Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

carolfaxas 30/01/2024

Não esperava gostar tanto!!
Muito bom!! Mesmo!!

As histórias de fantasia geralmente seguem uma receita de bolo. E sendo sincera, eu gosto dessa receita. E esse é o ponto forte desse livro, apesar de seguir passos já conhecidos, ele trás plots surpreendentes.
Os personagens são bem desenhados, carismáticos. A ambientação é bem interessante. A narrativa é fluida, rápida, envolvente. Ansiosa pelo próximo livro!

Majuusr 30/01/2024

Esperava um pouquinho mais
Esse foi um grande famosinho, já uns anos atrás.
Por gostar de fantasia decidi experimentar.
Um breve resumo para quem não conhece:
Alina é uma menina órfã, que vivia quando criança com seu amigo e outras crianças na casa de um duque.
Cresceu e foi servir ao exército, na ajuda ao combate da Dobra das Sombras (lugar totalmente escuro e mortífero que banha os limites do país e impede o deslocamento para o outro lado).
Porém, ela acaba descobrindo, na tentativa de salvar seu amigo, que possui um poder e na verdade é uma Guisha Conjuradora do Sol. Mas que ela mantinha dentro de si. Assim, o Darkling (o Guisha mais forte), vai leva-la consigo e treinar ela, já que ela é a única capaz de destruir a Dobra.

Opinião: confesso que achei sem sal, escrita simples, mas a história não me envolveu. Foi fácil de ler e por isso não posso dizer que não valeu a pena. Mas não somou nada para mim.
Tinha uns momentos meio fanfic de watppad.
Um ponto positivo é que eu gostei bastante da personagem principal, apesar de comumente eu não gostar.

?3,5/5

LUZIAAA 30/01/2024

O segredo de Alina
Sombra e Ossos, o primeiro volume de uma obra bastante envolvente de fantasia. O universo foi muito bem construído, e acredito que essa primeira triologia seja necessária para entender melhor como funciona o sistema Grisha - eu, por exemplo, estou lendo pra entender melhor o universo de Six Of Crows, que pretendo ler depois.

Maly e Alina, dois órfãos abrigados pelo bondoso Duque e cuidados pela velha Ana Kuya. No momento são apenas os dois travessos daquele orfanato, mas o que os aguarda no futuro? O que Alina esconde de si mesma muda toda a trajetória de suas vidas.

Eu estou apaixonada pelo universo e pela trama. Alina Starkov fez o que tinha que ter feito, e suas escolhas a levaram para onde ela chegou no final. As reviravoltas no livro são previsíveis, mas como eu sou meio lerda, fiquei surpresa em várias delas - mesmo já sabendo o que iria acontecer. Além disso, o romance é bem aconchegante.

Estou ansiosa pra o que vai vir no segundo livro.

? ?O que parecia mágica era, na verdade, os Grishas manipulando matéria em seus níveis mais fundamentais.?

Jade 30/01/2024

A leitura é bem fluida, não tive muita supresa pais assistir a série antes e só vim ler pq foi cancelada ???

Douglas 29/01/2024

Gostei da livro e da história. A narrativa é boa, e isso torna a leitura mais fluida. Só q assim como a série, o livro acaba tendo soluções simples para qualquer problema ou situação que a Alina tenha que passar. Ela só chega na solução do problema do nada.

Geovanna642 29/01/2024

Sobre
O final não é aquela coisa muito mirabolante, a batalha contra o vilão poderia ter sido bem melhor assim como a morte do mesmo, tendo sido nada grandioso como gostaria. A personagem principal vacilou muito no quesito por quem se apaixonar e isso ficou mt a desejar. Mas, a história em si é bem legal

Eduarda 28/01/2024

Satisfeita
Esse foi um dos primeiros livros de fantasia que li, me intrigou bastante, o universo é bem formulado. Fui inventar de assistir a série e acabei me decepcionando por ser totalmente diferente.

Ruth 28/01/2024

Acabei gostando mais ainda dos personagens, acabei conhecendo melhor o casal principla e seus sentimentos

Thais 28/01/2024

Legal, mas previsível
Gostei da escrita da autora que não conhecia, mas a história é cheia de clichês, médio previsível. A menina aparentemente fraca, é a mais poderosa, o líder charmoso é o vilão que envolve ela em suas mentiras sedutoras, até uma mulher mais velha vir abrir seus olhos. Ela é apaixonada pelo amigo de infância, que nunca deu bola pra ela, mas no instante que a vê distante se descobre perdidamente apaixonado.... ?
Vamos ver os próximos, como vai acabar essa história. Mas eu tenho certeza que o Darkling não morreu!

natysantiago 28/01/2024

Antes de ler o livro, já tinha assistido a série da Netflix, e apesar de ter alguns spoilers, isso não atrapalhou a minha leitura. Pelo contrário, consegui imergir no GrishaVerso e ficar ainda mais encantada. E falando em Netflix, preciso dizer que, apesar de gostar muito da série, o livro é muito mais rico e os personagens são muito mais gostáveis. A Alina do livro me surpreendeu positivamente. Aqui ela está muito mais humana. A dificuldade em se encontrar em um lugar, a paixão não correspondida pelo melhor amigo e a sua falta de crença em si mesma me levaram a ter ainda mais conexão e empatia com a personagem.

E eu não posso deixar de falar ~sem spoiler~ sobre um certo alguém que sabe ser um grande manipulador, até com o leitor. Ele com certeza é uma das melhores coisas do livro.

No geral, eu gosto da escrita da Leigh, principalmente lá pelas últimas 100 páginas, onde as coisas ficam um tanto apreensivas. E claro, a capa! Que capa linda! Completamente apaixonada

Bia 28/01/2024

Tudo por Six of Crows
Li com expectativas no chão, então não me decepcionei, mas não é como se eu tivesse gostado.

Foi uma leitura arrastada, minha única motivação é ter um contexto do universo para ter uma experiência melhor com Six of Crows. E nisso eu posso concordar, é um universo interessante e promissor.

Estava esperando uma protagonista insuportável, mas ela é só chatinha, nada que não dê para tolerar. O casal não tem química, mas isso eu também já esperava. Não consegui entrar na história, não me surpreendi com os plots, tinha cena que eu simplistente gostaria de pular. Apesar de tudo, consegui ler (muito obrigado férias) o que temia que não acontecesse.

Não é de tudo ruim, só não é bom. Vou tentar ler o segundo (o que, por opiniões próximas, é o pior da trilogia), e espero que tenha uma leitura mais agradável que esse.

Mari Vannucci 27/01/2024

Você ainda está viva. Você ainda é livre.
Não tem nada de excepcional mas é uma leitura muito gostosinha. É muito bom para o que se propõe.
Como é um livro infanto-juvenil, a escrita é bem corrida e fluida. Gosto quando é assim, é descritivo o suficiente para visualizar e não ao ponto de ser maçante.
Comecei esse livro com baixas expectativas então tive uma surpresa boa com essa leitura. Fiquei muito envolvida e já estou me coçando para começar o próximo volume.

gigiwwy 27/01/2024

Esperei muito recebi pouco.
Eu coloquei muita expectativa por conta de muitas indicações mas nao gostei muito.
gostei da relação da alina e maly quero vai mais sobre nos próximos livros mas o resto ja era esperado.

fer 27/01/2024

Para ser sincera, eu comecei o livro mais por conta da série da netflix do que por outros motivos, quis ler também para poder ler Six Of Crows, porque ouvi pessoas dizendo que era mais fácil de entender se já tivesse lido a Trilogia Grisha antes.
Apesar de a personagem principal me irritar em certa circunstâncias, eu me surpreendi bastante com o livro, li bem mais rápido do que eu esperava, também demorei um pouco pra entender o universo direito, mas acho que isso depende de cada pessoa.
Achei algumas partes um pouquinho arrastadas, mas tirando isso, o livro é incrível!
04/2021