As 5 Linguagens do Amor

As 5 Linguagens do Amor Gary Chapman

Resenhas - As Cinco Linguagens do Amor

Andrea.Souza 09/09/2023

Uma bofetada
Esse livro mudou meu modo de pensar e agir em meus relacionamentos. Te abre os olhos para entender como o outro pensa e se sente, trás muito de empatia além da melhora significativa em seus relacionamentos.

deborajournal 06/09/2023

Uma rota para virar a chave do relacionamento
Já tinha ouvido falar em linguagem do amor mas, não tinha dado a devida atenção ao tema talvez porque as linguagens a que ouvira não era a minha primeira nem a minha segunda/terceira linguagem. Sim, como se trata de uma linguagem, podemos ser bilíngues. Em uma ocasião específica meu olhar se voltou para a descrição da linguagem de amor, palavras de afirmação. Veio daí a minha busca por livros que abordassem o tema, e eis que encontro várias obras de Gary Chapman.

Não, não foi neste livro que descobri as minhas linguagens do amor, mas ainda que você desconheça a sua, pode ser fácil de descobrir com as quais você mais se identifica ao ler este livro, pois o autor além de quantificar as linguagens do amor, também cita exemplos sobre cada linguagem.

A primeira linguagem do amor que o livro aborda é PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO. Ao descrever essa linguagem o autor informa que existem vários dialetos desta mesma linguagem assim como falamos português e temos vícios de linguagem no Estado de São Paulo, diferentes dos vícios de linguagem de quem mora no Sul do país. Assim também podemos subdividir a linguagem de amor palavras de afirmação. Nela podemos encontrar vários dialetos que se subdividem em palavras encorajadoras, bondosas e humildes (que são as citadas neste livro), porém, o autor fala que existem diversos livros e artigos sobre os demais dialetos desta linguagem (senti falta de mais? Senti.)

A segunda linguagem descrita no livro é QUALIDADE DE TEMPO e os seus dialetos descritos são: estar juntos, conversas de qualidade e atividades de qualidade. Basicamente essa linguagem de amor leva em consideração o tempo de qualidade que ela dedica para demonstrar sua afeição e que ela gosta de receber para se sentir amada.

A terceira linguagem do amor é RECEBER PRESENTES, nesta linguagem a pessoa demonstra a sua afeição oferecendo presentes que não necessariamente são de valor financeiro alto mais de demonstrações de afeto em coisas pequenas. Na situação de uma mãe ir ao mercado e trazer um biscoito que sabe que seu filho gosta, ainda que a linguagem de amor da namorada não seja PRESENTES, ela consegue identificar que ao lembrar-se do namorado e trazer aquele mimo vai fazer com que a pessoa se sinta amada. Esta seria basicamente o dialeto presente versus dinheiro. O segundo dialeto, seria o presente da presença, esta linguagem se auto descreve, a pessoa fazer esse presente em ocasiões que ela sabe que a outra vai se sentir amada é o suficiente para que o seu tanque de amor fique cheio.

A quarta linguagem do amor é FORMAS DE SERVIR. Aparentemente esta linguagem pode parecer fria, porque para o outro se sentir amado ele necessita de atos de serviço prestados do outro para com você. A pessoa se sente amada quando alguém lava a louça para ela, faz o jantar, coloca a roupa suja no cesto ou coloca o lixo para fora. Desta mesma maneira a pessoa que tem a linguagem do amor primária formas de servir, demonstra sua afeição pelo outro fazendo atividades como as descritas acima.

A quinta linguagem do amor é o TOQUE FÍSICO. Nesta linguagem, a pessoa se sente amada com demonstrações de carinhos físicos, um abraço, um beijo, um cafuné, andar de mãos dadas e também relações sexuais, sendo este último um poderoso veículo de comunicação para transmitir o amor conjugal. Da mesma forma que um tapa no rosto ou uma surra, vai demonstrar o oposto da comunicação de amor para uma pessoa que tem a linguagem primária, toque físico.

Dentre os capítulos ao dar exemplos de situações cotidianas que envolvem as linguagens de amor, o autor dá também formas de aplicar as linguagens de amor do conjugue para que ele se sinta amado e assim corresponda a você na sua linguagem do amor. O final do livro conta também com um breve resumo da linguagem de amor para com as crianças/filhos. Além de contar com atividades mais específicas que você pode aplicar no seu relacionamento, ainda que o seu conjugue não leia o livro ou não se interessa em participar de atividades sobre o tema linguagem do amor. O autor oferece a você a oportunidade de tentar aplicar as técnicas por um período específico de tempo e colher os frutos dos resultados que você vai alcançar a corresponder o seu cônjuge na linguagem de amor dele.

Não é muito claro como você pode descobrir a sua linguagem do amor primária ao ler este livro, porque você pode se identificar com mais de uma e não saber diferenciar qual mais lhe é mais familiar, porém em outra obra do autor chamada AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR PARA HOMENS tem um teste que pode ser feito pela esposa e seu cônjuge, com ele é possível identificar a sua primeira linguagem do amor e as subsequentes, por ordem de prioridade pra você (da primeira a quinta linguagem).
Jackeline.Declesiva 07/09/2023minha estante
?????

Ju * 06/09/2023

Autoconhecimento para relacionamentos
Desde que eu ouvi falar sobre as linguagens do amor, fiquei interessada em fazer essa leitura.

Coloquei na minha meta do ano, pra garantir que leria e não me arrependi.

O autor apresenta as 5 linguagens que as pessoas demonstram e gostam de receber amor.

Gary explica cada linguagem com exemplos e mostra como demonstrar amor através dela.

No final do livro tem um teste para você descobrir sua linguagem do amor e é um exercício de autoconhecimento muito bacana.

A ideia principal destas linguagens é que, muitas vezes, as pessoas se amam, mas não conseguem demonstrar isso com clareza - o que afeta o relacionamento.

Isso não vale só pra casamentos, relação entre irmãos, pais e filhos etc tbm se beneficiam das linguagens do amor.

Luana 06/09/2023

Um livro que te faz pensar sobre as linguagens do amor, como falar a língua certa com seu cônjuge e além do mais como saber qual é a sua linguagem amorosa.

Livro leve, interessante que se você é casado vale a pena tirar o tempo para ler

Mi Aragão 06/09/2023

Indispensável para relacionamentos saudáveis!
Esse livro é uma leitura indispensável para cultivar relacionamentos saudáveis. Compreender a linguagem do seu parceiro é crucial para viver em harmonia e reduzir significativamente os sentimentos de insatisfação emocional em relação ao outro. Recomendo fortemente a todos que desejam fortalecer seus vínculos e aprofundar sua conexão emocional.

Anny50 03/09/2023

O conteúdo é bom, mas
Mas é muito mal escrito, ou pelo menos a tradução é duvidosa, no entanto é realmente um conhecimento útil, então vale a pena, cumpre bem o seu propósito.

Lucas G. Pereira 02/09/2023

Melhor livro de relacionamento!
Já li alguns livros sobre isso, inclusive cristãos, mas só Gary Chapman soube como me fazer aprofundar e ver uma luz no final do túnel. Unir Jesus e psicologia da resultados bons e esse livro é prova disso.

Bruna244 02/09/2023

Detalhes
O livro em sí não fala nada que não seja possível de um casal dedicado perceber. Mas o alvo de Gary é justamente os casais que já caíram num comodismo tal que não existe mais dedicação!

Pâmela Sell 30/08/2023

As linguagens do amor
Adorei saber mais sobre as 5 linguagens do amor, eu particularmente não conseguia destinguir a minha. E o livro me ajudou muito.
O livro é bem didático e ele traz muitos exemplos de casos que ele atendeu para facilitar ainda mais o entendimento.
Apenas no final que achei beeeem repetitivo, mas o livro é bom.
E outro detalhe importante não é só para casais o livro, sei que ele é focado no casamento. Mas eu solteira consegui me identificar nele, porém caso queira um específico para solteiros o autor diz que tem as 5 linguagens do amor para solteiros.

Thaiane4 28/08/2023

Tão lindo, tão necessário, tão esclarecedor para nós e para o próximo. É nítido as diferenças no amar e precisamos valorizar isso

Suruassossaurus 27/08/2023

Minha linguagem do amor é fazer macarronada para quem gosto
Decidi ler este livro por duas pessoas da área da psicologia já terem me falado dele de modo que achei que seria um livro acadêmico, porém é autoajuda. O autor é formado em antropologia, porém atua como conselheiro de relacionamento e tem uma forte base religiosa. Todavia há coisas interessantes a começar pelos elementos que dão título ao livro.

As cinco linguagens do amor são ações que, de maneiras diferentes para cada pessoa, são percebidas de forma positiva ou negativa:

-Palavras de Afirmação, as quais incluem afirmações de sentimentos, elogios, reconhecimento pelo esforço e atitudes formadas, etc;
-Qualidade de tempo significa dedicar um tempo e sua total atenção para a outra pessoa, ainda que seja em uma atividade que você não queira ou não se interesse, e sem ficar reclamando;
-Receber presentes é a mais fácil de entender. Não importa o valor, o quão difícil foi achá-lo ou se foi algo feito em vez de comprado, o ato de presentear alguém faz com que ela reconheça que você pensou nela;
-Formas de servir se traduz em realizar tarefas que o outro aprecia (e é difícil dar exemplos sem envolver a vida de casado), como fazer o jantar, manter o jardim bem cuidado, realizar uma tarefa para a outra pessoa de modo geral;
-Toque físico abrange tanto relações sexuais quanto troca de carinho, cafuné, abraços longos, andar de mãos dadas, etc. Para algumas pessoas um abraço em um momento difícil terá mais efeito do que muitas palavras de apoio.

A proposta do autor, visto que seu livro aborda principalmente casamentos, é ensinar ao leitor a identificar quais as formas de demonstração de amor que seu parceiro/sua parceira mais aprecia e a identificar as próprias também. Na parte final do livro é abordado essa identificação aos filhos, dadas as decidas adaptações.
Um dos pontos que mais é martelado como a paixão acaba e como a construção do amor não é algo passivo, mas sim que depende do interesse e do esforço mútuo de ambos para que evolua de maneira saudável. Dentro da argumentação do autor, não é hipocrisia realizar atos dentro da linguagem do amor do seu parceiro/ da sua parceira ainda que você não aprecie aquelas atividades (seria hipocrisia realizar essas atitudes apenas se não amasse a pessoa em questão). Deste modo, ele afirma coisas como "Quando uma determinada atitude não é espontânea em você torna-se uma expressão de amor muito maior" e outras coisas do tipo.

Há diversos exemplos de casos onde os nomes reais e localidades foram trocados para proteger a identidade dos envolvidos. Ainda que eu entenda que estão lá de maneira a reforçar a explicação com exemplos, diversas vezes eles me deram a impressão de serem inventados. Por diversas vezes a aplicação destas linguagens pareceu surtir um resultado fácil demais, como se fosse a resposta para tudo, o que teve um efeito negativo em mim com o avançar do livro.
Por fim, embora tenha confirmado que essas linguagens do amor são reais dentro da psicologia, o livro tem um perfil de autoajuda, bem religioso em algumas partes, coisa que, para mim que esperava um livro com referências de estudos e coisas do tipo, foi um tanto decepcionante.

Este livro tem a proposta de ajudar, principalmente, pessoas casadas com problemas conjugais relacionados a um "tanque do amor" vazio. Ele tem informações interessantes e é possível tirar proveito do sue conteúdo, porém iniciei essa leitura com uma visão errada dele e, por isso, tive uma leitura não tão prazerosa.

Vinícius 26/08/2023

Uma ótima ferramenta
Este livro é altamente recomendável, apresentando insights perspicazes e sendo especialmente indicado para aqueles interessados em compreender seus parceiros e estabelecer relações harmoniosas. Acredito que as sugestões propostas podem demandar um certo grau de complexidade na aplicação, uma vez que os relacionamentos envolvem a dinâmica de duas pessoas. No entanto, percebo-o como uma ferramenta valiosa que oferece abordagens observacionais do parceiro, o que pode, sem dúvida, enriquecer consideravelmente a experiência conjugal.

Emille.pravereler 25/08/2023

E o amor tem linguagem??
Toda vez me perguntava porque algumas coisas que são importantes pra mim não eram para meu parceiro. Esse livro me mostrou que a nossa forma de demonstrar amor pode ser diferente de outra pessoa e que ta tudo bem.
Amar é aprender todo dia como fazer o outro feliz sem perder a própria felicidade. Amar e viver um relacionamento é mais do que tesão ou paixão, é uma escolha. É escolher no dia a dia amar alguém? não somente nos momentos de felicidade ou lazer, mas no dia a dia real.. é realmente aprender a amar alguém fora dos stories.
O livro mostra através de alguns casos como é importante aprender o que faz o outro feliz e que desistir de um relacionamento é somente a última opção quando se trata de amor.
Não estou generalizando, pq afinal somos humanos e apesar de iguais, somos únicos. Então em vez de ficar se comparando com o resto do mundo, que tal aprender a se amar e amar o outro?

Jackeline.Silva 24/08/2023

Tanques de amor!
? Sonho com o dia em que o potencial dos casamentos seja aproveitado para o bem do próprio homem, quando maridos e mulheres puderem viver a vida com seus ?tanques? do amor emocional lotados, de forma a apoiarem-se para conseguir alcançar não somente o potencial pessoal de cada um, como também o conjugal. Sonho com o dia em que as crianças cresçam em lares cheios de amor e segurança, onde a energia progressiva seja canalizada em aprendizado e em serviço, ao invés de irem atrás do amor que não receberam em casa. É meu desejo que este livro reavive as chamas do amor em seu casamento e em outros milhares de matrimônio?. ?

DayanePrincipessa 24/08/2023

To passada, to chocada!
O livro é incrível, aborda as cinco linguagens do amor dentro do contexto do casamento. Eu já tinha ouvido falar sobre elas e sempre acreditei que as minhas eram atos de serviços e tempo de qualidade, mas no final o autor colocou um teste que me deixou chocada com meu resultado, deu outra linguagem que eu jamais imaginaria...
Como eu amo esse tipo de teste, auxilia muito no autoconhecimento.
Eu sou muito grata a Deus por ter tido acesso a este estudo agora enquanto sou solteira, porque conforme os relatos dos casais citados no livro, não ter este autoconhecimento, nem conhecer seu cônjuge pode levar o casamento à ruína.
Identifiquei uma segunda temática no livro que é a questão da paixão e como ela pode ser enganosa. O autor citou que quando estamos apaixonados nossas atitudes são movidas por fortes emoções. então fazemos de tudo pela pessoa amada, mas quando nos casamos voltamos a ser nós mesmos e vem a grande surpresa e desastre. Interessante ter consciência disto, porque conforme o próprio autor citou, o amor deve ser a mistura de razão e emoção, não somente emoção. Quando nos sentimos apaixonados temos o impulso de idealizar o ser amado, não vemos defeitos e podemos acabar nos comprometendo com um casamento com alguém que de fato não conhecemos e consequentemente não amamos verdadeiramente.
Particularmente acredito que o amor tem que ter a emoção e a razão no sentido de que você deve analisar racionalmente se a pessoa tem a personalidade parecida com a sua (que seja igual o máximo possível), bem como que tenha os mesmo valores, objetivos e comprometimento. Não podemos deixar a emoção nos cegar.
Gostaria de deixar destacada uma frase que achei linda e marcante do livro:
"Preciso ser amado por alguém que opta por me amar, que vê em mim algo digno de ser amado" pag. 31.

24/08/2023