Os Sertões

Os Sertões Euclides da Cunha
Walnice Galvão

Resenhas - Os Sertões

ttorturepoet 14/09/2022

a liguagem é muito difícil, o livro eu li para a prova, é bom mas como eu disse é uma leitura difícil

Juliana 16/05/2023

Longo, cansativo, mas excelente
Sempre soube que era um livro "difícil" de ler. Sempre tive preguiça, mas também curiosidade. Resolvi ouvi-lo. Por muitos meses, foi minha companhia no trânsito e nos congestionamentos. Aos poucos, fui vencendo. Realmente muito, mas muito prolixo. Detalhista ao extremo. Chatíssimo em muitos momentos. Parecia interminável. Mas é uma obra-prima. Não é um romance, é um documento histórico, uma aula de história. Aprendi (não lembrava quase nada sobre isso) sobre a campanha de Canudos com Euclides da Cunha e narrada de forma excepcional neste áudio livro da Librivox. Foi uma experiência diferente e interessante. Acredito q teria abandonado o livro se estivesse lendo. Mas gostei de tê-lo completado.

Erick.Silva 10/08/2022

Os Sertões
O livro é realmente bem difícil e cansativo em algumas partes, até cogitei desistir algumas vezes (pela primeira vez, não gosto de desistir dos livros). Pra mim foi cansativo principalmente nas descrições geográficas das regiões do Brasil que são longas demais e onde Euclides usa um dialeto culto e específico demais. Também tem as opiniões dele a respeito das raças, que tomam um bom tempo e são difíceis de se aceitar hoje em dia. Porém, passando por esses desafios, o livro é realmente genial e eu não tinha ideia de quão curiosa era a história de Antônio Conselheiro e da guerra de Canudos. É sensacional conhecer com tantos detalhes esse trecho tão curioso da história do Brasil, uma história tão curiosa que é difícil de entender como ela de fato aconteceu. E é justamente aí que essa narração genial de tudo se encaixa tão bem, nos fornecendo tantos detalhes sobre todo o ocorrido. Recomendo demais! Os detalhes desse capítulo tão estranho do Brasil, nos permitem perceber muitas coisas sobre a natureza brasileira, conhecer os sertões de diversas maneiras e entender melhor nossa situação política da época, que remete a vários pontos inclusive no presente.

Cassia_kk 05/11/2022

Histórico
Perdeu uma estrela pq me fez duvidar se eu sabia ler em português mesmo ?
Brincadeiras a parte que presente esse livro pra história do nosso país!! Uma linguagem muito difícil é verdade, porém cheio de 'tapas na cara' que nos faz pensar na nossa sociedade atual.
Me pergunto como esse livro pode ter sido leitura obrigatória p adolescentes? Não é atoa que muita gente não gosta de ler no Brasil, pq começar por livros com esse grau de dificuldade SOS não dá não. Eu só conseguir fluir com a leitura pq no meio do caminho achei um audiobook e fui acompanhando o livro com alguém me contando a história (aliás super dica p quem quer se aventurar nesse calhamaço)

Gostei muito de ter começado, foi desafiar continuar, mas tô feliz de ter terminado.

João Marcos 25/01/2023

Difícil de muitas formas
Os Sertões tem um texto denso, com um português rebuscado e descritivo demais, a narrativa é muito jornalística e científica. Esses fatores aliados tornaram esta a leitura mais difícil que já fiz.

Com certeza o maior trunfo do livro é a riqueza descritiva sobre uma das maiores guerras civis do Brasil, a Guerra de Canudos. Tendo presenciado parte da campanha, Euclides da Cunha não poupou detalhes sobre o conflito. É claro o despreparo total do exército brasileiro para enfrentar os discípulos de Antônio Conselheiro e o quão desproporcional foi a repressão do governo na intenção de fortalecer a República recém instalada.

O livro é basicamente dividido em três partes, a saber, A Terra, O Homem e A Luta. Em A Terra, a leitura já começa desafiadora, com longas descrições sobre a geografia local, usando muitos termos científicos. O único respiro para mim nessa parte do livro foram as descrições do autor sobre a flora local, apenas porque pessoalmente me interesso por botânica. Quanto à segunda parte, O Homem, é a mais incômoda. Quando trata sobre os sertanejos é o momento no qual o autor mais faz afirmações racistas e de determinismo racial. Difícil. Por fim, o livro encerra com a descrição do conflito em A Luta. Uma parte extremamente descritiva com estratégias e formações militares e repetitiva, já que a campanha do exército custou a suplantar os homens do Conselheiro.

É sem dúvidas um livro importante por tratar da Guerra de Canudos tão profundamente e também para entender o pensamento da época, baseado no determinismo racial que não era exclusividade de Euclides da Cunha. Ainda assim, é um livro muito difícil, não recomendo a leitura para quem não está ciente de tudo que vai encontrar.

fernandocarreiro 29/01/2023

Não esperava por isso
A verdade é que aquilo que ouvimos nas aulas de história lá na nossa infância/adolescência não passou de uma passarela pela história de Canudos.
O autor nos leva aos registros tristes, macabros dessa revolta fadada à tragédia.

Sandro 14/01/2023

Muito bom.
Um dos melhores livros que já li, retrata muito bem sobre a guerra de canudos, recomendo para entender melhor como era o sertão na república velha.

André 23/01/2022

História do Brasil
Um livro de não ficção que permite que conheçamos um pouco mais da história do nosso país. Umas das guerras civis que tivemos no nosso país e que muitas vezes ignoramos. Agora falando um pouco sobre o livro, ele é dividido em três partes, a terra, o homem e a luta, as duas primeiras partes o autor descreve o ambiente em que a guerra aconteceu, falando sobre a vegetação, o relevo, etc e sobre os personagens da luta e na última parte é retratada a guerra em si.

smarinhox 18/02/2023

Uma humilde observação sobre...
Apesar do vocabulário complicado, ser muito detalhista e ter que ficar sempre procurando o significado de alguma palavra, e por isso o livro se torna cansativo.
É essa a beleza do livro, a riqueza de detalhes sobre a fauna, a flora, a vida do sertanejo, a guerra, os quais tem um viés jornalístico, histórico e científico, e te prende completamente ao livro, além de que você não encontra em nenhum outro lugar esse detalhismo.
E apesar de muitos assim como eu estar aqui romantizando o livro e o autor, tem sim no livro muitas falas racistas, o que nos revela um dito "homem da época" que defendia os valores científicos da supremacia branca europeia e que enxergava o mundo e os acontecimentos políticos da guerra através desse viés.
Portanto, encerro esta observação dizendo que este é um livro importantíssimo para a nossa história brasileira, pois já dizia Edmund Burke: "Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la".

Vinicius.Ferreira 20/04/2020

Caso ainda não tenha lido Dom Casmurro, prepare-se para uma leitura difícil. Do início até um pouco mais da metade do livro, o autor apresenta os personagens e fundamenta informações, que podem parecer até desconexas para alguns, mas serão exploradas mais à frente, no entanto o leitor ainda desconhece tal fato. Esta primeira leitura deve ser feita com bastante atenção, para evitar futuras consultas a páginas anteriores quando a leitura estiver mais avançada.
Do meio do livro para o final, os fatos se desenrolam numa velocidade agradável, tudo se encaixa e a atenção do leitor fica grudada na história.
Insta ressaltar a caracterização dos personagens, é sensacional, a exposição deles é tão completa que em partes do livro, diante de algumas perguntas, o leitor já prevê o que certos personagens responderão.

Natália Ranhel 01/06/2020

Clássico é clássico. Preferi Grandes Sertões Veredas, e esse tem sérias questões racistas mas vale a leitura.

Dias 22/11/2020

Narrativa histórica
A linguagem empregada na obra já deixa clara a identidade jornalística do autor. O livro é totalmente descritivo, narrando não só o conflito de canudos, mas a personalidade dos envolvidos e o sertão que foi palco para tal. É um livro interessante pela quantidade de informações que nos passa, mas pode se tornar cansativo pela falta de diálogos e por conter uma linguagem complexa.

Laércio Damião 04/03/2021

Que livro rico...
O livro começa um tanto chato, com umas descrições geográficas bem confusa, que dão até sono. Pensei em abandonar, mas dei uma pesquisada, vi alguns comentários e resolvi continuar...
O livro se torna fantástico. A descrição do sertão e de seus povo é muito bem narrada... É nítido nas palavras de Euclides o encantamento pelo que ali viu. (...o sertão é um paraíso). Amei o fato de ele citar minha cidade no livro. Amei a descrição real e sem filtro de todas as paisagens e fatos acontecidos.
O livro merece 5 estrelas! Se você que está começando, está achando chato, dê uma oportunidade, não irá se arrepender.

Guilhermo del Toró 23/03/2021

Um livro importante para a cultura brasileira e nordestina, apesar de ter uma linguagem difícil e algumas partes entediantes, é uma ótima leitura na visão geral