A Garota Que Eu Quero

A Garota Que Eu Quero Markus Zusak

Resenhas - A Garota Que Eu Quero

Paula Juliana 03/10/2013

Sobre o Livro:
Esse livro é muito lindo. Ele é simples, fofo e comovente. Quando eu li A Garota que roubava livros, eu pensei que nenhum livro mais desse Autor ia ter uma grande impaqueto para mim. Mas esse mesmo trazendo uma história mais simples e pequena teve um grande apelo emocional para mim. Estamos acostumados com o perfil do protagonista seguro de si e bad boy, mas quando é contada a história de um menino tímido e calma, que prioriza a família e quer ser um homem melhor, isso é diferente e tão bom quanto. Eu amei.

site: overdoselite.blogspot.com.br

Gramatura Alta 13/10/2014

Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol; nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo.

Narrado em primeira pessoa, acompanhamos as memórias de Cameron, ou Cam, um menino introvertido que vive à sombra dos dois irmãos mais velhos, Rube e Steve. Ele se sente, embora nunca o autor confirme se realmente é, menos do que os irmãos. Menos bonito, menos interessante, menos falador, menos inteligente, enfim, menos.

Steve já não mora na casa dos pais, assim Cam anda quase sempre na companhia de Rube, o cara que toda garota olha e gostaria de namorar. E desse comportamento de Rube, vem toda a dor de Cam: impotência de gritar que ele não era pior do que o irmão, que ele estava ali, bem ao lado, e não era visto. Ele queria ser notado, queria que as namoradas do irmão, ou qualquer garota, olhassem para ele da mesma forma, ou que simplesmente olhassem para ele.

O recato de Markus Zusak em descrever a diferença dos sentimentos entre um menino e uma menina fica evidente em um pequeno parágrafo logo no começo, quando ele diz que Octavia deseja Rube, enquanto Rube deseja qualquer garota. Essa é uma verdade para a maioria dos meninos. O olhar que uma garota manda para um garoto é bem diferente do que recebe de volta, mas ela não percebe, porque as meninas, na sua maioria, têm uma visão romântica e fiel do seu parceiro, enquanto nós, meninos, temos apenas um pensamento em 99% de nosso tempo: sexo.

A frustração de Cam vem desse comportamento. Porque toda a regra tem sua exceção. Sempre existe aquele menino que sente por uma garota o mesmo respeito que recebe em troca. Mas, normalmente, ele não é o mais popular da turma. Como no livro, o que chama a atenção, e isso vale para meninos e meninas, é a aparência e o desejo. O sentimento vem depois. Junto com a decepção, na maioria das vezes.

Com o decorrer da história, percebemos que Cam, assim mesmo, ama e respeita Rube. Ele inveja o irmão e o recrimina, interiormente, por seu comportamento, mas não de forma depreciativa. Ele aceita o comportamento de Rube. É o que ele é.

Seria fácil para um escritor menos talentoso transformar Rube em um monstro. Alguém que seria fácil detestar ou, no mínimo, antipatizar. Mas não é isso o que ele faz. Apesar de toda a indiferença de Rube pelas garotas que conquista, sua relação com Cam é sensível e protetora. Tanto que ele não hesita em proteger Cam de um comentário maldoso que uma de suas antigas namoradas diz. Cam é seu irmão e fica claro que Rube faria qualquer coisa para protegê-lo. Com isso, ele ganha a simpatia do leitor.

Outro ponto que Zusak foca no livro é a fixação de Cam por uma garota que Rube largou no ano anterior. Cam gostava dela. E, mesmo depois do irmão terminar com ela, Cam continua indo até perto da casa da garota para ter a possibilidade de vê-la na janela. Como se essa breve visão criasse alguma chance dela passar a gostar de Cam. É a esperança infundada e cruelmente mentirosa que todo menino sente quando é repetidamente ignorado.

O sentimento que Cam sente por Octavia, no início da história, a nova namorada de Rube, é sufocado pela sua falta de confiança. Ele sabe que sente algo diferente por ela, mas não deixa esse sentimento aflorar porque acha que não tem como competir com o irmão. Mesmo assim, é ele quem a defende em um situação difícil, e não Rube. Porque Cam é sincero no que sente e pode se sacrificar por isso. Para Rube, Octavia não vale o risco.

Octavia já reparava em Cam antes de terminar com Rube. E depois de terminar, decide arriscar conhecer Cam melhor. O primeiro momento dos dois juntos, sozinhos na frente da casa da garota que Cam vigia, é comovente pela sensibilidade que existe em cada palavra. É triste perceber como Cam tem a completa noção de que a garota da casa nunca vai aparecer para ele, nunca vai ser dele, por mais dias que ele fique lá, esperando, esperando… e é Octavia quem faz com que ele perceba que não precisa ficar lá, que a garota não vale o esforço, que ele é muito mais valioso do que pensa.

O mais comovente é que, no fundo, Cam não quer aquela garota. Na verdade, ela é a representação de todas as garotas que ele acha que não pode ter. E Octavia, com uma simples pergunta, apaga essa garota, e todas as outras, da mente de Cam. O que dá para sentir, é como se ela abrisse uma janela e deixasse entrar no coração de Cam um pouco de luz e de confiança.

A partir desse ponto, o romance de Octavia e Cam vai ganhando consistência, mas o relacionamento de Cam com os dois irmãos também. É como se ao ganhar confiança sobre si mesmo, Cam também conseguisse quebrar a barreira do silêncio que o afastava dos irmãos. De forma diferente com cada um deles, Cam se mostra como realmente é e conquista o respeito e a admiração dos dois.

No fim do livro, depois de algumas situações difíceis e perigosas, fica a mensagem de que ele na realidade não é menos do que os irmãos, pelo contrário. Na verdade ele é mais autêntico, mais leal, mais sincero, mais amigo, mais irmão, enfim, mais.

A GAROTA QUE EU QUERO não é apenas um livro para ser lido, mas para ser sentido. Principalmente por todos os Camerons que ficam no recreio das escolas observando, no silêncio, aquela garota que acreditam que nunca vão ter a chance de conquistar, porque ao redor dela estão os garotos mais bonitos e populares. Mas existe um fato real que esses Camerons não conhecem, ou esquecem, ou têm medo de acreditar: em um relacionamento sincero, a beleza e a efêmera popularidade não importam. Você precisa de atitude, precisa mostrar como realmente é para a garota que ama. Sem subterfúgios. Direto. E para ter isso, você precisa de confiança, precisa gostar de você mesmo. É essa a lição que Cam aprende com Octavia.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/04/06/resenha-a-garota-que-eu-quero-markus-zusak/

Ingridy38 11/02/2023

Sem graça
É um romance fraco, sem graça.
O protagonista é ridículo, representando todos os efeitos negativos que a pornografia pode causar.
A história não envolve, é chata. Não traz vontade de terminar de ler, nem uma perspectiva de uma melhora.

Isa 15/06/2020

Ensaio para O construtor de pontes
Qual foi a última vez que você devorou um livro? Qual foi a última vez que você permitiu ser devoradx por uma leitura? rs. Zusak sempre consegue causar esta revolução em mim. Sempre consegue remexer meus sentimentos, abrir os papeizinhos, ler as palavras que carrego no bolso, no coração, na alma. Terminei em 2 dias o último, o merecido final de Cameron Wolfe em "A Garota que eu quero". Não paro de pensar em COMO esta trilogia é um ensaio de "O Construtor de Pontes" ou A Ponte de Clay, como prefiro chamar (porque faz muito mais sentido pfvr). Esta tudo ali! A admiração pela perfeição em Michelangelo, as obras em mármore, as pontes, a relação entre irmãos, uma família devastada, mas que ama e insiste em lutar e permanecer unida acima de tudo, a porta de tela, o cão Miffy e as correlações com os animais da outra obra, o sofá desgastado na varanda e o colchão nas cercanias, as matriarcas Sra. Wolfe e Penny, os pais com ofícios e comportamentos semelhantes, a máquina de escrever como um presente e fator importante das histórias, as palavras que Cam aperta nos bolsos, sua natureza sensível, contida, sofrida! O pregador que Clay carrega consigo, que resguarda tamanhos segredos e o peso de ser alguém que sente, profundamente, em um mundo duro... E esta é a que continua me impressionando, a natureza dos dois protagonistas (Cam parece ser o rascunho de Clay, nada me faz mudar de ideia) a humanidade absurda de Cameron Wolfe e de Clay Dunbar. ??

Beatriz 05/06/2023

Confuso
Achei bom, mas parece um livro inacabado, a história é gostosinha de acompanhar mas tem muita coisa mal desenvolvida, eu comprei ele num sebo simplesmente pq adoro a escrita do Markus Zusak, não foi diferente, a escrita é realmente boa, mas achei sla, incompleto?
Dan Carvalho 15/06/2023minha estante
Tbm senti isso, aí pesquisei e descobri que esse livro faz parte de uma trilogia: o azarão, bom de briga e a garota que eu quero. Já li o Azarão e gostei? vou procurar o outro que falta :)

Beatriz 17/06/2023minha estante
Agora faz sentido, os outros são bons? Tipo vale a pena?

Dan Carvalho 18/06/2023minha estante
O Arazão é uma leitura bem rápida também e eu gostei bastante quando li.

Heloisa 30/06/2022

Comecei o livro com expectativa nenhuma e no final tava bem envolvida com a história, achei muito legal.

Andy.Vasconcellos 09/08/2020

Zusak nunca decepciona...
sempre com uma narrativa envolvente, ele consegue se reinventar a cada historia. Um livro sobre desenvolvimento pessoal. Maravilhoso... A evolução do personagem ao longo do livro, suas descobertas e principalmente sua relação com as pessoas ao redor são tocantes, emocionantes. Pretendo reler em breve!

dianaprincre 18/08/2020

Me identifiquei muito com o Cameron e amei esse livro. Octavia, você tem meu coração.

Rodrigo 06/08/2013

A Garota Que Eu Quero - Markus Zusak
Eis o desfecho da trilogia dos irmãos Wolfe, e já estou com saudades. Neste livro é nítida a franca evolução da escrita de Markus Zusak, que culminaria em "A menina que roubava livros". Fica a nota negativa para a mudança de Editora deste último livro, mas não é algo que faça com que o livro perca o encanto.
Este livro é a autoafirmação de Cameron Wolfe, o garoto perdedor e estranho que nos foi apresentado em "O Azarão", que passou a ser um lutador em "O Bom de Briga". Agora ele se torna um homem, respeitado e admirado por seus irmãos mais velhos, por sua irmã, e algumas vezes até por seu pai e sua mãe. Neste livro ele encontra a garota que sempre desejou, que sonhava em ter, para poder tratar bem e amar, da melhor forma possível. E isso é tudo o que ele queria.
Essa trilogia tem uma narração muito simples e muito íntima, parece ser um relato biográfico da vida do autor. Parece que são fatos que ele passou em sua adolescência, sentimentos que ele cultivou, momentos de dificuldade e de amadurecimento. E isso que a torna tão especial.

Gaabiis 23/09/2020

O melhor livro da trilogia. Até caíram algumas lágrimas em determinado momento. No fim das contas, valeu a pena ter lido essa trilogia. Apesar de ter esperado mais do primeiro livro, achei que foi evoluindo nos dois últimos.

Ketley7 29/03/2021

Talvez sejamos momentos...
Impactada com esse livro, terminei com aquela sensação de "meu deus, eu terminei e é um livro tão bom..."
5 estrelas pois gostei bastante do livro, da fluidez da leitura, do lado bastante subjetivo trazido pelo protagonista do livro, Cameron Wolfe, do enredo do livro e dos personagens.
Os capítulos são curtos e a cada início de capítulo tem um texto que o Cam escreve que se liga ao enredo do livro. Esses textos, o protagonista se refere como "palavras", são bastante reflexivos e profundos, falam sobre solidão, encontrar-se, a busca por algo, sobre o ser humano... E tantos outros que toca a sua alma fazendo vc pensar sobre aquilo sendo lido.
Me apeguei mt ao Cameron, inicialmente tive um certo receio sobre ele pois o mesmo trazia um lado muito sexualizado em relação as mulheres, mas logo percebi que trazer esse ponto tem muito a ver com a trama do livro e com o próprio personagem.
É o segundo livro que leio do Markus Zusak e percebi que ele traz essa pauta sobre morte, agonia, solidão... Mas de uma forma muito reflexiva.
Resumindo, gostei muito do livro e quero ler mais obras do autor!!

Marcos 11/04/2023

Cameron Wolfe é o irmão caçula de quatro filhos do senhor e da senhora Wolf. Ele não é um astro de futebol como seu irmão mais velho Steve, nem charmoso como seu irmão Ruben, e nem audacioso como sua irmã Sarah. Ele é apenas um garoto passando por um momento difícil da adolescência.

Cameron sempre admirou o fato e a habilidade de seu irmão Ruben estar sempre com belas garotas e arrodiado de elogios. Para ele, Ruben é seu ídolo. Mas Ruben, sempre pisa na bola com as garotas que namora, o que faz com que Cameron tome como exemplo reverso de sempre tratar uma garota bem, quando começar a namorar uma...

E foi nesse meio termo que Cameron conhece Octávia, a garota em que Ruben deu um pé na bunda. Cameron se aproxima muito da ex cunhada e ambos desenvolvem um romance envolvente e polido.

Octávia era a garota que Cameron queria.

O livro é incrível, muito envolvente e cheio de reflexões de quem vive solteiro em busca da felicidade. A vida narrada pelo jovem mostra os dramas da adolescência e do primeiro amor, fatos verídicos que muitas vezes passa despercebido mas que marcam a vida de uma pessoa. Para esse livro eu dou ????? pois foi um livro que me conquistou da primeira á última página sem perder a qualidade ao desenrolar das páginas...
Bruna 19/06/2023minha estante
Livro muito bom