O Chamado do Anjo

Resenhas - O Chamado do Anjo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jacqueline 02/10/2013

Eletrizante
"Ninguém se liberta assim do passado. Ninguém escapa assim das areias movediças de suas obsessões."

Guillaume Muso figura no primeiro lugar nas listas de best-seller da França, com mais de 2 milhões de livros vendidos. No Brasil além de O Chamado do Anjo, foi lançado também pela Editora Verus o livro A Garota de Papel.

No aeroporto JKF, em Nova York, Madeleine e Jonathan não imaginam como a vida de ambos iria mudar bruscamente. Após se esbarrarem, eles acabam trocando os celulares, e quando percebem o equívoco já é tarde demais: ele está em São Francisco, e ela na França. Madeleine entra em contato com o arrogante Jonathan, e combinam de desfazer a troca. Movidos a curiosidade, eles começam a fuçar o aparelho um do outro, e fazem descobertas surpreendentes.

Ao me deparar com essa capa, imaginava se tratar de um romance bem clichê, mas me enganei redondamente. A obra não tem nada de clichê. Musso constrói um verdadeiro thriller, onde a ação domina a maior parte do tempo. Uma palavra para descrever o livro: eletrizante!!
Sabe aquela história que você não consegue largar e quer chegar logo ao final para descobrir se suas teorias estavam certas?
Não vá na fome pensando que o romance ganha destaque. O romance é abordado, sim, mas apenas como pano de fundo para um trama maior e ardilosa.

Logo no começo eu não imaginava aonde Guillaume levaria sua história, e no fator surpreender o leitor, ele merece um Oscar. Sério. Me senti de volta aos tempos em que devorava os romances da Aghata Christie em uma tacada só, ávida querendo descobrir o mistério por trás de toda trama.
Musso monta um verdadeiro quebra-cabeça, e aos poucos vai soltando as pistas para que o próprio leitor as decifre. O mais interessante é a forma como tudo se interliga. Ele não deixa nenhum furo, e no fim arremata tudo perfeitamente.

A narrativa em terceira pessoa foi essencial para acompanhar o desenvolvimento de todos os personagens, já que o cenário muda constantemente. Das ruas de Paris, vamos diretamente a São Francisco, passando em Manhattan, e terminando em uma perseguição alucinante em Lower East Side. O impressionante é a familiaridade com a qual o escritor narra cada lugar, sem deixar escapar os detalhes, e sem tornar a leitura enfadonha. Muito pelo contrário, parecia que eu estava de férias passeando em um grande ônibus de turismo por cada cidade.

As personagens de Musso, carregam consigo um fator primordial para o sucesso de seu thriller: veracidade. Madeleine é decidida e independente. Sabe aquele tipo de mulher que não descansa enquanto não encontra as respostas? Ela era assim, e ainda tinha toda sua paixão genuína pelo trabalho, que a inspirava ainda mais. Jonathan vai de um chef coitadinho e decadente, a peça fundamental em todo o mistério. Nem em um milhão de anos eu poderia antever os acontecimentos e reviravoltas. De quebra eu consegui quebrar meu recorde de falar p*ta merda em um curto espaço de tempo, tipo, a cada um minuto.
Musso acaba de entrar para a minha seleta lista de autores preferidos de romances investigativos, que inclue Aghata Christie e Harlan Coben.

Se toda minha euforia ainda não te convenceu a ler o livro, preciso dizer que a trilha sonora escolhida é impecável: Rolling Stones, Eagles e The Doors. Cada capítulo ainda traz uma epígrafe de celébres autores, como Záfon, Stieg Larsson, entre outros. Altamente recomendado. Prepare-se para a injeção de adrenalina que a leitura deste livro irá causar.

site: www.mybooklit.com

Núbia Esther 23/09/2013

Em 2007, em um aeroporto em Montreal, Guillaume Musso acabou trocando por descuido seu celular com uma desconhecida. O evento poderia ter se restringido apenas ao incômodo de ter que providenciar a troca dos aparelhos, mas Musso percebeu ali um estopim que poderia render uma boa história. E é assim que começamos a enveredar pela trama de O Chamado do Anjo.

Madeline Greene é florista em Paris e estava em Nova Iorque em uma viagem romântica com o noivo. Jonathan Lempereur tem um pequeno restaurante em São Francisco e estava em NY apenas para buscar o filho para as férias de final do ano com a ex-mulher. Madeline e Jonathan nunca haviam se visto, mas no aeroporto lotado eles se esbarram, espalham suas coisas pelo chão e após uma breve discussão seguem o seu caminho. Talvez jamais se vissem novamente, mas ao recolherem seus pertences acabaram trocando os aparelhos celulares e quando perceberam a confusão já estavam distantes mais de dez mil quilômetros um do outro.

“Aparentemente, não há nada efetivamente comprometedor, mas você sabe muito bem que as aparências enganam.

(…)

Com a testa grudada na vidraça, observa as luzes que ainda brilham na noite dizendo que do outro lado da cidade, um homem talvez esteja com os olhos pregados na tela do seu celular, explorando prazerosamente o lado obscuro de sua vida privada e vasculhando metodicamente as entranhas do aparelho em busca de seus dirty little secrets.”

Os celulares alheios, utilizados inicialmente apenas para combinar a troca dos aparelhos, acabam tornando-se alvos de pequenas indiscrições. Jonathan vê algumas fotos, Madeline ouve uma mensagem de voz… Sem perceber acabam fascinados pela vida um do outro e cada vez mais determinados a desvendar seus segredos. No início o romance de Musso vai se delineando como uma típica história romântica, e os diálogos implicantes de Madeline e Jonathan, mesclados pelo interesse mútuo mal disfarçado nos levam facilmente a essa conclusão. Só que o autor tinha mais planos para essa história, tem romance sim, mas também sobra espaço para uma trama investigativa. Introduzindo alguns mistérios, um passado torturador e elementos conspiratórios, Musso carrega sua narrativa de tons mais sombrios e um ritmo frenético.

Indo e voltando no tempo, ora com Madeline, ora com Jonathan, Musso vai desvendando o intricado quebra-cabeça envolvendo a vida dos dois. Aos poucos ele vai casando os enigmas de sua história com propriedade, preenchendo lacunas e iluminando caminhos que lhe deixam no afã para descobrir qual será a conclusão da trama. Com personagens cativantes e um mote original, Musso criou um thriller de tirar o fôlego, sem se esquecer de enfatizar os relacionamentos e o lado psicológico da trama. O Chamado do Anjo foi uma ótima leitura, daquelas impossíveis de largar. A mescla de romance e suspense mostrou-se uma ótima combinação e Musso entrou para a lista de autores que merecem ter sua carreira acompanhada.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/09/23/o-chamado-do-anjo-guillaume-musso/

Aione 19/09/2013

Com a promessa de mesclar romance e suspense, iniciei "O Chamado do Anjo" esperando bastante da leitura e um tanto quanto descrente sobre sua capacidade de tirar o fôlego. Não estava nem um pouco preparada para o que Guillaume Musso reservou para seus leitores.
Assemelhando-se a um iceberg, o enredo esconde seu potencial com um começo despretensioso, embora envolvente por conta de sua escrita, e banhado em uma aparência de agradável aconchego proporcionada por seu cenário: uma floricultura em Paris, um restaurante em São Francisco. Da mesma maneira, julguei que os mistérios de suas personagens seriam muito menos obscuros do que o são. Deixei-me levar pela impressão de leveza engenhosamente arquitetada pelo autor, o que elevou minha surpresa com a trama de maneira exponencial.
Mesmo que o livro seguisse o aparente clima descontraído presente no início da história, tenho certeza de que teria adorado e devorado o livro com o mesmo fervor. Isso porque a escrita de Musso é, como já dito, extremamente envolvente e bem construída, com uma inteligência perceptível em suas citações, reflexões e no sutil humor de algumas passagens. Também, a história é recheada de citações que expõe a cultura inerente ao seu autor, e adorei os quotes selecionados por ele na abertura de cada capítulo, cuja essência é expressa por essas epígrafes com excelência.
Ao finalizar a leitura, senti, ao mesmo tempo, certa incredulidade pela trama desenvolvida e fascínio por Musso ter criado algo tão complexo. Sendo sincera, esse sentimento se sobrepôs ao outro e não me importei se o enredo seria possível ou não; as peças do quebra cabeça se juntaram de forma magistral e não foram poucos os momentos em que me senti completamente surpresa pelo rumo tomado na história, chegando a soltar interjeições sonoras durante a leitura, tamanho meu espanto.
Com um início leve, despretensioso e um ar bem humorado, O Chamado do Anjo esconde a complexa trama a ser desenvolvida, sendo capaz de surpreender com os rumos inesperados tomados na história. Guillaume Musso conseguiu unir o suspense ao romance com maestria, criando, assim, um enredo original e envolvente, fazendo de sua obra extremamente recomendada.

site: http://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/09/resenha-o-chamado-do-anjo-guillaume.html
Rosiviti 22/06/2020minha estante
Comecei hoje,vamos ver o que me espera?

1 | 2 | 3 | 4 | 5