A terra dos mil povos

A terra dos mil povos Kaká Werá Jecupé

Resenhas - A terra dos mil povos

torres 17/04/2024

Achei o livro muito bom, reforçando como os indígenas tiveram grande participação na vida como vivemos hoje e mesmo assim são invisibilizados.

lzmalik 13/04/2024

Livro um pouco maçante, porém extremamente importante pra entender mais sobre a história indígena brasileira.

Michele 30/03/2024

Título indispensável e convidativo: releitura do indígena.
"Nada sobre nós sem nós", frase da luta das pessoas com deficiência por políticas publicas horizontais a partir da realidade de quem vive na pele a exclusão social e política. Kaká Werá utiliza de uma narrativa sensível e transparente, encanatadora oralidade transcrita nas páginas deste livro. Esta leitura deveria ser indicada como obrigatória na Educação Básica brasileira, em contraposição dos livros didáticos alinhados ao status quo da segregação, da mentira que nos foi contada e recontada sobre a origem da constituição do povo brasileiro e das nossas heranças ancestrais.

Reparação da nossa história.

arslais 14/01/2024

Conhecimento que vão além dos livros didáticos. O que sabemos da história indígena no Brasil sempre foi de uma visão branca e eurocentrica. Está na hora de darmos visibilidade para esses povos contarem suas histórias.

Laura B. Costa 16/12/2023

Foi uma leitura obrigatória para a realização de uma prova, então foi algo bem arrastado por não ser o tipo de coisa que eu costumo ler.

camila leitora 06/12/2023

Leitura obrigatória
Por ser leitura obrigatória da escola eu já não esperava muito, entendo que é um tema importante e relevante mas que livro chato

paolla.torrilhas 29/11/2023

Lindo
Como é importante conhecer e entender os povos que estavam aqui primeiro
espero que os estudos jamais parem e se aprofundem cada vez mais

o formato do livro em si é um pouco cansativo e eu nao queria nem dar estrelas pra ele pq nao acho que é um livro que se possa classificar assim

mas foi mt bom ler e quero estudar o brasil pré europeus cada vez mais!

Letícia 21/11/2023

Eu li esse livro para fazer a prova do COLUNI 2024, sendo bem sincera, não foi um livro q me encantou não! Achei extremamente cansativa a leitura, muitas informações, um livro muito didático. Me senti lendo uma apostila da escola. Acho importante a temática da obra e as explicações são bem detalhadas. Quem está buscando aprender mais sobre a cultura indígena, vai tirar bom proveito

thalitaab 19/11/2023

Até você pegar o ritmo do livro chega a ser chato, muita informação de uma vez só, mas depois fica interessante.

booksbiel0 18/11/2023

A terra dos mil povos - Kaká Werá Jecupé
Kaká, nesse livro, representou a apresentou de forma clara e educadora a história de todo um povo que obteve seus fundamentos com base na natureza e que, mesmo sendo o nativos de terras tão gigantes e ditas unificadas, não têm o devido respeito social, cultural e educacional.
Vi claramente a importância de prezar pela paz mundial e também de respeitar a natureza, e também a maravilhosidade indígena e a riqueza do Brasil no quesito cultural. Um livro explenmdido para pessoas focadas na ajuda do meio ambiente e do mundo, tais como a melhora da população, que deve aprender muito ao decorrer do tempo, mesmo com atualidades tão avançadas.

Thais.Carvalho 15/11/2023

É muito importante conhecermos a história do Brasil, pela perspectiva dos povos indígenas. Quando aprendi história na escola, foi sempre a versão contada pelo viés europeu e isso gerou ignorância e preconceito. Os povos indígenas foram perseguidos, escravizados, assassinados e lutam ainda hoje. Conhecer essa história, convidada por um indígena traz admiração pela força e resistência que tiveram desde sempre, pela maneira que estão em sintonia com a terra, como protegem a floresta. Temos muito a aprender com eles e muito o que respeitar e proteger essa cultura.

Cameater 05/11/2023

UFRGS, obrigado por colocar isto como leitura obrigatória!
A leitura pode e é massante por ser uma aula de história: A história que não se importam, que tornam do povo ignorante já que conhece-la resultaria em se poder formar uma opinião concisa de temas políticos e sociais (como o marco temporal de terras, ...).
O livro emociona com o tanto de informação e muda completamente de alguém que dias antes era alheia e mal conseguia consolidar o porque de ser importante respeitar e preservar tudo que é citado no
livro.
É chata a leitura? Sim, de certa forma, é um livro didático, mas diferente de um livro dado pelo governo à escola pública, este é repleto de espiríto, capaz de mudar o entendimento não só do " O que é o indío" como tambmém da sua vida pessoal e de suas crenças.
Há sim, muitas coisas a serem melhoradas, explicações mais "mastigadas" , abordagens, etc... mas indepedente, é um conhecimento do balacobaco.
Por favor, não leia tudo em um só dia como eu (maluca) fiz... é cansativo...

Sophia 26/10/2023

Sempre bom aprender sobre as origens do nosso país e nada melhor do que fazer isso com uma leitura que apresenta um ponto de vista dos povos originários

Jubrond 09/10/2023

Li em dois períodos do curso, livro bem explicado de fácil entendimento e rapidinho, gostei bastante ??