O Sangue do Olimpo

O Sangue do Olimpo Rick Riordan

Resenhas - O Sangue do Olimpo

Juh Lira 05/03/2015

"O Sangue do Olimpo" (ou porque eu estou frustrada)
Ainda não sei exatamente o que pensar a respeito do último livro da série Os Heróis do Olimpo, que com este último fecha o ciclo de cinco livros da batalha dos semideuses romanos e gregos para combater a mãe-terra Gaia. Seguindo uma construção de enredo e desenvolvimento diferente da série anterior, Percy Jackson & Os Olimpianos, as histórias foram narradas por pontos de vistas diferentes pelos sete semideuses da Profecia (Percy, Annabeth, Piper, Jason, Hazel, Frank e Leo).

O que eu esperava ser um último capítulo digno e épico para toda a história incrível construída desde o final do O Último Olimpiano, acabou tornando-se uma decepção para mim como leitora e fã do autor e da série. Não sei explicar o que exatamente aconteceu, mas eu diria que provavelmente pela primeira vez, tio Rick escolheu o caminho mais fácil e óbvio para resolver o conflito armado durante toda a saga, o que explica a minha decepção com o final frustrante.

Eu esperava mais. Bem mais. Estamos falando de dois acampamentos (grego e romano) com regras diferentes, costumes diferentes unidos para combater a inimiga de todos os olimpianos - Cronos perto de Gaia é um grão de areia que irrita os olhos. Ou seja, não é nada. O que eu senti é que havia uma pressa para finalizar história, enquanto que capítulos desnecessários poderiam ter sido melhor aproveitados para este fim.

A narração de Jason e Piper infelizmente foi outro problema, mas isso já é mais pessoal. Leo foi único que me arrancou gargalhadas e sorrisos bobos pelo seu jeito brincalhão e descontraído, enquanto que a falta de carisma de Jason e Piper me entediou em boa parte de seus pontos de vistas narrativos. Amigos próximos sabem que os dois são os que eu menos gosto de todos os sete, então imagina a tortura... Porém eu aplaudo a evolução da Piper como personagem, embora o uso da sua recém-descoberta confiança e poder foram exagerados, o que deixou as outras duas garotas, Hazel e Annabeth, totalmente na sombra. Mesmo assim, ela continua uma personagem sem sal e o Jason continua sendo um chato para mim #notsorry.

Refletindo, eu entendo que minha antipatia com o casal não ajudou nos meus sentimentos ao finalizar a leitura. Tenho consciência que Percy e Annabeth tiveram bastante destaque assim como Hazel, Frank, Leo, Nico e Reyna durante toda a série, enquanto que Jason e Piper sempre ficaram mais na penumbra, em um sub-plot não tão emocionante como os dos seus colegas do Argo II. É justo os dois terem mais destaque no último livro, mas isso não quer dizer que eu achei bom, right? Porque ao meu ver os dois foram personagens mal desenvolvidos e contraditórios em si durante toda a série, o que culminou no "desastre" narrativo durante este último livro.

Infelizmente, eu não consegui sentir a mesma emoção comparado com as borboletas no estomâgo que se apossou de mim durante a leitura de O Filho de Netuno, por exemplo. (Ainda é o meu favorito de toda a série, apesar de A Marca de Atena e A Casa de Hades não ficarem muito atrás, o que deixa O Herói Perdido e O Sangue do Olimpo nos últimos lugares).

Entretanto o livro teve os seus melhores momentos com as narrações de Reyna e Nico, dois personagens intrigantes e muito complexos com passados dolorosos e sombrios. Incrível como Nico amadureceu em tão pouco tempo e aprendeu a se aceitar mais, isso incluindo o relacionamento pai-filho com o deus Hades. Reyna apertou o meu coração por todo o sofrimento que o autor revelou sobre o passado dela, mas o meu respeito e admiração por ela só aumentou por sua bravura e coragem. Dois personagens que possuíam solidões diferentes mas que compartilharam forças - tio Rick acertou em cheio ao unir os dois em missão juntamente com o engraçadíssimo treinador Hedge que serviu como um prazeroso alívio cômico no meio de tanta tensão.

(É uma pena que nenhum dos dois foram um dos sete semideuses da profecia, faria muito mais sentido do que Jason/Piper #haterdected)

A aparição das Caçadoras de Artémis e das Amazonas foi um bônus muito bem vindo, porém a participação delas foi muito pouca - elas poderiam facilmente ter aparecido uma última vez na batalha final, não entendi porque elas simplesmente sumiram depois alguns capítulos. A amizade (quase que instantânea) entre Annabeth e Piper também foi bastante interessante ao ver os dois pontos de vistas diferentes das semideusas e seus modos opostos de agir.

Entretanto eu senti falta de mais interações entre personagens tais como Hazel-Nico, Hazel-Leo, Percy-Leo, Percy-Annabeth, Hazel-Frank, Frank-Leo, Annabeth-Hazel, Annabeth-Frank, Percy-Hazel etc., que eu aprendi a adorar nos livros anteriores e que neste último praticamente foram nulas. Eu não me recordo de isso ter acontecido nos outros livros; sempre em alguma passagem ou outra esses personagens tinham seus momentos de destaque, muito diferente deste último.

Um comentário sobre Percy e Annabeth: depois de todo o trauma e perrengues que eles passaram no Tártaro em A Casa de Hades, é inaceitável para mim os dois parecerem tão out of characters neste livro. Just.......

E o final? Adoro finais Disney onde tudo dá certo e cheios dos clichês que todo mundo ama, mas para funcionar tem que ter um bom desenvolvimento durante todo o livro. Foi tudo simples demais e rápido demais e quando pisquei, já tinha acabado a batalha - houve momentos emocionantes entre Nico, Will e Octavian, sem mencionar Leo. Mas só disso que eu me lembro com carinho, porque o resto.... Parece que o tio Rick esqueceu de narrar :(

No geral, somente uma boa leitura, mas um livro fraco para uma série tão legal e tão cuidadosamente pensada e narrada. Impossível não sentir desapontada.

site: http://silentmyworld.blogspot.com.br
warley torres 10/03/2015minha estante
Concordo com vc!

KK 11/03/2015minha estante
Tive a mesmíssima sensação. Uma boa história tem que acabar. Se houvesse terminado no livro 5 de Percy Jackson e Os Olimpianos, talvez amássemos mais nossos heróis. Embora tenha gostado, a nova saga me decepcionou e deixou muito a desejar (fiz uma resenha sobre isso).

sasimão 14/04/2021

Esperava um final melhor
A saga é muito boa mas achei o final muito em aberto, gostei do desenvolvimento dos personagens.
Malu 15/04/2021minha estante
A serie das aprovações de apolo dá uma conclusão pra todos os personagens de HDO. Eles não são o foco da serie, mas vale a pena só pra ter essa conclusão.

sasimão 15/04/2021minha estante
Ainda tenho que ler as aprovações de Apolo, mas fico feliz de dar uma conclusão para esses personagens que eu amo

arth 08/05/2021

me poupe
Assimkkkkkkkkkkk. O livro é legal, nada contra, mas tudo aqui é muito bobo. O jeito que eles matam a Gaia é rapido demais, se a gente comparar com "o ultimo olimpiano" chega a ser ridiculo. Eu achava que o livro inteiro iria ser uma batalha épica, mas na verdade foi igual a todos os outros 4 da saga, só que mais chato e enrolado. Esse livro com certeza poderia ter umas 200 paginas. Mas algumas cenas são divertidas de ler, principalmente o arco do Nico, da Reyna e do treinador Hedge que é o que salva o livro.
Fagner.Azevedo 10/05/2021minha estante
Concordo plenamente
Esperava mais, porem o arco do nico foi muito bom

Zork 28/02/2022minha estante
maceta thuty

r-rashidartt 05/02/2022minha estante
Os Kane são maravilhosos, você vai amar conhecê-los :)

João Gabriel 05/02/2022minha estante
Já estou bastante ansioso haha

Duda 14/04/2021

O Sangue do Olimpo
por ser o último livro eu esperava bem mais,não foi ruim mas também não foi aquelas coisa de final de série sabe?

os capítulos do nico e da reyna = tudo pra mim
luh 14/04/2021minha estante
nico e reyna carregaram esse livro nas costas

Duda 14/04/2021minha estante
nossa sim!!

Hanna.Beatriz 29/01/2022

De coração grato eu encerro esse ciclo que foi a segunda saga do Rick Riordan. Foi uma aventura e tanto todos esses livros, e eu me apaixonei por cada um dos novos personagens e como eles superaram cada um dos obstáculos e se tornaram suas melhores versões. Simplesmente rendida a esse final e como tudo acabou. Amei o destino de todos mas principalmente o do Leo. Essa e a primeira saga sempre terão um lugar especial no meu coração. Só leiam!!

100/10
Ness 29/01/2022minha estante
Comprei este livro hoje!

Hanna.Beatriz 29/01/2022minha estante
Se prepara que vem altas emoções por aí kkkkkkkkkkkkk

Yu 25/08/2021

Final muito bom
Esse livro infelizmente não foi narrado pelo Percy, então naturalmente eu senti falta dele tanto nos capítulos quanto na história em si, em que ele quase não apareceu.
A história foi dividida em duas partes: a dos heróis para derrotar Gaia e os gigantes e a do Nico, Reyna (que narram os capítulos) e Hedge para levar a Arena Paternos para o acampamento meio-sangue em segurança. Desse modo, o livro não focou só na luta principal que foi estabelecida pela profecia, mas também teve o foco dividido nessa outra missão.
Inicialmente, eu preferiria que tivesse focado só na luta principal, mas eu me diverti muito com os três na outra missão. O desenrolar das duas histórias foram muito boas e muito divertidas, inclusive eu adorei conhecer mais da história de Nico e de Reyna, assim como as novas aventura dos outros. No final quando os deuses se juntaram aos semideus eu me arrepiei todinhaa, foi muito bom de ler, tal qual a chegada pelos Pégasos dos outros heróis no acampamento.
A luta principal focou mais no Leo, Piper e Jason, e assim como todos os outros livros de Rick, a luta se passou em duas páginas :( Mas foi um bom desfecho e valeu a pena a espera, além da nova amizade entre os acampamentos ter sido construída e tivemos refrescos de Nico e Will (uhullll).
Bebel 25/08/2021minha estante
As duas próximas séries do Rick (Magnus chase e a do Apolo) complementa um pouco essa saga, vale muito a pena ler!

Yu 25/08/2021minha estante
Eu tô lendo a do Apolo agora, depois vou ler Magnus Chase :)

eu ! 08/10/2015minha estante
Bom, provavelmente, agora você já deve estar sabendo sobre The Trials of Apollo (As Provações de Apolo), então pelo menos uma de suas questões está prestes a ser resolvida. Eu concordo com você sobre Tártaro e também sobre o Percy, senti muito a falta dele nesse livro, e claro, da Annabeth.

Sarah | @only_a_snowflake 19/10/2015minha estante
Eu fiquei com a impressão de que o personagem do Tártaro não foi devidamente explorado... Ainda bem que ele vai escrever esses livros sobre o Apolo, pelo jeito vão ser super divertidos! kkkkkkkkk

Satiro 27/11/2022

O final que poderia ser mais, mas ainda assim é bom
Enfim finalizo a releitura da saga greco-romana de Rick Riordan! A sensação ao final que fica é de uma divertidíssima jornada percorrida, mas com uma sensação de que poderia ser mais. E mais não significa ser corrido - adjetivo negativo dessa obra.
O último livro tem o enorme acerto em ter pontos narrativos de Reyna e de Nico, o que agrega por demais a construção de personagem e de urgência na realização da missão deles. Mas o grande ponto positivo morre aqui, pois a aventura final dos sete semideuses da profecia é, no mínimo, decepcionante. Uma pena, mas que não torna a obra nenhum pouco ruim - apenas insuficiente.
Percy e Annabeth totalmente nulos aqui (muito distante dos ótimos momentos do livro anterior), junto de Frank e Hazel que tiveram alguns singelos destaques. A significância fica mesmo para o "trio principal" (Jason, Leo e Piper), mas que se sustentam demais por Leo e por seu carisma inigualável - digno de ser o salvador da pátria. Os outros dois agregam muito ao desenvolvimento da narrativa, mas são muito pouco relacionáveis devido a serem mais difíceis de se empatizar (acho que isso é uma mera opinião pessoal, pode ser que tenha funcionado com outras pessoas).
E, por fim, Gaia não é nem de perto tão vilã quanto Cronos. Se o desejo do tio Rick era transmitir isso, falhou miseravelmente.
Falei mal e mal, mas a sensação é positiva ainda. Só não digna do rumo que a saga estava tomando - vinda de dois auges seguidos nos dois últimos livros. Mas leiam, Riordan é mestre em contar uma história envolvente e cheia de aventuras, nos incitando o desejo de querermos ser meio-sangues!
Lily ð 29/11/2022minha estante
sim, eu não consigo sair dele desde agosto, aí abandonei, muito decepcionante e de uma enrolação esse livro, tenho um carinho enorme por percy jackson mas esse realmente não foi pra mim!! achei o pior da saga

Satiro 29/11/2022minha estante
Te entendo... Sério! Teve certos momentos que a vontade de abandonar era forte, mas a curiosidade de relembrar como isso iria terminar foi maior.
Mas continue só se quiser mesmo, ler na base do ódio não vale não haha

ladini 27/05/2022minha estante
minha mulher eh muito poeta amo ela

mntainsound 27/05/2022minha estante
também te amo !

Gabriel 22/04/2022

E foram felizes... Até que a morte os alcance, semideuses.
Não consigo acreditar que acabou.

Ao contrário das minhas outras resenhas, essa eu não vou dizer sobre como o livro é bom e que vocês deveriam ler. Se você chegou aqui, é bem provável que nem precise de encorajamento.

Eu sinto um amor inexplicável pela saga de Percy Jackson.

No início, era apenas a história de um garoto que de repente, se descobriu filho de um deus grego.

No final, foi a história de amizades inseparáveis, amor, e união.

No final, Rick Riordan nos mostra a verdadeira face do que é o amor, seja entre amigos ou namorados. Ele nos mostra a verdadeira face da esperança.

Com uma história de se arrepiar, ele conseguiu criar personagens únicos, com histórias únicas, habilidades únicas e com suas qualidades e defeitos.

Percy, Annabeth, Grover, Thalia, Tyson, Quíron, Nico, Bianca, Leo, Piper, Jason, Reyna, Frank, Hazel, Treinador Hedge... E muitos outros que estarão para sempre na minha memória.

Vocês fizeram parte da minha vida, me marcaram tão permanentemente quanto a tatuagem SPQR do Acampamento Júpiter.

Eu amo essa saga.
Muito obrigado, Rick Riordan, por me proporcionar isso.

Eu me despeço com muito amor no coração.
Não é a última vez que vou ler esses livros, ainda mais com a série chegando logo, logo. E estou feliz por isso.

???
Mayara 22/04/2022minha estante
Adoro suas resenhas, são sempre tão completas, dá pra ver a sinceridade nelas.
Deu até vontade de tomar vergonha na cara e colocar as minhas em dia kkkkk.

Gabriel 22/04/2022minha estante
Ksksksksksksks valeu cara.
Essa realmente eu pus meu coração, pq meu amor por essa saga é imenso.

arthur 05/01/2023minha estante
saga perfeitaaaa

aaromanha 05/01/2023minha estante
SIM!

Laura 23/06/2021minha estante
Eu fiquei chateada q n teve nenhum capítulo narrado por Percabeth e uma das coisas que eu tava mais anciosa para ver nesse livro, era justamente o relacionamento dos dois pós tártaro

veiraque 30/06/2021minha estante
Simmmm

Maisavila 15/05/2021

SEM PALAVRAS
Sério sem palavras. Eu amei demais o desenvolvimento do Nico e da Reyna ao longo do livro... o jeito como eles comecaram a entender eles mesmos é muito bom. Ah também gostei da representação da Gaia.
Chorei no final...quem ler vai entender provavelmente.
Estou muitoo anciosa para ler Provações de Apolo. Recomendo muito esse livro pft maravilhoso.
Manu 15/05/2021minha estante
As Provações de Apolo são incríveis! A história é super cativante,e os personagens super cativantes. Eu acho que você vai se apaixonar

Manu 15/05/2021minha estante
Repeti "cativantes" kkkkkkkkkkk