As 5 Linguagens do Amor

As 5 Linguagens do Amor Gary Chapman

Resenhas - As Cinco Linguagens do Amor

Nathaly Rodrigues 04/05/2016

Eu estava fazendo tudo errado no meu relacionamento!
Se eu tivesse lido esse livro, quando minha psicóloga me recomendou há 6 anos atrás, eu não estaria vivendo a crise no meu casamento, que hoje vivo. Descobri a linguagem do amor do meu marido, porém nesses 8 anos de casamento eu não falava essa linguagem, pelo contrário, o feria, o magoava e o seu tanque de amor se esvaziou. Agora estou tentando colar os pedaços que restou de tanto sofrimento. Então, se você quer se casar, construir um relacionamento duradouro e feliz, aprenda a linguagem do seu cônjuge e mantenha o tanque do amor dele sempre cheio, assim ele te retribuirá também na sua linguagem. Com o tanque cheio vocês não terão motivos pra procurar algo fora do casamento. Leitura mais do que recomendada, obrigatória. Será o meu presente para cada casal que eu conhecer.
Rafa 21/11/2016minha estante
Parabéns pela resenha!

Nathaly Rodrigues 27/12/2016minha estante
Se eu pudesse editar a minha resenha, eu diria. Leiam os livros do Chapman antes de iniciar um relacionamento. Meu casamento terminou, mas ficaram as lições aprendidas. Gostei muito desse livro, amei as 5 Linguagens pra Solteiros e já li as 5 linguagens contadas pra crianças. (:

Renata1004 10/05/2020minha estante
Uauuu

Nathaly Rodrigues 14/05/2020minha estante
Vejo muitas pessoas curtindo a resenha que fiz 4 anos atrás. Só um detalhe, eu me divorciei fez 3 anos esse mês. Mas aproveitei para transformar os meus relacionamentos através das 5 linguagens, com meus filhos.. aplicando no trabalho. inclusive dei uma palestra no trabalho recentemente sobre o livro " 5 linguagens de valorização pessoal no ambiente de trabalho" também do Gary. Então não salvou meu casamento porque n tinha salvação, mas transformou minha perspectiva.

Renata1004 17/05/2020minha estante
Entendi

Suza 01/06/2020minha estante
Muito obrigada por nos dar essa dica, por passar sua experiência. Vou começar a ler, estou tendo muitas dúvidas antes mesmo de casar.

Nathaly Rodrigues 01/06/2020minha estante
Estude Suza, ore.. Tenha casais para se aconselhar. O casamento é a decisão mais importante da vida. Não podemos decidir sem ter completa certeza e estar cercada de todos os tipos de ajuda prévia. Que Deus te ilumine e dê a direção certa.

Suza 01/06/2020minha estante
Amém, verdade. muito obrigada!!!

@juniormendonca.ti 09/07/2020minha estante
Entendo sua história. Estou em busca de amadurecimento também.

Nathaly Rodrigues 10/07/2020minha estante
É isso aí.. A cada dia precisamos buscar evoluir. ??

Paulo Augusto 30/12/2020minha estante
Uma pena. Mas, agora você entendeu a verdade. E que Deus abençoe sua nova caminhada. Este livro é ótimo. Leia também temperamentos transformados. Um auxilia/complementa o outro

Nathaly Rodrigues 01/01/2021minha estante
Vou ler sim.. Até tenho ele mas nunca tinha colocado como prioridade. Obrigada pela Dica.

Paulo Augusto 04/01/2021minha estante
Muito sucesso

Fellipe.Colombo 09/05/2021minha estante
Parabéns pelo depoimento corajoso.

Adriana.Santos 10/06/2021minha estante
Que lindo seu depoimento. Você é sábia.

Mike Charlie 23/03/2022minha estante
Essa é uma das minhas críticas a esse livro. Ele prega que se você fizer o que seu companheiro gosta, ele vai ficar feliz e não vai te trair? o livro é muito bom, as linguagens do amor realmente existem. Só que esse livro deve ser lido com muita reserva. Ele traz uma visão simplista de um relacionamento. O que atrai um homem e uma mulher é muito mais profundo do que do que trata o livro. Você pode manter o ?tanque do amor? do seu companheiro sempre cheio e mesmo assim sofrer as piores indiferenças e traições. As pessoas têm problemas íntimos que não têm a ver com o outro, e nem são responsabilidade do outro? e essa parte o livro ignora (e é a maior parte).

Cris 18/07/2022minha estante
Penso que daí entra a psicologia para ajudar a resolver traumas, situações mal resolvidas, cura interior. Entrar em um relacionamento sem estar bem consigo mesmo, bem resolvido, com amor próprio nem linguagem do amor fará milagre.

Rafaella 23/07/2022minha estante
Eu me divorciei a 6 anos e agora num novo relacionamento esse livro me chegou por acaso em mãos... Aproveita-lo em totalidade!!!

Nathaly Rodrigues 25/07/2022minha estante
Isso Rafa, aproveita.. leia tbm Amor e Respeito. =)

Aline.Caferro 18/10/2022minha estante
Alguém poderia me ensinar como faço para ler ?

Marina 12/12/2022minha estante
Mike Charlie, fui ler os agradecimentos e já me deparei com a frase: "Se todas as esposas amassem seus maridos como ela me ama, bem poucos cometeriam atos de infidelidade". Fiquei decepcionada e nem sei se o livro vale a pena. Relacionamento é bilateral não dá para colocar a responsabilidade em uma só pessoa para manter o "tanque do amor" cheio. Concordo com você.

Correntino.lima 03/01/2023minha estante
O meu infelizmente se rompeu.... Mais estou na busca de ser melhor que ontem.

Marli.Bernardo 02/04/2023minha estante
Como da faço pra lê

Shaiane9 02/04/2023minha estante
Como faz pra abrir o pdf do livro ? Tô perdida nesse app

Shaiane9 02/04/2023minha estante
Já eu estou vivendo o contrário disso , eu sei a linguagem do meu marido , mas não consigo ?aceitar? é difícil está com uma pessoa que não te elogia quando você está arrumada, não fala um ?eu te amo? , não demonstra um carinho , o começando a ficar com o tanque vazio!

Correntino.lima 03/04/2023minha estante
Uma leitura boa..... Nós ensina muito

Adriano189 16/04/2023minha estante
Como que faz pra ler ?

Ana 20/11/2023minha estante
@Adriano189 aqui não tem PDF dos livros.

Jefferson380 10/04/2024minha estante
Quero esse livro físico, alguém tem pra vender?

Paulo 16/05/2018

Descubra a sua linguagem do amor e seja mais feliz!
Gary Chapman é um autor mundialmente conhecido pelas suas palestras e livros sobre aconselhamento conjugal. Utilizando de suas experiências aconselhando casais ao redor do mundo ele escreveu “As cinco linguagens do amor”, livro que o autor aborda uma teoria em que mesmo criou. Segundo Chapman cada indivíduo tem uma linguagem primária de amar, e como um idioma se ele não for entendido as pessoas não se entendem, ele sugere que existem cinco maneiras de expressar o amor para nosso cônjuge, são elas:

1º Palavras de afirmação: Existem pessoas que se sentem amadas quando são apreciadas genuinamente pelas coisas boas que fazem aos seus cônjuges. Essa linguagem é expressa principalmente pela fala, palavras de elogios, apoio e incentivo são muito importantes.

2º Tempo de qualidade: Não basta apenas está perto do nosso ser amado, nessa linguagem do amor, o foco principal é a atenção total em nosso cônjuge. Ela é expressa principalmente através de atividades e diálogos que se fazem juntos para aproveitar a companhia do outro da melhor forma possível.

3º Presentes: O maior presente que podemos dar ao nosso cônjuge é a nós mesmo, existem pessoas que se sentem amadas quando são lembradas e presentear é uma ótima maneira de expressar esse sentimento.

4º Atos de serviços: Prestar serviços e ajudar nas atividades do dia-a-dia é uma das linguagens fundamentais do amor. Cuidar, ajudar e se importar é uma expressão de amor.

5º Toque físico: Estudos comprovam que crianças que foram carregadas, abraçadas, tocadas com afeto crescem mais felizes e desenvolvem uma vida emocional mais sadia. O toque é também uma importante expressão de amor. Existem pessoas que se sentem amadas quando tocadas com carinho e afeto.

As cinco linguagens do amor é um livro fantástico sobre relacionamento, contém ensinamentos preciosos e uma mensagem contundente e verdadeira, além de ser uma leitura gratificante e prazerosa. Amar é uma escolha, leia este livro e descubra a linguagem do amor do seu cônjuge e a sua e seja mais feliz.
Resenhas Cristãs 16/05/2018minha estante
Gostei. Quero conhecer :)

Leituras e Reflexões 16/05/2018minha estante
Faz, no mínimo, 15 anos que li este livro. Não lembrava mais do conteúdo em si, mas quando você listou os 5 pontos recordei, rsrs... é porque li e virou prática normal no meu relacionamento e até nos relacionamentos de amizade que mantenho. Fiquei querendo reler

Resenhas Cristãs 16/05/2018minha estante
Que legal, debora. Então vc aprendeu bem com o livro rs

Leituras e Reflexões 16/05/2018minha estante
Graças a Deus! Rsrs... até chegamos a ministrar sobre essas 5 linguagens aos casais de nossa congregação, na época. Porque realmente foi bênção.

Resenhas Cristãs 16/05/2018minha estante
Que bênção. ;) Para você ver como os livros dão resultados na nossa vida. Por isso amo tanto ler. :) Deus te abençoe ^^

É isso aí :D DEUS VOS ABENÇOE

Paulo 16/05/2018minha estante
o livro é realmente uma benção! que bom que gostaram da resenha.

Marina Mafra 25/01/2018

Leitura obrigatória!
Uma das melhores leituras da minha vida! Todos deveriam ler. Não melhora apenas os relacionamentos, mas te ajuda a melhorar como ser humano!
Camila.Oliveira 25/01/2018minha estante
Eu amoooooo!

Thay (@estantedathayy) 25/01/2018minha estante
Amo esse livro. quero reler

gabihott 14/07/2021minha estante
To amando esse livro!!!

Marina Mafra 14/07/2021minha estante
É sensacional. Que bom que está gostando também. ?

Camila.Oliveira 14/07/2021minha estante
??

Ádila 04/01/2020

Tá mais do que recomendado!
"As 5 Linguagens do Amor" (Gary Chapman) é um desses clássicos que realmente vale à pena ser lido!

Comprei este livro pra ler com a minha mãe e termos uma relação melhor, pois eu já conhecia superficialmente o conceito das tais cinco linguagens do amor (na internet tem muitos textos sobre isso) e percebi que falávamos linguagens diferentes.

Com mais de 30 anos de experiência como conselheiro amoroso (terapeuta de casais) Gary Chapman descobriu que cada indivíduo tem uma forma de expressar afeto e se sentir amado. São elas:
1. Palavras de afirmação
2. Atos de serviço
3. Presentes
4. Tempo de qualidade
5. Toque físico
O autor reserva um capítulo para explicar cada uma dessas linguagens, narra casos reais de casamentos que estavam à beira de um divórcio mas que foram restaurados quando o casal passou a expressar amor na linguagem um do outro.
O que nos leva à outro aprendizado interessante: o amor é uma escolha! Pois no momento que vc descobre que a linguagem do seu companheiro é diferente da sua, te resta duas alternativas: fazer o esforço de falar a língua dele, ou não (e deixar a relação terminar). Mas o autor garante que o esforço vale muito à pena! Um verdadeiro milagre aconteceu na relação dos casais que tomaram essa decisão.

Apesar do livro ser direcionado ao casamento, vale à pena ser lido por solteiros também, pois serve para diversos tipos de relacionamentos. Inclusive existe "As 5 Linguagens do Amor para Solteiros".
A escrita do autor é super fluida, parece que está conversando com a gente! E SIM, ele te dá ferramentas pra vc saber qual é a sua linguagem e a do seu parceiro. :)
Fica aí a dica. Recomendo fortemente!
Vanessa 05/01/2020minha estante
Qual a sua linguagem do amor? tbm comprei pra melhorar relacionamento de casal.

Ádila 05/01/2020minha estante
Acho que sou bilíngue. Fico muito dividida entre tempo de qualidade e toque físico. E a sua?

Vanessa 05/01/2020minha estante
2 Atos de serviço, o do meus esposo deu empate em 3 kk mas acho que ele é mais o 1 palavras de afirmação. Não consegue fazer ele ler o livro so respondeu mesmo... Qual é a da sua mãe?

Ádila 07/01/2020minha estante
Lendo o livro fica mais fácil de identificar a linguagem correta. A da minha mãe é presentes.

Lary.Momentolitera 22/01/2020minha estante
Interessante! Gostei da sua resenha \(^ -^)/

Lola 21/01/2022

Aprecie com moderação
A interpretação de que há diferenças na forma de se sentir amado é uma ferramenta que pode auxiliar na manutenção - ou até na retomada - da qualidade em um relacionamento. Compreendo que para uns palavras vão pesar mais que presentes, enquanto outros entendem gestos serem mais virtuosos que fala, ao mesmo tempo que vá ter quem prefira apenas um abraço.

Até aí, tudo bem, porém entendo que numa eventual revisão há de se ter em mente que às vezes um relacionamento não tem que ser salvo. Antes de pensar em qual é a linguagem do amor do companheiro e qual é sua própria linguagem, imagino que a pessoa tem que se perguntar se há mesmo perspectiva para esse relacionamento. Quem vivencia um relacionamento abusivo muitas vezes vai relativizar situações de violência e interpretar que talvez não tenha falado o suficiente na linguagem do amor do próximo - que pode se valer disso para retomar o poder ao se julgar como incompreendido.

Talvez em uma nova edição seja possível iniciar o livro já convidando o leitor à reflexão sobre estar ou não em um relacionamento abusivo, de modo a direcioná-lo para ações que possam auxiliar a saída de uma situação onde a linguagem do amor é nula porque não há amor envolvido - há o desejo de controle e sentimento de posse encontrando uma pessoa fragilizada.
Vicky 21/01/2022minha estante
Tudo bem Paola? Eu acredito que o autor já parte de um pressuposto de que se tratam de duas pessoas saudáveis que estão tentando melhorar mais ainda seu relacionamento. Abusadores, psicopatas, doidos, agressores, tem que ser denunciados. Sem contar que se for uma pessoa que realiza a violência psicológica então muito provavelmente realmente não vai ajudar muito saber a linguagem de amor, porque não existe amor mas manipulação, controle, morte da individualidade, aí pode se tratar de um transtorno de personalidade narcisista ( indico o podcast da Taryana Rocha no À Deriva) muitas vezes com técnicas de psicologia pode ser resolvido ou não. Mas relacionamentos abusivos são outro assunto que provavelmente não se

Vicky 21/01/2022minha estante
Será abordado nesse livro. Espero que tenha ajudado! Acredito que há outros materiais maravilhosos sobre relacionamentos abusivos ou sobre violência psicológica, emocional, física e afins!

Vicky 21/01/2022minha estante
??O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.?
??1Coríntios? ?13:4-7??
A Bíblia nos deixa dicas de como é o amor. Em um relacionamento abusivo nada disso descrito existe, então não se enquadra ao contexto do livro. Espero ter ajudado! E que Deus te abençoe!

Lola 21/01/2022minha estante
Oi Vicky! Tudo bem, e contigo? Então, compreendo que o autor se situa como auxiliando duas pessoas que estejam razoáveis ao menos no respeito ao outro como ser humano (embora tenha episódio de quem já estava inclusive com amante). Porém entendo que o público que busque essa leitura inclua quem deseja salvar um relacionamento que pode não ser necessariamente bom para si.

Há muitas pessoas - majoritariamente mulheres, já que somos socializadas a um papel de cuidado ao próximo - que podem interpretar a situação que vivenciam como algo que possa ser corrigido pela identificação da linguagem do amor, sem refletir inicialmente sobre a natureza em si das interações vivenciadas com o cônjuge.

Por mais que não seja o escopo do livro, imagino que um direcionamento sobre a outra possibilidade ("esse relacionamento não é bom, busque ajuda") se faz necessário para acolher quem chegou na obra atrás de solução vivenciando um cenário no qual a dinâmica já dá sinais de não ser saudável - e com a tendência a piorar.

Cris 12/11/2021

Todo mundo deveria ler
Esse é um livro que todo mundo deveria ler, tanto para manter relacionamentos saudáveis e duradouros com outras pessoas, e não só relações conjugais mas de qualquer tipo. Ele tem o potencial de transformar e ajudar relacionamentos e fazer você próprio se conhecer mais ao descobrir sua linguagem do amor e a de pessoas próximas a você. Amei, é super bem escrito e explicativo, além de me ajudar muito.
Anne 21/11/2021minha estante
Eu achei chato

Cris 21/11/2021minha estante
Amg, eu já estendi ksks. Mas porquê você achou chato?

Anne 21/11/2021minha estante
Kkkkkkk vc sabe

Cris 21/11/2021minha estante
Não sei, você não me explicou :/

Nany 28/02/2023

"As Cinco Linguagens do Amor" foi escrito por Gary Chapman e o livro apresenta a ideia de que existem cinco linguagens do amor - maneiras pelas quais as pessoas expressam e recebem amor - e que cada indivíduo tem uma ou duas linguagens principais, que o fazem se sentir amado. Que são :

Palavras de afirmação: As palavras têm um grande poder para expressar amor. Palavras de encorajamento, elogios, reconhecimento e apoio são formas de expressar amor para essas pessoas.

Tempo de qualidade: A atenção e a presença do parceiro são fundamentais. Para elas, o amor se expressa através de momentos significativos compartilhados, conversas profundas, momentos de intimidade e dedicação de tempo exclusivo.

Presentes: Receber presentes é uma forma de expressão de amor. O valor do presente não está necessariamente no valor monetário, mas na intenção e no significado que o presente carrega.

Atos de serviço: O amor se expressa através de atos que demonstram cuidado e preocupação, como fazer uma tarefa que o parceiro normalmente faria, preparar uma refeição ou fazer algo que facilite a vida do parceiro.

Toque físico: O contato físico é a principal forma de expressão de amor. Abraços, beijos, carícias, e outras formas de toque são fundamentais para essas pessoas.

O livro explora como entender e falar a linguagem de amor do parceiro pode melhorar a qualidade do relacionamento. O autor descreve como é possível identificar as linguagens de cada pessoa, como expressá-las e como reagir quando uma pessoa não está falando nossa linguagem principal. Ele também oferece conselhos sobre como superar desafios e conflitos que podem surgir nos relacionamentos amorosos.

Fiquei surpresa com a forma como o livro destacou aspectos geralmente negligenciados em nossas vidas cotidianas, tornando tudo mais fácil. A leitura deste livro pode tornar o relacionamento mais leve e prazeroso, ao ajudar a identificar as pequenas coisas que podem fazer a diferença.
Tutu Cavalieri 28/02/2023minha estante
Eu AMEI esse livro

Nany 01/03/2023minha estante
Também amei

Tutu Cavalieri 01/03/2023minha estante
Ajudou MTO no meu relacionamento

Thannyth 08/06/2021

Livro bom
O livro é bem prático, diz o que precisa sem ficar dando voltar e isso é fantástico. Um ponto muito positivo é que o autor traz histórias verdadeiras como exemplos e isso torna o conselho muito mais real, pois conseguimos visualizar o que de fato ele está querendo dizer.

Infelizmente a maior parte dos exemplos são podres. Acho válido que o autor utiliza as dicas para falar do "conjuge" (podendo ser homem ou mulher) mas vemos que, na maior parte das vezes quem quer mudança/melhoria é a mulher e é ela quem sofre e procura fazer de tudo por alcançar isso, enquanto o homem fica lá no sofá só colhendo os frutos.

Também achei ridículo ver o quanto as mulheres são sobrecarregadas de afazeres domésticos e como os homens se sentem felizes em serem recebidos com jantar pronto e uma mulher bem arrumada. Fora que ficam forçando o fato da relação sexual ser sempre uma linguagem forte na vida masculina. Ah vai se catar! Mulher também gosta de sexo e homem também tem que lavar a louça. Eu hein, coisa retrógrada.

Isso pra mim destruiu o livro e por isso não dei uma nota mais alta. Mas apesar desse baita ponto negativo, as linguagens de amor apresentadas (e os testes) são muito válidos.

Resumo: o livro é muito bom, mas poderia ser melhor.

site: https://www.instagram.com/p/CPng6v-DZBR/
V1nim0ura 14/06/2021minha estante
Também dei 4 estrelas por esses mesmos motivos. Parece que o livro foi feito pro casal hétero branco americano dos anos 90. E realmente esse foi o público-alvo infelizmente. Tive que passar por cima de muita coisa para aproveitar a leitura.

Thannyth 20/06/2021minha estante
Exatamente! O livro traz umas sacadas legais mas você precisa trazer as lições pra própria realidade.

V1nim0ura 20/06/2021minha estante
Siim, quando recomendei o livro pra outras pessoas falei exatamente isso. Não foi feito pra todos, mas todos podem utilizar na própria realidade.

Raquel 19/12/2020

Tem aprendizados
Em "As 5 linguagens do amor", Gary Chapman nos faz expandir o olhar sobre o que são as diferentes demonstrações de amor de e para as pessoas. O autor defende que existem primordialmente cinco formas de expressar o amor romântico, fraternal ou entre pais e filhos, ou seja, cinco linguagens do amor: (1) palavras de afirmação, (2) tempo de qualidade, (3) oferecer e receber serviços, (4) toque físico e (5) receber e dar presentes. Quando uma pessoa do relacionamento se comunica em uma linguagem e a outra pessoa em outra linguagem, acontecem desentendimentos, sensação de vazio por achar que não é amado o suficiente e frustração por não ter seus esforços reconhecidos pela parceria.

O livro pode ser considerado um clássico da autoajuda, tendo vendido mais de 11 milhões de cópias apenas no idioma inglês. O autor Gary Chapman é antropólogo com mestrado e doutorado em educação. Trabalhou como professor universitário, conselheiro matrimonial, pastor e missionário. E, sim, o livro tem uma pegada bastante religiosa por isso e não esconde esse viés em momento algum, o que pode inquietar os leitores mais céticos e que não estão no humor de serem evangelizados.

Também por isso, o livro apresenta alguns pensamentos machistas e datados, às vezes relegando à mulher um papel de aceitação extrema e subserviência. Tem-se que ter em mente que a obra foi publicada a primeira vez em 1992 (há quase 30 anos) e a sociedade mudou bastante nesse entremeio, então algumas coisas escritas nesse livro podem incomodar deveras.

Achei o autor extremamente "emsimesmado", sempre contando todos os casos de sucesso no seu trabalho como conselheiro, como a sua linha de raciocínio era infalível e como ele era astuto em compreender o que faltava e o que sobrava em cada relacionamento. A narrativa me pareceu lenta, repetitiva e prolixa. A impressão é de que o livro poderia ter metade do tamanho e passar a mesma mensagem, de forma tão ou mais eficiente. A versão que eu li tinha muitos erros de tradução, o que também me incomodou.

Mas ok, deu para aprender algumas coisas que eu com certeza vou aplicar na minha vida conjugal. Se você conhecer alguém que leu, pede para essa pessoa te resumir o livro. Acho que vale mais a pena do que ler ele inteiro.
dalbo1201 07/02/2021minha estante
Me resume o livro. ??

Raquel 09/02/2021minha estante
Pensando bem, o primeiro parágrafo da minha resenha já tá ótimo. Pode ficar com isso mesmo. kkkkkk

Thaliny / @livrosdathaliny 20/04/2021minha estante
Nossa, falou tudo!! Achei super interessante essas cinco linguagens mas tinham algumas coisas que me incomodavam.

Débora 06/06/2020

Essencial para qualquer tipo de relacionamento saudável
As linguagens do amor categorizadas pelo autor é uma forma simplificada de entender como podemos demonstrar amor.

Vejo este livro como um guia para "regar" o relacionamento, dedicando aquilo que for preciso. É como cuidar de uma planta, às vezes ela precisa de água, outras sol, adubo, mais terra e assim por diante.

Cada pessoa possui a sua linguagem de amor primária que quando ela é falada por seu parceiro o tanque emocional é abastecido.

O aconselhamento vale tanto para relacionamentos românticos, como para os demais.
Fernando Brito 09/06/2020minha estante
Leitura necessária para compreendermos como melhor interagir com o outro seja qual for a relação e aprender que as pessoas tem formas diferentes de expressar e perceber o "amor".

Débora 09/06/2020minha estante
Concordo! Inclusive tem outras versões, para crianças, homens, etc. Já leu alguma delas?

Fernando Brito 10/06/2020minha estante
Apenas essa. Vou procurar esse para homens, obrigado pela dica.

Ingrid Laís 11/12/2022

Caramba que livro incrível, já estava querendo ler faz um bom tempo, mesmo não estando em um casamento acho super válido a leitura. Muito bem utilizado para qualquer tipo de relação.

Adorei saber sobre o assunto, sobre cada linguagem e como tudo faz sentido. Leitura super agradável. Recomendo a todos!
°Patt~Siilva° 14/12/2022minha estante
Ahhh que legal que gostou e que tb acha válido para qualquer tipo de relação; tb foi meu entendimento! O próximo dele que quero ler é As 5 linguagens do perdão ??

Ingrid Laís 17/12/2022minha estante
Conseguiu definir sua linguagem facilmente?

°Patt~Siilva° 17/12/2022minha estante
Oie, sim, até que não achei difícil, pois tb tem aquele questionário que ajuda bem, né?! Eu identifiquei 1 mais predominante e um 2o como adjacente, em mim ....e tb consegui identificar em algumas pessoas muito queridas, tb ??

Amanda 06/07/2021

Para todos
Apesar de ser voltado para matrimônios acredito que o tema possa atingir qualquer leitor. Deu-me uma boa visão e esclarecida sobre a minha linguagem e das pessoas ao meu entorno. Em algumas partes discordo do que é dito no livro... mas por questão de não enxergar o casamento como uma entidade "até que a morte nos separe". Até que ponto vale a pena lutar por algo ou por alguém que não te acrescenta?

Talvez a "salvação" de alguns relacionamentos seja, justamente, a separação.

De resto, gostei muito mesmo e recomendo para todos!
GuiBatelochio 06/07/2021minha estante
Que bacana. Comprei ele, está na minha fila... ?

Amanda 06/07/2021minha estante
Espero que vc goste!!

Ellen Fontana 05/07/2021

Interessante
Foi muito revelador entender as diferentes linguagens do amor e como elas fazem sentido quando analisamos os nossos relacionamentos. Com certeza abriu minha mente para diversos problemas que enfrentei e enfrento nos meus relacionamentos amorosos e familiares e me fez entender melhor as pessoas que eu amo e o que posso fazer para deixá-las mais felizes.
Gorette 05/07/2021minha estante
Adorei este livro, ás vezes é preciso ler sobre afetos também, deixamos as vezes o mais importante no automático e o que vale realmente a pena vai ficando de lado.

Ellen Fontana 06/07/2021minha estante
É verdade! Que bom que temos os livros para nos ajudar

Danielle.Almeida 16/04/2020

Essencial
A diferença entre amor e paixão é que esta é um pico emocional temporário, enquanto o amor é uma decisão que requer a necessidade de crescimento pessoal. Segundo o autor existem 5 maneiras de expressar o amor, são as cinco linguagens emocionais básicas, sendo fundamental descobrir e falar a linguagem de seu cônjuge para se ter um casamento feliz e duradouro.
Felipe San 17/04/2020minha estante
Pelo seu comentário o livro é muito bom mesmo.
Vou adicionar na minha lista. rs

Danielle.Almeida 20/04/2020minha estante
Não vai se arrepender.

Otávio Fernando 24/12/2021

Leitura obrigatória!
Um livro indispensável para todos aqueles que desejam viver um amor verdadeiro ao lado de outra pessoa. Aprender a amar, na linguagem do outro, é um ensinamento de suma importância que não aprendemos em nosso cotidiano. Cada indivíduo fala uma linguagem do amor, e o namorado/cônjuge tem o dever de aprender a linguagem da companheira, para que assim, possa ama-la verdadeiramente.
Indico 1.000 vezes.
Tiago Absolão. 27/12/2021minha estante
Indicaria a pessoas solteiras também?

Otávio Fernando 27/12/2021minha estante
Sim. É importante você conhecer a sua linguagem e também a linguagem de sua família e amigos.