Mentes Sombrias

Mentes Sombrias Alexandra Bracken

Resenhas - Mentes Sombrias

Edu | @leituraelfica 23/02/2021

Distopia e super poderes uma mescla perfeita
Nesse mundo crianças entre 9 e 13 anos começaram a morrer e as que não morreram adquiriram poderes. Essas habilidades tão incomuns que médicos e cientistas reclassificaram toda uma geração. E com isso mudou tudo e o mundo está caótico.

Ruby tem 10 anos é umas das sobreviventes e acabou sendo levada para um acampamento de reabilitação que segue as diretrizes brutais do governo vigente. Após 6 anos e com sua vida estando em risco ela foge do acampamento se une a um grupo de outros fugitivos que estão tentando encontrar o único lugar seguro para adolescentes como eles.

Só essa premissa já me intrigou demais e fui querendo adentrar mais e mais no mundo descobrir as consequências que tudo isso causou, tentando entender as classificações dos poderes que são por cor.

Além de estar numa distopia fantástica, temos uma personagem se descobrindo e amadurecendo ao longo de todo o livro (e como a Ruby cresce heim), além das relações de amizade e de temas como "aceitar a diferença" mesmo que está aqui seja fantástica.

Este é o primeiro livro de uma série que a Intrínseca não deu continuidade nas publicações por aqui o que me deixa muito triste.
O final é aberto e logicamente deixa margem pra te querer saber o que vai acontecer no próximo mas vale a pena leitura mesmo que isso não ocorra. Eu infelizmente não sei ler inglês então vou ter que esperar e torcer pra que os outros volumes cheguem ao Brasil.

E aí me diz que poder você gostaria de ter?

John87 21/02/2021

Uma mescla de ?clássicos?
Em Mentes Sombrias é possível sentir diversas distopias que marcaram nossa década como Jogos Vorazes, Divergente, X-Men e etc. E ainda assim, é um livro que traz certa originalidade: vemos protagonistas crescendo ao longo do desenvolvimento do antagonista e demais personagens.
É uma leitura fluída, o que por si só já merece uma estrelinha, a escrita de Alexandra se parece muito com a da Veronica Roth, o que particularmente eu amo.
A adaptação, apesar de ser fiel, não é tão boa, acredito eu que por falhas técnicas de produção mesmo, mas nada que não dê pra tirar um proveito.
Enfim, livro ótimo, leitura boa e de quebra uma adaptação mediana pra acompanhar depois de terminar.

@Intrinseca traduz os outros dois, por favor!

Aline 19/02/2021

Muito bom o livro! Ansiosa pela continuação q infelizmente ainda não foi lançada em português!

rocky0 17/02/2021

Partindo da mesma dinâmica de um mundo distópico, uma doença fatal que atinge crianças das quais uma porcentagem acaba morrendo e quem sobrevive é concebido com habilidades que a população os consideram anormais e ameaçadores. Ele puxa muito o lado de x-men e stranger things, caso se interessa em ler, não vai se arrepender.

"Eu tinha todo o poder e nenhum controle, toda a dor e nenhum benefício."

Alandha 08/02/2021

Chorando
Meu Deus esse livro acabou comigo, eu realmente pensei que fosse só mais um clichê adolescente, mas não tem nada de clichê. Os personagens são bem construídos, a narrativa é envolvente e o sentimento do casal principal é tão profundo. Meu Deus nunca vou superar.

Carol 28/01/2021

Distopia de tirar o fôlego
O que falar desse livro? Simplesmente incrível! Os personagens são super bem construídos, cada cena é uma montanha russa de sentimentos, e o romance é a coisa mais fofa e intensa ao mesmo tempo.
O único problema é que a editora não tem previsão de lançar a continuação, EU PRECISO DA CONTINUAÇÃO DESESPERADAMENTE
Cinco estrelas e favorito com certeza!
Obs: O filme é ótimo tbm
Marcelo.Antonio 02/02/2021minha estante
É uma distopia né?

Carol 02/02/2021minha estante
É sim, incrível! Pena que não lançam logo a continuação...

Julinha 20/01/2021

Esperava ficção científica saiu chorando
Aí genteeeeeee esse livro foi tudo na minha humilde vida. Eu amei cada detalhe sério. A divisão dos poderes, o rolê dos acampamentos, as 19172 mil resistências brigando uma com a outra. Confesso que a Ruby era burra como uma porta que minha nossa senhora but vou interpretar como inocência (risos).
O final destruiu cada partícula da minha alma!!! O Liam é o ser mais precioso do mundo eu só queria guardar num potinho longe de qualquer maldade
E agora fiquei sabendo que não tem a continuação em português e vou ser obrigada a me matricular num cursinho só pra poder ler o resto eh isto beijos

lays.azevedo.94 13/01/2021

Comecei a ler pq vi que estava relacionado a série stranger things, porém não há nenhuma relação, o livro é meio incompleto e a história não tem um início nem fim.

Paula 17/12/2020

INTRÍNSECA, PODE TRADUZIR O RESTO!!!
[AVISO!!! EU FAÇO UMA COMPARAÇÃO COM O FILME, MAS NÃO ACONTECE NO LIVRO! CONTUDO, COMO TEM O NOME DAS PERSONAGENS, PODE JÁ DAR +OU- UM SPOILER DA HISTÓRIA]

Como é triste dar início a uma série que não tem continuação no seu idioma... Né, Intrínseca? Kkkk. Ok, ok. Parei. Mas, é realmente uma pena.
Sim! O livro é um "mais do mesmo", porém isso não quer dizer que ele não seja bom. É um livro puramente para o entretenimento. Se você quiser algo mais filósofo e reflexivo, vai ler Kant (se conseguir, é claro kkkkk).
"Mentes Sombrias" tem uma linguagem super simples e fluida, afinal a narradora é uma garota de 16 anos. Anteriormente, eu já apontei um defeito na escrita da obra. Talvez, seja característica da autora ou erro na tradução, contudo, o fato é: falta descrição em algumas cenas.
Não estou falando de usar 10 páginas para descrever um lugar, mas sim, a descrição mínima para compreender o que está acontecendo. Isso ocorreu, principalmente, em cenas de movimento onde eu ficava perdidinha. Porque uma hora a pessoa estava no fundo da van e depois aparecia no banco do passageiro, ao lado do motorista, DO NA-DA. E eu ficava tipo: "Como tu foi parar aí?". Vale destacar, que isso não acontece no livro todo. É pouco, entretanto me incomodou.
De resto, eu gostei. Como eu disse... é clichê, mas é bom. Assisti o filme antes de ler o livro (sim, sou dessas), e foi previsível tanto no filme, como no livro. Contudo, gostei mais de algumas alterações feitas no filme, exemplo: o Bolota ser verde e o final, o combate entre o Clancy e a Ruby. Achei essas modificações melhores do que a forma como realmente acontece no livro.
Todavia, recomendo MUITO essa leitura! É algo bem leve e divertido de se ler!
Alandha 08/02/2021minha estante
Eu to passando o maior perrengue pra ler o segundo livro

Madu 10/12/2020

Simplesmente apaixonada!
A despedida foi triste.
Esse sem dúvidas foi um dos melhores livros que li, me senti tão conectada com a história, com os personagens e com a autora...
O desenvolvimento da história é leve de um jeito que você lê e nem sente, passa tão rápido que você prefere atrasar páginas a dizer adeus.
O sentimento é exposto de uma forma que você consegue sentir exatamente o que é citado no livro... Fiquei apaixonada e super apegada aos personagens, que são super complexos!
Estou me recuperando do final, desejando do fundo de meu coração que tenha continuação!

Brum 01/12/2020

Esse livro é perfeito em todos os sentidos, queria poder colocar todas as frases que me marcaram aqui.Vou por a q me matou.

"Eu me tirei de sua mente dia por dia, peça por peça, memória por memória, até não haver mais Ruby..." apliquem isso com todos os 4 e chorem cmg.

Tatiane.Gatto 29/11/2020

Amei
Era um livro que eu não dava muita expectativa mas eu simplesmente fiquei presa na história.Espero ansiosamente que tenha continuação porque o final partiu meu coração ?

bia's 18/11/2020

Dark minds
Eu sinceramente amei o livro perfeito,termina com um plot enorme mas o péssimo que mesmo que tenha lançado o filme não traduziram os outros livros pra português e bom não sou bilíngue pra saber ler inglês neh

Aurora84 12/11/2020

Mentes sombrias
Eu sei que vai ter gente achando esse livro muito "mais do mesmo", e realmente a proposta do livro não é tãaao criativa assim, porém foi muito bem escrito (pra mim). Não sei se foi porque eu raramente leio distopias, mas esse livro me agradou muito.

Ruby, Liam, Bolota e principalmente a Zu me deixaram tão aconchegada no livro que viraram meus amigos e em uma hora eu já estava torcendo muito pra autora não ferir eles

Não achei o "plot twist" muito bom, eu já meio que sabia quem era o cara mau da história no segundo que ele apareceu...

Maaas eu fiquei extremamente ansiosa para ler os outros livros, fiquei sabendo que só tem em inglês por enquanto, só me resta esperar mesmo :(
Luisa 12/11/2020minha estante
Tem romance tbm??