A Graça da Coisa

A Graça da Coisa Martha Medeiros

Resenhas - A Graça da Coisa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leia 28/10/2019

A GRAÇA DA COISA é um livro da cronista Martha Medeiros que engloba 81 crônicas com temas distintos que nos levam a refletir vários assuntos e aspectos, que por vezes passam despercebidos em nosso dia-a-dia.

Há alguns anos procurando novos livros me deparei com o título que muito me chamou a atenção. Percebi se tratar de um livro de crônicas, e mesmo não sendo um gênero que me atraia decidi dar uma chance a mim e a ele e saber qual a graça da coisa.

O gênero continua não sendo o meu preferido, mas a experiência foi muito boa. Descobri maravilhosos escritos e hoje posso sim ler mais crônicas, desde que o assunto seja tão bom e proveitoso quanto os apresentados pela autora nessa obra.

Milena Schwantes 23/02/2024

Livro conforto
Demorei muito pra ler, terminava 2 ou 3 crônicas vez ou outra, embora eu tenha gostado muito e até favoritado. Não acho que ele seja revolucionário, para muitas pessoas de "alma já formada", como dizia Clarice Lispector, as informações de fato não são inovadoras. Mas para mim, esse livro foi como um abraço, uma conversa acompanhada de um café. Tive uma experiência muito pessoal, era como se Martha falasse comigo ora sendo uma amiga, ora uma mãe, ora uma psicóloga... Me trouxe conforto.

opssvanesa 24/10/2014

Como não amar Martha Medeiros?
"Ver a graça da coisa é extrair alguma coisa divertida das encrencas, é ter a consciência de que nada é tão dramático assim, afinal, vamos morrer logo ali adiante, por que se estressar absurdamente?"
O primeiro livro que li da Martha Medeiros e que abriu as portas pra uma sequência de outros. "A Graça da coisa" não tem uma temática especifica para generalizar todas as crônicas que contém no livro, mas diria como o título mesmo induz, nos ensina a não levar as coisas tão a sério, a rir mais, e aprender com as coisas. Aborda assunto desde relacionamentos, cinema, amizade, convivências, angústias e dúvidas. Em cada crônica, Martha conta casos que nos faz refletir ou até mesmo se identificar, e pensar "nossa, parece que ela está me descrevendo" ou até "verdade! Porque não pensei isso antes?".

"Alguém. Uma entidade a quem confiamos a solução de todos os nossos problemas. Alguém tem que dar um jeito no país. Alguém tem que mandar arrumar a máquina da lavar. Alguém tem que pensar no futuro das crianças. Alguém tem que se mexer, alguém tem que providenciar, alguém tem que ver o que está acontecendo. Mas como ele fará isso por você, sendo alguém tão ocupado?"

Nos faz encarar as neuroses do dia a dia com mais leveza. Não sei como uma autora consegue, mas esse livro agrada desde mulheres jovens e até senhoras (jovens senhoras). É o tipo de livro que serve para você ter na bolsa ou no celular. Para ler com calma em qualquer lugar. Ler numa fila, sentada esperando dar a hora no consultório, no táxi ou no salão de beleza. A Martha se torna praticamente uma amiga nossa, que nos entende e nos consola melhor que ninguém! Provavelmente se eu fosse pequena diria "quero ser ela quando crescer". Na verdade eu já cresci consideravelmente, quase indo para a faculdade, e queria me tornar pelo menos um terço da mulher que ela é.
Toda mulher deveria ler pelo menos um livro da Martha Medeiros na vida.

Lucas.Avelar 01/01/2021

Uma delícia de ler e pensar
Eu amo crônicas, são retratos do nosso cotidiano e, assim como fotos em um quadro, registram algo antigo e datado. Crônicas, por tanto, descrevem aquilo que já foi.

A Martha é uma cronista de mão cheia e acompanhar seus escritos levam a boas reflexões sobre a vida, cujo gosto pode ser até atual. Percebe-se inclusive que não poucas vezes ela menciona psicoterapia e psicanálise, deixando claro de qual fonte bebeu.

Entretanto, justo por retratar o cotidiano muitos dos seus escritos resvalam em uma visão de classe média citadina. Em alguns momentos, não me senti tão conectado. Em outros, o tom da autora é até reacionário e cheio de lugares comuns, embora política não tenha sido o que me motivou a ler sua obra.

Se você também gosta de textos sobre o cotidiano, belos e bem escritos recomendo começar por este livro. É gostoso e fácil de ler, acaba sendo uma boa companhia.

MASP 21/05/2021

Leiam mais Martha Medeiros
Mds q mulher, q crônicas maravilhosas s2... esse é o tipo de livro (assim como todos os outros dela) q vc lê com "pena" pq n qr q acabe logo, mas ao msm tempo n consegue ler só uma crônica, qr smp ler só mais "umazinha". A reflexão q as crônicas nos leva a fazer sobre nós, sobre a vida, sobre as relações, enfim, os textos de Martha Medeiros são incríveis, eles nos tornam pessoas mais abertas a enxergas as sutilezas da vida, pessoas mais tolerantes, empáticas, humildes. Martha Medeiros é vida.

Liviamelina 13/12/2020

Minhas crônicas preferidas!!
Esse livro é ótimo para quem quer começar a ler! São crônicas de uma ou duas páginas e é ótimo para ler antes de dormir! Te relaxa, te fornece boas risadas e ainda te aninha na cama!!

AnandaBelo 02/08/2016

Martha Medeiros - Ótima como sempre
Mais um livro cheio de crônicas ótimas de Martha Medeiros, para quem é fã (Como eu) é um livro estilo Martha Medeiros de escrever, fácil, simples, gostoso de ser ler, São crônicas de 2011 a 2013. Acho impressionante como ela transforma coisas/situações comuns do dia a dia, em ótimas reflexões. "Martha é possível que temos uma empatia espiritual", É uma das minhas autoras favoritas, e mais uma vez, terminei o livro com vontade de ler mais. "Vida é o que existe entre o nascimento e a morte. O que acontece no meio é o que importa" e no meio tem bons livros, livros de Martha Medeiros.

Izadora 10/03/2023

As crônicas, a simplicidade da escrita, das coisas? É um livro confortante, rápido e ótimo de leitura.

Kazane 27/12/2022

Esse é o melhor livro da autora que li
De todos os livros da Marta que consegui ler, esse com toda a certeza é o melhor até agora, simples e eficaz!

daianaapaulo 05/01/2016

O livro trata-se de um conjunto de cronicas da autora brasileira Martha Medeiros, ela escreve sobre coisas diárias, simples do dia a dia com um ponto de vista diferente, de maneira a levar o leitor a uma introspecção sobre algo comum mas que no final faz muita diferença. Além de toda essa espirituosidade o livro trás também muitas referencias de boas leituras, peças, filmes. É aquele tipo de livro que vai te deixar com uma lista em mão de mais coisas para conhecer e entender melhor a autora. Alias que autora, que poderia bem ser considerada um santa depois de tanta leveza que me deixou quando terminei a leitura.

"....Só nos tornamos adultos quando perdemos o medo de errar. Não somos apenas a soma das nossas escolhas, mas também das nossa renuncias. Crescer é tomar decisões e depois conviver em paz com a dúvida. Adolescente prorrogam suas escolhas porque querem ter certeza absoluta - errar lhes parece a morte. Adultos sabem que nunca terão certeza absoluta de nada, e sabem também que só a morte física é definitiva.Já "morreram diante de fracassos e frustrações, e voltaram a vida. Ao entender que é normal morrer varias vezes em uma unica existência, perdemos o medo - e finalmente crescemos. ..."

Como uma consulta ao psiquiatra que dá certo, os textos de Martha Medeiros partem das neuroses do dia a dia e desembocam num convite para encará-las com mais leveza. Martha nos provoca um sentimento de intimidade inexplicável, a oportunidade de se reconhecer em cada paragrafo de seus textos.
O leitor ainda pode contar com suas frases que ficam gravadas na memória e, com certeza, às registrará em qualquer outro lugar, para não serem esquecidas.

site: www.vidaaposdezoito.com

Domi_nick 07/11/2023

Martha Medeiros consegue por meio desse livro nos conduzir a diversas história, pontos de vistas, ideias cativantes. Cada crônica é repleta que algum aprendizado e algumas são tão profundas que precisei ler mais de uma vez.
É um livro pequeno em tamanho, mas que contém grandes ensinamentos.
Enquanto lia eu sorri, me diverti, chorei um pouco, confesso, e por isso eu amo a escrita dessa autora.

Laura Bernardes 24/06/2014

A Graça da Coisa - Martha Medeiros (L&PM Editores)
Ler Martha Medeiros é quase terapia. Li com expectativas lá em cima e não fiquei nem um pouco decepcionada. Adoro o jeito como ela escreve de coisas cotidianas, e mostra o lado bom de tudo. A simplicidade que ela enxerga em coisas quase impercebíveis por nós é surpreendente. Sem falar em todas as indicações que ela acaba dando de filmes, livros e bandas no meio das crônicas.
A editora consegue passar bem essa ideia dos textos da Martha com essa capa, uma simplicidade bonita. É um livro leve, gostoso, inspirador.

Jon 07/04/2024

Impecável, como sempre
Não há muito o que dizer da senhora Medeiros. Ela simplesmente domina a arte da crônica como ninguém. Sua particular forma de narrar a vida nos prende de forma sublime.

28/03/2016

Gosto muito dos livros da Martha Medeiros.
Todos que li até agora foram de leitura rápida, fácil, mas que induz à várias reflexões. Seus textos podem ser mais questionadores, filosóficos, ou por outras vezes divertidos, bem humorados, mas sempre fazendo-nos refletir sobre a existência e o comportamento humanos.
É o caso de A Graça da Coisa. São pequenos textos sobre assuntos variados, mostrando situações cotidianas e sentimentos comuns aos seres humanos, com o estilo de escrever peculiar da autora.
Textos inteligentes e inteligíveis.
Marta Skoober 28/03/2016minha estante
Eu li um livro dela que gostei bastante.

30/03/2016minha estante
Adoro a Martha. Textos inteligentes e inteligíveis.

Marta Skoober 30/03/2016minha estante
Verdade isto do inteligível!

Diego 23/01/2016

A graça na Minúcia
A belíssima obra "A Graça da Coisa" da Autora Martha Medeiros nada mais é do que um conjunto de crônicas de 2011 a 2013.
Trata-se de uma obra totalmente "epifânica", pois Martha consegue mostrar uma visão diferente da vida e da sociedade a partir de pequenas situações do cotidiano. Daí percebe-se sua alta capacidade em filosofar.
A autora consegue descrever sentimentos e emoções compartilhados por todos, mas que poucos conseguem decifrá-los. Alia-se a isso o bom humor presente a todo momento, mas sem perder os seus ensinamentos motivadores e de autoconhecimento.
Em diversas situações do livro, observa-se ótimas indicações de filmes, músicas, livros e peças de teatro que enriquecem a leitura.
Deve-se levar em consideração a gama de temas que são discutidos ao decorrer do livro, que vão desde questões amorosas até a concepções políticas, o que agrada a todos os gostos.
É louvável a capacidade da autora em admirar a insignificância e futilidade da vida e transcrevê-los para o papel sem perder o charme de sua pequenez, pois é nessa miudeza que está a graça de viver.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6