A Graça da Coisa

A Graça da Coisa Martha Medeiros

Resenhas - A Graça da Coisa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Erica 12/07/2020

Nostalgia de crônicas de jornal... muito boas e fáceis de ler

Mariana 07/02/2022

Foi meu primeiro contato com a Martha Medeiros. Como todo livro de crônicas, você acaba selecionando as que você mais se identifica.
Algumas crônicas não envelheceram tão bem, mas outras são atemporais e fáceis de você se identificar.
Acho que foi uma boa primeira impressão.

Sofhia.Schmoeller 20/10/2023

Esse livro tem crônicas uma mais bonita que a outra , crônicas que te fazem pensar mesmo e outras que você se identifica. Marquei tanto esse livro , cada página dizia algo que queria lembrar depois

ana 13/12/2020

Incrível
Textos incríveis, mostrando a realidade da vida de forma sútil.

Luanna.Maba 31/08/2022

Gostei muito dessa leitura. Cada texto é uma verdade jogada na nossa cara de uma forma bem simples mas ao mesmo tempo bem aprofundada.
É bom pra ler e pensar no que está lendo não apenas engolindo as palavras de cada página.

Aleff Coelho 15/01/2023

Agradável
Livro agradável de se ler. Martha Medeiros tem para tudo um olhar, uma reflexão e uma reação fresca, nova. Primeiro livro dela e amei, cada crônica nos revela uma reflexão.
"Quando jovens, temos a arrogância de achar que sabemos muito, e no entanto, é justamente esse "muito" que precisa ser desbastado pelo tempo até que se chegue no cerne, na parte mais central da nossa identidade, naquilo que fundamentalmente nos caracteriza."
-Crônica: O michelangelo de cada um.

Mi 12/07/2020

ótimo para o dia a dia
a martha medeiros soube explorar muito bem nossas cenas cotidianas de uma maneira muito leve, que nos leva a pensar sempre mais além da nossa bolha.

LaraF 15/04/2014

Cronicas sempre incriveis! O dia a dia sendo exposto de maneira singular, pelo olhar atento e sensivel da escritora.

Luciano 27/12/2020

Um livro pra ler em 1 semana
Levei mais tempo que isso,me desculpem que adorou o livro,mas achei ele bem corriqueiro.

Laura Brand 26/03/2014

Já fazia algum tempo que eu queria ler mais algum livro nacional (deixando pré conceitos de lado) e amo ler e escrever crônicas. Juntando tudo isso, aproveitei para ler meu primeiro livro da Martha Medeiros, uma coletânea de suas crônicas: A Graça da Coisa.

Passar pela vida à toa é um desperdício imperdoável. Que o mundo está uma doidice sem tamanho não é preciso dizer. Que estamos cada vez trabalhando mais, ficando mais tempo no celular e no trânsito, nem se fala. Então como sobreviver, ou melhor, como viver em meio a este caos que se transformou a nossa vida? Para Martha Medeiros, a grande questão é se desapegar daquilo que é desnecessário, que nos faz mal, que nos atrasa, e enxergar a graça da coisa - sendo a 'coisa', no caso, a própria vida. É deixar ideias pré-concebidas de lado, saber rir de si mesmo, se reinventar; estar aberto para encontrar o amor onde menos se espera, é transformar a ansiedade em sabedoria, é saber ouvir, é um conjunto de pequenas atitudes que, se colocadas em prática, vão nos ajudar a levar uma vida mais desestressada e, de quebra, nos surpreender. Reverenciando a tradição da crônica brasileira, Martha Medeiros fala cara a cara com o leitor, mostrando que não estamos sozinhos nas nossas neuroses diárias. Esta coletânea de oitenta textos que abordam os temas mais caros à autora - o amor, o cinema, os relacionamentos, as relações familiares, entre muitos outros - traz, sem dúvida, alguns dos assuntos sobre os quais mais nos indagamos hoje em dia - um prato cheio para o autoconhecimento.

Espero algum dia conseguir escrever crônicas tão boas sobre os assuntos mais banais de todos como Martha Medeiros faz. Ela consegue transformar o barulho da obra na rua e a falha na tentativa de fazer uma baliza em textos reflexivos e honestos. É um talento de poucos.
O livro A Graça da Coisa é uma coletânea de mais de 80 crônicas da autora e todas são baseadas em fatos corriqueiros e que qualquer um pode se relacionar. Martha Medeiros coloca em pauta sentimentos e pensamentos que nunca haviam passado por mim antes e que com certeza não vou mais esquecer. É genial como ela consegue dissertar sobre terapia, livros ou filmes que lhe agradaram, gostar ou não da natureza, etc. Os assuntos mais simplórios do nosso dia a dia viraram inspiração e se transformaram em crônicas curtas e muito bem escritas.
É possível perceber ao longo da leitura como a autora tem convicção e entende do que está falando. As referências por si só já mostram uma escritora culta e inteligente como Martha Medeiros é. No quesito crônica, sua escrita definitivamente virou um guia para mim, que quero, se possível virar cronista um dia.
As crônicas são bem humoradas, mas algumas com um toque de sentimentalismo delicioso. Sua maneira de ver o mundo é elegante e ao mesmo tempo poderia representar o pensamento de qualquer um que se desse ao direito de observar os pequenos detalhes do dia a dia de maneira mais poética.
Separei as 18 crônicas que mais gostei:

Natal para ateus
A mulher e o GPS
Último pedido
O encurtamento das durações
De onde surgem os amores
Corpo interditado
Pequenas felicidades
Nós
Deus em promoção
Dialogando com a dor
A mesa da cozinha
O Michelangelo de cada um

Para quem gosta de ler crônicas, A Graça da Coisa é indispensável na sua estante.

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2014/03/resenha-graca-da-coisa.html
Stephanie 12/09/2014minha estante
Li que esse é teu primeiro livro da Martha Medeiros. Não sei se já leu outros de lá pra cá. Mas, se não, te recomendo. Pq se tu iniciou pelo mais fraco (na minha opinião) e achou ótimo, precisa ler outros, que são maravilhosos.

Duda 30/10/2022

10/10
Esse é o primeiro livro dessa autora que eu leio, mas pretendo ler outros. Conheci Martha Medeiros pela minha colega que estava lendo um livro dela e achei interessante. Daí encontrei um outro livro dela na escola e peguei pra ler.
É maravilhoso. São várias crônicas bem curtinhas, por isso é rapidinho de ler. Eu dei 5 estrelas porque não achei defeitos: é rápido, fácil e interessante de se ler, foi ótimo pra sair da minha bolha.
Bom pra refletir também, me arrepiei na
maioria dos textos. Incrível como a autora pega acontecimentos do dia a dia dela ou obras que ela viu e faz comparações sobre a vida e nós mesmos (que fazem a gente pensar durante um bom tempo).
Esse é o tipo de livro que a gente marca todinho e enche de anotações, perfeito.
Aqui vai uma listinha das crônicas que eu mais gostei, me arrepiei, refleti e provavelmente vou reler bastante:

-Tempos de amnésia obrigatória
- Medo de errar
-Quando menos se espera
-O dono do livro
-Autoajuda
-A capacidade de se encantar
-Coragem
- Falando sozinho
- Pequenas felicidades
- Os solares
- Minha turma
- Empatia
- Apegos
- Dialogando com a dor
- o Michelangelo de cada um

Gabi 02/02/2022

Para ler com a mente madura
Vai encontrar coisas que não quer ler, por ali, já avisando. Verdades sobre o amor, a vida, a arrogância e até mesmo sobre o cotidiano. Vai rir. Debochar. Refletir. Se culpar. Se espelhar. O livro em si é uma coleção de histórias, umas delas vai vestir em você e será seu número.
Ricarda Caiafa 24/08/2022minha estante
Amei seu comentário sobre o livro!!!

AnandaBelo 02/08/2016

Martha Medeiros - Ótima como sempre
Mais um livro cheio de crônicas ótimas de Martha Medeiros, para quem é fã (Como eu) é um livro estilo Martha Medeiros de escrever, fácil, simples, gostoso de ser ler, São crônicas de 2011 a 2013. Acho impressionante como ela transforma coisas/situações comuns do dia a dia, em ótimas reflexões. "Martha é possível que temos uma empatia espiritual", É uma das minhas autoras favoritas, e mais uma vez, terminei o livro com vontade de ler mais. "Vida é o que existe entre o nascimento e a morte. O que acontece no meio é o que importa" e no meio tem bons livros, livros de Martha Medeiros.

Cah 30/09/2021

Começo com esse pequeno trecho da crônica "Matéria-prima de biografias"

?? ? ??? ????? ?????? ???? ??????, ?? ? ????? ????????? ? ??? ?? ????? - é ??? ??? ??? ???? ???????????? ??????? ?????? ?? ????? ??? ???ç???? ????? ????? ??ó???? ????ó????

~ ?O livro A graça da coisa de Martha Medeiros é formado por várias crônicas baseado no cotidiano, uma leitura leve e extremamente agradável.

~ ?Além de ser um livro fácil de se lê-lo, também trás muitas reflexões e ótimas risadas, fazendo a gente pensar nas coisas mais simples e pequenas que acontece na nossa vida.

~ ?São crônicas de uma ou duas páginas e não precisa ser lido em ordem.

~ ?Super recomendo a leitura ?

opssvanesa 24/10/2014

Como não amar Martha Medeiros?
"Ver a graça da coisa é extrair alguma coisa divertida das encrencas, é ter a consciência de que nada é tão dramático assim, afinal, vamos morrer logo ali adiante, por que se estressar absurdamente?"
O primeiro livro que li da Martha Medeiros e que abriu as portas pra uma sequência de outros. "A Graça da coisa" não tem uma temática especifica para generalizar todas as crônicas que contém no livro, mas diria como o título mesmo induz, nos ensina a não levar as coisas tão a sério, a rir mais, e aprender com as coisas. Aborda assunto desde relacionamentos, cinema, amizade, convivências, angústias e dúvidas. Em cada crônica, Martha conta casos que nos faz refletir ou até mesmo se identificar, e pensar "nossa, parece que ela está me descrevendo" ou até "verdade! Porque não pensei isso antes?".

"Alguém. Uma entidade a quem confiamos a solução de todos os nossos problemas. Alguém tem que dar um jeito no país. Alguém tem que mandar arrumar a máquina da lavar. Alguém tem que pensar no futuro das crianças. Alguém tem que se mexer, alguém tem que providenciar, alguém tem que ver o que está acontecendo. Mas como ele fará isso por você, sendo alguém tão ocupado?"

Nos faz encarar as neuroses do dia a dia com mais leveza. Não sei como uma autora consegue, mas esse livro agrada desde mulheres jovens e até senhoras (jovens senhoras). É o tipo de livro que serve para você ter na bolsa ou no celular. Para ler com calma em qualquer lugar. Ler numa fila, sentada esperando dar a hora no consultório, no táxi ou no salão de beleza. A Martha se torna praticamente uma amiga nossa, que nos entende e nos consola melhor que ninguém! Provavelmente se eu fosse pequena diria "quero ser ela quando crescer". Na verdade eu já cresci consideravelmente, quase indo para a faculdade, e queria me tornar pelo menos um terço da mulher que ela é.
Toda mulher deveria ler pelo menos um livro da Martha Medeiros na vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6