Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Leandro Narloch




Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo


151 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Flávia 23/07/2020

Muito chato
Esperava mais deste livro.. desinteressante. Muito bla bla bla..
comentários(0)comente



Isaque 03/05/2018

MAIS POLÊMICO QUE MAMILOS
Tive a curiosidade com o título dessa série do Narloch, até que ganhei esse livro de presente e ficou encostado uns 3 anos até que abri no capítulo do Gandhi pra ler.

Entre algumas afirmações polêmicas do livro estão: Gandhi fazia testes bizarros com mulheres jovens, os monges tibetanos praticavam homossexualismo, nazismo é de esquerda, líderes africanos destruíram a África, a regra é o comunismo dar errado, revolução industrial criou empregos e acabou com trabalho infantil, comércio trouxe paz ao mundo e etc.

Confesso que fiquei desconfortável com muitas afirmações do livro e fui pesquisar quem era o tal do autor. Narloch é um jovem jornalista da Super Interessante, revista de curiosidades e ele usa esse know-how bem a favor dele.

O livro realmente abriu minha cabeça pra muitas coisas e hoje procuro analisar os fatos históricos/políticos de forma ponderada e sensata. Narloch se mostra coerente e com uma riquíssima fonte de referências (cada capítulo tem em média uns 15-20 livros citados) mas a verdade é que ele faz o recorte que ele quer da história e a conta de forma beeeem tendenciosa e, muitas vezes, com um sarcasmo deselegante e desnecessário.

Fui lendo os capítulos de forma embaralhada de acordo com o que tinha mais interesse. Comecei com o do Gandhi, já li a autobiografia dele, vi o filme, morei na Índia e visitei praticamente todos os lugares importantes que ele passou. Ou seja, eu manjo da história do cara. E realmente, ele fez testes bizarros com mulheres jovens e é criticado na Índia por isso. Mas Narloch desenrola toda essa questão persuadindo o leitor que Gandhi foi ruim, e não é bem por aí. O mesmo se dá pelo capítulo dos monges tibetanos.

Pesquisei um pouco mais e vi que esse livro é criticado por grandes historiadores brasileiros como o Karnal. A edição é muita bonita, e o livro apesar de extenso, é bem interessante e realmente tem algo a agregar, mas é bom ler "dando uma filtrada" nas informações.
comentários(0)comente



lua 02/04/2018

Apesar de bastante parcial, é uma leitura interessante que mostra que nem tudo na História é exatamente como gostam de dizer
comentários(0)comente



void_Indigo 09/03/2018

Muito Divertido!
Comecei e recomecei essa resenha várias vezes, porque achei o livro bastante instigador. O autor distribui várias "historinhas" interessantes, derrubando alguns mitos (fiquei realmente surpreso com o cinto de castidade!) e divulgando vários fatos que ocorreram ao longo da História de uma forma bem diferente do que eu conhecia. O incêndio de Roma, por exemplo.

Eu sabia (sabia assim, assim, estudei no colégio, há mais tempo que gosto de lembrar, e História não era minha matéria preferida. Estudei, passei, ficou para trás) que Nero tinha incendiado Roma e ainda ficou tocando lira para as chamas. É o tipo de coisa que gruda na memória. Mas aí você fica sabendo que essa história foi contada por seus inimigos e muito tempo depois, e que incêndios eram comuns na época, bom, a história começa a mudar de figura. Pode até ser verdade, mas pode não ser também.

Várias das histórias do livro são assim. O autor traz novos fatos, muitas vezes desconhecidos, que lançam uma nova luz em histórias que, bem ou mal, conhecemos.

As histórias sobre as falhas de figuras históricas tem um certo sabor de fofoca, mas na minha opinião apenas ilustram como seres humanos comuns podem crescer além de suas falhas e aspirar à grandeza. Ou ao menos à aparência dela (certo ditador da Ásia me vem à mente...)

Várias outras resenhas e comentários reclamam do viés direitista do livro. Para mim, isso é só mais um aspecto interessante dele. História com viés esquerdista, pelo menos onde e quando estudei, era mato! Ver os mesmos fatos com outro ponto de vista e interpretações foi bastante esclarecedor.

No mais, um livro com um estilo bem agradável e de fácil leitura. Recomendo bastante.

#DesafioLiterarioSkoob2018
Ritaline 28/06/2018minha estante
Impossível concordar mais com suas palavras.


void_Indigo 30/06/2018minha estante
Não tem emojis, então... ;o)


Ritaline 01/07/2018minha estante
??????????????????????


Ritaline 01/07/2018minha estante
???????????????????


Ritaline 01/07/2018minha estante
?????????????????????????


Ritaline 01/07/2018minha estante
?????????


void_Indigo 13/07/2018minha estante
Desculpe, estava sem acessar o skoob há um tempo. Minha resposta foi um emoji de piscada! ;o) Agradeço o interesse! :o) (emoji feliz!)




Giovani Aguiar 15/01/2015

O livro no geral parece bom. Sua proposta, ótima ao extremo: contestar as "verdades" da lavagem cerebral feita nas escolas e universidades com os alunos. O autor parece exagerar em muitas partes, e , na tentativa de criticar um extremo, quase chegou ao outro.... é necessário comparar o livro com outros, a fim de se desenvolver o senso crítico. Mas de modo geral, parabéns ao autor!
comentários(0)comente



Karla de Souza 22/06/2020

Confesso que tinha muito preconceito com esse livro. No entanto, me surpreendi com a leitura. O livro traz outro ponto de vista sobre alguns fatos históricos, mostrando que nem tudo foi tão bom ou tão ruim quanto pensamos. É preciso analisar quem escreveu sobre determinado assunto e em que contexto. É muito fácil ter uma visão da Idade Média como sendo uma "idade das trevas", se quem conta sua história são iluministas, por exemplo. O livro também traz informações sobre figuras históricas que hoje são idealizadas, mas que também cometeram diversos erros (o que não descarta o que fizeram de bom).
É claro que, sabendo disso, não se deve desconsiderar que a visão do próprio autor desse livro também carrega o viés de suas opiniões. Alguns fatos citados no livro (como a proibição de contraceptivos na Romênia de Ceauşescu), e algumas citações (como de Arquipélago Gulag), apontados como "razões para não levar o comunismo a sério" já eram de meu conhecimento. A mim, não importa que o livro tenha um viés, mas que eu tenha senso crítico para lê-lo, e a curiosidade de ir atrás de mais informações para formular minhas próprias opiniões.
Acreditar que haverá um material completamente isento e confiável me parece uma utopia. Até mesmo porque é possível manipular estatísticas e dados de forma a contar uma grande mentira apenas falando verdades.
comentários(0)comente



Rafael.Treviso 30/03/2017

É um livro divertido e interessante, mas bem parcial
Tem uma grande dose de parcialidade, mas pra quem gosta de história eu creio q valha a pena ler sim, tem muitas curiosidades envolvidas
SPedreira 16/11/2017minha estante
Pensei em desistir por várias vezes. Mas fui até o fim. Não é de todo ruim, mas bem tendencioso.




Cleiton.Duarte 31/03/2020

Interessante para desconstruir nossos heróis!
comentários(0)comente



Mile 17/06/2015

Detalhes ocultos ou distorcidos .
Além de não ser muito fã de história, eu achava, ou pelo menos tinha certeza que tudo que aprendia na escola sobre algo, seja de onde for, poderia ter até um pouco de verdade, mas com certeza muitas coisas estavam ocultas e totalmente destorcidas . Por conseguinte, esse livro me mostrou que eu estava certa, além de que aprendi muita coisa que ainda não sabia ou lembrei de muita coisa que não lembrava. Sem deixar de destacar que apesar de ser um livro com bastante informações importantes, é fácil de ler e bem rápido também, por isso é digno de 5 estrelas. Excelente livro.
comentários(0)comente



Pedro Patriota 08/07/2015

Curiosidades históricas e desmistificação de lugares comuns consagrados
Livro de capítulos curtos e com pílulas de informações rápidas, bom para leitura descompromissada.
comentários(0)comente



Marcos de Padua 09/11/2015

Ao término deste livro, me surpreendi com detalhes e informações a respeito de muitas personalidades reconhecidas mundialmente.
Não quero detalhar muita coisa para não cometer um SPOILER. Mas enriqueci os meus conhecimentos sobre o samurai Bunzaemon e o mais conhecido de todos Myamoto Musashi, autor dos CINCO ANÉIS.
Descobri o verdadeiro nome de Dalai Lama e as crueldades do Tibete.
Na minha opinião o autor cometeu alguns exageros com relação a determinados assuntos, mas sua atuação foi sem dúvida nenhuma muito maior do que a sua insensatez.
comentários(0)comente



Volnei 21/01/2021

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo
Para aqueles que já tem um certo conhecimento de História do Mundo não vale a pena ler

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



W. Pardim 28/06/2016

Bem documentado
O livro foi muito bem documentado, trazendo fatos históricos que deveriam ser ensinados nas escolas, no entanto a gente não vê professores ou revolucionários falando desses acontecimentos com o menor entusiasmo, longe da euforia quando leem ou debatem na bancada esquerdista. O autor compilou alguns argumentos e fatos, que destroem jargões e estátuas de ditadores.
comentários(0)comente



Su 28/01/2016

Escolhi ler esse livro por pura curiosidade. E, também por sempre ter gostado de História.
O autor desconstrói a visão que temos de alguns momentos e personagens históricos, entre eles o período do Império Romano, da Idade Média, da Revolução Industrial, a vida de alguns pensadores do passado, entre outros. Vou citar algumas das partes que mais me chamaram a atenção.
No Império Romano já haviam pichações. E, elas serviam para qualquer coisa, desde declarações de amor até propagandas politicas.
Durante a Idade Média, as noivas, provavelmente, não eram forçadas a passar a primeira noite com o Senhor Feudal. O que acontecia é que os donos das terras autorizavam os casamentos através de um gesto simbólico, colocando a mão ou a perna na cama dos noivos.
Alguns dos pensadores que estudamos hoje nas escolas, como Galileu e Newton, não tinham tanta credibilidade na sua época. Pois, apesar de fazerem importantes descobertas científicas, também acreditavam em coisas duvidosas, por exemplo: alquimia.
Vou ser sincera, no começo do livro achei que o autor estava mais interessado em teorias sensacionalistas do que em esclarecer os fatos em si. Porém, depois fui ver que algumas coisas tinham sentido e embasamento teórico. Afinal, a História sempre tem mais de um lado e, infelizmente, só estudamos um deles.

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com
comentários(0)comente



Jandz Spring 12/06/2021

Uma perspectiva questionável.
No inicio é um livro interessante, mas com o passar dos capítulos você percebe que é mais uma propaganda de uma ideologia politica, do que exatamente a historia contada de uma outra perspectiva.
comentários(0)comente



151 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR