Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

karinalira_ 20/03/2023

Bacana
(sinto muito, mas não sei escrever título) não é um livro incrível, mas é legal até.
recomendaria pra todo mundo?? não, mas se vc estiver afim de ler um livro de história diferente, *acho* que vc vai gostar, se não, sinto muito mas vc vai perder o seu tempo

Hildeberto 09/01/2015

Para ler este livro, duas coisas são necessárias. A primeira é reconhecer que não é uma obra académica, e por isto mesmo é sucessível a críticas quanto a bibliografia utilizada (embora os trabalhos académicos também o sejam). A segunda coisa é que o autor busca desconstruir discurso difundidos entre boa parte da população. Uma pessoa com uma mente um pouco mais fechada e muito apegada a ideais que serão atacados aqui provavelmente não gostará do livro.

Tendo isso em mente, é um livro que merece ser lido. Nem todos os capítulos são polémicos, alguns funcionam mais como curiosidade (pelo menos para mim, que já tive contato com os argumentos que o autor aborda antes). Mais incendiários são os capítulos sobre a Revolução Industrial, Fascismo, Nazismo e África. Acredito que foi nestes que o autor demonstrou mais enfaticamente seu ponto de vista.

Ler um livro e discordar dele é natural; o que não é natural é achar que ele não tem nenhum valor porque mostra uma perspectiva contrária a crenças que nos são caras. Há algumas interpretações, sobretudo, as quais eu colocaria muitas ressalvas ao ponto de se tornarem praticamente outras. Mas este livro, de fato, tem um ponto positivo: não só é uma fonte de bibliografia como também poderei sempre confrontar as perspectivas aqui apresentadas com novos livros e artigos que eu for lendo.

Tiago675 14/01/2015minha estante
Não é uma obra académica. Bem, quando li as primeiras críticas à Revolução Francesa, fiquei chocado. Minha visão pessoal era muito, como eu poderia dizer, elaborada pela fé que eu tinha no Iluminismo. Porém, algumas leituras muito mais complexas, como Napoleão - Uma Biografia Política, me fizeram mudar de ideia. Era a mais suja política, como tudo no Ocidente é.

Luana Lustosa 25/02/2015

É um livro que dá uma nova visão sobre a história mundial, mas ele tende muito para o lado da visão de direita. Eu o recomendaria para estudantes que já ingressaram em uma faculdade, pois esse livro pode confundir muito a cabeça de um estudante que ainda se prepara para o ingresso (vide eu, uma estudante do 3º ensino médio) já que os principais vestibulares, como fuvest e enem, tende para a visão de esquerda.

Guilherme 03/08/2020

Diferente
Leitura provocante, pois vai contra o de costume contado por livros de história do ensino médio. Choca um bocado e não tem Boa popularidade justamente por não contar o que todos estão carecas de saber. Mas há diversos fatos e ligações documentadas que dão base a leitura.

Rodrigo 04/02/2020

História Mundial por outra perspectiva
Muito bom! Recomendo, o autor traça alguns fatos importantes da história mundial mostrando, por meio de muita pesquisa, de que toda história pode ter um outro lado que não é apresentado na escola, tudo isso de maneira fluída e bem diverdita.

Gilmara 02/07/2015

USE COM MODERAÇÃO, MAS USE!
Amo história desde o ensino fundamental, então muito me interessei pelo Guia Politicamente Incorreto da História Mundial. O título já revela que não é a intenção falar tudo da mesma forma, mas se assim fosse ele não teria a razão de ser. Durante a leitura, concordei com uns relatos, discordei de outros e acrescentei mais uma visão a alguns. O autor não esconde sua opinião, seja no conteúdo político que delimita ou na forma como o faz, como em uma conversa. E é assim que um livro deve ser lido, como se estivesse tendo uma conversa. De modo informal. No mais, quem se interessa pela leitura em geral deve ter um senso crítico, não para julgar as obras que consome, mas para absorver delas o que pode lhe acrescentar ou deixar de lado o que não. Recomendo.

Caiuby 16/07/2015

Na intenção de desmistificar a história convencional o autor expõe fatos surpreendentes sobre líderes e momentos históricos. O passeio pela história é breve, longos períodos de tempo foram resumidos e a linguagem foge do formalismo de modo que os textos se assemelham a artigos de revista. Ao final fica a impressão de que cada capítulo poderia ser mais extenso. Apesar do título pretensioso, o material tem valor didático e valeu pena a leitura.

Fábio Costa 19/03/2019

Me forcei a ler até a última página pra não abandonar
Esse ano eu me estimulei a ler mais livros de não-ficção, principalmente sobre História. Foi então que ao querer estrear o meu novo Kindle, vi esse livro na biblioteca do unlimited e me interessei pelo fato de mostrar curiosidades que não aprendemos na escola.

As primeiras páginas foram muito divertidas e bem explicativas, porém apesar da boa escrita e da infinidade de referências bibliográficas, o livro não me convencia a continuar lendo (muitas partes me vi obrigado a pular inclusive pq minha paciência já não permitia)... Existe uma única palavra que descreve a autoria desse livro: Eurocentrismo.

A ideia é muito interessante e te estimula a ler o livro, mas durante a leitura você acaba se perdendo em meio a tanta parcialidade e falta de espaço para contra-argumentos. Enfim, o livro faz jus ao nome, é realmente contra o que se diz o politicamente correto, se você possui a mesma linha de raciocínio, bom, deleite-se.

sgniwmin 02/08/2020

No mínimo decepcionante
Dando uma pequena olhada na sinopse, eu logo de cara já me interessei, sempre gostei desse tema e de pesquisar mais a fundo o passado do mundo, e a premissa de "acabar" com os mitos sobre os últimos anos foi o que de verdade me fez comprar livro pois achei um tanto quanto diferente. Mas qual não foi a minha surpresa o lê-lo, pois logo nas primeiras páginas eu já fui totalmente decepcionada.
Eu não sei se foi a questão de as minhas expectativas pra esse livro terem sido diferentes do que ele realmente apresentava e eu não ter entendido o intuito, ou se é porque ele é ruim mesmo.
Achei o livro mal escrito e definitivamente mal construído, a cada capitulo e a cada página que passa, são apenas mais e mais reclamações do autor com os fatos históricos, trazendo argumentos totalmente desnecessários sobre diversos assuntos e principalmente, não explicando de maneira justa seu ponto de vista.
Mas mesmo com essa crítica, vale ressaltar que eu pude aprender algumas coisas, e pude me "divertir" com algumas partes dele, tem umas curiosidades que são na realidade até boas, mas não foi o suficiente para me fazer amar o livro tanto quanto eu gostaria.

Giovani Aguiar 15/01/2015

O livro no geral parece bom. Sua proposta, ótima ao extremo: contestar as "verdades" da lavagem cerebral feita nas escolas e universidades com os alunos. O autor parece exagerar em muitas partes, e , na tentativa de criticar um extremo, quase chegou ao outro.... é necessário comparar o livro com outros, a fim de se desenvolver o senso crítico. Mas de modo geral, parabéns ao autor!

W. Pardim 28/06/2016

Bem documentado
O livro foi muito bem documentado, trazendo fatos históricos que deveriam ser ensinados nas escolas, no entanto a gente não vê professores ou revolucionários falando desses acontecimentos com o menor entusiasmo, longe da euforia quando leem ou debatem na bancada esquerdista. O autor compilou alguns argumentos e fatos, que destroem jargões e estátuas de ditadores.

Whermeson 12/05/2020

Livro 2017 11: Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo - Leandro Narloch
“A perseguição da NKVD [polícia secreta soviética] aos inocentes gerou uma piada na época, ainda que um tanto dolorosa. Conta-se que uma ovelha foi barrada por guardas na fronteira da Rússia com a Finlândia:
- Por que você quer deixar a Rússia - perguntaram os guardas
-É por causa da NKVD - diz a ovelha. -
'O chefe da polícia' mandou que todos os elefantes fossem presos.
-Mas você não é um elefante - replicou o guarda.
- Vai explicar isso para a NKVD...”

site: https://garimpoliterario.wordpress.com/2015/03/23/resenha-guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-mundo-leandro-narloch/

Flávia 23/07/2020

Muito chato
Esperava mais deste livro.. desinteressante. Muito bla bla bla..

Sofia 02/05/2020

2.5/5 - Ruim, mas achei que seria pior
Quando fui ler este livro as minhas expectativas sobre ele eram bem baixas, mas tive uma grata surpresa: não é tão ruim quanto eu pensei, mas longe de ser bom. É uma leitura indiferente assim como tantos outros livros que já li

site: https://www.instagram.com/perdidonaestante/
Mih 10/05/2020minha estante
Kkkkkkk amei o título!

Su 28/01/2016

Escolhi ler esse livro por pura curiosidade. E, também por sempre ter gostado de História.
O autor desconstrói a visão que temos de alguns momentos e personagens históricos, entre eles o período do Império Romano, da Idade Média, da Revolução Industrial, a vida de alguns pensadores do passado, entre outros. Vou citar algumas das partes que mais me chamaram a atenção.
No Império Romano já haviam pichações. E, elas serviam para qualquer coisa, desde declarações de amor até propagandas politicas.
Durante a Idade Média, as noivas, provavelmente, não eram forçadas a passar a primeira noite com o Senhor Feudal. O que acontecia é que os donos das terras autorizavam os casamentos através de um gesto simbólico, colocando a mão ou a perna na cama dos noivos.
Alguns dos pensadores que estudamos hoje nas escolas, como Galileu e Newton, não tinham tanta credibilidade na sua época. Pois, apesar de fazerem importantes descobertas científicas, também acreditavam em coisas duvidosas, por exemplo: alquimia.
Vou ser sincera, no começo do livro achei que o autor estava mais interessado em teorias sensacionalistas do que em esclarecer os fatos em si. Porém, depois fui ver que algumas coisas tinham sentido e embasamento teórico. Afinal, a História sempre tem mais de um lado e, infelizmente, só estudamos um deles.

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com