Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

sra. warner 01/04/2022

"o que é infinito? o universo e a ambição do homem"
Releitura.
Gostei muito mais do que da primeira vez que eu li (tinha dado 3?, não lembro exatamente o que achei pq já faz um tempo, mas lembro de ter achado meio chato), acho que por eu já entender melhor o que está acontecendo e perceber detalhesinhos que não peguei de primeira.
Ghafa_Duarte 01/04/2022minha estante
Eita notão

Ghafa_Duarte 01/04/2022minha estante
Ainda há esperança ??

sra. warner 01/04/2022minha estante
não se anime muito, pq da primeira vez, eu fui achando q ia ser mil maravilhas e achei chato. mas agr lendo de novo não entendi pq não tinha gostado ?

sra. warner 01/04/2022minha estante
inclusive já quero começar o próximo, fazia tempo q não sentia ansiedade de ler continuação de livro, muito menos de releitura KKKKK

Lommy 11/10/2021

Lindos
Talvez a minha ressaca literária ou o fato de estar contrariada por ser "friends to lovers" tenha atrapalhado um pouco a leitura em si.
Mas de modo geral é simplesmente intrigante ver qual será o próximo passo e o que irá acontecer.
(Gostei mais do "vilão", do que do mocinho, mas vida que segue e isso aconteceu também em "a rainha vermelha". Inclusive vi bastante semelhanças em alguns momentos)
BluPistoLoufreak 11/10/2021minha estante
tô com medo de começar a ler esse

Julia 11/10/2021minha estante
nossa demorei horrores pra ler tbm, achei a escrita chata e os personagens nada cativantes, o mais legal é o darkling mesmo

Lommy 11/10/2021minha estante
Kkk o Darkling roubando toda a cena, valeu a pena

Lommy 11/10/2021minha estante
Blu, se tu curte fantasia, dinâmica de classes, "friends to lovers", é um bom livro, de verdade

Sequeira 05/06/2021

eu não sei explicar o que senti com este livro. apeguei me desde a primeira página, desde a primeira palavra. a história é perfeita (mesmo ainda não a sabendo toda), é um mundo incrível e muito bem construído de fantasia e adorei a escrita da autora
os personagens estão muito bem construídos, tenho um carinho especial por cada um deles
o livro fez me chorar tantas vezes por cenas tão estupidas que me fez lembrar de sentimentos que já não lembrava que tinha
o final surpreendeu me imenso e ainda tento acreditar que aquilo não aconteceu. queria que draklina fosse real, queria que o final fosse como imaginei desde o início. só pensar nisso começo a chorar ?
amei este livro, quero mt ler os outros, pena não ter em portugal
Dothy 09/06/2021minha estante
Sabe a ordem dos livros?

Sequeira 09/06/2021minha estante
sei amggg, sombra e ossos/ sim e tormenta/ ruína e ascensão

Sequeira 09/06/2021minha estante
sol e tormenta *

Dothy 09/06/2021minha estante
Obg ?

carlsenluv 27/01/2023

Darkling
É um típico livro de fantasia, o que não chega a ser ruim, mas também não é algo inovador de explodir mentes. Eu gostei da história, tem o clichê da fantasia e o triângulo amoroso também. Eu achei os plots meio previsíveis, não teve nenhum que eu fiquei realmente chocada. A escrita é bem fluida e dinâmica. No geral eu gostei do livro e vou continuar a trilogia tbm
Danielle.Santos 27/01/2023minha estante
Confesso q só li a trilogia pq achei q precisava pra ler six of crows

carlsenluv 27/01/2023minha estante
MEU DEUS NAO PRECISA????????

Danielle.Santos 28/01/2023minha estante
Não precisa mana, pq o q vc teria q saber é o que são os grishas basicamente, aí é só assistir a série da netflix q vc entende

carlsenluv 28/01/2023minha estante
meu deussssss, obrigada pela dica!!

@pamelarobooks 17/01/2024

Pelo hype, esperava mais...
A escrita da autora é muito fluída, mas por outro lado achei a construção de mundo confusa (e os nomes em russo pode ter complicado mais ainda para mim).

Os personagens são interessantes, mas nada com que me fizessem criar um apego emocional. A Alina achei relativamente chata e incoerente, porque uma hora ela tá super forte e dois capítulos depois super fraca. O Maly, melhor amigo dela e possível par romântico não me desce e o Darkling, o vilão, consegue deixar uma gota para te cativar, mas ainda sinto que está faltando um tempero.

Seguirei lendo a série pelo simples fato de ter comprado o box em uma promoção e porque estou com a meta de desencalhar livros não lidos. Espero muito que a experiência seja melhor com os outros volumes!
lelê 17/01/2024minha estante
amg, quando terminar essa série lê six of crows!!! é da mesma autora mas é muuuuito melhor, é maravilhoso!

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 16/03/2024minha estante
Acho a Alina a personagem mais sem sal de todo grishaverso ? Para mim, os outros dois livros são gradualmente melhores, espero que também gostei (tem um personagem muito cativante que, se n me engano, aparece já no segundo livro ?)

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 16/03/2024minha estante
(Concordo plenamente, Six of crows faz valer a pena ler essa duologia. Acredito q por ter sido os primeiros livros q a Leigh escreveu, essa duologia tem seus defeitos, mas nos outros mais recentes, ela se aprimorou cada vez mais ?)

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 16/03/2024minha estante
*essa trilogia tem seus defeitos (Duologia SOC n tem defeitos ??)

Lary 19/03/2016

Fantasia maravilhosa e surpreendente
Gente, que livro foi esse? Fico até sem saber por onde começar a falar sobre ele, mas vamos lá haha

Alina Starkov é uma órfã de guerra que nunca sentiu pertencer a lugar nenhum, foi criada na propriedade do Duque junto com Maly (seu melhor amigo e paixão platônica). Cartógrafa, teve como missão partir em uma expedição para a Dobra das Sombras (ou Não Mar, uma faixa de escuridão onde criaturas horríveis conhecidas como volcras, habitavam) para tentar desenhar qualquer coisa que conseguissem descobrir por lá. Porém, ao chegar lá, eles são atacados pelos terríveis monstros e Alina vê o amigo ser atacado e libera um poder que nem sabia que possuía para salvá-lo. Após isso a vida de Alina muda completamente.

Bom gente, é meio difícil falar sobre esse livro, porque ele é daqueles que é muito fácil você soltar um spoiler sem querer e estragar boa parte da leitura de quem não conhece a história, então vou parar por aí e o que eu posso dizer é que apesar da ressaca literária que eu estava, eu aproveitei muito esse livro. Confesso que estava com MUITO medo de ser mais um triângulo amoroso comum, mas essa é uma das partes mais surpreendentes do livro. Até uma certa página eu já estava meio que achando que não ia ver isso tudo que todo mundo vê nele, mas acontece uma coisa que você simplesmente não consegue pensar em outra coisa até enfim terminar o livro. Adorei e já vou correr pro segundo livro pra saber o que vai acontecer com a Alina hahaha
Letícia 28/03/2016minha estante
Quero muito ler!!

Lary 28/03/2016minha estante
Leia, vale muito a pena, é muito bom!!

Amanda 11/12/2016minha estante
Amo esse livro mas confesso que realmente achei que não havia como ter um triângulo amoroso nesse livro. Maly era tão AMIGO, sabe? Teve momentos que o odiei e outros que eu me perguntava por qual razão ele estava no livro. Me apaixonei pelo Darkling e por quem a Alina se tornava quando estava com ele. Por isso fiquei tão triste com o final do livro e temi o que a autora faria com esse personagem.

Lary 11/12/2016minha estante
Pra falar a verdade, eu também me apeguei ao Darkling mais do que ao Maly, mas meu crush verdadeiro mesmo só apareceu no 2 livro e fiquei com o coração na mão por meu shipp não ter dado em nada. Mas entendi a proposta da autora e amei a trilogia, apesar de não concordar com algumas coisinhas

Dominique65 28/01/2023

Sombra e ossos
Eu botei muita fé esperando ser algo surpreendente, não foi, a história é divertida por mais previsível que seja, mas a escrita é MUITO cansativa, espero que melhore.
kamylla6 05/04/2023minha estante
Esse livro sombra e ossos é o mesmo livro six of crows sangue e mentiras? Ou é diferente?

Dominique65 05/04/2023minha estante
é uma trilogia que vem antes de six of crows

kamylla6 05/04/2023minha estante
AAAAHHH ENTENDI
Six of crows são só dois livros?

Dominique65 05/04/2023minha estante
sim, aí tem mais uma trilogia depois de six of crows se não me engano

Armik 15/07/2021

Recomendo, mas com uma condição
Eu gostei bastante do livro, me envolvi com os personagens, com a trama e os plots. No entanto, acredito que a leitura foi fluida para mim justamente porque não tinha expectativas na história. Muitos dos comentários que falam mal do livro estão comparando ele a outros livros e até mesmo com a série da Netflix. Se você ler o livro idealizando a experiência, é muito provável que se desaponte. Isso vale para qualquer coisa na vida.
Em síntese, se você quer ler esse livro (ou qualquer outro) tente não criar essas expectativas, elas só atrapalham. Do mais, gostei bastante e recomendo.
Lia 15/07/2021minha estante
o primeiro eh pfto, o segundo q fode um pouco, terceiro recupera

Armik 16/07/2021minha estante
aiai... eu que lute então hahahha

Armik 16/07/2021minha estante
aiai... eu que lute hahahha

Moony 09/07/2021

Caçamba de lixo
Meu Deus, eu quero arrancar meus olhos. Que coisa horrível, abominável, eu poderia chamar esse livro de Bolsonaro. É uma das piores coisas que eu já li - nem parece a mesma autora que escreveu Six of Crows. Deus que me perdoe.
Moony 09/07/2021minha estante
Eu vou deixar um comentário explicando por que eu odiei porque percebi que não dei motivo nenhum, lol.

Primeiramente, eu já tinha lido Six of Crows há um tempo (e gostei, foi ok). Tentei ler esse livro porque assisti a série da Netflix, que só não é exageradamente horrível por causa da inserção dos Corvos.

Moony 09/07/2021minha estante
Acontece que não tem absolutamente nada de interessante aqui. A autora é obcecada por beleza de uma forma bizarra no decorrer da história, sempre pontuando essa questão; a protagonista é CHATA que dói, você não torce por ela em nenhum momento; o vilão parece um menino edgy gótico de 13 anos; nada acontece, feijoada, Alina sendo imbecil.

Acho que o único personagem legal é o Maly, e mesmo assim o romance entre eles dois é a coisa mais sem sal do universo.

E a escrita. Gente. Sofrível. Fui pesquisar e entendi que essa saga veio bem antes de Crows, quando a autora ainda era mais inexperiente, então compreendi a diferença de qualidade. Mas pqp.

Samara.Motta 13/07/2021minha estante
Disse tudo

Bandeira5 15/04/2021

PERFEITO,SEM DEFEITOS!
Alina Starkov é uma jovem que se considera comum. Ela morou, e foi criada, na casa do duque, junto com Maly, um outro órfão, que virou seu melhor amigo e por quem nossa mocinha é apaixonada. Os dois foram morar na casa do duque porque foram refugiados da guerra.

Atualmente, Alina trabalha como cartógrafa, no exército de Rakva. Já Maly, é um rastreador.
Eles vivem em um mundo dividido por humanos e Grishas, que são pessoas com habilidades extraordinárias e mágicas. O regimento do exército de Maly e Alina irá fazer uma pequena viagem para além da dobra das sombras, o qual é conhecido como o Não mar, onde habitam seres horripilantes e terríveis.

Eles estão no navio atravessando a Dobra das sombras, quando Maly é atacado e ferido por uma das criaturas horripilantes. Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela consegue invocar o poder da luz.
A vida da nossa mocinha muda completamente, pois ela é a única capaz de acabar com a Dobra das sombras para sempre. Agora Alina será procurada e a sua vida correrá perigo de morte. Em consequência disso, ela será enviada ao palácio, para ser treinada, com os Grishas. Agora nossa mocinha terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

Vou começar dizendo que gostei muito desse primeiro volume e o devorei em apenas dois dias, vocês acreditam nisso?
“Sombra e Ossos”, foi o meu primeiro contato com a escrita da autora Leigh Bardugo, e o que posso dizer?! Achei a narrativa do livro rápida, frenética, intensa, envolvente e fiquei extremamente apaixonada. Já estou em êxtase e muito ansiosa para o segundo volume dessa trilogia que conquistou o meu coração.
A história é interessante e frenética do início ao fim, não achei nem um pouco lenta a narrativa e preciso dizer para vocês que estou muito arrependida de não ter dado uma chance antes.
A criação do mundo foi simplesmente maravilhosa, fiquei imaginando tudo nos mínimos detalhes.
Para quem gosta de uma boa fantasia, com muito suspense, revelações bombásticas e um pouco de romance é uma ótima indicação de leitura.

site: https://www.instagram.com/oclubedameianoite/
giovana 16/04/2021minha estante
to doidaaa pra ler

Grazie.GregArio 16/04/2021minha estante
oi, tudo bem ?
eu fiz uma resenha do livro lá no meu blog!!!
se quiser saber mais da uma passada por lá ...

Bandeira5 16/04/2021minha estante
É maravilhoso, esse livro!!!

Daocalia 14/06/2021

Darkling tudo pra mim
Gente tirei minha licença de trouxa !! Oficial !!
Nem sei muito o que dizer !! Amo o Darkling e passo todo meu estoque de pano pra ele, mas sério, esse final eu real, real no curti, eu tinha esperanças cara, e isso me faz muito mais trouxa, pq eu ainda continuo com elas pros próximos livros, tendo certeza que não vai rolar !!
E me resta o que ? Apenas sentar e chorar !!
Gnes 14/06/2021minha estante
Eu quero muito ler, a trouxa aqui assistiu a série, uma verdadeira bosta e me iludi muito com o darkling kskskksksksksk que raiva nossa

Daocalia 14/06/2021minha estante
Cara kkk eu não vi a série ainda, mas quem viu e leu falou que a série é muito melhor !! Mas siiim, darkling foi só a ilusão porém continuo amando ele kkkkk

Gnes 17/06/2021minha estante
Eu tbm amo muito ele, eu preciso ler pra comparar depois aiai

anaclaraurz 28/02/2021

Demora a engatar mas é legal.
Comecei a ler por causa da chegada da série de tv e a história é bem legal. A cultura do lugar é extremamente interessante, tem bons personagens e por mais que tenha só ficado realmente bom lá pelos 50% do livro, eu pretendo ler o resto da trilogia para ver se melhora ou continua meio termo.
Ceci 16/04/2021minha estante
Dizem que a próxima história nesse universo ?Six of crow? é muitoo boa

anaclaraurz 16/04/2021minha estante
É o único motivo pra eu terminar de ler essa trilogia é six of crows, amiga kkkkkkk eu não gostei nada do segundo livro ?

Ceci 17/04/2021minha estante
Não me broxa porque eu to amando kkkk

rafaa_19 01/07/2021

Sombra e Ossos não é um livro ruim, mas por algum motivo eu simplesmente não consegui me apegar com a história e os personagens.
Eu não senti muita vontade de continuar lendo, e quando acabei o livro, não senti vontade de terminar a trilogia.
Danielle.Nunes 01/07/2021minha estante
Também me senti assim, mas Sol e Tormenta é bem melhor.

rafaa_19 01/07/2021minha estante
hmmm, vou pensar em ler então. Pq to bemm desanimada

Danielle.Nunes 02/07/2021minha estante
Dê um tempinho e lê, vale a pena

nandaherenio 01/03/2021

O começo de uma grande fantasia!
Eu amei! A protagonista muitas vezes cansou a leitura mas a trama, as reviravoltas e principalmente O VILÃO colocaram o toque final e gostinho de quero mais.
meumundinhodoslivr 02/03/2021minha estante
qual a classificação etária??

nandaherenio 02/03/2021minha estante
então, eu indico a partir dos 14, o principal ponto que pega pesado nessa trilogia é a violência e esse primeiro aí (Sombra e Ossos) não é tão forte mas a partir do segundo as cenas de guerra e violência são mais explícitas mas depende muito de você!! ?

meumundinhodoslivr 02/03/2021minha estante
viuu, muito obrigadaaa!!

Taina.Lopes 10/06/2021

Um sorvete de Ferrero Rocher ?
O que falar de uma fantasia russa? diria que impressionante, eu fui com umas expectativas e não me decepcionei, pelo contrário, foi uma leitura bem rapidinha, fluida, me embolei no começo para entender alguns nomes, mas o plot twist foi legal, a forma que os personagens foram construídos, meio que não me deixou imaginar esse plot, eu gostei mesmo, mas não sei se o livro 2 seria tão necessário, poderia acabar ali, final feliz ebahhhh, não estou faminta de curiosidade para o próximo, mas irei ler assim que entrar numa promoção, por enquanto, sigo com a minha estante.
Mari 10/06/2021minha estante
Eu só achei fraco o ?romance? dela com o Maly, não foi muito bem construído sei lá ou foi rápido demais. Mas eu gostei, os nomes me deixaram louca no início, mas depois fui entendendo aos poucos

Taina.Lopes 10/06/2021minha estante
simmm, também achei, acho que eles poderiam ter mais paixão, fogo, talvez mude no 2

Mari 10/06/2021minha estante
Espero que melhore