Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Malu 17/02/2024

Legalzinho e só
Comecei a leitura com as expectativas extremamente baixas, pq não vejo muita gnt falando bem desse livro e posso dizer q superou um pouquinho essas expectativas, mas bem pouco kkkkkkkk

Sombra e Ossos é basicamente mais do mesmo de várias fantasias: aquela protagonista boba e ingênua que não conhece os poderes que tem, mas qnd descobre, passa a praticar e fica super poderosa pra derrotar um vilão que quer destruir todo mundo.
Pra mim essa é uma fórmula ruim? Não, mas no caso de Sombra e Ossos acho que falta desenvolvimento e algo que te faça ficar realmente envolvido com a história, a protagonista e os demais personagens.
Além disso, gostaria de conhecer mais detalhadamente sobre o passado da Alina e do Maly quando crianças, já que nos momentos que a autora faz isso é de forma rasa e não me convenceu em nada sobre amizade tão grande e dessa ligação tão forte que o livro quer passar que eles tem.

Em resumo, é um universo legal e com potencial, mas que os pontos fortes, como a construção de mundo e as divisões dos Grishas, foram pouco retratados, deixando que a história seja mais do mesmo e não gere tanta emoção no leitor.

P.S: acho que ter assistido a série antes fez esse livro perder um pouco a magia pra mim, então não recomendo ver a série primeiro kkkkkkk

Mary 17/02/2024

Gosteiii
Achei bom, nao o melhor livro do mundo, mas gostosinho e fácil de ler, nao sei o que dizer sobre, uma fantasia bem levinha e de boa

B.Dias 16/02/2024

Apenas surtei!! Confesso, que por conta da nota geral do Skoob, comecei a ler com um pé atrás e fui surpreendida e me vi completamente envolvida. Temos aqui aquele clássico da garota invisível se tornando a heroína (ou crisha, nesse caso) mais poderosa, e vamos acompanhando sua jornada de desenvolvimento, de descobertas de seus poderes, de saber em quem confiar. Enfim, gostei muito!

Rebeca Dccv 15/02/2024

Vale muito a fama que tem...
Gosto bastante de livros de fantasia e esse é um daqueles que guardamos boas lembranças quando os anos passam. Ele traz uma sensação de imersão , de estarmos ali no momento da leitura, vendo a história acontecer. O mundo que a autora criou é muito bom, cheio de detalhes e uma ótima organização. Os personagens são interessantes e o enredo não é previsível. O começo não é lento e nem demora para gostarmos dos personagens. Foi difícil tentar ler devagar.

Akta 14/02/2024

Um plot legal
Eu estava com saudades de lê fantasia, e tinha esquecido o quão difícil é decorar nome de mundo ou seres novamente, a protagonista é clássica, não sabia que tinha poderes e o desperta
Um melhor amigo legal
Um moreno sombrio
Aquele bom clichê, mas te e 2 momento de plot twist que me fizeram devorar o livro no mesmo dia, só acabando de madrugada, eu gostei, irei continuar

Luan.Vagner 13/02/2024

Acho que é o primeiro livro de fantasia que leio, e gostei mais do que imaginava. Ficava ansioso para entender mais sobre os poderes dos Grisham, e como funciona a hierarquia dos personagens.

No geral gostei do livro, e junto com a personagem principal acreditei no Darkling, e já estava torcendo pelos dois. E ainda acredito que ele esteja vivo.

em fim, estou animado para ler a continuação.

Sthefany.ishihira 13/02/2024

Foi?
Eu gostei bastante da série então estava esperando gostar do livro também mais não foi assim.
Bom espero mesmo q six of crowns seja mesmo melhor pq já q foi cancelado eu vou ter q ler os livros pra saber como terminar né

manurosemberg 12/02/2024

Sombra e Ossos
Preciso começar dizendo que esse não foi um livro que planejei ler. Comprei em uma promoção na leitura e então não sabia o que esperar dele, aliás não sabia praticamente nada da história mas gostei de ter comprado.

O livro conta a história da Alina ao descobrir sobre seu poder e ter que lidar com o que ter um poder grisha irá trazer na vida dela, ações e consequências.

Achei a história muito boa e envolvente, me fez ter vontade de ler e terminar o livro. Os personagens são bons, a história é boa, confesso que me decepcionei um pouco com a descoberta do vilão pois estava gostando dele (sou ótima em me apegar a personagens e quebrar a cara com eles dps), ainda não sei se gosto ou odeio ele e isso ficará sendo uma incógnita. Gostei de ver a evolução da Alina desde o descobrimento do poder até a aceitação. Gostei dela com o Maly, porém só fui gostar deles de fato no fim do livro.

No geral é um livro que eu gostei muito e valeu o preço visto que comprei em uma promoção. Não é meu favorito mas também não é um livro que eu não gosto ou que não recomende, ainda não sei se lerei a continuação. Recomendo a leitura

Kerolainy.Morais 11/02/2024

Comecei a ler este livro por conta de um desafio literário e realmente amei este livro. Amo o desenrolar da história. Uma leitura fluida e gostosa. Os personagens são envolventes você gosta de cada um e se sente parte da história.

Simplesmente amei.

Kianne 11/02/2024

A leitura de "Sombra e Ossos" foi uma experiência maravilhosa e envolvente, que me deixou completamente imersa no universo criado pela autora. Mesmo depois de assistir ao seriado na Netflix, fiquei impressionada com a fidelidade e riqueza de detalhes presentes no livro. A escrita é cativante e conseguiu me transportar para o Grishaverso de forma completa.

Os personagens são bem construídos, e apesar de ter problemas em simpatizar com vilões, pude compreender melhor a complexidade do Darkling e sua atração por Alina. Ele é um personagem marcante e carismático, que se destaca pela sua presença e impacto na mente da protagonista. Já Maly, embora seja um bom personagem, senti que faltou um pouco de tempero em sua personalidade, em comparação com o Darkling.

No entanto, o romance não é o único ponto positivo do livro. A autora conseguiu criar um mundo rico em detalhes, que faz com que a leitura seja envolvente e cativante. A narrativa merece 5 estrelas, não apenas pelo romance, mas também pela riqueza e profundidade presentes na trama. Recomendo a leitura para todos, pois "Sombra e Ossos" é uma obra que se destaca pela sua qualidade e capacidade de transportar o leitor para um universo fantástico. Eu amei cada página e tenho certeza de que vocês também vão amar.

Clementino2 11/02/2024

Esse livro é incrível, amo os personagens e a história, mas eu acho q a história é mto parecida com rainha vermelha oq me deixou meio bolada, mas é um livro mto bom

SheilaC. 10/02/2024

O início do livro é beemm tedioso, mas quando chega na metade e começa a se desenrolar a história, fica bem mais iinteressant a história vai prendendo mais, com certeza quero ler os próximos....
Tô ansiosa pra volta do Darkling hahaha

Vini Vieira 05/02/2024

Melhor do que eu imaginei!!
Preciso começar dizendo que sou totalmente influenciável quando se trata de avaliações literárias, então a nota 3.8 de Sombras e Ossos aqui no Skoob contribuiu diretamente pra eu iniciar a leitura com baixas espectativas, o que foi muito bom!!

Acabou que, pelo menos pra mim, o livro foi mais do que uma fantasia de capa bonita!! Me envolvi pela história e terminei de ler rapidinho.

Favoritei? Não. Foi um cinco estrelas? Também não. Mas me prendeu bem e deixou uma curiosidade bem grande pra ler as continuações da trilogia, os demais livros do universo Grisha e para assistir à série!!

Gostei da Alina e do Maly, apesar do romance fácil e sem grandes surpresas entre os dois, e também da relação que a protagonista desenvolveu com a Genya.

Também gostei das idas e vindas da construção da confiança entre a conjuradora do sol e o Darkling, e da quebra dela. E todo o mistério em torno da tão temida Dobra das Sombras.

O fato de a grande salvadora, ao mesmo tempo em que é colocada num pedestal por alguns que até rezavam por ela, ser o fator decisivo em um massacre, é bem curioso e me causou um sentimento estranho, de um jeito bom!!

Sigo, agora mais otimista, com a leitura dos livros e espero muito muito muito não me arrepender de ter aumentado as expectativas!!
Vitoria293 08/02/2024minha estante
Os personagens de Six of crows aparecem nessa triologia??

Vini Vieira 08/02/2024minha estante
Não sei KKKKKK não li Six of crows ainda :/

Gustavo195 04/02/2024

Sombra e Ossos
Uma leitura que marcou o início das minhas leituras de 2024, e também pro gênero YA que fazia tempo que não lia, é um livro simples e que não tem uma história muito revolucionária nas ainda assim achei muito bem escrito, conseguiu me prender na leitura e fazer com que eu quisesse saber como terminaria.
O único ponto negativo é o subplot de romance do livro que realmente não me interessou e tirou um pouco do meu foco na história principal, mas no geral foi uma ótima leitura pra começar o ano.

Tati306 04/02/2024

Envolvente
Achei a história muito boa e bem construída do começo ao fim! Amei. Com certeza vou ler os outros da trilogia.