobre pedra. Eu podia ouvir o fantasma de um som, um alento sendo desenhado. Ou talvez fosse apenas a brisa da noite descortinando seu caminho através das venezianas."

Leeh (@becodaleituraa) 29/06/2019

Prince of thorns - Mark Lawrence
O Príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da sua mãe, a rainha e de seu irmão caçula William de 8 anos. Enquanto ele foi jogado em um arbusto de roseira-brava permanecendo imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele e alma. Após quatro anos, o Príncipe lidera uma irmandade de assassinos e se vê obrigado a amadurecer para saciar seu desejo de vingança e poder. O ódio vai mantê-lo vivo onde o amor falhou.
Esse livro é bastante sangrento e cheio de reviravoltas e surpresas. O príncipe Jorg é totalmente um anti-herói, o vilão da história se olhar por outros pontos. Mas ele sofreu muito por ver sua mãe e seu irmão serem assassinados, e seu pai aceitando o pedido de desculpas em troca de favores capitalistas. Contundo, entre idas e vindas, entre batalhas e mortes, o principe Jorg vai atrás dos seus objetivos que são, matar o Conde de Renar o mandante da morte de sua mãe e irmão, e se tornar rei aos 15 anos. A história se passa na era medieval com uma leve pegada futurista. Não indico esse livro para pessoas que tem menos de 16 anos, existem várias partes sangrentas fortes.. Mas indico para quem realmente gosta de triller com anti-herói, eu particularmente estou viciada na trilogia dos espinhos, já começando com o segundo volume que com certeza vai vim pra explicar muitas coisas que deixaram em aberto.. Enfim, o livro é ótimo e o primeiro da darkside que eu n reclamo em relação de revisão, ta perfeito o livro.. E então o que acharam?

site: https://www.instagram.com/p/Byis8Y6AnEr/

Homem dos livros 11/07/2019

Impactante
Uma leitura totalmemte verdadeira, um personagem principal forte que te cativa e te ensina a não abaixar a cabeça pra ninguém. O livro tem alguns plot mas o que chama mais atenção e como o Mark soube retratar bem o jeito que um principe determinado tem que ser

Larissa | @paragrafocult 20/09/2019

"O ódio vai mantê-lo vivo onde o amor falhou."
Agora que finalizei, tenho que admitir que o personagem me cativara um pouco mais. O livro conta a trajetória de vingança de Jorg, um rapaz de catorze anos que é líder de um grupo de assassinos e saqueadores que ganham a vida assim, invadindo lugares, saqueando, estuprando algumas mulheres. Sua mãe e seu irmão caçula foram mortos na sua frente enquanto estava preso em um arbusto de roseira-brava e essa memória o persegue desde então. Ele se sente de certa forma culpado por não ter se desenvencilhado do arbusto e ido defendê-la mesmo que nós, leitores, saibamos que um garoto de dez anos nada poderia fazer contra os homens que ali estavam. No começo da leitura eu não conseguia me acostumar com a ideia de um garoto de catorze anos fazendo tudo o que ele fazia. É algo surreal, afinal, Jorg está muito além da sua idade. É extremamente inteligente, engenhoso e o ódio e sentimento de vingança que ele guarda dentro de si são enormes, muitas vezes quase o cegando. Juntando isso com o fato de ele ser muito arrogante (talvez por ele ser um príncipe, mesmo que não esteja vivendo como um) fiquei com um pouco de dificuldade de gostar dele a princípio.Prince Of Thorns não tem exatamente um vilão e um mocinho. Jorg é um assassino frio, cruel, muitas vezes matando ou desejando matar quem lhe contraria e com pouca empatia e sentimento de piedade. O que faz com que você não o odeie é porque no fundo entendemos o motivo de todo esse ódio: ele quer vingança. Não só do mandante do crime como de seu pai também, afinal, o pai ao invés de retaliar, fazer algo contra os assassinos de sua mãe, ele apenas fez um acordo comercial com o inimigo, abafando e esquecendo o caso.

Após ser resgatado do arbusto, Jorg foge do castelo e passa a viver com os assassinos na estrada, virando seu líder com o passar do tempo. Após quatro anos, Jorg finalmente decide voltar ao castelo e por em prática a sua vingança. O que não vai ser uma tarefa fácil afinal o rei se casou novamente e junto da sua nova rainha, está a espera de um filho que caso Jorg continue desaparecido, será o novo rei. O Rei em nenhum momento teve minha simpatia. Desde o começo já vemos como é um, cara ridiculamente calculista. É nítido o quanto ele e Jorg são parecidos. Em todo o livro, é o único personagem que realmente consegue intimidar Jorg e deixá-lo com aquela vontade secreta de agradá-lo, de vê-lo o chamar de "filho".
Em nenhum momento Jorg se permite ser o adolescente que é. É sempre sério, focado e duro consigo e com todos. Em alguns raros momentos seus sentimentos vêm a tona mas o mesmo logo volta a escondê-los, se tornando uma pessoa que não vê problema algum em sacrificar um amigo, colega ou qualquer outra pessoa para conseguir o que deseja. No começo vemos apenas Jorg na estrada com seus companheiros mas quando ele volta ao Castelo de Ancrath, encontra seu pai e parte para o Castelo Vermelho o livro dá uma guinada enorme e fica ainda melhor. Temos alguns elementos fantasiosos como bruxos, fantasmas, monstros. Algo que amo em livros de fantasia. O que torna Prince Of Thorns diferente dos outros do gênero que li é essa dualidade dele, por ser um personagem que não é aquele mocinho perfeito e pelo livro não ser tão leve quanto O Senhor dos Anéis, por exemplo. Na verdade, Jorg muitas vezes parece mais um vilão do que um mocinho.A narrativa do livro é em primeira pessoa pelo próprio Jorg, o que torna mais fácil essa aproximação com o personagem que nos permite saber melhor o que sente, tudo com um toque de humor negro. Entre alguns capítulos, temos umas cenas de flashback de quatro anos antes, mostrando não apenas o dia do assassinato de sua mãe e seu irmão, como o processo de quando ele acordou após o resgate e sua fuga com os assassinos. A capa do livro é dura e a arte da capa é maravilhosa, já o final do livro é satisfatório e deixa a gente com muita vontade de pegar o próximo e já emendar a leitura.

site: https://paragrafocult.blogspot.com/2019/09/resenha-prince-of-thorns-de-mark.html

Blue Martell 30/10/2019

Imprevisível - Jorg e Suas Peculiaridades
Jamais pensei que um protagonista apresentado da forma que é no início deste livro teria ações e teias emaranhadas nele tanto como foi concretizado. O livro é um tanto quanto lento, deixa a gente um pouco perdido no início, mas depois é uma reviravolta atrás da outra que te faz não querer largá-lo mais.
Ynglid 12/04/2020minha estante
Que bom que melhora pq eu estou na pagina 60 e achando tudo um saco mal descrito e confuso, vc agora me instigou a continuar

Blue Martell 18/04/2020minha estante
É um tanto quanto confuso porque, acredito, o Jorg seja confuso. E ele não segue uma linearidade

Ynglid 18/04/2020minha estante
Nem foi a linearidade o autor se perde um pouco nas descrições, principalmente nos momentos altos em que há mais coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas até que gostei do final valeu a pena rsrsrs

Edila.Reis 21/11/2019

Não é o melhor livro que já li, mas é um dos poucos em que me apaixonei pelo protagonista.... É super confuso, vai com fé que entre a metade e o final do capítulo vc começa a entender o que acontece. Depois da metade do livro vc ja se acostuma com o tipo de escrita do autor e embala o final.

Raiane.Priscila 29/11/2019

Sem palavras.
Um ótimo livro. Eu realmente sou fã do gênero terror e suspense, mas esse livro prendeu minha atenção de uma forma que eu simplesmente fui devorando as páginas. Sempre estive com uma pergunta em mente: Até onde eu iria para vingar a morte das pessoas que eu amo?
Fabricio.Fracaro 01/12/2019minha estante
Quero muito ler essa saga!

Larissa 23/02/2020

"Os Espinhos me ensinaram o jogo".

Um livro que conta a historia de um vilão. O Príncipe Honório Jorg de Ancrath teve sua mãe e seu irmão mortos pelo conde de Raenar, o irmão de seu pai, ele vê ambos morrerem mas nada consegue fazer para impedir pois ficou preso entre um espinheiro perdendo muito sangue mas conseguindo sobreviver. Ao sobreviver Jorg vive puramente por vingança. Deseja matar os assassinos de sua mãe e irmão e se tornar o rei de Ancrath.

O livro é sombrio, muito sombrio. Não retrata somente o jogo de poder mas também envolve um tipo de magia muito sombria. De um lado a personalidade doentia e psicopatica de Jorg, um matador impiedoso que vive com um bando de ladrões assassinos ao qual chama de irmãos. Por outro o jogo de poder que envolve o reino e por outro magias sombrias.

Eu amei esse livro! Embora não consiga imaginar Jorg como um garoto de 14 anos, mesmo sofrendo o que sofreu. Sua personalidade fria e sangrenta pra mim só seria vista em um adulto. A proposta de trazer uma fantasia com o foco na história de Vilão é sensacional, foge daquele clichê chato que estamos acostumados de heróis. Entar na mente de um vilão saber de seu passado, sua história e suas motivações é algo inovador e que deveria ser visto sempre nos livros. Afinal, todo vilão merece ter sua história contada.