Hemlock Grove

Hemlock Grove Brian Mcgreevy

Resenhas - Hemlock Grove

César L. Gomes 29/11/2013

[RESENHA] HEMLOCK GROVE - BRIAN MCGREEVY
Inicialmente é bom ressaltar que ao contrario das obras que tenho resenhando, ou apenas lido, Hemlock Grove se mostrou uma leitura diferente. Ela, se por assim dizer, foi o meu primeiro livro do gênero thriller que li, creio que por isso a leitura foi um pouco densa (mas não improdutiva). O fato de eu ter assistindo a série antes de lê-lo não foi em modo nenhum uma desvantagem, por outro lado me ajudou muito. O segundo ponto que achei interessante na obra é que ela não tem muito haver com as inúmeras obras recentes que abordam a temática de vampiros e lobisomens. De certa forma, ausência desses clichês foi o que, a meu ver, torno o livro tão fascinante.

O Enredo escrito por McGreevy gira em torno de uma série assassinatos, ocorrido sob circunstâncias misteriosas, em uma pequena cidade fictícia do interior dos EUA, chamada de Hemlock Grove. Os corpos são encontramos parcialmente estraçalhados, o que se leva a crer inicialmente na hipótese de um ataque de animal selvagem. Vemos como os protagonistas, Peter Rumancek, um jovem cigano de 17 anos - e lobisomem que tinha se mudado para cidade junto com sua mãe, Lynda. E Roman Godfrey, Jovem egocêntrico, herdeiro de um dos Institutos de Biomedicina mais famosos do país, e membro de uma conceituada e misteriosa família, ironicamente se unem para tentar ao fim ao ator desses crimes hediondos, o Vargulf, um lobo que enlouqueceu e não come o que mata. O que acarretará verdadeiros conflitos sobre o que é certo ou errado, e o descobrimento de fatos imprevistos.

Ao terminar de assistir a série Hemlock Grove em meados de junho - fui tomado por uma vontade avassaladora de ler livro. E qual foi a minha surpresa a ver a noticia de que o livro série lançado no Brasil no final desse mês. Minha outra surpresa pós leitura é que a série não alterou muito o enredo do livro não, até algumas falas estava super fiel. Bom, a narrativa do autor não tem do que reclamar. Brian McGreevy escreve simplesmente muito bem. Não só a estória, recheada de suspense e mistério, que prendem o leitor a cada página, mas também os próprios personagens.

Peter é um personagem forte, sabe lidar com preconceito e a reação das pessoas pelo simples fato de ser diferente (no caso dele Cigano). Descrito como um indivíduo com muitos pelos pelo corpo e cabelos longos, é totalmente cativante. Ele e sua mãe têm um bom relacionamento, e vivem de pequenos furtos. Ele se tornou um dos meus personagens favoritos durante a leitura. Por outro lado, Roman Godfrey é um personagem totalmente o oposto de Peter, ele tem todos os atributos requeridos de um anti-herói: é egocêntrico, misterioso e atormentado pelos seus próprios demônios interiores. Roman também nutre uma estranha fixação por sangue e automutilação. Apesar disso ele é uma pessoa que protege aqueles que ama. Ele é super protetor com sua irmã Shelley. E parece não ter um relacionamento com sua mãe, Olivia. Logo no começo do livro Peter afirma, em uma conversa com sua mãe, que desconfia que Roman possa ser um Upir, e que nem o próprio saberia disso, e algo que só será mais explicado mais pra frente no livro.

Observa-se que o autor fez uma longa pesquisa para compor o enredo do livro. Isso fica evidente por causa da forte presença de lendas do folclore russo na história, principalmente no que se diz aos lobisomens e aos Upirs. O livro também de uma boa pegada psicológica e filosófica por trás, se o leitor não tiver isso em mente alguns fatos na história podem passar batido. Sobre as questões técnicas: A capa é bem chamativa, apesar de editora ter usado um dos posters da serie. Algo que não chega a ser tão ruim, já que chama a atenção do leitor para a estória. A diagramação e a revisão não deixam muito a desejar, estão muito boas.

Por tanto, Hemlock Grove é um livro simplesmente fantástico, misterioso e excitante. Eu gostei muito de lê-lo, por isso lhe dei quatro estrelas. Recomendaria o livro para aqueles que assistiram a Série, e para os leitores que são fãs de um bom thriller psicológico, suspense e mistério que exercitam o raciocínio. E para aqueles não assistiram a série mas ficaram muito interessados pela a temática abordada nele. Vale ressaltar, que o Netflix renovou a série para uma possível segunda temporada e o próprio autor dos livros afirmou recentemente que já tem em mente a possibilidade de escrever mais dois livros. Se os boatos se confirmarem eu mesmo já estou super ansioso por eles!!!!

lelecaetano 07/03/2014

Muito bom!!!
kk, uma história onde o Lobo se apaixona, mata e vive! Não estava acostuma com o tipo da história, totalmente distante do romance, mas o livro é muito bom e te prende!!! Enfim, ele é bem confuso no inicio, e você fica perdido; quase desisti, mas o final é incrivel!!!

Inlectus 14/04/2014

Muito bom.
Uma estória sobre lobisomens bem mais humana, e com um bom toque de magia.

Cássia 20/05/2014

Passe longe
Fui atrás do livro porque vi o primeiro episódio da série da Netflix e curti. Esse é um exemplo de que adaptação pode sim ser melhor que livro. Depois fiquei sabendo que o autor quis dar uma espécie de resposta à série Crepúsculo que é muito romântica. Aí, deixa eu ver, ele cria uma história de um lobisomem que se apaixona por uma garota e quase morre num ato de heroísmo. Um lobisomem que apesar de ser marrento, no fundo, é bonzinho. Pfv.

Não sei se é culpa da tradução, mas poucas vezes na minha vida peguei um texto tão confuso de ler. Períodos gigantescos, elementos de coesão... Ops, será que eles existem? Boa parte do texto é incompreensível e incoerente. Tanto em sentido como em forma. Uma tentativa frustrada de alguém querendo escrever algo diferente, mas tudo o que consegue é derrapar.

Os personagens, Deus, é impossível ter empatia ou torcer por eles. Eles carecem de "cor". O que os define? Sinceramente, não sei. Isso prejudica as relações criadas também. A amizade entre Peter e Roman, o romance entre Peter e Letha... Parece tudo jogado muito ao léu, sem elementos que justifiquem ou sequer indiquem isso. Digamos que não é crível.

Para não dizer que não gostei de nada, curti a personagem da Shelley.

Silmara 16/08/2014

Uhm...
Achei o livro confuso, em algumas partes a leitura foi realmente difícil por eu não conseguir seguir os fatos que eram narrados, mas por algum motivo que desconheço, eu li até o final, porque mesmo com todos os defeitos a história me prendeu. Não chega a ser ruim, mas também não é boa...Sinceramente não sei como classificar este livro.

Otávio 10/09/2014

RESENHA HEMLOCK GROVE - 2 ESTRELAS
“Hemlock Grove” começa com a trágica morte de Brooke Blueball, que havia sido estraçalhado por algum tipo de animal, e com a chegada de Peter Rumaneck à cidade (que após confessar à Christina Wendall que era um lobisomem, torna-se suspeito número um não só do assassinato da Brooke, como de todos os outros que viriam a seguir).
Toda a história do livro gira em torno de tentar descobrir o que, ou melhor, quem estaria cometendo estes assassinatos (não, não é o Peter), mas entre o primeiro assassinato e a descoberta, acontece muita coisa mesmo, algumas que permanecem estão confusas em minha cabeça.
Vamos por partes.
Após a chegada de Peter (e sua mãe Lynda) à cidade, a primeira pessoa que este tem contato é a supracitada Christina, uma garota super-curiosa que almeja ser uma grande escritora um dia e sai espalhando na cidade inteira que Peter era o assassino (uma tremenda de uma mentira, mas me deixem continuar).
Quem vem se tornar o primeiro “amigo” de Peter é o hipnotizante Roman Godfrey, que é filho de Olivia Godfrey e são da família mais influente de toda Hemlock Grove, onde possuem um instituto de pesquisas biomédicas (a majestosa “Torre Branca”) que trabalham com experiências a la Frankenstein. É o Roman que ajudará Peter a encontrar o verdadeiro assassino. Ah, quase ia me esquecendo, o Roman é um upir que seria uma espécie dracônica do vampiro e tem a capacidade de hipnotizar as pessoas.
Nesse meio-tempo aparecem também: Shelley Godfrey, a misteriosa irmã de Roman (vai levar um tempo até que você entenda por completo o que é ela); Letha Godfrey, prima de Roman (ela vai engravidar “misteriosamente”, é o que eu posso dizer); Dra. Chasseur, (uma especialista em vida selvagem (#sqn) que vai investigar o que está causando as mortes); Enfim, é MUITA gente, o que me faz questionar: Pra quê personagens que não foram aproveitados? Alguém pode me explicar?
Eu li o livro em pouco tempo, porém foi bem difícil. A leitura não é muito agradável, a narrativa é bem lenta e quase que incompreensível (sim, eu verifiquei se era somente eu que pensava desta forma, mas muita gente achou isso também), tive que reler o mesmo trecho várias vezes para poder compreender melhor.
Dá para perceber que o autor fez muitas pesquisas e embasou muito seu texto, para dar todo um conteúdo à sua mitologia, o que está de parabéns, mas em vários momentos do livros (principalmente nos últimos capítulos) você fica meio WTF? Com tudo, não só são os personagens que sobram nesse livro, muita estória está sobrando aí também, viu?
Eu conheci Hemlock Grove através da série homônima da Netflix, que embora possuísse um ótimo elenco e um tom de mistério na medida certa, tem um “quê” de tédio muito grande.
Meu comentário final para este livro vai ser: “Tanto eu gostei, como também odiei este livro. Não posso negar este fato”.

site: http://www.bookolicos.com/2014/09/hemlock-grove.html

Elis Campos 05/04/2015

Nunca vi uma sinopse tão falsa
Eu estava animada em relação ao livro, por conta da série. Agora eu sei porque a segunda temporada é a melhor (até agora).

É difícil crer que os protagonistas realmente se sentem forçados à desvendar o crime, pelo fato de serem suspeitos,principalmente Roman. Acredito que curiosidade e senso de justiça adolescente convenceria mais.
O lado monstro dos personagens é pouco explorado, muito menos de uma maneira inovadora e eletrizante. O fato de Roman ser um upir (vampiro) praticamente não faz diferença na estória.
Se tem um gênero ao qual o livro não pertence é horror. Passa muito longe. Sim, é indicado para pessoas de estômago forte, assim como também pode ser indicado para pessoas de estômago fraco. Mesmo para quem está apenas atrás de um mistério envolvente ele não funciona.
A impressão que eu tive foi que o autor tentou fazer algo muito grandioso e subjetivo, sem capacidade para tal. Por conta disso, alguns diálogos e parte da narrativa ficaram um tanto confusos. Sem contar as "pontas soltas" na estória.
Não me arrependo de ler, mas com certeza não indicaria para ninguém.

KK 09/04/2015

Decepcionante
Quando vi Hemlock Grove na prateleira da livraria, achei que meu coração saltaria pela boca. Assisti às duas temporadas já produzidas da série e achei que, como de praxe, o livro seria infinitamente melhor que sua adaptação.

Qual não foi então minha decepção ao me deparar com uma narrativa pobre, desconexa e repetitiva? Não sei até que parte é falha do autor ou da tradução. Mas mesmo em seu original, muitas coisas deixariam a desejar.

A história se arrasta muito para depois correr ao final. Peter e Roman são dois personagens completamente desinteressantes. Palavrões e diálogos desnecessários recheiam todo o livro. Muitas partes só consegui entender porque assisti à série. E sou leitora há muitos anos. Foi um choque para mim.

Como roteirista e escritora, jamais pensaria em dar a Hemlock Grove uma adaptação. A história do livro é pobre, com narrativa chula, não prende o leitor e deixa muitas coisas em aberto.

Sorte dos amantes de histórias de mistério e terror que o roteirista e produtor Lee Shipman deu um rumo muito melhor à narrativa adaptada do que seu original escrito por Brian Mcgreevy.

Mcgreevy é um autor que, sem dúvidas, ainda precisa amadurecer muito. Mas infelizmente isso é um pouco improvável, já que seu romance de estreia, embora pobre, tenha caído nas graças do Netflix.

Mais uma vez, obrigada Lee Shipman, por ter salvo essa história.

Mrs Luna 03/04/2016

Decepcionante
Se você se encantou com a sinopse do livro, pode esquecer, pois o livro em si é completamente decepcionante em questão de ação e terror, o vampiro um mimado que não faz nada, o lobisomem um adolescente que se transforma na lua cheia e sai correndo pela floresta e a ação acaba por ai.
O suspense do livro até que é interessante e o real assassino foi surpreendente por assim dizer, a história também poderia ter sido mais aproveitada em todos os sentidos e os personagens confusos demais, até para adolescentes.
Claro, não julgue um livro pela capa, mas essa capa está maravilhosa e me enganou legal, me fez pensar que seria um livro com sangue e mortes, quase estilo GOT.

site: https://sunofposeidon.wordpress.com/2016/04/03/hemlock-grove-bryan-mcgreevy/

Estela | @euviestrelas 22/07/2013

Uma palavra para descrever esse livro: Bizarro
Uma série de assassinatos está acontecendo em Hemlock Grove, garotas estão sendo assassinadas de um jeito brutal, e como principais suspeitos Peter e Roman precisam descobrir quem é o culpado de tudo isso.

"- A: não é um 'cara' é uma 'coisa'; B: supondo que você tenha um bom motivo para pensar que seja um pessoa, não pode realmente se achar melhor do que profissionais treinados para irem atrás dele, e C: ainda deixando A e B de lado, o que é que você pensa que um doente mental seja capaz de lhe contar?"

Mas nada será tão fácil assim, o medo não é um grande aliado e Peter e Roman precisam ter muita coragem para capturar ou matar seja o que for que está matando meninas inocentes e deixando metade do corpo delas no meio da floresta. De acordo com um mendigo, há indícios de que pode ser um cão do demônio, um cão preto enorme com olhos amarelos.

"Lembrar-se de que não tem do que sentir medo é uma estratégia positiva para lidar com uma situação difícil."

Hemlock Grove foi um livro que peguei para ler já imaginando mais ou menos o que estaria por vir, mas tem tanta coisa envolvida na história que daí já tirei da cabeça essa de "vai acontecer tal coisa". Peter e Roman estão longe de serem adolescentes normais e suas famílias mais longe ainda, o começo para mim foi meio confuso, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e falava de uma coisa e já ia para outra do nada, mas acho que me acostumei com esse ritmo e tudo começou a se encaixar.

A leitura não é muito rápida até certo ponto, mas depois dispara, confundi muitos personagens, chegando até não saber quem é quem exceto Peter, Roman e suas mães, pelo que percebi também no livro não tem uma ordem cronológica para as coisas e tem coisas que me perdi no tempo, não sabia se isso tinha acontecido antes ou depois de um fato lido. Tirando esses detalhes a história é muito boa, cheia de mistérios e você tenta a todo momento adivinhar quem ou o que está por trás de tudo, porque tal pessoa morreu (apesar de não saber o porque de todas). Apostei o tempo todo em algo (para não falar nem pessoa e nem coisa) e quando vi era algo nada a ver com o que eu tinha pensado. Recomendo esse livro para todos os que gostam de um história bem bizarra, diferente e cheia de mortes.

site: http://estantedecristal.blogspot.com.br/2013/07/resenha-hemlock-grove-brian-mcgreevy.html

Sheylla 01/12/2016

Uma história de vampiros e lobisomens, adolescentes e uma cidadezinha do interior, este é o cenário mas a história fica devendo bastante para o leitor.
O livro já começa com um mistério envolvendo a cidade e seus excentricos moradores. A jovem Brooke Bluebell é brutalmente assassinada pelo que tudo indica, um animal furioso, e no centro das suspeitas está o jovem Peter Rumancek, de origens ciganas, ele vive com a sua mãe Lynda em um trailer dentro da floresta.
Roman Godfrey é o herdeiro das Instrustrias Godfrey e mora no castelo Godrey com sua mãe Olivia e sua irmã Shelley (que destoa gritamente das outras pessoas, grande demais para o normal das garotas, totalmente diferente dos seres humanos).
Mas o que os dois tem em comum? Na tentativa de descobrir o que matou Brooke e outras garotas da cidade em pequenos periodos de tempo, os dois, Peter e Roman se juntam para dar uma de Sherlock Holmes (ora, temos um xeroque holmes aqui) e tentar deter esse "animal". Peter sabe que quem está causando as mortes é um Vargulf, uma especie de lobisomem que perdeu o controle, e como ele sabe disso? Ele mesmo é um lobisomem!
A medida que os dois se aproximam na descoberta, Christina (uma garota da escola dos dois) insiste em dizer para todos que Peter é quem está fazendo todo esse estrago e entra em colapso apos suas amigas serem mortas também pelo Vargulf.
Dramas a parte, outras historias se entrelaçam e no final pouca coisa é resolvida. A identidade do Vargulf é revelada mas os motivos e como ele se transformou são mal explicadas. E qual o fim de Letha e do bebê? O que aconteceu com Shelley? o que é um Upir?? O que aconteceu com Christina?
De todo, o livro não é ruim, mas poderia ser muito mais explorado e explicado, a impressão que dá é que o autor resolveu acabar a historia sem dar nenhuma explicação e continuidade.

site: http://loucura-literaria.blogspot.com.br/2016/12/resenha-hemlock-grove-brian-mcgreevy.html