A Tribo

Joe Hill

Resenhas - A Tribo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernando Lafaiete 08/09/2017

A Tribo: O que iremos encontrar em um conto escrito pelos mestres do terror contemporâneo?

A tribo é um conto escrito por Stephen King e Joe Hill em homenagem a Richard Matheson. O mesmo é inspirado na história Duel escrita pelo autor de "Eu sou a lenda" e pode ser encontrado na antologia He is Legend: An anthology celebrating Richard Matheson.

Tal conto foi publicado em 2009 aqui no Brasil e também ganhou uma adaptação em quadrinhos. Uma das edições da HQ conta com Stephen King e Joe Hill na capa pilotando motos. *Esta edição infelizmente ainda não foi lançada em terras brasileiras

O conto girará em torno de um grupo de motoqueiros que acaba de cometer dois homicídios. Tal grupo de amigos se intitulam de "A tribo". Logo após cometerem estes crimes, os mesmos param em uma lanchonete na beira da estrada para comerem algo. Ao retornarem a viajem, passam a ser perseguidos por um caminhoneiro misterioso e extremamente perigoso.

O conto tem um ritmo frenético e não é uma história de terror. Ele tem um clima de suspense, mas a ação predomina.

O tempo inteiro fiquei me perguntando: Qual o motivo desta perseguição? Quem é este caminhoneiro? Eu tinha uma suspeita sobre os motivos desta desenfreada perseguição que ocorre na história. Mas em se tratando de King, esperava ser surpreendido no final. Mas isso infelizmente acabou não acontecendo.

Eu tive sérios problemas com a leitura deste conto. O primeiro deles é a falta de uma ligação emocional com os personagens. Todos são criminosos e nenhum possue caráter. Eu não consegui me importar com absolutamente nenhum deles e este foi um dos motivos que me fizeram ler esta história com uma sensação total de indiferença.

Outro ponto que achei bem incômodo foi a narrativa e por incrível que pareça, a escrita. Eu fiquei o tempo inteiro tentando encontrar características típicas da escrita de King. Fiquei com a impressão de que não estava lendo algo escrito por ele. Encontrei muitas semelhanças com a escrita de Joe Hill, mas nenhuma com a de Stephen King. Será que ele realmente ajudou o filho a escrever este conto? Ou seu nome foi colocado na capa apenas para que causasse mais impacto no marketing? Confesso que fiquei e ainda estou com muitas dúvidas a este respeito.

Se ele realmente escreveu este conto com Joe Hill, a junção de suas escritas não me agradou. A narrativa é dinâmica, mas as descrições são estranhas. Não consegui achar a narrativa imersiva.

O desenvolvimento do conto é monótono. Não há nenhum acontecimento que realmente tenha me prendido. E como disse anteriormente; o final é previsível!

Nota extra:

Pra quem não sabe; o conto Duel de Richard Matheson ganhou uma adaptação pra televisão em 1971. Tal filme é bem premiado e foi dirigido por Steven Spielberg.

O nome do filme aqui no Brasil é Encurralado e ele está disponível no Youtube.

Esta adaptação é considerada um dos clássicos de suspense do cinema e é um filme muito bom com exceção do final que deixa pontas soltas.

Diferente do conto inspirado dos Kings, o filme traz um protagonista mais relacionável. O desenvolvimento do enredo é bacana e o filme possui momentos bem irritantes, mas extremamente tensos e mais do que bem dirigidos.

Indico bastante o filme. E sobre o conto acho que ficou claro que não indico. Mas pra fãs do King que acabarão lendo em algum momento, eu só tenho algo a dizer: "Não tratem esta leitura como prioridade. Existem outros livros do mestre do terror muito melhores. Leiam quando quiserem algo curto e rápido de ser lido. E leiam sem expectativas!"

King + Hill gerou um resultou que passou longe de ser excelente. Se for pra escrever algo neste nível, eu prefiro que eles nem escrevam!

Maria 03/04/2020

Uma história de um grupo de motoqueiros (A Tribo) que é perseguido em uma estrada por um caminhão com sede de sangue ?. Parceria de pai e filho! Adorei!

Roberto Ramos 28/03/2020

Em breve farei resenha
Em breve farei resenha

Josy Rodrigues 07/03/2020

É bem fiel a sinopse sem tirar uma vírgula. Parece um roteiro de um filme de ação. Confesso que achei chato, fiquei a cada página esperando mais e esse mais nunca chegou.
Fernando Lafaiete 11/03/2020minha estante
Li e achei esse livro um porre!! :/

Josy Rodrigues 12/03/2020minha estante
Alguém que achou o mesmo que eu. Amém hahaha

ALLAN 24/01/2021

A Tribo
A Tribo fala sobre um conjunto de motoqueiros que viajam pelas estradas dos EUA, quase todos acima da meia idade, com exceção de Race, filho de Vince. Race é um jovem furioso e que não mede a consequência de seus atos; ele e o pai, como já devem ter imaginado, têm problemas de relacionamento. No começo do conto encontramos a tribo na estrada e descobrimos que, por causa de uma dívida não paga, Race assassinou duas pessoas: o devedor e a sua namorada, uma jovem ainda em idade escolar. Eles param em um restaurante, tentando decidir para onde vão dali, enquanto Race insiste em procurar a irmã do cara e reaver o dinheiro. No restaurante, passam por um enorme caminhão.

Ao retornar para a estrada, encontram-se novamente com esse caminhão, que então começa uma perseguição alucinante contra a tribo. É aí que as coisas finalmente se tornam interessantes. Foi só a partir desse momento que li o conto sem parar, desejando chegar avidamente ao final. Porém, tudo o que vem antes disso é lento, maçante e muito descritivo, o que me fez demorar vários dias para ler um único conto. Há muitos personagens e não há tempo suficiente para que o leitor conheça todos como se deve, ligue o nome à pessoa. A introdução é basicamente uns 40% do livro, para depois finalmente chegarmos às vias de fato e ao cerne da história, quando ela fica realmente boa.

MarcosQz 29/01/2021

Um grupo de motoqueiros chamado Tribo estão na estrada, fugindo de um duplo assassinato, que envolve drogas e muito dinheiro.
Na estrada eles passam a ser perseguidos por um caminhão que acaba por atropelar alguns deles, atropelar é um termo leve para o massacre causado, onde mais da metade do grupo é morto. Até mais da metade do conto então o que parece ser apenas um crime sem sentido e voluntário, se revela e o motivo vem à tona.

Um conto com dramas familiares entre pai e filho e sem grandes detalhes, o foco é a fuga dos motoqueiros, mas carrega aquele detalhes que só o King tem, como causar aquela leve repulsa ao descrever um crime, uma morte.
É uma leitura agradável no geral, leitura de metade de uma tarde. Não sei se já existe, mas é uma história bacana para um filme.
Vale a pena ler num momento aleatório.

Mfarits 30/12/2022

Bom no final
Achei meio difícil ler esse conto em meio a pausas. Achei o começo meio maçante (louco falar isso até por ser um CONTO), mas o final me agradou. Foi uma leitura um tanto difícil. Não me atraiu a ler mais de Joe Hill não, embora eu vá insistir nele.
Ah, e o fato de ser escrito por pai e filho traz um quê a mais de significado. Achei massa.

Frederico.Andrade 06/06/2023

Frenético esse conto . Ação do começo ao fim e ainda conseguindo apresentar os personagens e fazer com que fiquemos preocupados por eles.

Alexandre 25/05/2020

Rápido e bom
Embora leia muito, não era acostumado a ler contos, gostei da experiência e recomendo este conto.

Stepolydoro 12/06/2021

Gostei bastante do desenvolvimento da história, o choque da descrição das cenas motiva a descobrir o mistério por trás de tudo, um ótimo conto para passar o tempo.

oariellucas 28/01/2022

Terminei
Não entendi muito bem mastalvez por ser conto e eu não ter costume de ler contos mas é bem escrito e foi minha primeira leitura do king.

Samantha @degraudeletras 19/09/2013

Word in My Bag
– Me lembra os velhos tempos – continuou Lemmy. – Quando a gente era quase tão veloz quanto achava que era."

"A Tribo" é um conto escrito por Stephen King e Joe Hill, lançado no Brasil apenas em e-book pela Editora Arqueiro.

Pai e filho, mestres nas estórias de horror. Stephen King é conhecido por grandes obras, como: "Carrie, a estranha" e "O Iluminado", Joe Hill é autor de " A Estrada da Noite" e "O Pacto", ambos publicados pela Editora Arqueiro.

A Tribo é um grupo de motoqueiros de meia idade, que dedicam suas vidas às estradas dos Estados Unidos e as aventuras nelas dispostas. Race, filho de Vince, é o mais novo do grupo, um rebelde de relacionamento familiar conturbado.

Recém envolvidos em um negócio de metanfetamina (droga estimulante ao Sistema Nervoso Central), exaltam-se no meio de uma cobrança e acabam matando o negociante e sua namorada, uma jovem estudante. Após a fuga do local do crime, resolvem descansar um pouco em um restaurante de "beira de estrada", lá eles discutem o que fazer com o provável falido negócio das drogas e sobre o contratempo da morte do casal, logo depois pegam estrada ainda sem decidirem o destino que A Tribo seguiria.

ainda no início da viagem, um caminhão aparentemente desgovernado e ao mesmo tempo determinado começa a seguir os motoqueiros, chegando até a desmembrá-los. A partir daí inicia-se o suspense da estória, a curiosidade para saber o que há de errado com o caminhão e o que acontecerá aos integrantes d'A Tribo tomam conta do leitor.

A sucessão de acontecimentos é viciantes e, apesar de ser um pouco longo, o conto deixa o leitor ávido pela sequência da estória, o que já é uma característica marcante do Stephen King. A narrativa se passa em menos de 100 páginas e trás conflitos familiares, suspense, realismo e contemporaneidade, traz, ainda referências da cultura metal, como Motörhead, da cultura motociclista, afinal de contas os motoqueiros se amarram em Harley Davidson e outras marcas de sucesso, e nos mostra também o contraste marcante entre as atitudes tomadas por aqueles com mais experiência de vida e aqueles que ainda estão "apenas curtindo a vida".

Ainda não li nada de Joe Hill, mas fiquei curiosa pelas suas obras após ler este conto. Talvez a parceria com o pai sirva para atrair mais leitores para ele (pelo menos eu tentarei conhecer um pouco mais de Joe Hill).

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Pedro 07/02/2022

Dois metres e um conto cheio de tensão
Tenho esse conto no Kindle a bastante tempo e sempre adiei a leitura por medo de não gostar, mas eu acabei gostando, e muito.
A Tribo é curto, tem poucos diálogos, mas tem uma escrita tão gostosa e carregada de suspense que é impossível de largar. Esse é a primeira história com motoqueiros que li. E embora eu tenha ficado um tanto surpreso com o plot Twist, ele não me causou o efeito de me deixar chocado. Mas é um conto muito bom, no geral.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6